Governo alemão confirma: Berlim quer ocupar Atenas e talvez Lisboa

O número dois do governo alemão defendeu ontem que se os gregos não cumprirem os objectivos, então terá de ser imposta de fora uma liderança, a partir da União Europeia. Na véspera da cimeira europeia, Philipp Roesler tornou-se no primeiro membro do governo alemão a assumir a paternidade da ideia segundo a qual a troco de um segundo programa da troika, um comissário europeu do orçamento seria investido de funções governativas em Atenas, retirando ao governo legítimo funções essenciais.

Numa entrevista ao jornal “Bild”, o número dois de Merkel afirma: “Precisamos de maior liderança e monitorização relativamente à implantação das reformas. Se os gregos não estão a ser capazes de conseguir isto, então terá de haver uma liderança mais forte vinda de fora, por exemplo, da União Europeia”.

O governo grego ficou em estado de choque com a ameaça da próxima ocupação. O ministro grego das Finanças pediu à Alemanha para não acordar fantasmas antigos – a Grécia esteve ocupada pelas tropas nazis durante a II Guerra. “Quem põe um povo perante o dilema de escolher entre assistência económica e dignidade nacional está a ignorar algumas lições básicas da História”, disse Venizelos, lembrando “que a integração europeia se baseia na paridade institucional dos estados-membros e no respeito da sua identidade nacional e dignidade”. “Este princípio fundamental aplica–se integralmente aos países que passam por períodos de crise e têm necessidade de assistência dos seus parceiros para o benefício de toda a Europa e zona euro em particular”.

O documento que defende a ocupação de Atenas foi divulgado pelo “Financial Times”. Está lá escrito que para ter acesso ao segundo programa de resgate, a Grécia terá de ser obrigada “a transferir a soberania nacional para a União Europeia, em matéria de orçamento, durante algum tempo”. O texto sugere que “um novo comissário do orçamento nomeado pelo eurogrupo ajudará a implementar reformas”. “O comissário terá largas competências sobre a despesa pública e um direito de veto contra decisões orçamentais que não estejam em linha com os objectivos orçamentais e a regra de dar total prioridade ao serviço da dívida”.

Segundo a Reuters, esta tentativa alemã de governar Atenas pode ser estendida a outros países, como Portugal. Uma fonte do governo alemão disse à agência que esta proposta não se destina apenas à Grécia, mas a outros países da zona euro em dificuldades que recebem ajuda financeira e não são capazes de atingir os objectivos que acordaram.

A verdade é que Angela Merkel chega hoje à cimeira em Bruxelas com uma crescente pressão interna para não continuar a emprestar à Grécia o dinheiro dos contribuintes alemães. A proposta para ocupar Atenas é vista como uma resposta à cada vez maior resistência dentro do seu partido ao financiamento da crise do euro. “Se os gregos não avançarem com o programa de reformas, não pode haver mais ajuda”, disse Horst Seehofer, o líder bávaro da CSU, parceiro da CDU de Merkel.

Ontem, o deputado europeu Paulo Rangel admitiu que em Portugal todos os riscos são possíveis. “Quando vemos os sinais de alarme crescerem, o que eles documentam não é tanto a ideia de que Portugal pode entrar em bancarrota, é mais profundo do que isso. Se não houver uma solução sistémica para a zona euro, os países mais vulneráveis, entre os quais Portugal, vão sofrer e pode-se gerar uma situação de descontrolo”, disse. Rangel reagiu violentamente à “ideia de propôr a nomeação de um comissário para tratar das matérias orçamentais da Grécia”. “Seria o princípio do fim, e insustentável para a democracia europeia, a nomeação de um governador para um território do império, como fez Napoleão”, disse. Rangel defendeu o avanço para o federalismo: “Precisamos de caminhar para uma federação que trate os Estados em paridade, porque o que temos hoje é uma constituição aristocrática, de uns países com mais peso do que outros”.

