A Reserva na Defesa Inarredável do Estado de Direito

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 04 de março de 2012.

A carreira militar não é uma atividade inespecífica e descartável, um simples emprego, uma ocupação, mas um ofício absorvente e exclusivista, que nos condiciona e auto-limita até o fim. Ela não nos exige as horas de trabalho da lei, mas todas as horas da vida, nos impondo também nossos destinos. A farda não é uma veste, que se despe com facilidade e até com indiferença, mas uma outra pele, que adere à própria alma, irreversivelmente para sempre.

(Gen Octávio Costa)

A crise provocada pela despreparada e vingativa Ministra dos Direitos Humanos e pelo incompetente Ministro da Defesa arrastou a Presidenta para um imbróglio sem fim exacerbando ânimos e provocando cisões na alma dos brasileiros. Se a moda pega, a censura prévia atingirá, em breve, os meios de comunicações e os cidadãos civis ou militares, independente de sua profissão, origem credo ou ideologia. A questão não é, como apregoam alguns, o conteúdo do Manifesto produzido pelo Clube Militar, mas a Liberdade de Expressão que está em jogo. Será que, daqui por diante, estas manifestações e críticas individuais ou coletivas, devem ser usadas apenas para enaltecer o governo?

–  Crise Entre as FFAA e o Poder Executivo Nota Oficial

Partido Federalista – Thomas Korontai (Presidente), Brasília – DF, 03.03.2012

Uma casa dividida contra si mesma não pode subsistir. (Abraham Lincoln)

O Partido Federalista, na defesa inarredável da Liberdade, da Democracia, do Estado de Direito e da Ordem Institucional, vem a público externar preocupação com os destinos da Nação Brasileira, a vista das crescentes instabilidades nas relações entre as Instituições de Estado e mais um dos constantes “pisoteios” na Constituição Federal e das Leis vigentes. (…)

2. A crise que se instalou entre as Forças Armadas e o Poder Executivo, por conta de declarações de alguns Ministros, sem nenhuma moderação por parte da Sra. Presidente da República, atual Comandante em Chefe das FFAA, pode se tornar em mais uma situação insustentável dentre as que pavimentaram a História da República. Ainda mais quando tais declarações visam ressuscitar tensões de décadas atrás, quando o País se viu refém, como objeto de disputa ideológica entre países livres, capitalistas e democráticos e outros que instituíram sangrentas ditaduras comunistas. Não é nada sábio reabrir feridas do passado. (…)

5. Uma dessas conquistas foi a Liberdade de Expressão, facultada pela Constituição em seu art. 5º. Os militares da Reserva são cidadãos do plano civil, com direito a votar e serem votados, e têm, pois, todo direito a opinar nos assuntos que dizem respeito à Pátria, à Ordem e à Moral das Instituições de Estado, até mesmo em face de seu próprio preparo cívico, comum a todos os militares na ativa, e puni-los, ainda mais inexistindo qualquer base legal, coloca, também, em risco todo e qualquer cidadão brasileiro que expresse qualquer opinião em relação a seus governantes.

6. Não há dúvida de que a precedência coloca em perigo toda a população, pois quem cala os militares na condição de civis, poderá se considerar autorizado para calar e dominar a sociedade e isso é inadmissível! O Partido Federalista une-se ao protesto dos cidadãos da Reserva das Forças Armadas, assim como a todos que defendem os valores de uma Sociedade livre, aberta e democrática. Espera-se da Sra. Presidente da República uma atitude de Estadista, cujo poder moderador intervenha imediatamente para restabelecer o bom senso, a Ordem, o respeito mútuo entre as Instituições de Estado e a Paz interna nacional.

–  Não mudei de idéia: que se cumpra a lei!

Fonte: Reinaldo Azevedo, Revista VEJA, 04.03.2012

Link: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/?gclid=CNna0Mb0w64CFQKf7QodIk-wXg

Manifesto já conta com 455 militares, 62 deles oficiais-generais.

Não mudei de idéia: que se cumpra a lei! Os com farda e os sem-farda!

Chega a ser vergonhosa a cobertura que boa parte da imprensa dispensa à desnecessária truculência com que a Presidente Dilma Rousseff e o Ministro Celso Amorim (Defesa) decidiram avançar contra os militares da reserva que assinaram um documento de protesto contra a censura a um Manifesto que havia sido redigido pelos Clubes Militares. Chamo a cobertura de “vergonhosa” por uma razão muito simples: há gente achando que o que está em julgamento é o direito de os militares darem um golpe! Isso é estúpido! (…)

O que vai aí é incontroverso. Qualquer punição aplicado pelos respectivos comandos será ilegal, como é ilegal a exigência de Dilma e Amorim. Falta de aviso não foi. Um episódio que poderia passar quase despercebido está virando uma bola de neve. Por quê? Porque Celso Amorim é aquele tipo de doutor que, ao perceber que um remédio piorou as condições do doente, manda dobrar a dose porque acredita que, com a convicção e o radicalismo, corrigirá um erro de diagnóstico.

Bem, meus caros, quando a dupla do barulho mandou punir os signatários do Manifesto, havia apenas 98 militares, 13 deles generais. Às 18h30 de ontem, o protesto já reunia 647 adesões. Ao todo, são 455 militares — 61 deles oficiais-generais —, 1 desembargador do TJ-RJ e 191 civis.

Atenção!

