Putin promete um rearmamento sem precedentes para a Rússia

Sugestão: Rustam Moscou Rússia para o Plano brasil

Texto, tradução e adaptação: E.M.Pinto

Após a vitória com 63% dos votos válidos o “novo” presidente russo, Vladimir Putin fque já havia enocado em questões militares, prometendo, se eleito, um reset “sem precedentes” no país, confirmou as suas promessas de campanha.

Ao contrário de outros presidentes que quando em campanha prometem mundos e fundos, o “novo” homem forte do Kremlin reafirmou que suas palavras permanecem ativas  e que planeja investir nada menos que 590 bilhões de euros na próxima década para modernizar as forças armadas russas de modo a capacitá-las para atender às novasexigências geoestratégicas:

“Nós assistimos constantemente a eclosões de novos conflitos locais ou regionais que surgem em áreas de instabilidade, onde o caos é mantido e operado. E nós assistimos a novas tentativas de causar tais conflitos nas imediações das nossas fronteiras e as dos nossos aliados (…) Precisamos construir um novo exército. Moderno, com capacidade global, capaz a qualquer momento ser mobilizado. “


O domínio aéreo e do espaço é considerado uma prioridade para atender e fazer frente ao desenvolvimento na Europa da sistemas de defesa antimísseis da OTAN, liderada pelos Estados Unidos. Mas Putin também anunciou o “renascimento” da Marinha, ele pretende reforçar a frota do Pacífico, mas também, no Ártico, onde a abertura de novas rotas de navegação e exploração de recursos naturais desperta inveja e reivindicações de autoridades.

“A atividade das grandes potências mundiais em torno do Árctico obrigam a Rússia a defender seus interesses”,

disse ele.

Enquanto os estrategistas russos consideram a aquisição d enovos navios de transporte de tropas, aeronaves  e veículos, Vladimir Putin estabeleceu metas para o fornecimento de armas, a saber: oito submarinos estratégicos, 20 submarinos de ataque, mais 50 navios de superfície, 400 modernos mísseis balísticos, centenas de navios de diferenciadas funções, mais de 600 aeronaves modernas como o caça 5G Russo do programa PAK FA,  mais de 1.000 helicópteros de ataque e transporte e cerca de  28 sistemas baterias de defesa anti-aérea S-400.
Putin afirmou qe com novos programas, a Rússia pretende “tomar uma posição de liderança em tecnologia militar” e fortalecer sua indústria militar, que emprega atualmente cerca de 2 milhões de pessoas.

Fonte: Mer-et-Marine

45 Comentários

  1. .Após a vitória com 63% dos votos válidos é o “novo” presidente russo Vladimir Putin.
    .
    vitoria inquestionavel.

    com esse super projeto de mordenização os yankes devem estar borrados de medo.

  2. Rússia querendo se re-armar?Vamos colocando os capacetes e pegando as armas Assad e Ahmadinejad,guerra a caminho!

  3. Muito pelo contrário, a vitória dele está sendo amplamente questionada por diversos orgãos internacionais, basta checar as news em diversas fontes pelo mundo.

    VPutim é um câncer grave que a Russia tem e que não tem sinais de cura por pelo menos mais 6 anos.

    Só temo pelos milhares de inocentes que irão continuar morrendo pelos vetos da Russia na ONU, basta ver o que está acontecendo na Síria. Russia, China,Irã, Síria, Líbia, todos estes países tem como filosofia principal matar cidadãos livres que tem o direito de protestar quando querem.

    Fui.

