Alta de apenas 0,7% no PIB já garantiria Brasil como 6ª economia do mundo

Alessandra Corrêa

Da BBC Brasil em Washington

Atualizado em  5 de março, 2012 – 16:44 (Brasília) 19:44 GMT

 Para analista, apreciação do real é um dos fatores para avanço do PIB

Um crescimento de apenas 0,7% em 2011 já seria suficiente para que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro ultrapassasse o da Grã-Bretanha, tornando o Brasil a sexta maior economia do mundo, segundo cálculos feitos a pedido da BBC Brasil pela consultoria IHS Global Insight, com sede nos EUA.

Os resultados oficiais relativos a 2011 só serão divulgados pelo IBGE nesta terça-feira, dia 6, mas a expectativa é de que a economia brasileira tenha avançado bem mais do que 0,7%.

O último relatório World Economic Outlook (Perspectivas da Economia Mundial), divulgado pelo FMI na última semana de janeiro, projeta crescimento de 2,9% para o Brasil em 2011.

O resultado, caso se confirme, é bem menor do que os 7,5% registrados em 2010 e também fica abaixo da média global, que foi de 3,8% em 2011.

No entanto, mesmo com esse crescimento mais fraco, o Brasil ainda supera a Grã-Bretanha.

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas a economia britânica avançou 0,8% em 2011.

Real e inflação

Segundo a IHS Global Insight, o fato de o PIB nominal do Brasil em dólar ultrapassar o da Grã-Bretanha se deve em grande parte à apreciação do real e à inflação brasileira, mais alta que a britânica.

“Não é a economia, mas sim a força do real e um pouco de inflação que tornam o Brasil maior que a Grã-Bretanha na comparação em dólar”, disse à BBC Brasil o economista Rafael Amiel, diretor de América Latina da IHS Global Insight.

No cálculo do PIB nominal feito pela IHS Global Insight, os valores nas moedas locais dos dois países foram convertidos para dólares com base em uma média da taxa de câmbio no ano inteiro.

“Você pode se perguntar se a apreciação do real reflete apenas fluxos de capital especulativos e maior receita de exportações por causa dos altos preços das commodities, ou se há ganhos reais de produtividade que colocam o Brasil em uma posição melhor que a da Grã-Bretanha”, diz Amiel.

“Na minha opinião, o Brasil ainda tem um longo caminho pela frente”, afirma.

Fonte: BBC Brasil

17 Comentários

  1. Agora é investir em Educação, Defesa, Saúde, Alta Tecnologia e na Eliminação dos corruptos em leis que atuariam como um pacto de governo e traria recursos para esses investimentos aí sim seremos um modelo de crescimento sustentável.

  2. Nao importa como, o importante e’ ser …Os EUA imprimem dinheiro a torto e a direita, a Alemanha tambem, a China manipula a moeda..entao acho que nao tem muito o que justificar..

  3. CONCORDO COM VC ( JHUNIOR ALMEIDA )
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    Rick por favor, ao escrever desbloqueio o caps lock, escrita em maiúsculas além de dificultar a leitura configura-se como falta de educação entendido na net como gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  4. Nosso PIB seria muito maior se não fossem estes corruptos de m. que f. nosso país…

    Eu daria um Golpe…. F.-se… Se eu tomasse o Poder… Falaria.. e isso e pronto:
    .
    – Redução dos Partidos …
    – Redução dos Políticos…
    – Investigação de todos os políticos suspeitos (se preso perpetua)
    – Investigação dos Políticos das Cidades que pedem auxilio em $$
    – Investigação dos Militares….
    .
    Realmente… colocar a ABIN em funcionamento… E assim…. Subiriamos uns 10% ao ano –‘

  5. Os Ingleses estão olhando para o lado errado.
    Ao invés de ficar olhando para cima torcendo para o Brasil cair, eles deveriam olhar para baixo, porque os Indianos não demora muito, irão pegar em seus pés.