Não se trata de concordar com os dois textos ou de discordar de ambos. Não é isso o que está em debate. A questão é saber se a lei será ou não respeitada. Dilma e Amorim estão antecipando um clima ruim para a tal “Comissão da Verdade”. Ora, se um protesto de militares, feito no mais rigoroso cumprimento da legalidade, merece esse tratamento, quero ver o que virá depois, quando o proselitismo revanchista decidir que a Lei da Anistia e o STF não são de nada… (…)

PS – Gostaria de ver alguns coleguinhas a defender a tese de que, nesse caso em particular, a lei deve ser ignorada. Será um momento lindo do estado de direito! Coragem, valentes! Já há gente cantando as glórias até do infanticídio como a mais bela face do humanismo. Advogar que se jogue a lei no lixo é fichinha.

–  Cada Lado Que Segure os Seus Radicais

Fonte: Carlos Chagas, 04.03.2012

Link: http://www.claudiohumberto.com.br/artigos/carloschagas.php

No olho do furacão da tentativa de abertura promovida pelo então Presidente Ernesto Geisel, com agentes do próprio governo jogando bombas e queimando bancas de jornais e livrarias, enquanto a oposição denunciava torturas, o Chefe do Gabinete Civil, Golbery do Couto, chamou o secretário-geral do MDB, Thales Ramalho, fazendo um apelo: “Vocês seguram os seus radicais e nós seguramos os nossos”. Deu certo, apesar dos obstáculos e dificuldades que se projetaram no governo seguinte, do General João Figueiredo.

Por que se lembrar do episódio?

Porque a hora seria de aplicação da mesma receita, na tertúlia verificada entre militares e o governo em torno da Comissão da Verdade. Fora disso a temperatura subirá!

Depois do Manifesto dos presidentes dos três Clubes Militares contra duas Ministras do governo e de sua retirada do site por determinação de Dilma Rousseff, em seguida ao aparecimento de um novo Manifesto assinado por 96 oficiais, entre eles 13 generais, protestando e até agredindo as Ministras e a própria Presidente, surge novo capítulo explosivo: a entrevista do General (da reserva) Rocha Paiva ao Globo de ontem. Se ainda não foi, o militar está para ser punido por insubordinação, já que sugere a convocação da própria Dilma para explicar sua participação como integrante da VAR-Palmares no atentado a um quartel de São Paulo, quando foi assassinado o sentinela Mário Kosel.

Daí para diante, se não houver o refluxo dos radicais, virá o imponderável!

Não se imagine o confronto restrito aos militares da reserva. O mesmo sentimento é partilhado pelo pessoal da ativa, preservado da publicidade por conta dos regulamentos castrenses. Como estarão analisando a situação os Comandantes das três Forças, ainda que obrigados a advertir seus próprios camaradas? Suportarão até que ponto esse instável equilíbrio, mesmo até agora engolindo sapos em posição de sentido.

Algumas premissas devem ser lembradas. Houve tortura, barbaridades foram praticadas pelos agentes da lei, durante a ditadura militar? Sem dúvida, assim como do outro lado registraram-se assassinatos, sequestros, assaltos e justiçamentos. Só havia uma solução para o conflito: a anistia, afinal aprovada pelo Congresso, significando imenso sacrifício para as duas partes em choque, mas única em condições de promover a volta à democracia. Esquecer, ninguém esquece o passado, mas faz-se de conta, em prol do futuro.

Justa, mas perigosa, foi a criação da Comissão da Verdade, agora, pelo Legislativo. Sua finalidade é a identificação dos envolvidos nos montes de crimes perpetrados à sombra do poder público nos anos de chumbo. Do outro lado também, porque qualquer denunciado fundamentará sua defesa citando exemplos da ação adversária.

Agora, rever a Lei da Anistia e abrir processos de punição aos culpados de décadas atrás equivalerá a um suicídio nacional. Nessa hora é que os radicais de lá e de cá devem ser contidos. Desde o General que sugere a convocação da Presidente Dilma à Comissão da Verdade para explicar o atentado promovido pela organização clandestina a que pertencia, até o promotor da Justiça Militar, Octávio Bravo, que defende a suspensão da Anistia e a condenação dos implicados na tortura e no desaparecimento dos corpos de Rubem Paiva, Mário Alves, Stuart Angel Jones, Carlos Alberto Soares de Freitas e quantos mais? Continuando as coisas como vão, ninguém deve duvidar até da possibilidade de a situação passar da retórica a ações de outro tipo.

Por tudo, vale o conselho antigo: cada lado que segure os seus radicais

–  Comentário 125 – Esboça-se uma Crise Militar.

Fonte: Gelio Fregapani, 04.03.2012

A existência de um Ministério da Defesa, em si, é uma medida acertada, mas sua criação, por ordem do Consenso de Washington foi sempre uma fonte de risco institucional, porque os militares nunca aceitaram a autoridade de Ministro civil. Era o que se dizia…

Não é verdade que os militares recusem um comando civil; nunca se ouviu uma restrição ao Dr. Pandiá Calogeras. O problema são os ministros designados, claramente escolhidos para humilhar a força e destruir sua estrutura. Sob a presidência do FHC as Forças Armadas estiveram em seu pior momento; sem munição e sem comida. Nesta situação foi imposto um Ministro suspeito de ser ligado ao crime organizado. Foi como uma bofetada o sermos comandados por um político fracassado e de história controvertida, a gestão de Álvares foi a pior possível. Incompetente, contestado todo o tempo, caiu envolvido em corrupção.

Os sucessores em geral foram da mesma cepa podre. O Advogado, Geraldo Quintão foi outra escolha controvertida colocada para desmoralizar os militares Ficou no Ministério até o final do governo Fernando Henrique, mas ao custo de ser uma figura ignorada.