  4. na democracia o chororo faz parte e limpa mesmo foi a eleição do Bush querem é descredenciar a vitória coisa que ja se faz com Hugo Chaves mas não é novo se faz isso a muito tempo a historia esta cheia de casos

  5. vemquevem que vem quicando… vem que vem que vem quicando… é o bonde dos putiniano…
    leandro, o massacre semeado pela OTAN no oriente medio nem se compara ao veto da russia a favor da siria, nessa guerra de mintirinha…
    vc falou tudo: “basta ver as News”
    “NEWS”? até o proprio termo que designa noticia utiliza uma palavra de um idioma anglo-saxão…

  6. Vitória incontestável do Putin, 63 % em 1 turno, a ponto de organizações internacionais dizerem que não houve um opositor capaz de fazer frente a ele, o resto é intervenção em assuntos internos, o mesmo digo das eleições do Irã, 75% de comparecimento e vitória esmagadora do Xá , cadê o chororô, eleição boa é a americana que elegeu All gore e quem levou foi o Bush filho, maior enrolada.

  7. Aliás, na américa os Bush governaram por 16 anos entre pai e filho, se fosse o Hugo Chavez, Lula ou o Putin eles diriam que não houve eleições honestas, parace que só eles e o José Serra é que podem se candidatar várias vezes ao mesmo cargo.

  8. Quando George Bush roubou as eleições de 2002(que Al Gore ganhou) e as de 2004(que John Kerry ganhou),não vimos a imprensa (vendida aos EUA) latino-americana o chamando de “homem forte”.
    Na imprensa brasileira,então,só tem press-releases vindos direto do Departamento de Estado,dando a visão de mundo que os EUA querem que os brasileiros tenham.Visão de mundo na ótica dos EUA,claro.

  9. ALDO ESSE PAÍS DEVE SE CHAMAR REPÚBLICA FEDERATIVA DA BANÂNIA VULGO (BRASIL), APESAR DE SER MILITAR FICO PUTO COM OS DESMANDOS DO GOVERNO CONTRA AS NOSSAS 3 FORÇAS, SOU CONTRA A PENSÃO VITALICIA DADAS AOS PARENTES DE MILITARES, POIS ISSO MINA DEMAIS OS RECURSOS PARA AS 3 FORÇAS, CARGOS DE MILITARES INÚTEIS QUE EXISTEM E BUROCRÁTICOS, E A PRÓPRIA FALTA DE VONTADE POLITICA QUE EXISTE HJ EM NOSSO PAÍS !

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    Rick por favor, ao escrever desbloqueio o caps lock, escrita em maiúsculas além de dificultar a leitura configura-se como falta de educação entendido na net como gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  10. ai vem os Russofolos e seus sonhos de uma Russia forte. O mais interessante e a questao que sempre vem a tono quando se fala em Russian Power: O seu poder vem na ponta da baioineta e nao nos seus pensamentos. A todos que aqui pregam o fim dos EUA, se o Brasil estivesse capacitado a peitar uma Russia futura mano a mano ate ai seria bom, mas vamos supor que os EUA afundam e surge uma Russia como a unica superpower, onde iriam correr os Russofolos quando os SUs aparecem nos ceus Brasileiros.Nao seria nadinha ‘gostoso’ estar debaixo de uma Russia Superpower. Pergunta pro pessoal do leste Europeu se gostaram do remedio Russo por 50 anos.

    osorio..voce acha que poderia estar postando aqui se os Russos controlassem o mundo..duvido.

  11. Com a dimençao territorial e seus enormes recursos naturais ,a Russia faz o dever de casa com maestria. Ja um gigante acephalo do sul ,enciste em nao se vermifugar !

  12. Portanto, até 2024 a Rússia continuará a ser um país com uma economia basicamente assente na exportação de recursos naturais e por modernizar. Algo que Putin não conseguiu mudar em 12 anos de poder.

    A seguir a Estaline, Putin já é o líder soviético há mais tempo no poder.

    Nada de novo a Leste.