Com Lusa

Fonte:IONLINE

42 Comentários

  1. Esses idiota dos periféricos europeus esperavam o que desses lobos além virarem suas refeições. Quem sempre se acha mais esperto que todos é sempre os primeiros a serem enganados.
    Portugal e Grécia não existem mais isto é fato.

  2. Se a equipe financeira Brasileira deixar esse Tisunami impune, nós teremos sérios problemas com isso.

    A melhor solução para os PIIGS é largar o Euro e fazer como a Inglaterra que foi esperta, pois está dentro da UE, mas não abandonou a Libra, mesmo com todos os problemas se manteve competitiva.

  3. Segundo a diplomacia moderna isso é o efeito de uma “aliança estratégica” , tá mais pra coleira estratégica….

  4. hahahah, é a alemanha ta voltando a ter seus objetivos(junto com a frança é claro),eu ja disse e volto a dizer a europa sera dos alemaes denovo(claro que reino unido e frança tb vao ditar junto).

  5. Essa da Angela Merkel é um espanto.
    Agora é que os eurolandos vão ficar com a pulga atrás da orelha.
    Muito, muito inapropriada essa locução.

  6. Não vejo má intenção da Alemanha, pois está mais que certa de cobrar resultados do dinheiro dos contribuintes alemãs…depende agora do orgulho das 2 nações em crise torrencial…porém o título da matéria esta com aquela pitada de pimenta da imprensa como sempre…o mais certo a se colocar é que haverá uma comissão formada por membros da UE para gerenciar resultados sob pena de suspensão de auxílio e exclusão da zona do EURO…entendo assim…

  7. quem diria que apos 70 anos da segunda grande guerra, a alemanha iria por a europa de joelhos diante de si, sem dispara um unico tiro, somente como arma, sua conhecida copetencia, prova que hitler era um idiota, seu “nacional socialismo” so atrazou o povo alemão de seu destino natural, mas as vezes e preciso queimar a mata para que a terra de bons frutos, hoje o povo alemão despreza as atrocidades nazistas mais que qualquer outro, entenderam sua amarga lição !!!