Lula nomeou José Viegas, um diplomata. Foi uma nomeação consentida, mas perdeu o apoio ao querer revolver o passado, ameaçando os que apenas tinham cumprido seu dever no Araguaia Desatendido pela tropa, pediu demissão. Foi substituído pelo Vice-Presidente, José Alencar, que conseguiu aplacar os ânimos. Quando Alencar pediu para sair, Lula escolheu para seu lugar o inútil Waldir Pires, que durou pouco no Ministério. Jamais foi assimilado quer por seu passado quer por sua inutilidade. Foi derrubado pela queda do Airbus A-320, da TAM. Assumiu, então, o arrogante Nelson Jobim, que recebido com desconfiança, aos poucos foi conseguindo alguma liderança, por adotar o ponto de vista dos militares. Continuou Ministro no início do governo Dilma e caiu por declarações políticas que irritaram a Presidente. Certamente uma jogada política.

Dilma nomeou o ex-chanceler Celso Amorim, também recebido com desconfiança. Na atual crise do Manifesto publicado pelos Clubes Militares, negociou uma solução branda, mas esta não é uma crise simples como parece. O Manifesto, retirado dos sites dos clubes já está subscrito por centenas de oficiais e praças e continua recebendo adesões.

Tudo isso aconteceu porque uma Ministra, Maria do Rosário, resolveu fazer uma exortação contra a letra da lei e contra a decisão do Supremo, mexendo com o “universo sagrado” da Instituição Militar – o cumprimento do dever. Terão, o Ministro e a Presidente, o bom senso de conduzir o assunto com sabedoria? (…)

Há no momento uma sucessão de eventos perigosos; as declarações da Ministra dos Direitos Humanos visa claramente a vingança, a humilhar as Forças Amadas. Será que ela não percebe que haveria reação? O que realmente ela quer? Uma crise institucional, no momento em que o mundo está em clima de pré guerra? Não basta o exemplo da Argentina, que destruiu suas Forças Armadas e agora fica a mercê de qualquer país ambicioso? (…)

Não se espezinha um Exército brioso, e um Exército sem brio não serve para nada, mas o brio, aceitando provocações de agentes maquiavélicos (ou de partidários inconsequentes como talvez seja o caso da Ministra) podem levar a decisões erradas e a atingir o que não se pretende. O brio e a bravura são essenciais a qualquer Exército. O soldado tem que ser bravo e brioso, e pode até ser inconsequente, mas o comandante tem que acertar. Não pode e não deve se lançar como um touro quando lhe acenam um pano vermelho. Tem que saber o que quer alcançar e a discernir qual o verdadeiro alvo, e o que possa ser apenas uma armadilha.

Bom também que a Presidente se dê conta que a Nação precisa de Forças Armadas ao contrário de Lula, que teve a desfaçatez de declarar que sempre embromou os milicos com sua disciplina, e quando lhes dava migalhas ainda ficavam agradecidos. Ainda por cima foi o criador da tal “Comissão da Verdade”.

Muitos de nós esperamos uma mudança com a Presidente Dilma. Evitemos estragar a esperança agindo intempestivamente.

Que Deus guarde a todos vocês

–  Livro

O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na AACV – Colégio Militar de Porto Alegre.

Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:

http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false.

Solicito publicação:

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);

Vice- Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E-mail: hiramrs@terra.com.br

Blog: http://www.desafiandooriomar.blogspot.com



A Reserva Não Bate em Retirada do Campo da Honra

Blog: http://www.desafiandooriomar.blogspot.com

EQUIVOCA-SE, EM SEGUNDO LUGAR, porque a linha central do Manifesto foi contra a ordem ilegal para a retirada de um texto de um site oficial de um Clube que não tem subordinação alguma ao Governo ou a qualquer Ministro ou Comandante de Força Armada. Não se reconhece qualquer tipo de autoridade ou legitimidade para fazê-lo (dar ordem naquele sentido).

–  Livro

O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na AACV – Colégio Militar de Porto Alegre.

Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:


Solicito publicação:

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);

Vice- Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E-mail: hiramrs@terra.com.br

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 05 de março de 2012.

Não cabe investigar as ações da resistência. Estavam no direito legítimo de lutar contra a ordem ilegítima e a opressão. A Comissão da Verdade serve para investigar os crimes de Estado. Aqueles cometidos pelo ente que deveria proteger os cidadãos e não persegui-los. (Paulo Abrão – Secretário Nacional de Justiça)

–  “Eles Que Venham. Por Aqui Não Passarão!”

Fonte: site www.averdadesufocada

Este é um alerta à Nação Brasileira, assinado por homens cuja existência foi marcada por servir à Pátria, tendo como guia o seu juramento de por ela, se preciso for, dar a própria vida. São homens que representam o Exército das gerações passadas e são os responsáveis pelos fundamentos em que se alicerça o Exército do presente.

Leia aqui o “Alerta a Nação” no link:

http://www.averdadesufocada.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6613&Itemid=95

Veja a lista completa:

http://www.averdadesufocada.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6635&Itemid=1

–  A Verdadeira Retirada

Fonte: Gen Bda Ref Cesar Augusto Nicodemus de Souza

EQUIVOCAM-SE duplamente militares da reserva na orquestração de uma campanha contra a Comissão da Verdade. PRIMEIRO, PORQUE, se cumprirem papel de ventríloquos de oficiais da ativa, estarão participando de um ato contra a hierarquia, pois atacam superiores, o Ministro da Defesa e a Presidente da República. E DEPOIS, ao investirem contra algo aprovado pelo Congresso, e de forma quase unânime, conspiram contra a Lei. Melhor bater em retirada. (Evandro Éboli, O Globo, 03.03.2012)

EQUIVOCA-SE triplamente o jornalista que redigiu esta “OPINIÃO”, ao tentar envenenar os militares da Reserva (e, agora muitos e muitos civis) com a população brasileira. Interessante que esta opinião surge somente da (má) interpretação que sua Redação fez de um texto que NUNCA DEU OPORTUNIDADE A SEUS LEITORES DE TOMAREM CONHECIMENTOin totum”. Como se os leitores de “O Globo” fossem um bando de iletrados, imaturos ou analfabetos funcionais que necessitassem ser tutelados.