  13. caro ((((Artur ))))se vc não gosta dos meus comentarios vaiiii
    .
    vc pra outro BLOG,CARA
    .
    AQUI PRA MIM ESTA OTIMO,
    .
    AAAAAAAAAAAAAAAAAA QUEM DEVERIA RECLAMAR SÃO OS
    .
    proprietárioS DO BLOG
    .
    iiiiiiiiiiiiiiiiiii NÃO A VC ???
    .
    E OUTRA VER SE VC SAI DO MEU PÉ ((((Artur ))) POR QUE EU
    .
    ((((((( SOU CASADO ))))))) VIUUUU
    .
    (((((((((((( EU NÃO ESTOU A FIM )))))))))))))))))
    .
    EU GOSTO E DE MULHER

  14. Vamos a realidade vejo muitos colegas aqui reclamando da Russia e muita das vezes só falam bem dos EUA, mas os fatos estao ai pra quem quiser ver. Reclamam do veto na ONU e dizem que a Russia com isso ajuda a matar inocentes civis, mas e a montanha de civis que os EUA-OTAN mataram no Iraque só pra tomar o petroleo deles, depois ninguem fala da chuva de misseis que virou o Paquistao e Afeganistao com os UAV atirando pra todo lado. Depois ainda temos o unico pais conhecido no mundo que olha pra sua cara te acha culpado e te leva pra Guantamo,CUBA e te esquecem la sem ter direito a nada, alias esquecem nao pq a tortura la deve ser Brava. Entao pensem um pouco antes de falar mal desse os daquele Pais, criticar é a coisa mais facil do mundo pq e so falar mal, agora falar bem nos leva a estudar um pouco e nao ficar so lendo manchetes de jornais que servem a governos.Isso nao quer dizer que Paises arabes tambem sao santos não. Mas quem vai atirar a primeira pedra…

  15. Na Libia ouvi alguns aqui dizendo que o Brasil tava errado em nao apoiar a OTAN, olha la o que virou o pais e o que ainda esta por vir, uma guerra civil ou tribal melhor dizendo em busca do poder. Kadaf era ditador sim concordo e tambem nao gosto desse regime, mas pra cultura que eles tem la talvez fosse o melhor. Pois jornalistas independentes (nada de BBC, Le Mond, NYT.) dizem que para o povo em geral nao faltava nada. Mas daqui a pouco vai aparecer aqueles que acham que os EUA sao os Libertadores.

  16. Ao contrário do alguns dizem aí, a Rússia nunca foi a primeira a partir para uma guerra. Napoleão atacou a Rússia, e pagou caro foi enxotado desde Moscou até a fronteira russa, a pontapés na bunda. Depois a Alemanha cometeu o mesmo êrro de Napoleão, invadiu a Rússia e foi derrotada, com as tropas russas ocupando Berlin antes dos aliados. Agora os eua e otan, colocam mísseis na fronteira Russa e querem o quê ? Que os russos assistam calados ? É óbvio que os russos se armarão, para que se necessário for pulverizarem qualquer um que se atreva a atacá-los.

  17. Senhoras e senhores a nova guerra fria, a primeira deste século.
    Sentem nas suas cadeiras pois as coisas novamente vão mudar e claro, além de assistir, seremos nós mais uma vez as marionetes do jogo dos poderosos.
    Uns continuarão achando que estão por cima, outros que estão sendo explorados e manipulados, mas de fato todos nós seremos mais uma vez, bucha de canhão.
    Primeiras apostas???? quem se habilita?
    vou chutar, criação de um bloco euroasiático com fragmentação do bloco europeu e fuga de alguns desesperados.
    Fragmentações no oriente médio, fusões na ásia (com direito a tsunamis, se bobear nucleares)
    Debandada geral de alguns blocos e muita, muita diversão para os próximos 40 anos.
    Mas e nós que não fazemos parte do clube dos 5? resta observar e obedecer, pode até fingir que está no clube dos que manda, pelo menos assim vai dormir mais feliz.
    Boa estadia, o século mal começou e já parece que promete.
    sds
    E.M.Pinto

