Estados-Maiores definirão programas comuns das Forças Armadas

Na próxima segunda-feira, 5, o Comitê dos Chefes de Estados-Maiores das Forças Armadas, se reunirão para definir os programas comuns para a Aeronáutica, Exército e Marinha. Os militares trabalham para implementar o Plano de Articulação das Forças Singulares.

De acordo com o ministério da Defesa, pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, o comitê tem o objetivo de incrementar a interoperabilidade, ou seja, a integração entre Marinha, Exército e Aeronáutica, e é coordenado pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos de Nardi.

No encontro serão abordados a situação do satélite geoestacionário de comunicações, a Comissão Militar de Logística (Comlog), a conjuntura dos grupos de trabalho referente aos programas e projetos comuns, os recursos orçamentários e os planos de trabalho de atualização dos manuais do EMCFA.

A primeira reunião de coordenação do comitê foi realizada em 2010 quando se discutiu a importância da união e do alinhamento das Forças para o cumprimento das determinações fixadas pela Estratégia Nacional de Defesa (END).

Pelas regras da Nova Defesa, cabe ao general De Nardi, como chefe do EMCFA, a responsabilidade pelo emprego das três Forças. Os comandantes são encarregados do seu adestramento.

Também é atribuição do chefe do EMCFA a condução das atividades de estado-maior da Defesa; da Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (Selom); e da Secretaria de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais (SPEAI).

Fonte: Inforeal

6 Comentários

  1. Gostei, vão comprar + e gastar menos e equipar melhor as n FAS…Qtos Subs, S-400 e caças vão ser comprados ?! Hoje ou no mês de Marte?!?!Q Marte seja louvado.Sds.

  2. Ta dominado. Na próxima reunião vão decidir quando será realizada a próxima reunião, onde decidirão a pauta da próxima reunião onde será decido em que dia será a reunião para discutir a pauta e após será determinado o dia da próxima reunião para realizar-se a conclusão para os debates finais e também quando se decidirá a tão importante conclusão e definição dos assuntos estratégicos com interação e condução das atividades do estado-maior da Defesa. LINDO E CONCLUINDO, Carlos Argus: tudo conforme as resoluções da PFPAB – Prosopopéia Flácida Para Acalentar Bovinos ou mais mundialmente conhecida, CFPBD – Conversa Fiada Para Boi Dormir.
    De que adianta… se chega na hora os políticos (“chefes”) sentam em cima dos pedidos?

  3. VaiQueDá disse:
    05/03/2012 às 23:05Ta dominado. Na próxima reunião vão decidir quando será realizada a próxima reunião, onde decidirão a pauta da próxima reunião onde será decido em que dia será a reunião para discutir a pauta e após será determinado o dia da próxima reunião


    kkkkkkkkkkk, perfeito, não vão decidir nada, não vão comprar nada, pelo simpres motivo, de não serem eles que assinam o cheque, infelismente !!!

  4. Temos que mudar a mentalidade dos nossos militares,se não o pensamento vai ser sempre de infantaria, cavalaria e artilharia, e não de T&D (Tecnologia e Desenvolvimento).
    Temos que desenvolver as estratégias da Guerra do Futuro.
    Os militares da reserva que foram aproveitados na ativa, são os amigos, amigos dos amigos,fidalgos (filhos de algo), bajuladores e apadrinhados políticos.
    Eu, que tenho mil projetos tecnológicos em mente, estou fora do sistema militar brasileiro.
    Não estou vendo futuro para a nossa força, em termos tecnológicos.
    Não temos pessoas criativas e intuitivas dentro das nossas FFAA.

  5. O melhor é os estrategistas brasileiros irem estudar nas escolas chinesas, russas, estadunidenses e indianas pois o que falta a eles é ter algo meramente didatio sobre o assunto, o regime militar sufocou ao máximo a educação mesmo então como eles podem ter aprendido algo.

Comentários não permitidos.