EQUIVOCA-SE, PRIMEIRO, porque os militares jamais se voltam contra a Lei – pois que são dela garantidores. Não são eles que estão rasgando a Lei da Anistia, promulgada para dar paz à nação brasileira, livrando-a de ódios, como sempre foi a tradição brasileira e dos seguidores de Caxias – o maior Pacificador que este País já teve.

A nação brasileira não está minimamente interessada nesta campanha de ódio – só aqueles que foram derrotados pelos militares ao tentar impor a ditadura comunista no Brasil (vários são os ex-terroristas que já declararam isso abertamente, em livros e entrevistas). Curiosamente na mesma página 16, do mesmo número de “O Globo”, ao final da reportagem sobre a prioridade da Comissão da Verdade, a senhora Iara Xavier, “ex-perseguida política e da Coordenação do Comitê Pela Verdade, Memória e Justiça de Brasília”, teria dito (segundo transcreve o jornal) “que Dilma se isolou na escolha e não recebeu dirigentes de movimentos sociais” e que “Cobramos uma audiência com a presidente, mas não fomos atendidas. ESSE JÁ É UM TEMA QUE A SOCIEDADE BRASILEIRA NÃO TEM INTERESSE…

Realmente, só indivíduos mal informados, ou conduzidos por interesses não confessáveis, andam pautando certas redações.

http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false.

E DEPOIS, finalmente, porque , ao contrário de ordens que jornalistas do tipo “faz tudo” possam receber – e cumprir – em suas redações para recuar de posições, interromper reportagens, reverter campanhas ou simplesmente “esquecer o que foi dito até aqui”, o militar brasileiro, cumpridor de seu juramento de defender a Pátria, com o sacrifício da própria vida, se preciso for, não bate em retirada do campo da Honra.

34 Comentários

  1. Amigos, já escutei discurso sobre esta ‘comissão da verdade’ já expus a injustiça e falta de equilíbrio que pretendem, mas não adianta! Usam antórios.. ficam como que em transe!.. falando isto para o povo ignorante que realmente acredita no que a ‘novelinha’ diz e cabou. Aqui! _I_ ‘professor’ ‘militante’ falar besteira, continue pros outros! Comigo que sei algo do assunto não!… Passou 20.. 30 anos.. acreditando nesta ladainha.. é difícil numa palestra o ‘herói da democracia’ engolir tudo!…

  2. Os caras foram ganhar a mídia (fazendo papel de oposição) com um manifesto e ainda culpam o governo por tornar o assunto uma bola de neve?
    E ao invés de estancar a sangria, continuam a insistir em um debate que não deve ser feito desta forma.
    A anistia pode até garantir que ninguém seja punido, mas a investigação deve ser feita. Todos merecem saber o que realmente aconteceu.

  3. EU ACHO Q EU VOU VOMITAR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11
    .
    Não seii oq é mais seboso… se os militares antigos ou o Reinalodo Azevedo !!!
    .
    A comida esta embrulhando no Estomago !!!!!!
    .
    A verdade é q a Comissão da vcerdade esta provocando cala frios … estão morrendo de medo de descobrir oq fizeram!!! MUITO REPORTEZINHO QUE HOJE FALA DE DEMOCRACIA VAI SER DESMASCARADO E VAI FICAR QUEIMADO PRA SEMPRE !

  4. Senhores entrarei na AMAN em breve… Ano que vem lol.. Bom… espero que não seja tarde, mas… Espero um dia tomar o poder… E colocar como disse a ABIN para trabalhar… subiríamos nosso PIB o dobro que cresce a china Hoje… As coisas mudaram…. Tecnologia… Educação deve ser a base! Enfim… rezem por mim ^^

  5. Tem muitos brasileiros morrendo hoje por culpa do governo (federal, estadual e municipal). Pagamos impostos altissimos e estamos morrendo nas estradas, nos hospitais, por falta de segurança etc. São milhares de mortes, e não estou vendo ninguém preocupado com isso. Espero que daqui a 20 anos possamos entrar na justiça, punir os culpados e receber uma polpuda indenização.

  6. over disse:
    05/03/2012 às 23:10


    caro OVER, eu tambem sou a favor a que se elucide os fatos,a nação tem o direito de conhecer sua historia( toda ela, os dois lados) mas na hora certa, e por pessoas que tenham o distanciamento necessario para fazelo, e não uma comisão da ” verdade” que tenha em sua mesa o porco do genuino atuando entre outros, o que querem, e o que esta deixando nossos militares euriçados, e puro revanchismo unilateral mesmo, e quem começou esta crise foram as duas dondocas, ministras feministas de mend.., e não foi sem querer não, aquilo foi cobra mandada, o revanchismo e um FATTO, que passou pelos governos do PMDB, PSDB, ficou estagnado no governo lula, graças a sua visão conciliadora estadista ( quando tem que criticar eu critico, mas não deixo de reconhecer meritos) e voltou com tudo no governo desta guerrilheira revanchista mascarada, o sucateamento, e a misseria que vivem nossos quarteis estão ai para todos verem, a não ser que concordem que não precisemos de um exercito patriota soberano, mas sim de uma milicia ideologicamente aparelhada !!!

  7. no mais o reinaldo azevedo e so um surfista de onda raza, e a veja rsrsrs, e so um pasquim que usa a mascara da direita, mas de direita não tem nada, e so paga pela propaganda internacinalista !!!

