Líder yanomami quer apoio da ONU contra lei sobre minerais

Sugestão: Colaborado

Davi Kopenawa afirmou nesta segunda-feira que a lei, se for aprovada, permitirá a entrada das grandes empresas de extração de minerais em territórios indígenas

O projeto de lei em estudo permitiria a extração de minerais em terras indígenas com a autorização do Congresso Nacional

Genebra – O líder yanomami Davi Kopenawa solicitará às instâncias de direitos humanos da ONU que se oponham à regulamentação da extração de minerais nas terras indígenas da Amazônia.

Em entrevista à Agência Efe, Kopenawa afirmou nesta segunda-feira que a lei, se for aprovada, permitirá a entrada das grandes empresas de extração de minerais em territórios indígenas, o que abrirá caminho para a ‘destruição das terras, a poluição dos rios, e trará mais doenças além das que já existem’.

Kopenawa está em Genebra a convite do Festival de Cinema e Direitos Humanos da cidade, que projetou o filme ‘Indiens en Sursis’, que denuncia a situação dos índios do Brasil e do qual ele é protagonista.

O líder yanomami afirmou que ‘bateu em todas as portas’ do governo brasileiro e, por isso, agora está se dirigindo à ONU, esperando que o escute e o ajude em sua oposição ao projeto de lei.

‘Precisamos de ajuda para dizer ‘não’ ao governo. Não podem entrar em nossa terra e expoliá-la’, declarou.

Kopenawa será recebido nesta terça-feira pelos assistentes da relatora para a situação dos defensores dos direitos humanos, com os do relator sobre os direitos dos povos indígenas e com o responsável do Brasil no escritório da alta comissária para os Direitos Humanos da ONU.

O projeto de lei em estudo permitiria a extração de minerais em terras indígenas com a autorização do Congresso Nacional e com o pagamento de royalties para os indígenas e para a Fundação Nacional do Índio (Funai).

A lei é debatida na Câmara há mais de 15 anos, dadas a divergências dos deputados que não sabem se aceitam as reivindicações dos índios ou as das mineradoras, que consideram que a busca de minerais nobres como o ouro, os diamantes e o nióbio – utilizado em usinas nucleares – é de interesse nacional e fundamental para o desenvolvimento do país.

Por sua vez, o governo da presidente Dilma apoia a aprovação da legislação porque considera que a falta de regulamentação só beneficia garimpeiros individuais que, como usam equipamento não regulamentado, degradam o meio ambiente.

Fonte: Exame

46 Comentários

  1. A materia só erra ao dizer que a dilma apoia o projeto..
    ela nem se declarou abertamente sobre isso…
    a materia também não fala que os que proporam essas leis foram algumas etnias brasileiras, “associadas” a grupos de “índios” canadenses e americanos….
    porque eles desceram de lá de cima pra brigar pelos direitos dos indios de minerarem????
    .
    Vamos tratar bem os yanomamis, eles ocupam uma parcela grande de terra, entre brasil e venezuela, ali cabe mais um paísinho… mas nao o queremos claro

  2. muita atenção!!
    tem índio querendo achar fogo em palha verde!
    cuidado tribos!
    voces estão sendo enganados por essas ongs e países que se dizem defensores dos direitos humanos e indígenas!
    se os estrangeiros tomarem a Amazônia, voces vão se arrepender e muito! guardem isso é muito sério! os índios brasileiros de algumas tribos na Amazônia não tem idéia com quem estão lidando!! estão caindo direitinho na armadilha e o governo brasileiro até agora NADA!!

  3. O problema não são os indios, já entregaram a Vale do Rio Doce para os gringos agora querem entregar nossas reservas de mineirais, por que não entregam o pré-sal tambem. ZÊ-POVINHO!!!

  4. Parabens! Politicos civis filhas da puta e irresponsaveis!

    Agora rastreiem as contas bancarias desse funcionario do tio sam, e so procurar da onde vem os depositos e enviar um “faxineiro” da ABIN fazer ele morrer de ataque cardiaco o mais rapido possivel.

  5. Ainda bem que temos as melhores forças armadas do mundo para defender a Amazônia e as suas riquezas naturais… um minutinho… o Coelhinho da Páscoa, o Papai Noel e um Político Honesto vieram me visitar.