  8. O NOVO VASSALISMO EUROPEU
    .
    .
    .
    Esse negócio esta me cheirando a pólvora!Rsrsrs….
    .
    Desde quando um grego ou um português ira se submeter a essa situação humilhante!
    .
    A elite aristocrática espera que os seus co-cidadãos se curvem aos “nobres-do-norte”?
    .
    Se pensam,estão enganados pois,os povos helênico e lusitano,já encararam perigos e monstros de tamanho superior a esta horda de anões de picaretas que estão ai.
    .
    Sabemos que há muito X9 em todo canto do mundo,a qui no Brasil,ou melhor,no PB;vemos alguns exemplos patéticos de ratos;aliás há até uns portugueses que com certeza irá apoiar essa aventura dos “nobres-do-norte” na sua terra.Rsrs….
    .
    Esses “nobres-do-norte” que querem ganhar as riquezas na força lá no Oriente Médio,em nome da “defesa” dos humanos(o capital especulativo e a indústria petrolífera),são os mesmos que querem ganhar as riquezas nos países endividados em nome do mercado e da “união” da comunidade européia(França,Alemanha e Inglaterra).
    .
    A Alemanha fez toda a sua política em cima de areia(a bolha alemã) e eles sabem disso;o tipo(qualidade) de emprego na Alemanha é coisa de 3° mundo,onde os empregados não possui direito,más só deveres(os minijob),que se prolifera que nem verme na Alemanha.
    .
    com um salário irrisório e um povo resignado por natureza; o mercado alemão perderá força e a resseção estrá bem ali na esquina;esperando o iludido “kaiser” e a sua empáfia.
    .
    A economia alemã aos poucos está tornando a sua economia-social,igual a da chinesa;onde os salários são baixíssimos e carga horária nas alturas;sem os direitos trabalhistas.
    .
    Os sindicatos europeus,foram todos capitulados pela elite Aristocrática financeira,a mesma que levou a Europa toda para o vaso sanitário e depois deu-lhe uma descarga.
    .
    O mundo esta refém desses malandros,que além de promoveram o verdadeiro terrorismo internacional,promovem a tortura nos estados soberanos.
    .
    E ainda tem incautos que apoiam e até brigam pelas causas destes demônios azul,visto que se fossem vermelhos com certeza para os sem-noção seria o fim do mundo.Hahahah…..
    .
    Tem até gente na Europa que busca resolver esse novo tipo de vassalismo moderno,buscando “bois-de-piranhas” para explicar ou resignar-se com a questão vigente na Europa avassalada;os mendigos,os árabes,os ciganos,os comunistas,os negros,…os sapos jururus,…etc.serão os culpados por essa situação em que chegou a Europa.
    .
    O neo-nazismo que é cultuados até aqui pelos néscios brasileiros,é a nova onda dos governos “democráticos” de alguns países da Europa “civilizada;bem do tipo dos europeus,pega alguém para cristo e utilizá-los como saco-de-porrada para as suas frustrações.
    .
    A Hipocrisia que se vê nas políticas da França e da Alemanha,sintetiza o grau da riqueza de perversidade que a elites “encefálica” da sociedade conservadora européia tem para com os direitos,não só individual como se vê,também coletivo-Rsrs…..
    .
    E pensar que tem cabeça-de-bagre europeu que acha certo,correto e justo o quê esse gafanhotos estão fazendo no Oriente Médio,só quero vê agora o que a hipocrisia destes,irá dizer a isso que os “nobres-do-norte” estão a fazer também na Europa._Rsrsr…..
    .
    .
    .
    .
    (A gora é só esperá os bagres e quem sabe,uns bacalhaus portugueses para morder à isca e prepará os ouvidos para o chororó)_Hahahah…..Vou garantir a mina semana-santa….Hahahah…é hoje…..Hahaha…!

  9. Pessoal vamos escrever direito… lucena, é recessão. Capa preta, é atrasou.

    Sempre que tiverem dúvidas, colem no word/br office ou no google.

    Desculpem mas me sinto incomodado com isso. Faz perder a credibilidade do texto.

  10. Yuri disse:
    06/03/2012 às 09:13

    Pessoal vamos escrever direito… lucena, é recessão. Capa preta, é atrasou.

    =

    tens razão YURI, ato falho obrigado pela dica, apenas dicordo que se perca a credibilidade no que se quis dizer,( que e o que deve importar) este e um espaço para comentarios curtos e espontaneos, as vezes a pressa nos leva ao erro, mas concordo com voce, devemos nos policiar para respeitar mais a lingua patria, saudações !!!

  11. KKKKKKKKKKKKKKKK olhem ai a política da direita, tome fumo otários da grécia, e quanto a Portugal tenho uma solução melhor, façam um plebiscito perguntando se querem ser um estado brasileiro, muito melhor, o Brasil agrega mais um estado e ainda coloca os pés na europa, lógico que não iriamos adotar o EURO.rsrsrsrrsrs

  12. Olha o pessoal da NOM se assanhando aí! Já estão trabalhando para conseguir um governo unico a controlar as nações européias… Depois será o mundo!

  13. Ah, ah, daqui a pouco os chinas e russos assediam a Grécia, financiam sua econômia e quero ver Merkel e Sarcozzi ficarem chupando o dedo.

  14. Quem seria afavor de entregar dinheiro vivo alemao, pago pelos seus contribuintes, aos cofres alemaes e entregar de mao beijada a esses gastadores gregos. Na Grecia nao se paga impostos. Existe 1000 maneiras de evitar pagar, portanto os gregos querem viver na boa com dinheiro emprestado. ate agora funcionou, mas a festa acabou.
    Sai do EURO ou entrega as chaves.. essa de protestar e quem nao quer acabar com a mamata.

