EUA recuam de pressão nuclear sobre Brasil

Washington desiste de cobrar explicitamente adoção de regime mais rigoroso de inspeção do programa pelo país
Mudança dos EUA já é notada pelo Itamaraty; visita de negociador americano em 2011 causou boa impressão
IGOR GIELOW

Depois de anos com uma atitude considerada agressiva e imperial pelo Brasil, os EUA desistiram de cobrar explicitamente a aceitação a um regime mais rigoroso de inspeção do programa nuclear.

“Respeitamos a decisão do Brasil de aderir aos Protocolos Adicionais na hora que considerar mais adequada”, afirmou à Folha Rose Gottemoeller, subsecretária interina para Controle de Armas e Segurança Internacional do Departamento de Estado.

Ela chega hoje a Brasília para uma rodada de conversas, acompanhada de Thomas Countryman, secretário-assistente para Segurança Internacional e Não Proliferação. O encontro é preparatório para a visita da presidente Dilma Rousseff a Washington no mês que vem.

A frase de Gottemoeller pode soar óbvia, mas traz mudança. Em visitas anteriores, funcionários dos EUA cobravam abertamente uma adesão brasileira aos protocolos.

Criados em 1997, eles são salvaguardas adicionais ao TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear, de 1970) que permitem enorme liberdade à AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) para fiscalizar as atividades atômicas de um país.

Na visão brasileira, são inaceitáveis, ainda que isso renda sempre um grau de desconfiança, mesmo que a Constituição vete a bomba.

Para o Brasil, segredos industriais como o funcionamento das centrífugas nacionais de enriquecimento de urânio em combustível nuclear seriam abertos.

O Brasil está numa posição rara de possuir uma grande reserva de urânio (a sexta do mundo) e a tecnologia para processar o minério em combustível. É um mercado bilionário, e a produção não está estabelecida no país.

Segundo a Folha apurou, a mudança já era sentida no Itamaraty. No fim de 2011, o negociador americano que obteve o recente acordo com a Coreia do Norte, Glyn Davies, esteve em Brasília para visita extraoficial que causou boa impressão.

Isso pode ser visto como uma decorrência da última revisão do TNP, de 2010, quando a adesão aos protocolos não ganhou o caráter de obrigatoriedade pretendido pelas potências nucleares.

Assim, ganhou força a posição brasileira de manter a independência de seus programa e, ainda assim, ser cortejado como “um exemplo de credibilidade”, como classificou Gottemoeller.

Ela, que negociou a retomada do desarmamento com a Rússia, trará na bagagem o que considera “resultados muito práticos” do processo.

É uma resposta à cobrança brasileira de que é hipocrisia exigir que os “sem-bomba” sejam vigiados enquanto os “com-bomba” mantêm seus arsenais enormes. E uma forma bem mais elegante de fazer lobby pela adesão aos protocolos.

Como as divergências são conhecidas, não é esperada uma grande novidade sobre o programa nuclear do Irã. O Brasil é contra uma ação militar para brecar as ambições de Teerã, e os EUA não a descartam por princípio.

Fonte: Folha de S.Paulo  via Exército Brasileiro
 

35 Comentários

  1. Os GENOCIDAS IANQUES SÃO RIDÍCULOS!!! “…quando a adesão aos protocolos não ganhou o caráter de obrigatoriedade pretendido pelas potências nucleares”, POTÊNCIAS ESTAS: EUA, RÚSSIA, CHINA, FRANÇA e INGLATERRA QUE QUEREM CONTINUAR com o CONTROLE do VALIOSO e COBIÇADO BANCO de URÂNIO. O interessante que dos países da GANG citados, só EUA e RÚSSIA tem grandes reservas de URÂNIO. CHINA, FRANÇA e INGLATERRA NÃO querem nos dar o FILÉ, só o OSSO.

    Qual retomada de DESARMAMENTO entre os IANQUES GENOCIDAS com a Rússia????? O novo ESCUDO ANTI-MISSEIS EUROPEU?????

    Mas, e o “COM-BOMBA”, o ESTADO TERRORISTA de ISRAEL, quando será VISTORIADO?????????