  18. Os celerados ficam a aplaudir o Putin como se o mesmo fosse um enviado do olimpo… não percebem que o cara é um facista e que pretende transformar a Russia em um estado nazista nos moldes da Alemanha de outrora… batam palmas seus manés e verão se levantar uma besta devoradora de vidas que se exercitara em seus quintais… o que querem?… que algo assim nasça em nosso pais?… com que intuito?… dominação e execração da vida?… que irresponsabilidade é comum entre os ignorantes eu já sabia, mas isso já é demais… não percebem que, de mansinho estão também aqui implantando um estado totalitario?… como são ingenuos… poderia chama-los de hipocritas, mas creio que isso seja fruto mais da ignorancia que da altivez… os Russos são prova viva de que somente educação (muitas vezes ideologizada) não salva um povo do populismo barato… sem uma elite esclarecida o povo sofre… FATO… como disse nosso amigo europeu: Nada de novo a Leste… ou seja: povo marcado, povo feliz…

  19. Coincidencia ou não, após anos de advertência quanto a mudança da ordem mundial, tem gente se armando até os dentes…acorda, Brasil!

  20. Artur disse:
    05/03/2012 às 17:07

    Rússia querendo se re-armar?Vamos colocando os capacetes e pegando as armas Assad e Ahmadinejad,guerra a caminho!
    .
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    .
    ARTUR VC ESTA jogando MUITO videogames Fiiiiiii
    .
    PauloR disse:
    05/03/2012 às 17:18

    Tem gente aqui que vive no mundo da lua.
    .
    concordo com vc paulor
    .
    vem pra terra arturrrr

  21. Agora sim vai começar o apocalipise, vale resaltar que nem os yankes são santos e nem o pessoal do kremilin também todos tem culpa no purgatorio com crimes horrendos para a humanidade.

  22. E ao fazer encomendadas de armas , ele vai akecer seu mercado interno, vai fazer um circulo virtuoso…e por tabela dar dentes e garras de aço ao Urso…saí da frente .Sds.

  23. Putin – 550 bilhoes de euros, em 6 anos, é isso?
    Essa conta dá 550/6 = 92 bilhõeds de euros por ano.
    1 euro = 1,4 dólar, 92 bilhões x 1,4 = 128,8 bilhões de dólares/ano.
    Orçamento militar americano para 2012 – 525 bilhões de dólares/ano.
    —–
    Orçamento chines para 2012 – US$ 60 bilhões de dólares/ano.
    —–
    Essa turma ainda tem muito que gastar…
    —–
    Putin é um autocrata, pretende ser o moderno czar russo, cometendo os mesmos erros que os antigos czares, cuidando mais do próprio gosto que dos reais interesses do seu povo.
    É guerra? Ah, eu gosto, vou mandar mais 25 milhões de habitantes.
    —–
    Lembrem-se também, hoje em dia a Rússia é monoproduto – petróleo, com todos os riscos daí advindos.

  24. Um urso quando acorda de sua hibernação é assim mesmo magro, violento e muito… mais muito…esfomeado.
    Concordo que se a Russia não tive-se declinado tanto a sanha de guerra ocidental não teria ido tão longe nesses últimos 30 anos.
    Agora que o EUA vai nos usar como bucha de canhão, isso vai sim sem dúvidas, o grande desafio brasileiro no séc.XXI será evitar isto e o pessoal pensa que o desafio brasileiro será a copa e olimpiadas.

  25. Putin já denunciou até o uso ocidental das Haarp’s( armas de mudança climática – terremotos, enchentes )! Para os srs. verem como aquele governo não está tão assim alinhado ao eixo da NOM e sim com força suficiente para seus próprios interesses.

  26. A rússia sempre foi um país envolvido em guerras, tanto internas, quanto externas. Com razão, ela tem que ter forças armadas fortes e bem aparelhadas. Mas ela não pode esquecer dos seus problemas. Outro dia eu li que a expectativa de vida do homem russo passou de 71 anos em 1991 para 59 anos em 2010. A rússia pode ser um país bem armado ou um país rico, desenvolvido e bem armado.

