Sírios acusam soldados de execuções sumárias

Moradores que conseguiram fugir da cidade de Homs, na Síria, disseram à BBC nesta segunda-feira que forças de segurança do governo estão realizando execuções sumárias de civis.

Uma mulher disse ao repórter da BBC Paul Wood que soldados cortaram a garganta de seu filho de 12 anos na sexta-feira, um dia depois de combatentes rebeldes terem se retirado do distrito de Baba Amr.

Ela disse que outros 35 homens e crianças da sua região também foram presos e mortos. O seu marido disse que estava escondido a 50 metros do local onde o filho foi assassinado. Ele disse ter visto um dos filhos com a cabeça no chão, pisada pela bota de um dos soldados. Em seguida, o homem viu o filho sendo morto.

“Eu conseguia ouvir os berros deles”, afirmou. Outra mulher disse à BBC que seu marido foi levado por forças de segurança.

O governo negou o acesso da Cruz Vermelha a Baba Amr por quatro dias consecutivos, alegando preocupações com a segurança na região. Ativistas alertam para a possibilidade de uma catástrofe humanitária no local.

Não há água, luz nem linhas de telefone no distrito e nos últimos dias as temperaturas desabaram, com neve. Mantimentos de comida estão em um nível baixo e muitos temem deixar a região.

Cruz Vermelha

Na última quinta-feira, forças do governo apoiadas por tanques entraram em Baba Amr, depois que o movimento insurgente Exército pela Libertação da Síria anunciou uma “retirada estratégica”.

A Cruz Vermelha e seus parceiros do Crescente Vermelho disseram que não podem entrar no distrito, devido à existência de minas e explosivos.

No entanto, a televisão estatal está noticiando que a região foi “saneada” de “grupos terroristas armados”.

Ativistas de oposição e de direitos humanos afirmam que forças de segurança e milícias pró-governo estão reunindo crianças de 14 anos ou mais em Baba Amr e os submetendo a tortura. Alguns deles estão sendo mortos. No entanto, esses relatos não foram confirmados.

Segundo a agência da ONU para refugiados, entre mil e duas mil pessoas deixaram Homs e estão tentando chegar ao Líbano.

Fonte: BBC Brasil

17 Comentários

  1. Quais sirios os que vieram da Líbia, os Sírios que morreram foram da lista telefonica ou do Exercito Sirio Livre de Hollywood?

    Pois a BBC, CNN e Al-Jazeera do Qatar tanto na Líbia quanto na Síria tem feito uma cobertura bem questionável.

  2. Tadinhus dos mercenários líbios, colombianos, árabes, e os que vieram la da pqp pra tentar ganhar um dinheirinho honesto a serviço do tio sam, sobreviveram a Líbia, tiveram sucesso la, mas morreram na Síria.
    Snif, snif, snif….

  3. O GOVERNO LUTA CONTRA O QUE ELES DIZEM SEREM TERRORISTAS, MAS O PRÓPRIO GOVERNO É TERRORISTA, MATAM SEM NEM SE PREOCUPAR EM SABER QUEM É INOCENTE OU NÃO, E O POVO SOFRE NAS MÃOS DESSES MISERÁVEIS SATÂNICOS QUE SÓ QUEREM VER A DESGRAÇA ALHEIA SÓ POR PODER E DINHEIRO !
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    Rick por favor, ao escrever desbloqueio o caps lock, escrita em maiúsculas além de dificultar a leitura configura-se como falta de educação entendido na net como gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  4. VCS notarao a FONTE????????????????????????????????
    .
    foi a mesma que teve no Iraq dizendo que tinhao arma de destruicao e massa
    Fonte: BBC =Inglaterra

  5. ….Ativistas alertam para a possibilidade de uma catástrofe humanitária no local.
    . últimos dias as temperaturas desabaram, com neve.
    .
    Não há água, luz nem linhas de telefone no distrito e nosMantimentos de comida estão em um nível baixo e muitos temem deixar a região.
    ==
    ==
    Uma catástrofe humanitária no local? Mas fala-se em distrito?
    Toda vez que vejo uma notícia sobre a Síria me entristeço. O pior é que a ajuda humanitária que estão dando são armas para os revoltosos continuarem a aumentar o caos. Mas é obvio que a coisa só vai piorar enquanto os revoltosos tiverem a ajuda externa. É assim que está sendo feita a escravização moderna. Colocam os próprios irmãos a lutarem entre si e depois vão lá escravizam todo mundo.