    TNP: EUA, RÚSSIA, CHINA, FRANÇA, INGLATERRA, PAQUISTÃO, ÍNDIA e ISRAEL NÃO ASSINARAM a ADESÃO ao TNP e COBRAM que o MUNDO os acatem… NÃO é ENGRAÇADO???
    E a CORÉIA do NORTE SAIU do TNP… E o tal PROTOCOLO ADCIONAL do TNP é uma ABERRAÇÃO e, tamb´m tem algo peculiar: 98% dos países que ASSINARAM o P.A. NÃO possuem Reserva de URÂNIO(e o BraSil tem) e NÃO tem tecnologia do Ciclo Completo do Beneficiamento do URÂNIO(e o BraSil tem esta tecnologia).
    E diferente de TODOS, o IRÃ ASSINOU o MALDITO TNP. A culpa disso TUDO foi a NÃO PUNIÇÃO dos RESPONSÁVEIS pelo HOLOCAUSTO ATÔMICO de Hiroshima e Nagasaki!!!

  2. É mais uma parte do eterno morde assopra.

    Os EUA não são confiáveis, se a Dilma e o MD cair nessa esparrela de parceria, que o Brasil tem que se armar (de acordo com os ditames deles), a venda dos ST canceladas e que o ST entra em nova licitação, a quebra de confiança já foi feita agora é o governo Brasileiro se defender da guerra monetária e investir em defesa para ontem.

  3. isso é um bom sinal ?
    .
    poderemos fazer nossas bombas nucleares ?
    .
    falta muita tecnologia para fazermos uma ?
    .
    A constituição proíbe que seja feita uma bomba nuclear. em seu artigo 6° caput há a definição de DIREITOS SOCIAIS. “são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência social aos desamparados, na forma desta constituição”.
    .
    olha essa então art. 7° paragrafo iv: ” o salario minimo, fixado em lei, nacionalmente unificado capaz de atender sua necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajuste periódico que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim”.
    .
    Ambos os artigos foram retirados da nossa CONSTITUIÇÃO FEDERAL. capitulo “DOS DIREITOS SOCIAIS”. apenas dois artigos para citar, (sugiro que todos leiam um pouco a constituição, ai viceis iram QUERER MATAR OS POLÍTICOS)
    .
    enfim nossa constituição não passa de papel escrito, e tem pouca validade, logo porque não fazer uma bobinha dessa para nós

  4. Os EUA tem que exigir que a gente não desenvolva arma nuclear mesmo, porque afinal de contas eles não têm né?
    .
    Ah não, peraí, eles tem mais do que O TRIPLO da quantidade de armas nucleares do que o segundo país que as possui… E CONTINUAM DESENVOLVENDO novas armas porque não assinaram o tratado!!!
    .
    Ah mas eles são os “guardiões da verdade, da paz e da justiça” né?
    .
    Ai ai, vamos rezar para eles nunca virarem o canhão para o lado de cá…
    .
    Acho que o pensamento mais relevante nessa conversa toda é: para os EUA, “pimenta no * dos outros é refresco”

  5. O problema era o seguinte…além de não deixar o Brasil construir a bomba(oficialmente)…isso eles conseguiram com governos entreguistas…eles ainda queriam “inspecionar” nossas centrífugas..porque eles sabem que são mais produtivas, a nossa técnologia é melhor…aí já estavam passando dos limites…agora só porque eles por enquanto não irão nos perturbar, não indica que eles deixem de ser FDP.

  6. O mesmo velho canto de sereia para enganar trouxa. Os vendilhões : fernando collor e FHC enterraram o programa nuclear brasileiro, assinaram o TNP , e o Brasil hoje se encontra de joelhos. Tem idiotas que acham que alguns aviões, navios, e submarinos diesel-elétricos garantirão nossa soberania sobre as Amazônias Verde e Azul frente uma coalizão eua-otan. Não garantirão, não ! Sem as bombas atômicas vamos ter que aceitar uma soberania compartilhada sôbre nossas Amazônias Verde e Azul. Povo sem coragem é povo dominado ! Quem viver verá !

  7. Estao cada vez mais acuados com o crescente poder dos seus inimigos(que eles mesmo fazem questao decriar) e estao se cagando de medo do Brasil se virar contra eles, porque isso seria o seu fim.