  15. Alemanha está fazendo o óbvio,ela investiu dinheiro(até demais) nesses países e foi contra as ordens de toda a UE,se tais países não voltarem,ela vai começar a governar tais países para “recuperar” o dinheiro perdido.Ou vocês realmente achavam que a Alemanha ia investir tanto a troco de nada?

    Lucena,no caso que você falou a Alemanha tem a décima oitava maior per capita DO MUNDO,além de ser o nono país com melhor IDH,e no caso de 90,4 % da população ser alfabetizada apenas em grande parte é pelos imigrantes turcos que se alojam na Alemanha,comparar a Alemanha com a China já mostra que você não merece o mínimo de respeito.

    Se a Alemanha chegar a fazer tal coisa,ela será a primeira nação da história moderna que ganhou uma nação por vias econômicas,sem usar a guerra.

    França claramente está ganhando o mercado internacional com seus rafales,e agora conseguindo vários mercados “importantes” como a Líbia,a Arábia Saudita e a Índia e futuramente o Brasil.O UK não vai poder seguir pelo mesmo caminho que a Alemanha,já que ela várias vezes desprezou a UE em momentos importantes,além de sempre ser claramente contrária as idéias alemãs.

    Um possível controle econômico sobre Atenas não seria reprovado pelos americanos,vendo que dali os EUA podiam claramente ficar bem mais perto da Arábia e ter ainda menos resistência do que já tem,o grande problema é o povo grego que dificilmente aceitaria isso.

    Não vejo Lisboa sobre controle de Berlim,Portugal não tem nenhuma importância geo-estratégica.

    Vamos aguardar os próximos episódios.

  16. Os alemães aceitaram todas as imposições do Plano Marshal e do seu correspondente soviético – e cumpriram tudo.
    Os alemães deviam é tomar as rédeas da UE, chutar todos os membros gastadores, corruptos e ineficiêntes.
    Se vão comandar as finanças da UE, que façam a ferro e fogo.
    Os gregos não gostam? Vai ressucitar fantasmas? Que apertem a guaiaca e saiam da UE então. Que peçam desculpas e mostrem um pouco de hombridade.
    Querem tirar nota dez, receber bilhões em “ajuda” financeira, isso querem, mas fazer a lição de casa, isso nem pensar…

  17. KKKKKKKKKKKKKKKK olhem ai a política da direita, tome fumo otários da grécia, e quanto a Portugal tenho uma solução melhor, façam um plebiscito perguntando se querem ser um estado brasileiro, muito melhor, o Brasil agrega mais um estado e ainda coloca os pés na europa, lógico que não iriamos adotar o EURO.rsrsrsrrsrs
    ———————–
    Primeiros a vida está assim tão má e desde quando é que Portugal iria ficar melhor Portugal pode não ter dinheiro mas ainda temos uma qualidade de vida aceitavel, o Brasil é o contrario tem dinheiro e qualidade de vida não se vé e para além disso eu poderia dizer-lhe a inúmeras vezes que o povo Português sofreu e conseguiu dar a volta

  18. Antes da lei de responsabilidade fiscal no Brasil, os gastos excessivos eram pagos com impressão de moedas ao custo de inflação galopante. Os Europeus trocaram esse subterfúgio inflacionário pela venda de seu futuro (divida soberana), tentando imitar os americanos, porém, estes tem uma moeda considerada padrão a mais de 50 anos… E por isso que eles podem dever mais de 100% do PIB e os outros nao!
    Tem um artigo no Lemond Diplomatic BR. Que fala direitinho disso.