  6. Nessa estoria vai ter muito indio paraguaio,venezuelanos, bolivianos e outros anus da vida pra pegarem desses royalties..

  7. esse “lider” yanomami ta mais vendido do que playboy da sandi,isso e cobra mandada, os indios não são nossos inimigos, a maioria dos nossos soldados de fronteira e selva são de indigenas ou decendentes, dividir para conquistar, isso e tão antigo quanto a propia guerra entre tribos humanas !!!

  8. heber disse:
    06/03/2012 às 00:32


    descupe decepcionalo heber, mas provavelmente a abin esta mais vendida que esse suposto lider indigena !!!

  9. Taí o motivo que muitos acreditam ser o estopim de uma invasão ao Território Nacional. Esse bando de índio bêbado tem mais que ir trabalhar……

  10. O próximo passo, já calculado, é criar a “nação yanomami” e, aí, levamos um golpe branco, na nossa cara, pq fomos omissos em deixar isso acontecer !

  11. OLHA OS GAFANHOTOS AÍ GENTE!
    .
    .

    Vou observar as críticas das figurinhas que apoiam os nobres-do-norte(OTAN) na Líbia e na Síria e o quê eles pensam dessa matéria.
    .
    Vai ser um show de hipocrisia colossal,hoje aqui_Hehehe….

  12. Que pena, o General tinha razão. Foi só criar a reserva e eles (indios) já foram pedir ajuda a ONU. Daqui a pouco se tornará um novo País (indigena) com exercito da ONU e as riquesas sendo exportadas e os babacas dos indios sem receber nada, só espelhos e machados. Que pena já começou.

  13. Hummm, olha ai a coisa começando, bens, espero que os políticos cortem as azas desse indivíduo antes que seja tarde demais.

  14. Art. 20. São bens da União:
    IX – os recursos minerais, inclusive os do subsolo;

    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
    XVI – autorizar, em terras indígenas, a exploração e o aproveitamento de recursos hídricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais;

    Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
    § 5º – É vedada a remoção dos grupos indígenas de suas terras, salvo, “ad referendum” do Congresso Nacional, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.

  15. esses indios ficaram espertinhos por causa das ongs,mas o brasil tenque dizer que aqui quem manda é o povo brasileiro,e o povo brasileiro quer progresso,essas ongs são internacionais,são de governos que não querem o futuro do brasil.e os indios so vão a onu porque essas ongs deram um pouco de sabedoria a eles.

  16. Esse yanomami está bem orientado por estrangeiros espertalhões, que primeiro querem as terras onde estão os índios intocadas e depois, mais tarde, a independência, a separação desses povos, levando junto as nossas riquezas! E alguém tem que avisar a esse indio que as terras não são dele, mas apenas foi criada uma reserva para eles viverem. A terra e principalmente o subsolo é do Brasil, do povo brasileiro, incluindo ele, mas não só dele, não só dos yanomamis. Vamos aprovar logo essa lei e explorar logo as riquezas dali antes que os espertalhões lá de fora consigam impedir!

  17. Trabalho em um órgão público federal e vós lhes digo que È IMPOSSÍVEL uma Reserva Indígena, torna-se INDEPENDENTE, segundo os aspectos da constituição, e ainda é impossível a ideia de que a ONU possa ajudar tais intenções, se utilizando de uma DECLARAÇÃO, que somente isso ó é, á qual o Brasil é signatário…Esse índio esta fazendo a dança da tempestade…e pode ate ir preso pois esta indo contra uma Lei constitucional, que defende a exploração dessas terras em busca dos recursos nela existente. A ONU não está acima de nossa CONSTITUIÇÃO e ponto final. A presidente deve ser FIRME e não pestanejar…

  18. Fala pra esse camarada que eles vão receber parte do lucro com a exploração para ver se eles não mudam de idéia.

  19. uohuohuohhuoh, indio qué dinhero uohhuohho.
    rsrsrsrsrs, tentei escrever como um indio fala mas acho que nao ficou muito bom eheheheheh.
    sds a todos.