  8. O BRASIL SEMPRE TEVE E TERÁ SUA INDEPENDENCIA EM RELAÇÃO A SUA ESTRUTURA E PROGRAMAS NUCLEARES, POIS ISSO FARÁ DO PAÍS MAIS RESPEITADOS, POIS ELES JÁ SABEM DO RELATORIO QUE SAIU A 20 ANOS QUE O BRASIL TEM A CAPACIDADE DE PRODUZIR PELO MENOS 65 OGIVAS DAS MAIS MODERNAS DO MUNDO … SEGUNDO A PROPRIA AGENCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA O BRASIL POSSUI AS MAIS MODERNAS CENTRIFUGAS DE ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO DO PLANETA E TUDO COM TECNOLOGIA PRÓPRIA, MAS COMO FAZ PARTE DO TRATADO DE NÃO PROLIFERAÇÃO DE ARMAS ATÔMICAS, AINDA MANTEM SEU PROGRAMA NUCLEAR COM FINS ENERGÉTICOS. SEGUNDO A RELATÓRIOS CLASSIFICADOS COMO CONFIDENCIAS, MAS QUE FORAM DESCOBERTOS E REPASSADOS AO MINISTRO DA DEFESA NA ÉPOCA DO PRIMEIRO MANDATO DO FHC, JÁ SE SABIA QUE O PAÍS JÁ TINHA TECNOLOGIA E MATERIAL SUFICIENTE PRA PRODUZIR A OGIVA SIMILAR DO MODELO AMERICANO W-87, POREM MAIS MODERNA E DE MAIOR POTENCIA !
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    Rick por favor, ao escrever desbloqueio o caps lock, escrita em maiúsculas além de dificultar a leitura configura-se como falta de educação entendido na net como gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  9. certo mesmo tava o eneas que morreu de cancer ,como ja diria o chaves da venezuela estao envenenando nossos lideres deixando só os chapeus atolados como esse serra cara de morto ,estao abaixando o tom ,mentira estao querendo nos enganar passar de amiguinho para poder ,cuidar da asia e oriente medio primeiro depois eles vem de novo para a america latina .O brasil tem que se posicionar do lado dos russos logo, parar de fingir que esta em cima do muro ,pois os gringos sabem que a america latina tirando a colombia em guerra civil todos sao socialistas .Os gringos nao tem moral de lutar com todos ao mesmo tempo então conquista a amizade temporaria para destruir os que estao se levantando, depois eles vem para os que acharam que era amiguinho do titiu sam .

  10. O truque é mais que óbvio… O Brasil resistia às pressões sobre o programa iraniano por saber que seria a bola da vez tão logo o Irã caísse, pois era cobrado e pressionado como qualquer um. Os americanos perceberam que a atitude deles nos tornavam um aliado de peso e credibilidade do Irã. Com esse movimento eles esperam tirar do Irã este aliado. Já não há mais risco(será? afinal de contas a volubilidade americana é lendária), logo, por quê continuar ao lado do Irã contra os ocidentais? []´s

  11. TAI A DEIXA… os tempos são outros… se não fizermos a tal “mudança constitucional” para podermos usar energia nuclear como arma, com o tempo as janelas de oportunidade se fecharão… quem não sabe que arma nuclear hoje é taticamente absoleta?… mas é melhor te-la que não… é a hora de oficializarmos a nossa BN e partirmos para um programa oficial de lançadores estrategicos… o resto é bla bla bla… cadê o governo que se considera o bambambam do “nunca antes na historia desse pais”?… ta na hora de mostrar a que veio… provem que não são ENTREGUISTAS e mudem a constituição para que possamos nos defender… a base politica atual é toda governista… não haveria dificuldade alguma para aprovar a mudança… vamos… MOSTREM que são realmente brasileiros…

  12. A tecnologia para produzir a bomba ja é mais do que dominada por nossas forças, principalmente pela marinha….
    oque acontece que o nosso “sistema de entrega” está sendo sabotado por décadas…
    o “sistema de entrega” compreende todo o programa espacial e o desenvolvimento de mísseis….
    .
    O “sistema de entrega” em si é mil vezes mais importante que o plutonio ou uranio altamente enriquecidos e a tecnologia de os fazer detonar…
    Porque não os temos até hoje? talvez algum daqueles nossos cientistas que morreram em alcantara pode nos responder como aquela instalação ultra segura pôde ser vítima de sabotagem….

  13. Que eu saiba o Brasil não é exportador do produto final do uranio ou seja, combustível. Então pra onde está indo esse produto acabado gerado por essas ultra centrifugas de ultima geração? Como sabemos, essas centrifugas estão rodando a anos. Será que estão estocando combustível para vários SUBs e PAs nucleares? Então se não houvesse o TNP, poderiamos fazer nukes quando bem quisermos? E porque tanta pressão em cima do Iran, e com o Brasil não? Talvez porque Iran já tem lançadores e o Brasil não. Sendo assim é bom as FAs determinarem um perímetro no Maranhão e fecharem todo o Município de Alcântara e cobrirem toda a extensão marítima nos próximos lançamentos, ou…

  14. Não se iludam com nada deles para nós apenas visam engambelar-nos e nos fisgarmos na visita de Dilma.Eles ja elegeram o Brasil como a fonte de salvação de economia deles.Vai la Dilminha e busque com eles fazer como tentou o Collor de que fosse aprovado na ONU ferramenta de condenação e intervenção para que um governo eleito por voto popular não pudesse jamais ser retirado do poder a força e aproveite e ofereça a xana a eles e peça seguro de tonho porque infeslizmente tua batata ja foi pro banho-maria.