  27. MAS DEVEMOS NÓS PREOCUPAR NUMCA TINHA VISTO UMA CORRIDA ARMAMENTICIA TÃO FORTE EM MINHA VIDA, ACREDITO QUE A EGEMONIA DOS PAISES SOBERANOS VAI MUDAR.
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    Vladmir, por favor, ao escrever desbloqueio o caps lock, escrita em maiúsculas além de dificultar a leitura configura-se como falta de educação entendido na net como gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  28. A Rússia nunca ficou magra como muitos pensam…talvez a guerra convencional consumisse muito dos seus recursos. Ora, uma vez que isso se tornaria possível, investiu a Rússia em armamentos altamente lesivos e contudentes, ao invés de aplicar recursos em “estilingues”, achou por bem a imobilização em “canhão” (IBCM, Subs Nucleares, BA…), e o vez muito bem. Muitos discutem a superioridade desta ou daquela aeronave (F-22, T-50, F-15, Su-30…), mas em verdade, se houvesse um conflito armado entre USA e Rússia, a pancada seria forte, ninguém aguentaria o tranco, o mundo inteiro sucumbiria. Submarinos russos e americanos dormem no fundo dos oceanos armados até os dentes, prontos para liberarem o cheiro da morte e da destruição sem precedentes na história da humanidade. A Rússia bate forte…tem condições de levar a nocaute qualquer nação deste planeta. Abaixo uma reportagem da Revista Veja (1969), LEIAM COM PACIÊNCIA E REFLITAM: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/guerras_eua/capas/materias/paz_bomba.html

  29. EUA e RUSSIA socios ocasionais senhores, guerra fria nada mais e que comercio armamentista, vão lotear novamente o mundo, agora com mais alguns mebros atuantes do clube do bolinha, e lucrar como nunca vendendo armas, sabem quando a russia e os eua vão se estranhar para valer ?? nunca, assim como china tambem ja aprendeu a nova dança, loteamento e lucros, estavam com saudades da guerra “morna”, vão inflarmar paisecos uns contra os outros e lucrar, uma puutencia vende para um, e a outra para o outro lado, so existe uma possibilidade no mundo de o coldo entornar e nos arrastar para um inferno de proporções mundiais, INDIA X PAQUISTÃO,e so há um cenario em que se usará armas nucleares, O FIM DO MUNDO, e fim de mundo não da lucros para as corporações globalizadas, o resto e loteamento e lucros !!!

  30. Para ser sincero E.M. Pinto esperava uma análise geoestratégica mais séria da sua parte.

    Que países formariam o bloco Euro-Asiático? Esqueceu-se que a Leste a grande maioria dos países quer distância dos russos? Alguns até criminalizaram o comunismo?

    Deixe-me adivinhar, os desesperados são Portugal, Espanha, Itália, etc… e fuga para onde? Todos pró-americanos, portanto…

    Esta promessa eleitoral é isso mesmo. Os russos citadinos, cada vez mais querem mais dos seus governos. E como a história tem demonstrado… é nas cidades que se fazem mudanças políticas/revoluções, golpes de estado, golpes de bastidores, etc.

    O novo player global é a China, não a Rússia. É com esta que os EUA/Ocidente se vão degladiar.

    A Rússia, infelizmente, é a imagem do seu líder. Esforça-se para mostrar força. Mas é só um isso, um esforço.

  31. “…Esforça-se para mostrar força. Mas é só um isso, um esforço.”
    Não é isto que a realidade mostra… o poder de veto na ONU é real e se faz respeitado. O ataque à Geórgia foi real e passou ileso. Não convém confundir parcimônia com ausência de força. O que se vislumbra em realidade, é uma busca pelo crescimento econômico, algumas nações são “peões”, outrs, “Reis” ou “rainhas”…