  20. O subsolo pertence à União.Está na Constituição e a ONU não pode fazer nada;a não ser que mande tropas para proteger os índios como fizeram na Líbia(violando nossa soberania) e muitos,aqui,aplaudiram porque era para derrubar o ditador que não queria mais negociar em dólares e nem dar o petróleo da Líbia para EUA/Europa.
    Mais cedo ou mais tarde isso seria usado contra nós.Intervenções humanitárias em nome de negócios sujos:isso é o que os EUA/Europa fazem.

  21. É BOM A ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA.. FUNCIONAR MESMO…
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    Dirum, por favor ao escrever desbloqueio o caps lock, escrita em maiúsculas além de dificultar a leitura configura-se como falta de educação entendido na net como gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

    Achei que só uma frase assim não faria mal. Ok, não repetirei.

  22. Isso é jogo, o que ele quer mesmo é administrar a reserva com as riquezas, esta fato esta claro quando ele diz que a terra é deles e será expropriada.

  23. Esse lider indigena,assim como outros da laia dele já estão na hora de alguem botar eles prá dormir.O autentico boi de piranha,Calabar a serviço dessa maldita raça que são os anglo-saxonicos.

  24. 15 de novembro de 2010
    O General Heleno já profetizava isso:

    Declaração do Gen. Augusto Heleno
    http://www.youtube.com/watch?v=Q3ZyNbnRmWI&feature=player_embedded

    http://www.youtube.com/watch?v=hXvMHRZPWbM&feature=player_embedded

    Seminário do Clube Militar “Brasil, ameaças à sua soberania”

    O Clube Militar não deixou por menos: jogou o peso das suas tradições como co-partícipe da História, em clima de Aproveitamento do Êxito, após a oportuna intervenção do Gen Ex Augusto Heleno Ribeiro, em um programa de televisão, quando foi en­trevistado sobre o tema “Amazônia/reservas indígenas”. O General está à frente do Comando Militar de uma área do território nacional, rica por sua biodiversidade e mui­to ambicionada por esse motivo, pela sua localização geoestratégica e por inúmeras outras razões, como a riqueza mineral de seu subsolo e a existência, naquela região, de 1/5 da água doce do Planeta.

    A crise gerada pela demarcação e pela homolo­gação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, com a ameaça da retirada de outros tantos brasileiros não-índios, produtores rurais, lá enraizados – uns há mais de cem anos, outros, desde a criação do Projeto Rondon e da implementação do Campus Avançado do Projeto, em Boa Vista, no final da década de 60, miscigenados de vários matizes, inclusive com os próprios silvícolas – precipitou os acontecimentos. O Governo interveio “pesado” e sem avaliar as con­seqüências da sua decisão, empregando a Polícia Fe­deral e a Força Nacional de Segurança.
    As repercussões da lúcida entrevista e da empolgante palestra do Gen Heleno, observada, inclusive, nas adver­tências públicas de elementos do Governo contrários às manifestações do ilustre e devotado Comandante Militar da Amazônia, aguçaram o sentimento de brasilidade que se encontrava adormecido no povo.

    A iniciativa do Clube Militar, ao realizar o Seminá­rio “Brasil, ameaças à sua soberania”, com assuntos de fundamental importância, aberto com o tema “Defesa da Amazônia”, no dia 16 de abril de 2008, manteve o ribombar da questão, quiçá tenha acrescentado argu­mentos a serem considerados pelo STF **, para sustar, de­finitivamente, como se espera, a retirada absurda dos não-índios da área, que se tornou conturbada pela vio­lência do Decreto do Governo Federal. Nossas frontei­ras pertencem a todos os nacionais – brancos, negros e índios – que são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (artigo 5º da Constituição de 1988). É, pois, erro palmar realizar a extrusão dos não-índios, num ato de verdadeiro segregacionismo de nossa gente, em vez de demarcar a imensa reserva em ilhas, o que permite a comunhão e a integração dos brasileiros.

    A imprensa presente, compreendendo a relevância da problemática amazônica, contribuiu com a divulgação do evento de forma elogiável, reforçada pelas entrevistas pes­soais e pelos desdobramentos em diversos programas de televisão, com a participação de outros especialistas do as­sunto, além de promover um amplo debate no meio político, particularmente na Câmara e no Senado. Tudo isso levou o Governo central, que defende a irracional manutenção da reserva em área contínua, a aguardar a decisão do STF.