  6. Se não podemos confiar na imprensa que está cobrindo o conflito e já tiveram 7 jornalistas mortos, vamos confiar em quem? No jornalzinho do fidel castro ou na rádio do hugo chaves, ou na tv oficial da coréia do norte ou no diario da serra lá de são josé do caxaprego.

  7. Eles amam a morte. No fundo estão felizes com toda esta carnificina, adoram mostrar os seus cadáveres e sair gritando diante das câmeras da imprensa. Antes eles se matando, do que matando ocidentais, sempre culpando o Ocidente pela vida desgraçada que levam.

  8. ONDE ESTA A VERDADE?
    .
    .

    “Moradores que conseguiram fugir da cidade de Homs, na Síria, disseram à BBC nesta segunda-feira que forças de segurança do governo estão realizando execuções sumárias de civis. “

    .
    .
    Em Homs,um dos redutos da oposição do ditador sírio Al Assd, é um palco sangrento de um levante dessa oposição contra o governo local,é sabido que esses insurgentes são apoiados pelos governos da Turquia,Omã,A rábia Saudita(kiga árabe) e os “nobres-do-norte”(OTAN) e o chefe deles,os EUA.
    .

    “Eu conseguia ouvir os berros deles”, afirmou. Outra mulher disse à BBC que seu marido foi levado por forças de segurança.

    .
    .
    Já sabemos que em uma guerra o que se ouve é gritos,tiros e muitos mortos pelo chão,especialmente de civis porém de onde sai os tiros(se é dos rebeldes ou do exército),doido é quem pára para vê_Rsrsrs….
    .
    Se a BBC pergunta um morador de Homs de onde vem tanto tiros é natural que dirá que vem do exército Sírio,afinal são os seus inimigos há décadas_Rsrs….
    .
    Se sabe que em uma guerra a propaganda é a alma da política de guerra e nela,ganha quem mente melhor ou deturpa…tanto faz!
    .
    A imprensa ocidental sempre procura,de uma maneira velada,nos induzir que há somente um lada desarmado e o outro não;a unica coisa que os rebeldes não tem,é uma força aérea e uma marinha,más nós já vimos esse filme antes na Líbia,quando os pobres “rebeldes” indefesos “receberão” uma ajudinha para ter as suas “USAF e NAVYS”.Hahahaha…..
    .
    .
    **********(trechos do texto principal)
    .

    .
    .
    Forças armadas da Síria aprisionam 13 oficiais franceses
    .
    As forças armadas sírias aprisionaram neste fim de semana 13 oficiais franceses, segundo informa o diário libanês Daily Star. É a primeira publicação importante que revela a presença de militares ocidentais no território sírio.
    .
    Por sua vez, o Ministério de Exteriores francês veio a público para negar a informação. “Negamos a presença de tropas francesas na Síria”, disse o porta-voz do Ministério.
    .
    Não obstante, o Ministério de Defesa francês não confirmou e nem tão pouco negou o fato. “Não dispomos de tal informação”, assinalaram a referida instituição.
    .
    Distúrbios e enfrentamentos entre grupos armados e o Exercito sírio, iniciados há um ano, fez com que pelo menos 2 mil militares e membros das forças armadas do país fossem assassinados pelos mercenários.
    .

    ***************************
    .
    (*)por:Blog o povo na luta faz história
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=177209&id_secao=9
    .
    .
    .
    Respondendo a pergunta do texto;ela escafedeu…morreu ou criou juízo;fugindo dali se não seria a primeira a morrer se não já morrera!