  8. “A nação brasileira não está minimamente interessada nesta campanha de ódio – só aqueles que foram derrotados pelos militares ao tentar impor a ditadura comunista no Brasil (vários são os ex-terroristas que já declararam isso abertamente, em livros e entrevistas).”


    perfeito , so não ve quem não quer !!!

  9. Os golpistas que tentem. O povo já sabe quem sempre esteve ao seu lado e garatiu melhoras para sua vida. Um novo golpe só facilitaria, pois não haveria uma lei de anistia para proteger os novos golpistas, que sabemos, sempre foram os mesmos. A parte escravocata de nossa elite e seus capangas e jagunços, que na modernidade, na pele de maus militares, sujam a memória de nossas forças armadas.
    O militar não cumpre ou interpreta leis, cumpre ordens emanadas de seus superiores hierárquicos. Quem interpreta as leis e determina sua execução são as autoridades administrativas e judiciais.

  10. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    05/03/2012 às 21:21

    MINEIRINHO UAiiiiiiiiiiii NEWS!!!…GOSTEI
    .
    .BOAAAAAAAAAAAAAA

  11. A intervenção de Reinaldo Azevedo, que desmascara de forma contundente o revanchismo oficial das duas ministras destemperadas assim como a notória incompetência do Sr. Megalonanico como Ministro da Defesa(assim como o era quando foi chanceler), foi simplesmente perfeita, para o desespero dos esquerdopatas de plantão, cujo único intento é atacar os pilares da democracia e do Estado Democrático de Direito, seja com a comissão da minha verdade(ou da meia verdade), com os ataques à liberdade de imprensa e o desprezo às Leis.

  12. O Brasil de 64 era uma democracia, com poderes instituidos, executivo, legislativo e JUDICIÁRIO, se naquele momento líderes de esquerda queriam dar um golpe e instalar uma ditadura comunista, cabia ao governo intervir, na falta de vontade política deste, as forças armadas estariam legitimadas para tal atitude, no entanto, dentro da lei, respeitando o direito de defesa, procurando provas para legitimar suas ações. O que houve foi um absurdo, pessoas inocentes foram presas, torturadas e assassinadas, até hoje estão desaparecidas, mesmo os guerrilheiros teriam de ser julgados pelo judici´rio e pela sociedade, qualquer ato fora destas premissas é considerado crime contra humanidade e deve ser apurado. É engraçado como o discursos de alguns aqui são favoráveis a intervenção na Síria, pois um ditador está a massacrar seu povo que luta pela liberdade, pois quando o assunto é a ditadura de 64 eles mudam o viés e acham que foi legítimo o que aconteceu, dá-lhe Argentina e Chile que viveram o mesmo e já estão a punir seus ditadores, uma lição de cidania dos nossos vizinhos.

  13. O mundo está girando e as coisas estão indo para um caminho muuuito perigoso.
    Dentro de poucos meses deverá ocorrer uma intervenção externa na Síria e em seguida no Irã, tudo isso negociado com a China e com a Russia ( é claro ! ).
    Nesse teatro de crises financeiras e de conflitos mundiais, quem vai se preocupar se num pais Latrino americano aonde acontece uma intervenção das FAs para defender a legalidade e a constituição ???
    Existe no BR muitos melhantes travestidos de políticos que defenderam o Sr. Manuel Zelaya ( ex-pres de Honduras )e vão tentar fazer o mesmo aqui no BR.
    Eu reso todos os dias pedindo que eles tente, e parece que as minhas preces estão sendo houvidas !

    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  14. Na boa E.M.Pinto, os espaço é ultra-democrático mas esse nhem, nhem, nhem direitista de pijama já está causando tédio na leitura quase que diária que faço no PB. A não ser que você compartilhe dessas baboseiras reacionárias e arcáicas, tudo bem o site é seu, nem por isso vou deixar de frequentá-lo.

  15. Eu NUNCA tinha VISTO um TEXTO tão IMUNDO quanto esse!!!! A PRESIDENTA ELEITA, COMANDANTE CHEFE das FORÇAS ARMADAS, tem 80% de APROVAÇÃO POPULAR, é bom que os MILICOS de PIJAMA, CARPIDEIRAS de CASERNA, VIVANDEIRAS da DITADURA MILITAR, lembrem disso!!!! MAIS FORTES são os PODERES do POVO!!!!!
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    Caro Ronin, por favor ao escrever desbloqueio o caps lock, escrita em maiúsculas além de dificultar a leitura configura-se como falta de educação entendido na net como gritar.
    Sds

    E.M.Pinto

  16. Essa gentalha esquerdista é tão reacionaria e totalitarista que até nos post querem fazer enquadramento… CENSURA NUNCA MAIS!!!… é frei Beto, segura sua onda de REVANCHISTA… querem porque querem aplicar o REVISIONISMO barato dos vendilhões… quer dizer então que não se pode falar nada contra o partidão e seus asseclas que logo são taxados de “baboseiras reacionarias arcaicas”… moderno são os discursos do Marco Aurelio Top Top… rsrsrsrsrsr… faz-me rir… RIDICULO!!!… querem o que?… textos sobre “lei da palmada”, “legalização do aborto”, “emasculação moral dos homens brasileiros”, “eugenia multicultural”, ou seja, a agenda dos esquerdistas internacionalistas cooptados pelo capital internacional do partidão e damais siglas subsidiarias?… muito obrigado!!!… dispenso… esse povo que…
    **************************************************************************
    O Meu País