    Sabe-se que, em passado recente, o Exército brasilei­ro teve problemas para inaugurar o 6º Pelotão Especial de Fronteira, em Uiramutã, dentro da área Raposa Serra do Sol, enfrentando ação judicial interposta por algumas co­munidades indígenas favoráveis à reserva em área contí­nua. Ousaram declarar: “Não há supremacia da soberania nacional sobre os direitos indígenas” (Conselho Indígena de Roraima – CIR – 02 de maio de 2002).

    O entusiasmo dos presentes naquela tarde histórica no Clube Militar foi contagiante. Revivemos a chama que iluminou, em tantos momentos marcantes, os inolvidáveis acontecimentos vividos pelo Clube em defesa dos princí­pios democráticos e dos interesses nacionais. O vibrante canto do Hino Nacional fortaleceu os corações de civis e da gente fardada ali irmanados e bem marcou aquela lide relevante para a consecução dos nossos ONP, em particu­lar, da soberania e da paz social.

    O primeiro palestrante foi o Gen Heleno, que tratou do assunto do momento, as ameaças à soberania da Amazônia, em face da desastrada política indigenista que está enges­sando a administração, particularmente de Roraima, com quase 50% do seu território comprometidos com terras in­dígenas que, somadas às áreas de preservação ambiental e corredores ecológicos, reduzem drasticamente o espaço para as atividades governamentais daquele Estado – uma verdadeira mutilação, com a extinção de várias vilas cen­tenárias ali existentes, como a de Surumu e tantas outras. O General foi enfático ao asseverar que “A política indi­genista está dissociada da História brasileira e tem de ser revista urgentemente. Não sou contra os órgãos do setor, quero associar-me a eles para rever uma política que não deu certo; é só ir lá para ver que se trata de uma política lamentável, para não dizer caótica”.

    O problema é extremamente sério, e todos sabem que chegamos ao excessivo patamar de 15% do território na­cional comprometido com reservas indígenas, concentra­das, principalmente, na fronteira amazônica, por orienta­ção vinda do exterior e absorvida, com o máximo fervor, pelo abjeto Governo que aí está.

    As reservas indígenas na Amazônia, sobretudo as do Estado de Roraima, foram demarcadas e homologadas por diplomas manifestamente inconstitucionais, pelo grave fato, dentre outros, de o Congresso Nacional não se ter pronunciado, nem as Assembléias Legislativas dos estados atingidos por desmembramentos terem sido ouvidas, com flagrante lesão às regras do Art. 48, inci­sos V e VI da nossa Carta Magna.
    A seguir, falou o Gen Bda Mário de Paula Madurei­ra, atual Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, que comandou a 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Discorreu sobre a articulação daquele importante Coman­do na área considerada, alertando sobre a possibilidade de recrudescimento do conflito.

    Ao responder uma pergunta do segundo autor des­te artigo, nos debates, sobre a ameaça que poderia re­presentar a criação de um Território Federal Indígena, como previsto no Estatuto do Índio, o Gen Madureira lembrou do que hoje ocorre com o Kosovo, considera­do um território independente, uma outra nação. Com­pletou com a assertiva: “Um grupo de indígenas pode solicitar a separação política do Estado”.

    No Art. 30 do Estatuto do Índio, o referido Território é definido como “a unidade administrativa subordinada à União, instituída em região na qual pelo menos um terço da população seja formado por índios”. Saliente-se, por oportuno, o enorme perigo que tal tipo de orga­nização representa para o País.
    Durante o Seminário, fez uso da palavra o índio Dr. Jonas Marcolino, que preside a Sociedade de Defesa dos Índios do Norte de Ro­raima (SODIUR). Asseverou ele que a maioria dos indíge­nas da localidade não quer a homologação contínua, por­que a demarcação nuclearizada contribui para que todos os brasileiros que lá estão tenham seus direitos respeitados e, mais, o índio, em sua quase totalidade, não quer o isola­mento, não deseja viver primitivamente, e, sim, ter acesso ao estudo, ao trabalho, com qualidade de vida comparável à dos demais cidadãos do mundo civilizado.