  15. Pé DE CÃO… falou certinho. Porque ISRAEL e EUA não assinam o TNP ????
    … Nós brasuca vamos aceitar isso eternamente?
    Tô começando achar que o veneninho ta correndo nos líderes contrários ao tio SAN: Fidel, Chaves, kichner, Lula,…
    Porque o Sarney (traidor) não pega nada???
    Na Brasilândia os seus políticos são capazes de entregar a BN durante a eleição como os bolivianos fizeram com seus mísseis.

  16. Blue Eyes, meu caro, também acho que precisamos promover uma alteração profunda (com um bom “enxugamento”) da nossa constituição… E por consequência, de todo ordenamento jurídico que se torne inconstitucional… Mas não só para podermos, quando acharmos necessário, produzir quaisquer meios bélicos para defesa da nossa pátria, como também, permita à nós(povo brasileiro) utilizar, à qualquer tempo, de “mecanismos” hábeis e eficazes para nos defendermos dos inimigos “domésticos” do país… Os ditos lesa-pátria e/ou tiranos por vocação que, por alguma “obra do destino”, se apossem e tentem utilizar a “máquina estatal” de forma a pôr em risco a ordem social ou a segurança da nação… Enfim, criar dispositivos legais para devolver, de fato e de direito, o pleno controle dos aparatos de estado diretamente ao povo, sempre que se fizer necessário.

  17. AHhhh… E só complementando o meu comentário anterior:

    … E após a profunda revisão da nossa Constituição com plena participação popular, todo, e, qualquer ajuste e/ou alteração na mesma só poderia ser feito sob plebiscito para evitar que nossos “excelentíssimos” legisladores pudessem desvirtuar seu conteúdo nas “caladas das noites”…

  18. o pior não e um governo estrangeiro nos pedir explicações unilaterais, sobre o que fazemos com nossas reservas, quaisquer que sejam, o pior mesmo e nossos governos darem tais explicações a quem quer que seja !!!

  19. EUA não querem que o Brasil se aproxime da China e da Rússia, por isso desejam se aproximar. Eles sabem se estamos fabricando ou não armas nucleares,pois devem ter muitos espiões aqui dentro, principalmente do Mossad.

  20. “Para o Brasil, segredos industriais como o funcionamento das centrífugas nacionais de enriquecimento de urânio em combustível nuclear seriam abertos.”
    ——–
    Analisando esse parágrafo a gente observa que no momento o Brasil está fazendo um enorme esforço em busca de tecnologias diversas, estamos inclusive pagando caro por isso, sejam submarinos, helicopteros, satélites, FX-2, etc, portanto não somos obrigados a abrir as portas para nenhum estrangeiro observar nossos equipamentos, mesmo que paguem por isso.
    Se você analisar a História da Humanidade, chegaremos a conclusão simples que os EUA não podem cobrar do Brasil- termos bomba ou não- observe que especificamente na Segunda Guerra Mundial , Hiroshima e Nagasaki forma torradas do mapa junto com suas mulheres grávidas, crianças e idosos , todos sem direito de defesa.
    Mas você poderia me dizer que esses ataques foram táticos ou mesmo em represália ao ataque surpresa de Pear Harbor; ora Pearl Harbor era uma base militar, não se justificando uma possivel reciprocidade.
    Sabe(?), é a fórmula da pimenta em ação.

  21. Dandolo disse:
    06/03/2012 às 05:01

    po DANDOLO tava sumidão ?? não pode pó , o blog não e o mesmo sem você, saudações aliado !!!

  22. Não há a necessidade de alterar a constituição uma vez que já enriquecemos urânio desde 1981, oficialmente desde 1987 e urânio a 20% desde 1989, ou seja, são praticamente 30 anos que estamos nesta atividade, o que faz crer que temos grandes quantidades de urãnio enriquecido guardado e pronto para ser usado em um artefato nuclear, que o Brasil tb já sabe fazer . É importante saber que a constituição pode ser temporariamente suspensa em caso de guerra, portanto, qualquer movimentação com o intuito de atacar o Brasil demanda uma logistica de meses ou até mesmo anos, vide o tempo decorrido para se atacar o Irã, então é mais que suficiente para tomarmos as medidas defensivas pertinentes neste aspecto. Concordo que hoje é mais importante desenvolvermos os meios de entregar nossas nukes, ai está o nosso calcanhar de aquiles.