  32. Não fiz uma análise e sim suposição, aliás pergunta.Por partes
    Não esqueci de ninguém no leste, até porque vivi lá e conheço bem Hungria, Rep Tcheca, Polônia e Romênia, embora Rep Tcheca se e Polônia a esteja mais para europa central.
    De qualquer modoo bloco euroasiático se congrega em Cazaquistao, China Mongólia, Pakistão e um monte de istão que estão por lá.
    Tendo a Rússia um pedaço uma parte na europa o que configura-se no bloco euroasiático.
    Apesar da agonia temporal, não vejo grécia e portugal tendendo para o Bloco euroasiático, por uma simples razão, os EUA não permitiriam, antes disso poderiamos ver uma subdivisão de territórios nos moldes de kosovo, coisa que como conhecendo o povo português( não conheço os gregos) jamais iria acontecer, o mais próximo disso culminou na aliança com os socialistas dos anos70 que pôs fim a tentativa de engendrar pro outro lado.
    Quando digo deseperados são justamente as futuras grécias do dito “leste europeu, que entram agora no bloco mais por terror da rússia que por amor a união européia, até porque entram agora pra dividir a conta.
    Quanto ao player, eu não em enganaria sobre a fusão de duas potências, e ai a rússia ainda é uma potencia militar a china é a econômica e está longe pelo menos 2 décadas de chegar ao estatus de superpotencia, até lá andará d emãos dadas com os russos. se o senhor analisar os ditos de Alexander Duggin, verá que Putin é uma figura, e que o plano russo, baseia-se em coisas muito maiores.
    A figura de Putin a exemplo do que nós ocidentais pensamos, não é quem manda e o seu plano de eurásia está traçado a quase 20 anos, seja ele ou não o governante da rússia. Quem acredita que Putin é o malevolo pensante da coisa vive no mundo de Walt Disney, e deveria acreditar também que toda a crise européia é coisa da cabeça da Merkel, o que não fáz o mínimo sentido.
    A Rússia joga um jogo debaixo do tapete goste ou não, a cada dia prova-se que a “vitória” da guerra fria tem se mostrado conturbada, a vitória são das super potência, que impedirama aniquilação mutua, o campo agora é outro.
    Afonso, um russo normal, não está nem ai para o resto do mundo, pouco se importa, e vai continuar sendo daqui a 5 séculos um pária para o estado da mesma maneira que foi e é.
    Mas ele continua russo, independentemente de gostar ou não, nós ocidentais temos o costume de nos vangloriar dos amigos fortes, eles nunca, se vangloriam da desgraça deles e é assim que são.
    Foi assim no tempo dos Kzares, foi assim no tempo do comunismo, é assim na nova república russa, vai ser assim enquanto aquela elite estiver no poder, e não enquanto Putin estiver no poder.
    Até hoje todos tentaram tirá-los de lá, todos foram empurrados lá para tirá-los e ninguém conseguiu, por isso, nem vejo os estados unidos com vontade de fazer, nem muito menos a europa e o resto do mundo com capacidade para isto.
    Quantoa debanda, muito cuidado coma direita francesa, o discurso de Marine Le Pen filha de Le Pen é claramente a favor de uma guinada total pro lado da Eurásia, é isto que ela defende em seu discurso.
    A Direita francesa quer uma sacudida da União européia e expulsão de alguns membros com a inclusão de outros.
    Na Alemanha o mesmo já foi pronunciado, a União européia pode ser sacudida por uma onda de expulsão de socialistas do poder que pode guinar noutras direções.
    http://www.youtube.com/watch?v=utO0T-cRDJI
    Não estou falando de comunistas amante da rússia que nem comunista é mais, estou falando da direita francesa
    http://www.youtube.com/watch?v=cXse3jrVGTs
    http://darussia.blogspot.com/2011/10/francesa-marine-le-pen-defende-maior.html
    Portanto, Se a extrema direita francesa, asism como a austríaca e a alemã já demonstram publicamente tais anseios, fico imaginado o que aconteceria se isto se contaminasse para outras nações? ou ainda o que a União européia faria caso le pen emergisse ao Poder, ou seus partidários?
    quando estou falando o que disse acima, não estou analisando e sim supondo, e aliás jogando uma aposta para a criação da Eurásia, que pode arrastar muitas nações que ainda estão perdidas, tanto para um lado quanto para o outro.
    Sds
    E.M.Pinto