    Em 17 de abril, segundo dia do Seminário, a progra­mação incluía: “Entraves ao Desenvolvimento” com as ilustres participações do Embaixador José Botafo­go Gonçalves e dos professores Ives Gandra Martins e José Walter Bautista Vidal.
    O preclaro Jurista Ives Gandra Martins fez uma análi­se da Constituição com o profundo conhecimento e a au­toridade que possui, afiançando que o texto que trata dos direitos indígenas não foi lido com correção no caso da demarcação da reserva Raposa Serra do Sol. Lá, está es­crito (Art. 231, caput) “terras que tradicionalmente ocu­pam” no momento em que a Constituição foi promulgada, ou seja, no ano de 1988, e não a que os índios ocuparam em outros tempos. Assim, o índio foi transformado num cidadão extremamente privilegiado, chamando a atenção para a influência de organizações não-governamentais, integradas a movimentos externos, interessados na cria­ção de grandes enclaves nas nossas faixas de fronteira para escasso número de indígenas.

    Releva citar que a Polícia Federal, deslocada para Ro­raima pela radical posição do Governo federal, obedece, cegamente, ao Ministério da Justiça e aos desmandos de seu atual e histriônico Ministro, o que é extremamente da­noso ao clima de paz a que almejamos.

    Dentre os principais arquitetos dessa equivocada e per­niciosa política indigenista estão a FUNAI, o CIR e o CIMI (Conselho Indigenista Missionário), que sempre atuam na contramão dos verdadeiros interesses nacionais.

  25. Nenhum pais sério e que pretende ser potência cria uma reserva do tamanho de um pais na fronteira com outro pais.
    Pelo amor de Deus!
    Cada vez mais os os fascistas do governo a serviço das grandes potências e ONG’S que tem interesse nas riquezas da Amazônia.
    Esses políticos são uns canalhas, bandidos, adoram dinheiro como o Duce $u$a…

  26. As riquezas de um país são de seu povo, e não de uma minoria!
    Se os políticos de nosso pais concordarem com solicitações dos índios, simplesmente estarão permitindo a cisão do território nacional.

  27. Os maiores culpados por existirem reservas indígenas são os políticos, pois êles incluiram estas reservas na constituição. Os militares também tem muita culpa, pois foram coniventes. Quando se votou a demarcação da Rapôsa Serra do Sol, com status, quase que de país, era a hora dos militares derrubarem o govêrno da época, afinal, os militares não são tão honestos? Não são os guardiões da integridade territorial do País? Povo covarde e frouxo é povo dominado.

  28. Esse iandio e um 5 coluna, um traíra dos bons, e poderá criar sérios problemas ao BRASIL, fikem de olho nesse cara, ele ñ está puro, ideológicamante falando, e mt menos sózinho…Cadê às n FAs , mt bem ekipadas no pedço?!? P Ontem.sds.

  29. Como dizia Raul Seixas:
    Nóis não vamos pagar nada
    Nóis não vamos pagar nada
    É tudo Free
    Tá na hora, é tudo Free
    Deixa os gringos entrar
    Este imóvel esta pra alugar

  30. Já começou, agora é só esperara nossa vez, nôs calamos quando na vez do IRAQUE, LÍBIA,VIETNAM, COREIA DO NORTE, IRÃ, e outros países, agora chegou a nossa vez e a porra desse cachaceiro desse índio safado vai iniciar o processo e entregar o país, tá na hora da ABIN “suicidar” esse merda enquanto á tempo.
    Caro amigo SUCUPIRA, vôce disse: “Trabalho em um órgão público federal e vós lhes digo que È IMPOSSÍVEL uma Reserva Indígena, torna-se INDEPENDENTE, segundo os aspectos da constituição, e ainda é impossível a ideia de que a ONU possa ajudar tais intenções, se utilizando de uma DECLARAÇÃO, que somente isso ó é, á qual o Brasil é signatário…Esse índio esta fazendo a dança da tempestade…e pode ate ir preso pois esta indo contra uma Lei constitucional, que defende a exploração dessas terras em busca dos recursos nela existente. A ONU não está acima de nossa CONSTITUIÇÃO e ponto final. A presidente deve ser FIRME e não pestanejar” Caro amigo Sucupira, te digo com toda certeza, o nosso país é um ajuntamento de políticos safados, militares desordeiros ( PMs) , de forças armadas subservientes e desarmadas, e de população passiva e derrotada pela falta de esperança, de leis , saúde e educação, convenientemente negados ao longo dos últimos 40 anos para desmoralizar toda nossa nação. Nossa imprensa é traidora e entreguista, pricipalmente a REDE GLOBO, que vem atuando contra o país a 40 anos e ninguem fala nada. SUCUPIRA, acorda meu filho !!!!