  6. O que eu acho engraçado é que ninguem diz pata voces que 47% do PIB Brasileiro é IMPOSTOS e quaisquer numeros que mostrem as voces todos ficam euforicos rsrs rsrs

  7. Junior Almeida disse:05/03/2012 às 20:23 “Agora é investir em Educação, Defesa, Saúde, Alta Tecnologia e na Eliminação dos corruptos em leis que atuariam como um pacto de governo…”… se a IDEOLOGIA TOTALITARISTA MONOPOLISTA DO PODER deixar…

  8. Só para lembra… hoje a maquinista desbancou o Marco Aurelio Top Top… rsrsrsrsrsr… disse a imprensa mundial que quem da palpite em juros é só o BC… VAI PALPITEIRO… VAI… com a dilmona não tem perdão… precisou, fusila… rsrsrsrsrsrsrs… põe no paredão do tribunal revolucionario e prega fogo…

  9. O real é no momento a terceira moeda mais comercializada do mundo.Aos EUA interessa-lhes um real forte frente ao dolar por incrivel que pareça para que Brasileiros gastem suas economias la,para que nossos produtos fiquem mais caros e os importados mais baratos em nosso fantastico mercado de consumo interno.Temos cacife para competirmos em uma guerra cambial?Não.Nossas exportações resumem-se a produtos primarios.Não vemos nenhuma iniciativa do governo em CAPACITAçÃO DE BENEFICIAMENTO,ate nosso setor privado não se importa em desenvolver isso.O nosso momento na realidade é PERENE onde a que de impostos derruba o PIB por ser o mesmo composto de 47% carga tributaria e uma posivel crise em nosso mercado levaria o consumidor Brasileiro a economizar ao invez de consumir e tambem despencaria o nosso PIB com uma retração do consumo interno.Sem produzir e vender produtos acabados e com uma valorização do Real frente ao Dolar nossos produtos tornam-se inviaveis para exportações onde consumidores buscariam os mesmos em outras fontes.O momento economico Brasileiro é muito vulneravel e delicado pois nossa economia pode ser detonada externamente por manipulações no mercado economico mundial e não vemos nenhuma iniciativa interna na criação de formas de proteção a não ser a intervenção do governo no mercado cambial interno…MOSTRAM-NOS QUE O REI ESTA RICAMENTE VESTIDO MAS NA REALIDADE O REI ESTA NU…Continuaremos na berlinda enquanto formos porto seguro de aplicações e investimentos externos e seremos detonados quando não formos mais tão atrativos.Não esqueçamos que é mais facil para extrangeiros se estabelecerem no Brasil com beneficios inclusive não disponibilizados a Brasileiros.Essa é a forma de nos manterem ETERNA SOLICITA PUTINHA a fazer o jogo sem reclamar pois se a Putinha resmungar estamos nas mãos deles por nos fazermos de propria vontade DEPENDENTES e a Cachorra sem vergonha asssim é mantida e ainda iludida felizinha comemora graficos e numeros que não representam a realidade da situação.Na pontinha da quilha com a ponta da espada tocando o furingo e os tubarões se mordendo esperando o deleite.

  10. Li que nos EUA a denúncia de corruptos e sonegadores rende ao denunciante de 15% a 30% sobre o valor apurado pelo Tesouro com a denúncia, com isso existe até mesmo escritórios especializados de advogados para amparar seus clientes para fazerem boas denúncias e lucrarem o máximo com elas. Viu como funciona? Praticamente nem precisa de fiscal, o povo em si fiscaliza… enquanto isso na Brasilândia se alguém denuncia é processado, preso ou morto. Eta país do obsurdo, ainda bem, aqui é Brasil. Lá na Brasilândia o Suprema da Justiça diz que isso seria se intrometer do direito individual…

  11. Se as maiores economias do mundo afundarem, todo mundo afunda junto, torcer para isto é burrice. O que o brasil tem que fazer é o dever de casa. Um país com milhões de analfabetos e semi-analfabetos pode até ser rico, mas nunca será um grande país.