    Tô vendo tudo, tô vendo tudo

    Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo

    Um país que crianças elimina

    Que não ouve o clamor dos esquecidos

    Onde nunca os humildes são ouvidos

    E uma elite sem deus é quem domina

    Que permite um estupro em cada esquina

    E a certeza da dúvida infeliz

    Onde quem tem razão baixa a cerviz

    E massacram – se o negro e a mulher

    Pode ser o país de quem quiser

    Mas não é, com certeza, o meu país

    Um país onde as leis são descartáveis

    Por ausência de códigos corretos

    Com quarenta milhões de analfabetos

    E maior multidão de miseráveis

    Um país onde os homens confiáveis

    Não têm voz, não têm vez, nem diretriz

    Mas corruptos têm voz e vez e bis

    E o respaldo de estímulo incomum

    Pode ser o país de qualquer um

    Mas não é com certeza o meu país

    Um país que perdeu a identidade

    Sepultou o idioma português

    Aprendeu a falar pornofonês

    Aderindo à global vulgaridade

    Um país que não tem capacidade

    De saber o que pensa e o que diz

    Que não pode esconder a cicatriz

    De um povo de bem que vive mal

    Pode ser o país do carnaval

    Mas não é com certeza o meu país

    Um país que seus índios discrimina

    E as ciências e as artes não respeita

    Um país que ainda morre de maleita

    Por atraso geral da medicina

    Um país onde escola não ensina

    E hospital não dispõe de raio – x

    Onde a gente dos morros é feliz

    Se tem água de chuva e luz do sol

    Pode ser o país do futebol

    Mas não é com certeza o meu país

    Tô vendo tudo, tô vendo tudo

    Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo

    Um país que é doente e não se cura

    Quer ficar sempre no terceiro mundo

    Que do poço fatal chegou ao fundo

    Sem saber emergir da noite escura

    Um país que engoliu a compostura

    Atendendo a políticos sutis

    Que dividem o brasil em mil brasis

    Pra melhor assaltar de ponta a ponta

    Pode ser o país do faz-de-conta

    Mas não é com certeza o meu país

    Tô vendo tudo, tô vendo tudo

    Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo
    ******************************************************************************
    http://www.youtube.com/watch?v=4889xg2f2k8

  17. O melhor seria uma reconciliação nacional e o renascimento do culto ao patriotismo, a punição a corrupção principalmente na política, um projeto de pais nos moldes asiáticos e…
    Ao invés de revanchismo doente.

    -Engraçado é que as guerrilhas de esquerda fazem propaganda que queriam implantar uma democracia comunista. Só rindo mesmo.

  18. Esse filhote de hitler que é esse coronel e o Reinaldinho, o cabeça de ovo, fazem uma boa dupla, podiam formar uma dupla sertaneja alegre, eles se endentem e assim viveriam felizes, não tem crise nenhuma, manda quem pode obedece quem tem juízo. Bando de reacionários e anti-democratas, ao lixo com essa galera, eles só se sentem bem na lama! kkkkkkkkk

  19. Essa comissao da verdade está abrindo uma ferida que já estava sicatrizada quem vive de passado é museu tanta coisa mais importante para melhorar no Brasil ficando mexendo em coisas que aconteceu no passado. Os militares quando estavam no poder alguns cometeram mtos crimes os governos democraticos cometeram também como collor de melo e sua pupila zelia cardoso que deram um golpe na naçao mtos familias brasileiras perderam tudo.

  20. A “CORJA” não administra a “coisa pública” com a competência que deveria… Se serve da máquina estatal ao bel-prazer… Saqueia sistematicamente os cofres públicos que guardam o fruto do sacrifício, do suor, e das lágrimas do povão… Instaura, ao arrepio da lei, um comissão da (meia)verdade aos moldes da inquisição… E ainda quer que os CIDADÃOS-MILITARES-CONTRIBUINTES compactuem calados com todas essas canalhices arbitrárias e criminosas?!?!? ORA, FAÇA-ME O FAVOR…!

    Quero lembrar aos caros comentaristas, que membros de aparatos de estado não podem continuar sendo tratados como meros lacaios e/ou leões-de-chácara e/ou capangas… E que mandato delegado pelo povo não é carta-branca para a “libertinagem” ou arbitrariedade dentro do “estado democrático do direito”… E todos aqueles que querem criar e/ou impor regras tem que DAR O BOM EXEMPLO, sob pena de, em caso contrário, perda de legitimidade de autoridade… CIDADÃO-MILITAR PODE E DEVE SE MANIFESTAR CONTRA O GOVERNO SEMPRE QUE ACHAR NECESSÁRIO… SENDO A RECÍPROCA VERDADEIRA… E “viajam na maionese” aqueles que suspeitam de uma intensão de golpe de estado por parte dos nossos atuais comandos militares… O que ocorre, não só por parte dos militares, como de uma boa parcela da população, é uma reação indignada, e até tardia à meu ver, contra DÉCADAS DE AÇÕES ABSURDAS, LEVIANAS, E ATÉ CRIMINOSAS, DE UMA CORJA QUE DERVERIA HONRAR O JURAMENTO QUE FIZERAM DE TRABALHAR, LEGÍTIMAMENTE, EM PROL DA NAÇÃO E DA POPULAÇÃO… AFINAL, JÁ BASTA DE SE CURVAR A TIRANIA DOS CANALHAS.
    ——————————————————–

    EM TEMPO: VOU REPETIR, À QUEM INTERESSAR POSSA:

    NÃO ME PRESTO A IDOLATRIAS E NÃO FAÇO APOLOGIA A DITADURAS, E NEM A IDEOLOGIAS… SEQUER TENHO UMA OPINIÃO ABSOLUTA FORMADA SOBRE O GOLPE DE 64… NO ENTANTO, NÃO ACEITO FICAR CALADO E/OU COMPACTUAR COM ESTA PSEUDO-DEMOCRACIA, OU DITADURA VELADA E COVARDE QUE PERDURA DESDE QUE FOI FORMULADA E ASSINADA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 88… E POR MIM JÁ PASSOU DA HORA DE MUDAR “A CARA” DO NOSSO BRASIL… E SE NÃO SE FAZ POSSÍVEL MORALIZAR O PAÍS NA FALA, ENTÃO QUE SEJA NA MARRA.