  23. Já que a sra.presidente vai viajar e se encontrar com o osama obama lá na terra deles,cuidado presidente com o q lhe for dado para comer cuidado com o polônio,isto mata e mata rápido,não aceite o que eles lhe derem para comer é preferível atravessar e ir no mcdonald comer qualquer coisa,nmão sei porque mas isto me tem vindo muito a cabeça.É assim q eles se livram dos adversários,estou falando sério.Brasil com S acima de tudo.

  24. Tbm acho que as bombas atomicas deviam ser extintas da face da terra,más enquanto isso não acontece o Brasil devia mostrar que sabe fazer e que tem como entrega-la,pra isso investir mais nessa tecnologia, mesmo sem a pretenção de usa-la,vc tem e eu não tenho más se vc me ameaçar monto a minha em dois tempos,tipo assim!

  25. Até agora não houve guerra entre paises detentores de armas nucleares, considero isso um bom modo de se ter paz e segurança.

  26. “profunda revisão da nossa Constituição com plena participação popular”: Deus me livre… Da forma que a grande massa brasileira é consciente, é perigoso colocarem na constituição que nós pertencemos aos loirinhos bonitinhos do hemisfério norte e que é direito de todos fazer a “dança da boquinha da garrafa” e pular carnaval pelo menos 10 vezes ao ano…
    .
    De boa, o “povão” brasileiro é sem noção nenhuma…

  27. Meu caro Aldo, democracia de verdade se faz com plena participação popular, senão não é democracia… 1 cidadão, 1 voto… Lembro a todos que a nossa Constituição, bem como todos os demais regimentos institucionais do estado, foram redigidos por uma pequena parte da “elite” brasileira… E deu no que vemos atualmente… Ter formação cultural não significa agir de boa fé… E posso garantir a todos que entre os desafortunados e “incultos” existem muitos cidadãos-de-bem experientes… E basta que seja dada a oportunidade de conhecer o significaddo das leis a serem votadas, que eles saberão opinar de forma plausível… Enfim, NUMA VERDADEIRA DEMOCRACIA, O POVO, EM SUA INTEGRALIDADE, TEM QUE TER O DIREITO DE DECIDIR O SEU DESTINO, PARA QUE UM GOVERNO SE TORNE LEGÍTIMO E PLENAMENTE REPRESENTATIVO… O RESTO É “CONVERSA PRA BOI DORMIR”.

  28. Outra história para enganar trouxa, é : basta o Brasil mostrar que sabe fazer bomba atômica. Não precisa fazer, pois na hora que houver necessidade, faz !!! Para os ingênuos que acreditam nisso eu faço a seguinte comparação. Imaginem que um cidadão tem uma fábrica de revólver, mas não fabrica revólver. Aí , um vizinho dele tem um revólver municiado na cinta e não gosta dele. Este cidadão que tem uma fábrica de revólver, percebe que o vizinho armado, vem para cima dele. Aí êle cai na real, vê que de nada adianta ter fábrica de revólver, pois não têm tempo para fabricar um revólver e defender sua vida. O mesmo vale para o Brasil que diz que sabe fazer armas nucleares e não faz!!! Quando precisar delas não terá tempo de fazê-las.

  29. Quem dera dessem condições a nosso povo de se desenvolver assim… Porque vou te falar o que penso: acho que o povo brasileiro pode chegar muito longe, e superar todos os outros…
    .
    Infelizmente, por N motivos, nossa realidade é bem outra… E a “elite” ainda consegue, com facilidade, deixar o povo bem “sem noção”…
    .
    Infelizmente a nossa realidade atual é por ai… Espero que no futuro mude, mas não acredito que isso se dê em breve…

  30. estamos precisando de outro eneas ,e outra quando o buch veio aqui em sao paulo ele trouxe até aqua ,isso significa que quem faz nao confia e tem o pé bem atraz em aqua comida e etc e tal ,envenenar as pessoas é usado desde a antiguidade e costuma dar certo ,os estados unidos jogam veneno nas plantas coca e maconha mas na verdade nao é para matar a planta e sim para envenenar quem usa ,por isso eles estão la na colombia para as envenenadas nao irem para seu pais e sim para paises latinos.é só mais um exemplo que se a bomba atomica hoje varios paises ja tem meios para produzir, envenenar tambem já é de conhecimento dessas mesmas naçoes.

Comentários não permitidos.