  33. Caro E.M. Pinto

    Confesso que me recordei que poderia referir-se ao tal bloco euroasiático Rússia, mais Bielorússia, e os istões todos, contudo, não me acorreu que levasse a sério esse bloco.
    A maioria dos istões são países grandes, com pouca população, “landlocked”, cuja economia é assente basicamente no sector primário, onde agricultura e extracção de recursos naturais garantem os orçamentos de estado e a manutenção no poder de oligarquias, ou teocracias.
    Dar poder militar e estratégico a este bloco, mesmo que à conta do poder militar russo (pseudo) é, quanto a mim, uma ilusão.
    Até porque, neste último capítulo, a Rússia neste momento não representa nada. Basta uma varredura na net pelas principais bases navais russas, e ver o número de navios e submarinos que estão a navegar, ou simplesmente o número de navios que compõem as frotas. A Rússia neste momento, pouco mais consegue que colocar no mar o Pedro o Grande, e o Kuznetov, além de uns Udaloy. Não é à toa que vão comprar supostamente quatro (??) Mistral – é porque viram que não têm capacidade de projecção de força e foram obrigados a procurar fora, já que não conseguem produzir nada do género.
    Os russos, neste momento, não conseguem inovar no plano militar, mais por fuga de cérebros e por meios de produção da década de 80.

    Quanto a Portugal, penso que o E.M. Pinto está a ver a “coisa” ao contrário. Nós sempre vimos a presença americana como benéfica ao país, porque uma Europa virada sobre a parte Central é uma Europa que manda para a periferia países como Portugal, o mais Ocidental do Continente. A nós interessa-nos o eixo Atlântico. E o interesse é mútuo. Já essa suposta “invasão” parece-me um pouco abusiva, já que os EUA possuem outros aliados do género na Europa, ex: Reino Unido, ou muitos dos de Leste, como a Polónia, que adora americanos. De bases, não padecem.

    Quanto ao Kosovo, temos leituras diferentes. No Kosovo assistiu-se a uma limpeza étnica, à semelhança da Bósnia, e mais uma vez foram os EUA que deram o músculo para a Europa resolver os seus problemas. A Sérvia evocava direitos históricos com centenas de anos, à semelhança de dezenas de outros casos semelhantes, que se passam na Europa, sem guerras nem massacres.
    Curiosamente, neste caso, a ajuda “eslava” da Rússia ficou na gaveta.

    Por falar em Rússia. Um dos erros que se incorre é considerar que se quer invadir a Rússia a torto e a direito. Isso é a perspectiva do medo, incutida pelo Kremlin, sempre que lhe dá jeito. Assim como a irmandade eslava. Exemplos certamente de invasões estrangeiras não faltam.

    Ex. Napoleão invadiu a Rússia, os suecos, os franceses, os ingleses, ou os americanos na guerra civil russa, todos eles se passearam por lá.
    Mas estes conflitos disseram respeito a cenários políticos da sua época. Hoje, ninguém na Europa quer invadir a Rússia ou partes dela. Os países europeus são democracias consolidadas que querem prosperar nos mercados mundiais.

    A Rússia é um país como outro qualquer, nem particularmente bonito, nem feio. Mas ficou presa no Dia de Natal de 1991.

    Contudo, detém uma longa história de déspotas no poder, aliás, nunca viveu numa Democracia tipo, e ao contrário do E.M. Pinto não acredito que haja um plano que não pessoal de poder na Rússia. Onde estão os cerebros dessa estratégia russa de há vinte anos? Onde estão os think-tanks russos?

    Quanto à extrema-direita francesa. Dá-se demasiada importância à extrema-direita europeia, fora da Europa.
    O E.M. Pinto já se deu conta que Marine Le Pen não conseguiu até agora as 500 assinaturas de eleitos locais para se configurar como candidata à presidência francesa?

    Os partidos de extrema-direita europeus não têm representação no Parlamento europeu. Ainda que possam chegar ao poder nalguns países, a União Europeia detém mecanismos para travar derivas extremistas. Ao exemplo dos húngaros recentemente.

    Sds

Comentários não permitidos.