  9. Eu queria saber o que o antimperialismo, o antisioniosmo, o antisemitismo, o anticapitalismo, o PTismo, o antiamericanismo, o antiocidentalismo, tem a ver com apoiar um governo eleito de forma não democrática (pelos padrões ocidentais), capitalista, autoritário, truculento, que está visivelmente cometendo barbaridades para manter o status quo, se agarrando ao poder com unhas e dentes, em detrimento do bem estar da população?
    Qual o elo que liga os nobres antiimperialistas/antisionistas com um governo terrorista que ataca seu próprio povo? Que se não fosse o fato estar na mira das potências ocidentais seria o exemplo clássico da antítese marxista.
    Me expliquem senhores.
    Seria somente para afirmar o velho ditado que diz que “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”, e que nesse processo é aceitável até “vender a mãe”, ou melhor, vender a alma ao diabo?

  10. A hipocresia os cegas, caro amigo Bosco… enganam a si mesmos… esperar o que de tipos assim?… a realidade lhes foge entre os dedos em nome de uma luta quixotesca contra moinhos de vento… vivem jogando pedras nas arvores erradas… são os macacos do novo mundo… merecem bananas como ração e BBB como diversão…

  11. Excessos com certeza deve ter. Almas desumanas se aproveitam da situação. Mas na época devida se os terroristas não tomarem o poder! Heueheh Haverá uma verdadeira comissão da verdade!…

    BBC BRASIL! ”Parabéns!” Outra bola dentro a favor dos terroristas.

  12. .
    .
    .
    Antes de tudo, é preciso dizer, que a BBC não é uma fonte confiável sobre os acontecimentos sírios.
    .
    .
    .
    Não vou, no entanto, duvidar do artigo. As guerras mais selvagens são as civis…
    .
    .
    .
    No texto acima, um detalhe me chamou a atenção: diz o texto, que uma criança de doze anos foi degolada, estando o seu genitor, escondido, 50 metros distante… Pois, que pai é esse que se esconde e deixa o filho à mercê dos algozes?
    Estranho…
    .
    .
    .
    É preciso entender o que se passa. Nenhuma nação é governada por outra, ou seja, colonizada, sem adesão de uma minoria interna, que se alia ao invasor. Na história recente da Síria, foi a minoria Alawita, aquela que fora escolhida, antes pelos otomanos, e depois pelos franceses, como a parceira da dominação. Os franceses favoreciam os Alawitas e aos Cristãos, como minorias parceiras na “administração”…
    .
    .
    .
    Não preciso dizer, o quanto isso gera de rancor, preciso?
    .
    .
    .
    O que pouco se comenta, é a nova Constituição síria… Ela estabelece pluralidade partidária e limite de mandato. Tenho a suspeita que a nova Carta, tem em si, vários instrumentos casuísticos, mas… Onde está a discussão sobre a mesma?
    .
    .
    .
    Além de tudo, também é preciso lembrar, que o regime sírio é secular… Lá não há execução dos acusados de Apostasia, algo regular na Arábia Saudita, como no Irã… E as mulheres podem estudar, trabalhar, não usar véus, divorciar…
    .
    .
    .
    E a Síria de Assad, é hoje, dentre as nações árabes, aquela que é menos hostil aos cristãos…
    .
    .
    .
    Por fim, não se pode perder de vista a Líbia. O que se deu dela?
    A Líbia está uma bagunça, com um festival de grupos armados que não se entendem… A recém divulgada autonomia da Cirenaica é apenas mais um capítulo… Ruim era com Khadaffi, pior sem ele.
    .
    .
    .
    😉

  13. ***
    Bosco
    ****
    Toda e qualquer potência extrangeira que se diz amiga da Síria neste exato momento quer somente inserir uma ditadura pior da que existe, como foi antes ao colocarem o pai desse IDIOTA que lá manda agora.
    Por isso espero que o Assad fique, pois agora, ele terá menos poder e será inevitável buscarem uma eleição, mesmo que seja “meia boca” mas será melhor que um novo ditador posto por forças como: EUA, França, UK, Russia etc…

  14. Adriano,
    Eu entendo. No caso da Líbia achei prematura a intervenção da OTAN e fui radicalmente contra o que fizeram com o Kadaf.
    Mas no caso da Síria, acho que já passou do razoável e agora não há como contemporizar com o Assad. Não há mais ambiente, nem internamente e nem externamente, para mantê–lo e ele tem que ser responsabilizado por seus excessos, independente das consequências de sua saída para o país e independente de lá ter mercenários ou não e de haver ou não interesses dos imperialistas sedentos.

Comentários não permitidos.