  19. Falou tudo SHAKA, “Portugal pode não ter dinheiro, mas AINDA temos uma qualidade de vida aceitável”………
    Vcs AINDA teêm qualidade de vida, até quando o restinho de dinheiro acabar, ai eu quero ver vcs resolverem como acabar com o desemprego e como pagar seus aposentados, uma dica, sem dinheiro não dá. Não entendo essa reação, se o Brasil um dia pertenceu a Portugal, por quê não o contrário? Onde está a ofensa? Não somos irmãos? Seria bom para todos, no momento, como vc disse, temos dinheiro e certamente nossa qualidade de vida está melhorando, logo vamos supera-los nisso tb, é só uma questão de tempo. Abcs cordiais .

  20. Continuo a espantar-me com a falta de educação de certos frequentadores deste site.

    Já não me espanto com a falta de controle/revisão de quem acaba por autorizar esses post´s insultuosos.

    Quanto à matéria, este desejo não passa disso mesmo. Aliás, como a notícia é antiga, o primeiro-ministro grego já pediu respeito ao seu país/povo e negou qualquer ingerência do género (controle em Atenas da aplicação das medidas de austeridade) por parte da Alemanha, ou grupo de países.
    Em Portugal, tal cenário não se coloca, pois ao contrário da Grécia – onde há constestação na rua, e uma séria vontade em não pagar os juros – em Portugal o Governo têm cumprido todas as metas acordadas (infelizmente) à custa de impostos sobre os portugueses, que têm aceite tudo que nem geovás. Nem uma montra partida.

    Outro exemplo, é o de Espanha, que já anunciou que não vai cumprir o acordado em Bruxelas, sob pena da sua economia sofrer um descalabro.

    Outro exemplo, é o da Holanda, que após estar na linha da frente, junto com a Alemanha, a fazer tiro ao alvo aos países do Sul, também ela começa a dar sinais que vai falhar. Ou seja, morreu pela boca.

    Assim se vai na Europa.

  21. Wavatar Falken disse:
    05/03/2012 às 23:18

    E a Europa caminha para a desunião total, veremos a OTAN se desintegrar em breve========================================Promete ?!?! Tomara. Vai ser a loucura total deles. ^N acredito nisso; infelizmente.Sds.

  22. Portugal e Grécia tiveram por mais de 10 anos, fluxo de recursos suficientes para modernizar suas economias, sua força de trabalho e reduzir os custos do estado, ao invés disso, se perderam no delírio do bem estar social mínimo garantido pelo estado, que cada vez mais GASTOU MAIS AINDA MAIS.
    .
    Agora, querem continuar sendo independentes com o dinheiro dos outros, e se possível com a boa vida de vagabundagem que os subsídios ao ócio garantiam.
    .
    .
    Como diz um amigo meu que foi a Grécia alguns anos atrás: “”Qualquer um que viu as balsas para turistas com mais tripulantes do que turistas, entende o pq de a Grécia estar quebrada.””
    .
    Esta notícia idiota, tenta remeter a atual posição da Alemanha ao período histórico lamentável das décadas de 30/40; não passa de um JUS-EXPERNIAND de quem não quer pagar a conta; A Alemanha esta correta em exigir certas medidas assim como o Brasil tb esta para colocar dinheiro em países que flertaram e se apaixonaram pela VAGABUNDAGEM EXPLICITA promovido por teóricos do ócio, agora, VÃO TER QUE FAZER O QUE NÃO QUEREM E NÃO FIZERAM POR MUITOS ANOS: TRABALHAR.

  23. Em tempo, se a Grécia tivesse um mínimo de vergonha na cara, demonstraria sua vontade ao menos pedindo para sair do EURO.
    .
    Mas eles não querem deixar de fazer parte do EURO, querem apenas é NÃO PAGAR POR ISSO.

  24. Caro Wilton Cavalheiro

    Temo que não saiba o que está a falar, e temo que preste demasiada atenção a artigos neo-liberais escritos por americanos.
    Grécia, Irlanda, Potugal, todos são exemplos diferentes uns dos outros.

    O Estado Social português, ou grego, ou dos outros países do Sul é muito menos abrangente que os do Norte da Europa. Ninguém paga o estado social com o dinheiro da UE.