    Nelson de Azevedo Neto
    Maricá – RJ
    ——————————————————–
    PS: Peço desculpas ao E.M.Pinto pelo texto em “caixa alta”, mas é a forma que encontrei de representar de forma escrita a minha indignação.

  21. HMS TIRELESS disse:
    06/03/2012 às 09:02
    A intervenção de Reinaldo Azevedo, que desmascara de forma contundente o revanchismo oficial das duas ministras destemperadas assim como a notória incompetência do Sr. Megalonanico como Ministro da Defesa(assim como o era quando foi chanceler), foi simplesmente perfeita, para o desespero dos esquerdopatas de plantão, cujo único intento é atacar os pilares da democracia e do Estado Democrático de Direito, seja com a comissão da minha verdade(ou da meia verdade), com os ataques à liberdade de imprensa e o desprezo às Leis.
    ==
    ==
    Estão buscando os mesmos caminhos que no passado. Apoio incondicional da mídia.
    Salvo tenham certeza de que conseguirão segurar suas sustentações e até mesmo um golpe, estão buscando o caminho errado.
    No resto, concordo com o explicitado sobre a doação incondicional ao país.

  22. o governo tem que agir de outra forma ,se precavendo trazendo para perto os praças e os reservistas ,tamos cansados desse estrelado que ganha bem nao faz nada e quer atrazar a naçao.e cade a abin nessa situaçao tem que mostrar força agora ,por isso que eu falo tiraram o poder do povo ter arma para sofre golpes de geriatricos.treina um grupo de elite tipo uns ‘lamarcas ‘para fazer uma missao rapida .a esquerda brasileira é muito boazinha demais vai tomar outro bonde se continuar a ser babaca desse jeito.

  23. .
    .
    .
    Não interessa o que as Ministras humanistas disseram. O que houve foi uma conclamação à insubordinação!
    .
    .
    .
    Dilma e Amorim foram brandos. Eu os mandaria ao desterro…
    .
    .
    .
    Reinaldo Azevedo, para quem não sabe, não é apenas um péssimo redator, mas antes, um covarde… É famoso o fato de ele ter sido interpelado, em famoso restaurante paulista, por um ofendido pelos seus escritos, o qual em sua busca pela justiça pessoal desferiu um sonoro tabefe na face flácida do covarde redator. Reinaldo Azevedo, justificando a sua personalidade, encolheu-se na cadeira, e para assombro das testemunhas, o “famoso colunista” da revista “Veja”, não conseguia esconder seus tremores de temor…
    Como se vê, pouca honra há.

  24. A democracia sempre e acompanhada do estado de direito pleno. Até de lê e escutar ranços de autoritarismo e loas ao possível direito eternos aos previlégios de mamar nas tetas do governo…Sds.

  25. As ministras ditas “humanistas” na verdade, além de escancarar seu viés ideológico perturbado, demonstram tão somente desconhecer os princípios mais básicos de Direito Penal e Direito Constitucional do País afinal uma lei penal jamais retroage para prejudicar o réu e os crimes os quais os agente do governo militar poderiam ser acusados já encontram-se todos prescritos.
    .
    Quanto à figura tradicionalmente inepta do Sr.Megalonanico, que clama pela punição dos que subscrevem o abaixo assinado, esquece-se o atabalhoado diplomata e dublê de ministro da defesa que os militares inativos que se manifestaram estão amparados pela Lei 7524/86 ou seja, a ele somente resta clamar do deserto. Mas é uma pena que tenha assessorado tão mal a Presidente….
    .
    Quanto à Reinaldo Azevedo, se o suposto ofendido reagiu com violência, é porque não possuía argumentos para discutir civilizadamente

  26. “Não interessa o que as Ministras humanistas disseram. O que houve foi uma conclamação à insubordinação!”

    “humanistas” Esta foi ótima.

    Muito justo e equilibrado da sua parte.

    Evidencia o que expus no primeiro comentário, uso de antórios… condição de transe perpétuo.

    Fazêmo-los obedecer também sentar na cadeira dos réus sem titubear quanto aos esquerdistas.. ‘pois assim é um país democrático’.

  27. ilya ehrenburb (ataliba)
    Vc está de parabéns mensaleiro do ParTidão, suas técnicas aplicadas aos moldes da contra-informação comunista cheio de mentiras mostra que vc é um militante dedicado…

    A única reação eficaz à espiral do silêncio é quebrá-la – e não se pode fazer isso sem quebrar, junto com ela, a imagem de respeitabilidade dos que a fabricaram.
    Lênin dizia que, quando você tirou do adversário a vontade de lutar, já venceu a briga. Mas, nas modernas condições de “guerra assimétrica”, controlar a opinião pública tornou-se mais decisivo do que alcançar vitórias no campo militar. A regra leninista converte-se, portanto, automaticamente, na técnica da “espiral do silêncio”: agora trata-se de extinguir, na alma do inimigo, não só sua disposição guerreira, mas até sua vontade de argumentar em defesa própria, seu mero impulso de dizer umas tímidas palavrinhas contra o agressor.
    O modo de alcançar esse objetivo é trabalhoso e caro, mas simples em essência: trata-se de atacar a honra do infeliz desde tantos lados, por tantos meios de comunicação diversos e com tamanha variedade de alegações contraditórias, com frequência propositadamente absurdas e farsescas, de tal modo que ele, sentindo a inviabilidade de um debate limpo, acabe preferindo recolher-se ao silêncio. Nesse momento ele se torna politicamente defunto. O mal venceu mais uma batalha.

