Boeing e a Elbit Systems of America assinaram MOU para o desenvolvimento de aviônicos avançados no Brasil


A Boeing selecionou a Elbit para prover o sistema Large Display Area (tela única de visualização que fornece todos os dados de vôo, missão e sistemas da aeronave), o qual fará parte do Sistema de Cockpit Avançado a ser oferecido nos aviões de caça da Boeing, incluindo o F/A-18E/F Super Hornet e a família de caças F-15, incluindo o Silent Eagle. Como fornecedor-chave da Boeing para os programas de aviões de combate, a Elbit se comprometeu a investir no desenvolvimento de aviônicos avançados em sua subsidiária no Brasil, a AEL Sistemas S.A., de Porto Alegre.


“A Boeing e seus fornecedores-parceiros estão comprometidos em trazer tecnologias-chave para o Brasil,” disse o Presidente da Boeing Military Aircraft, Chris Chadwick. “Através dos projetos identificados para a AEL Sistemas, Boeing e Elbit apoiarão o objetivo do Brasil de desenvolver capacidades aeroespaciais para a indústria local para a sustentabilidade da sua frota de aviões militares atuais e futuras. “Ao mesmo tempo, estamos focados na construção de oportunidades duradouras para a indústria brasileira, no desenvolvimento e na produção de tecnologias-chave, enquanto a Boeing continua a atualizar a sua família de caças táticos para atender as novas necessidades de nossos clientes em todo o mundo.”


O Memorando de Entendimento delineia opotunidades para a AEL Sistemas S.A. participar da concepção, desenvolvimento, produção e suporte do software e hardware do Large Area Display. Os conhecimentos e capacidades adquiridos com este trabalho também apoiarão os esforços da Elbit e AEL Sistemas S.A. para estabelecer um Centro de Tecnologia de Aviônica Avançada no Brasil, que irá posicionar a AEL Sistemas S.A. a expandir seu mercado de aviônica avançada para outras aeronaves, bem como helicópteros.


As atividades propostas para a AEL Sistemas S.A. fazem parte da oferta de participação industrial da Boeing no programa F-X2.


O Large Area Display da Elbit (uma tela de 27,9 x 48,2 cm) é a peça central do Sistema de Cockpit Avançado da Boeing, um programa de atualização para as aeronaves F/A-18 e F-15. O Sistema de Cockpit Avançado irá melhorar a forma como o piloto interage com a aeronave e permitirá crescimento para geração visual, melhorará a consciencia situacional e o aumento da eficácia da aeronave (Foto:Elbit Systems).

Fonte: Segurança & Defesa

24 Comentários

  1. ESQUEÇAM… O esquema dessas duas é anular o crescimento aqui dentro. Eles se juntaram para abocanhar o dinheiro que será investido no desenvolvimento de nossa tecnologia e abafar a capacidade do Brasil ter soberania tecnológica ou outra empresa nacional se tornar capaz, ou seja, sempre beber na mão dos gringos (EUA e ISRAEL).

  2. osório disse:
    05/03/2012 às 22:15

    deveríamos fazer igual aos chineses, ele entram em nosso país trazem sua tecnologia, e copiamos é muito simples.
    .
    ..
    .esta e boa ideiao osorio

  3. E voces acham que não podemos desenvolvermos similar ou ate melhor pois grande parte dos eletronicos são disponibilizados no mercado e a maioria das nações não os fabricam.Se eles pensam que isso ai faz alguma diferença no FX rsrs rsrs é ainda pensar que nos mostrando espelhos nos encantaremos com nossas proprias imagens e faremos seus jogos rsrs rsrs SAMBARILOVE BOEING rsrs rsrs Vai catar coquinho na Florida.

  4. É só mais uma forma de fazer esquecer a mancada.
    .
    Assim como as ultimas noticias. Eles já deram a mordida no LAS agora é hora de assoprar e por mel na boca.
    .
    Uma coisa é certa se o brasil quiser crescer militarmente é através de seu investimento em educação e tecnologia.
    .
    .
    Um exemplo de como os EUA agem até com os seus aliados mais próximos, foi quando a Turquia e o Paquistão descobriram dentro dos componentes eletronicos de seus F16 módulos de localização GPS. Porque será?

  5. VaiQueDá, concordo!

    Resumindo é um monitor LCD e um programa PONTO.
    Tenho certeza que nossas empresas/universidades tem muito mais a oferecer e por um preço muito menor e com ganhos a longo prazo.