  31. CMTEJFILHO…você quem está dormindo, pois não percebeu o final do meu comentário…”A presidente deve ser FIRME e não pestanejar”….pois eu estarei ao lado dela caso a ONU queira ser mais que a nossa SOBERANIA…estou pronto para matar pelo meu país ! Você que esta dormindo no ponto só sabe balbuciar reclamações! Eu nem ligo mais minha Tv, a mesma se tornou obsoleta…nem leio mais jornais e revistas, as mesmas são farsas. Estou mais antenado ao perigo que você imagina meu caro. Porem a fé deve ser uma força irresistível e intangível…

  32. Não adianta colocar a culpa só nos estrangeiros, é verdade que eles sempre desejaram a Amazônia. Os verdadeiros culpados e a estrela principal o ex-presidente lula $u$a, que de forma raivosa mandou punir o General Augusto Heleno na época comandante da Região Norte por denunciar a formação de um enclave, futuro estado independente com as bênçãos dos burocratas e tecnocratas de Brasília gente muito honesta.
    Os verdadeiros agentes dos interesses alienígenas sobre o Brasil é gente do tipo de lula, congresso nacional, ONG`S marxistas e…
    Toda a farsa e mentira tem perna curta, pena que o povo brasileiro é de fraca formação educacional, não aprendeu que os inimigos estão aqui dentro em Brasília e hoje com seu grande líder o Mussolini dos sertões e seu fascismo sindical.

  33. O interesse maior nas terras indígenas:
    .
    1º – Urânio e Tório
    .
    2º – Nióbio (lembrem-se da fusão nuclear)
    .
    3º – Petróleo, gás e outros minerais
    .
    4º – Banco genético amazônico
    .
    .
    .
    Pessoal, saibam que o Brasil possui hoje, em valores de mercado, mais de 88 TRILHÕES de dólares em reservas de nióbio em seu subsolo; apenas em São Gabriel da Cachoeira são quase 3 BILHÕES de toneladas com teor médio de 1,6%! Poderíamos ter uma moeda desatrelada de tudo e apenas lastreada nele, que será cada vez mais indispensável a medida que avançarem as pesquisas sobre fusão nuclear (energia limpa do futuro).

  34. Adriano disse: 06/03/2012 às 22:47 “Como dizia Raul Seixas:” lembrando ao amigo que todo esse ENTREGUISMO começou depois que os militares entregaram o poder… ou seja, FORAM OS EQUERDISTAS QUE ENTREGARAM A RAPOSA SERRA DO SOL e vão entregar mais ainda… os esquerdistas SÃO TODOS ENTREGUISTAS… graças a Deus que nossas honradas FORÇAS ARMADAS estão ai para reestabelecer o territorio nacional a nós BRASILEIROS…
    FORA ENTREGUISTAS INTERNACIONALISTAS APATRIDAS ESQUERDISTAS!!!… chega dessa gente cooptada vender o que é nosso… tai, dois exemplos: RAPOSA SERRA DO SOL E VALE DO RIO DOCE… querem mais?…

  35. O pior que esses indios com camisa de time inglês, roupa de marca e notebook.

    Ainda não cairam na real sobre a situação dos índios da colômbia e equador que no processo de expropriação extrangeira que já está muito mais avançada do que aqui e lá não tem ONU e Avatar prá ajudar, pois eles já não são mais uteis.

    Alguns links para exemplificar o que disse:

    http://blogs.estadao.com.br/marcos-guterman/dos-indios-colombianos-roubam-ate-o-nome/

  36. O negócio tem de ser resolvido por aqui mesmo, sou contra qualquer órgão estrangeiro aqui metendo o bedelho, o Brasil só se mete quando há algo de muita importância fora do país, a maioria dos índios falam nas terras deles e tal, mas sabemos que muitos deles são muito bem politizados e estão de olho na oportunidade de vender parte delas as próprias ONG’S estrangeiras que são controladas por grandes empresas e que querem lotear a Amazônia !

Comentários não permitidos.