    O dinheiro da União Europeia entra através de programas específicos, alocados a vários Ministério e surpreenda-se, têm de ser aprovados pela própria União Europeia!

    Não seja ignorante, e não afirme que os portugueses ou gregos são vagabundos que não querem trabalhar.

    Aliás, se você mesmo quer afastar-se do ócio, consulte os números de horas trabalhadas por ano por portugueses e gregos nos estudos da OCDE, e verá que gregos e portugueses trabalham mais horas por ano que os “deuses-estoicos” alemães.

    Por outro lado, essa história de ir mandar trabalhar os outros cheira-me a complexo terceiro mundista, de quem foi mal visto durante muito tempo e agora sente que tem de recuperar o tempo perdido.
    Eu nunca acreditei nisso, mas parece-me que você sim.

  25. ***
    Afonso de Portugal
    *****
    Eu acredito que o português e o grego deve suar a camisa pra ter o pão-que-o-diabo-amassou todos os dias igual a qualquer outro povo. Só que agora vai ter de implorar ao diabo, UE, pelo pão pisado e amassado.
    Espero que não é claro.

  26. O Brasil hoje se assemelha muito a Portugal e a Grécia, a maior parte da população trabalha enquanto um parcela cada vez maior viaja na maionese, ou seja, É VAGABUNDA.
    .
    A diferença, o Brasil não faz parte da UE e em uma crise por aqui, não precisara ser posta contra a parede com a questão central de hoje para países como Portugal e Grécia, ou seja, SE SÃO TÃO COITADOS ASSIM, SE NÃO TEM CULPA DE NADA, SE OS ALEMÃES SÃO A RAZÃO DE TODO MAL, pq não pedem logo para sair da UE? Vão, ide, PEDE PARA SAIR, Ou os BRAVOS não querem perder o STATUS QUO??
    .
    Um grande abraço.
    .
    .
    .
    .
    Em tempo, trabalho desde que meu pai achou que eu já podia ajudar com o caminhão, de la para cá nunca deixei de trabalhar, se lhes digo que devem ir trabalhar, é pq será a riqueza do TRABALHO que vai tira-los desse buraco, e não pq alimento delírios de grandeza de que o Brasil possa recuperar um tempo que simplesmente não pode.

  27. em principio não ha nada de tão “pretencioso” nesta manifestação Alemã, não num primeiro momento, mas, sempre existe um “mas”, quem garante que num espaço de tempo as coisas continuem ruins, e que algum esperto resolva articular e ai sim, aproveitar a situação, isso sim é bem possivel, não é para agora mas daqui uns sete ou dez anos quem sabe…

  28. Dell72 a única preocupação alemã, é a mesma do Brasil que hoje para emprestar dinheiro ao FMI cobra que sejam estabelecidas regras e normas que garantam o retorno do dinheiro aplicado.
    .
    No fundo é tudo, MUITO SIMPLES:
    .
    Se a Grécia, Portugal, Espanha e Islândia estão TÃO PREOCUPADOS COM A “”OCUPAÇÃO”” ALEMÃ, PODEM SE VER LIVRES DESSAS OBRIGAÇÕES COM UMA SIMPLES MEDIDA, SAIAM DO EURO, VAMOS LA BRAVOS, CORAJOSOS, INJUSTIÇADOS, VIOLENTADOS E “”””I.N.O.C.E.N.T.E.S””””.
    .
    VAMOS, NÃO VEJO NEM MESMO UM ÚNICO PANZER EM VOSSAS FRONTEIRAS.

  29. Afonso

    “Continuo a espantar-me com a falta de educação de certos frequentadores deste site.

    Já não me espanto com a falta de controle/revisão de quem acaba por autorizar esses post´s insultuosos.”

    Conordo contigo Afonso, os posts colocados aqui, às vezes, parecem discussões de adolescentes num Blog qualquer do Orkut.

    Apesar de tantos avisos dos autores do blog!

Comentários não permitidos.