  6. Esa technological ta mais pra espelho em troca de Ouro
    do que o tecnologia total . coisas que eles(Yankes nunca vao dar)

    bye bye SUPER DINO F 18

  7. O Brasil não fabrica telas de LCD….ainda.
    Não produzimos processadores…..ainda.
    Não produzimos ligas de materiais chaves para o setor aero-espacial….ainda.
    Não produzimos turbinas de avião….ainda.
    Não temos faculdades disseminando o conhecimento adquirido com essas tecnologias…..ainda.

  8. Para um país em que investir em tecnologia parece palavrão, qualquer coisa que vier de fora e nos trazer conhecimentos será bem vindo.

  9. Eu também não acredito em MICKEY MOUSE…isso é historia para boi dormir…o que precisamos é que o governo desonere as empresas brasileiras…pra quê tantas sobre taxas e impostos em cascata impossibilitando as empresas á fazerem investimentos e pagarem melhor seus trabalhadores…não sobra dinheiro pois vai tudo pro ESTADO e não tem retorno.

  10. O Brasil pode desenvolver tal tecnologia? Sim. Só gostaria de saber de alguns colegas que criticam a tecnologia americana a que custo e tempo para que façamos tudo sozinhos. Não que eu eu seja a favor do SH ( que também acho ser uma ótima aeronave, mas sou a favor do Gripen na FAB) mas tambem não da para despreza-los.
    Júnior, de onde você tirou que o Paquistão descobriu tais Componentes? Os F-16 paquistaneses tem sim sistemas de localização GPS, mas foram colocados com total consentimento de seu governo, já que essa foi uma das condições para a venda de aviões de tecnologia avançada como o Block 50/52. Além do mais não teriam como descobrir já que os sistemas eletrônicos da aeronave tem um “lacre” para evitar espionagem e só os técnicos americanos tem autorização de fazerem a manutenção. Quanto a Turquia não sei mas acho difícil pois os americanos se dispuseram em negociação, inclusive fornecer os Códigos-fonte dos F-16 para os turcos.

  11. Nada novo. Pegaram um monitor e botaram no cockpit. Isso fica muito bom pra voos longos, da pra jogar um partidinha de call of duty mw3 on line, ou no meu caso um futebolzinho no pes 2012 kkkkkk.

  12. Essa dos f16 chipados repercurtiu no mundo todo, não adianta falar o contrário, FATO, com relação a capacidade brasileira de fabricar essas telas, acho um certo exagero dizer que estamos tão defasados que não possamos fazê-los com tecnologia nacional, é só querer, talvez não tenhamos uma resolução igual , mas nada demais nessa tecnologia.

  13. over o importante não é o LCD, LCD e tudo que é eletrônico vem tudo da China ou Japão, o importante é o programa. Se comprarmos o programa americano ficaremos amarrados a eles. É como comprar Windows e descobrir mais tarde que só vai rodar o OFFICE original e se vc tentar craquear o sistema PARA.

  14. Um acordo entre Boeing dos EUA, e a ELBIT de Israel, e tá tudo resolvido para o Brasil???? E ainda tem bloguista que esta achando isso bom para o Brasil, não é a toa que os americanos nos acham com cara de otários. O que for bom para o tio Sam, é veneno para o Brasil, eles nunca vão ser parceiros do Brasil, mas apenas aproveitadores.

  15. Fico imaginando se a China pensasse como alguns brasileiros e seu antiamericanismo, na questão de empresas americanas abrirem fabricas no seu país.

  16. Então o Problema são os americanos????
    .
    .
    Ou então os russos???
    .
    .
    Os ingleses ou franceses ou alemães???
    .
    .
    Nação de advogados, administradores, sociologos, (nada contra os profissonais da área).
    .
    .
    Enquanto isso a merenda escolar é objeto da usura, ganância.
    .
    .
    Antes ainda cantava-se o hino nacional ou rezava-se o ” pai nosso ” hoje ensina-se que quem pode mais ” leva “.
    .
    .
    Culpa dos americanos, russos…..
    SDS

  17. Nós temos que ficar esperto com os americanos eles sempre vetaram nossa independencia tecnológica porque agora estam nos oferecendo tecnologias isto parece mais um cavalo de tróia. Dos 3 caças a melhor opçao é o rafale

  18. Carlos Augusto
    ”’Um acordo entre Boeing dos EUA, e a ELBIT de Israel”’ ….heheheheh … resumiu tudo.. falar mais o q ?? …

  19. Carlos, nem os EUA nem nenhum país nunca será “parceiro” do Brasil. Pelo menos do jeito que voce pensa. O que acontece é que todos temos interesses comuns, inclusive com os americanos e é com base nesses interesses que devemos montar “parcerias”. Bom Pra eles, bom Pra nos.

Comentários não permitidos.