  12. Boa 1maluquinho…essa é toda a verdade…povo sem formação é uma tristeza sem fim…acreditam mesmo estarmos caminhando para o primeiro mundo…outra coisa intrigante é essa falseta chamada PIB..*&¨¨@%@#¨@#…PIB não presta pra %$@%#$%$ nenhuma…o que mede mesmo o desenvolvimento de uma nação é o PNB ( Produto Nacional Bruto )…
    Qual a diferença entre PIB e PNB?
    Um dos principais indicadores que demonstram a realidade econômica de um país ou região é o PIB (Produto Interno Bruto). Tal indicador nada mais é do que a mensuração de todos os bens e serviços, ou seja, de toda a riqueza produzida. Uma das maiores confusões em relação ao PIB é a diferença entre o mesmo e outro importante indicador econômico: o PNB (Produto Nacional Bruto).

    Embora o conceito de PIB seja preferido na maior parte do mundo, como no Brasil e Grã Bretanha, o PNB é utilizado especialmente em determinados países, como nos Estados Unidos, por exemplo.

    O PIB representa todas as riquezas produzidas dentro das fronteiras de uma região, independentemente do destino dessa renda. O conceito de PIB também descarta a entrada de verbas do exterior. O que é levado em consideração é simplesmente aquilo que é produzido dentro das fronteiras da região ou país.

    Já o PNB considera todos os valores que um país, por exemplo, recebe do exterior, além das riquezas que foram apropriadas por outras economias, ou seja, os valores que saem. É justamente essa a diferença: o PNB considera as rendas enviadas e recebidas do exterior, enquanto o PIB, não.

    Desta forma, em países em desenvolvimento, como o Brasil, o PNB normalmente é menor que o PIB, uma vez que as transnacionais enviam grande parte de seus lucros para seus países de origem. Da mesma forma, em países com muitas empresas de atuação global, como nos Estados Unidos, o PNB tende a ser maior, já que há uma grande absorção dos lucros gerados por suas empresas no exterior.

    O Brasil não exporta tecnologia e não importa retorno de tecnologia nacional…SOMOS UMA %$@%$!$@#$#

  13. Maluquinho foi na veia. Eu ficava doido toda as vezes que eram descontados 27% do meu ordenado (bônus + salário). Só a partir dai é que tive uma noção de quanto o governo tira do cidadão brasileiro. Um amigo meu pegou R$ 15000 de participação de lucros onde trabalha, mas teve um desconto de um pouco mais de R$ 4000 em impostos, ele ta colecionando recibos que possa usar pra restituir os impostos! Se o GF diminuir boa parte dos impostos do produto industrializado ou do trabalhador, como resultado teríamos maior poder de compra. Outra maneira seria eliminar o IPI, já que o PI (produtos industrializados) tem impostos sobre impostos.

  14. eu achava as notas de 50, e 100 pila antigas mais bonitas, alias 3 coisas raras de se ver, são : nota de 100,enterro de anão, e filho de p..chamado junior rsrsrs


    quanto a noticia, exelente, mas não basta so crecer, tem que repartir o bolo de forma justa, sem planos ufanistas,arquiteturas socialistas, nada destas besteiras, a melhor forma de se gerar riqueza e renda chama-se EDUCAÇÃO, investimento massiço em EDUCAÇÃO de qualidade, EDUCAÇÃO não e gasto, e sim investimento !!!

  15. onde se le “massiço” em educação, na verdade ‘maciço”, descupem as falhas pessoal, prometo me policiar mais para melhorar,rsrsrs, o blog mereçe !!!

  16. Kiko disse: 05/03/2012 às 23:53 e capa preta disse: 06/03/2012 às 07:48 … é isso mesmo… nada a acrescentar… SEM EDUCAÇÃO vamos ficar igual aos esquerdistas analfabetos funcionais… so serviremos para assinar o nome no recibo eleitoral e usar caixas eletronicos… FATO…

Comentários não permitidos.