    O contraste entre a virulência, a baixeza, a ubiquidade da propaganda anticatólica e a míngua, a timidez dos discursos de defesa ou contra-ataque, marcou a imagem da época, até hoje, com a fisionomia triunfante dos iluministas e revolucionários. Pior ainda: recobriu-os com a aura de uma superioridade intelectual que, no fim das contas, não possuíam de maneira alguma.

    Calar-se ante o atacante desonesto é uma atitude tão suicida quanto tentar rebater suas acusações em termos “elevados”, conferindo-lhe uma dignidade que ele não tem. As duas coisas jogam você direto na voragem da “espiral do silêncio”.

    A sujidade, a vileza mesma de certos ataques são planejadas para constranger a vítima, instilando nela a repulsa de se envolver em discussões que lhe soam degradantes e forçando-a assim, seja ao silêncio, seja a uma ostentação de fria polidez superior, que não tem como não parecer mera camuflagem improvisada de uma dor insuportável e, portanto, uma confissão de derrota. Você não pode parar um assalto recusando-se a encostar um dedo na pessoa do assaltante ou demonstrando-lhe, educadamente, que o Código Penal proíbe o que ele está fazendo.

    .

    A única reação eficaz à espiral do silêncio é quebrá-la – e não se pode fazer isso sem quebrar, junto com ela, a imagem de respeitabilidade dos que a fabricaram. Mas como desmascarar uma falsa respeitabilidade respeitosamente? Como denunciar a malícia, a trapaça, a mentira, o crime, sem ultrapassar as fronteiras do mero “debate de idéias”?
    Quem comete crimes não são idéias: são pessoas. Nada favorece mais o império do mal do que o medo de partir para o “ataque pessoal” quando este é absolutamente necessário. Aristóteles ensinava que não se pode debater com quem não reconhece – ou não segue – as regras da busca da verdade.

    Os que querem manter um “diálogo elevado” com criminosos tornam-se maquiadores do crime. São esses os primeiros que, na impossibilidade de um debate honesto, e temendo cair no pecado do “ataque pessoal”, se recolhem ao que imaginam ser um silêncio honrado, entregando o terreno ao inimigo. A técnica da “espiral do silêncio” consiste em induzi-los a fazer precisamente isso.
    Não me calo e não se cale a pessoas como esse Ilya Ehrenburg que age como a verdadeira tropa de choque dos comunistas, fascistas, nazistas…

  28. GRANDE GETULIO!!!!!!!! VOU GUARDAR ESSE TEXTO!!!!! novamente, um primor de concatenização de ideias… disse tudo que gostaria de dizer com a capacidade que deveras me falta… ademais, seguindo os principios militares da guerra das idéias do nosso grande e bom mestre Olavo, e verbalizando como o notorio tropeiro Ilya Ehrenburg, sempre DESTERRAREI essa gentalha… não terei complacencia de seres ignobeis manipuladores… farei à Verdade como o Senhor dos exercitos bradou: Sente-se a minha direita até que eu ponha seus inimigos como escabelo de seus pés… logo posso concluir que a Verdade é Senhor da historia, pois como falou o Senhor: Eu sou a Verdade… e a verdade não se cala perante o mau, logo o desmascara e destroi… não, não nos calaremos perante essa farsa dantesca e manipuladora… pode ter certeza, caro amigo, enquanto houver um sopro de espirito de vida nesse peito bradarei aos ventos a verdade da alma humana… não serão esses vendidos ao inimigo que farão diferença… tenho certeza da vitoria da verdade tanto que me mortifico diariamente a recalcitrar contra as inverdades perpetradas na midia por esses escravocratas que querem a qualquer custo nos colocar cangalhas de ideologias farsescas… não consiguirão… antes derrubaremos os mesmos e enterraremos suas culpas… esses que pregam em nome dos pais da mentira revolucionaria tem maior culpa, pois conhecendo a verdade se afastam da mesma por motivação torpe de poder… querem ascender a um posto mais graduado a custa de subserviencia da propria alma… vendem-na na xepa das disilusões sem se preocupar com o destino da mesma… figuras sinistras fadadas ao esquecimento… quem se lembrará de seus algozes?… há 150.000.000 de vozes clamando justiça por terem sido vitimas do holocausto revolucionario na historia recente… quem lhes dará ouvidos, senão aqueles que não se calam perante o imperio vermelho do mau?… sim, caro Getulio, somos as vozes a reverberar os gritos de socorro dos desfalecidos que foram pilhados e aterrorizados sob a egide dos movimentos ditos proletarios com fins ditos nobres mundo afora… NÃO, NÃO NOS CALAREMOS… antes denunciaremos TODOS os que, sob o manto da suposta bondade querem trazer o horror novamente… “O demonio persiste em se transformar em anjo de luz”… saudações…

  29. Blue Eyes, Na Resistência obrigado aprendo muito com vc e todos inclusive os de esquerda menos os comunas assassinos. Mas como vc bem disse esse texto é fruto de quem conhece bem o lixo genocida stalinista comunista o grande professor Olavo…
    O humanismo desse Ilya Ehrenburg é o mesmo que média de 45 mil assassinados a bala ao ano no Brasil e suas famílias nunca viram alguém dos direitos humanos, que sempre está presente e a cuidar dos bandidos, assassinos, pedófilos e…
    .
    Estou farto desses caudilhos, demagogos com complexo de inferioridade dos países desenvolvidos e que ao invés de mudar a nossa triste realidade de corrupção e desmandos preferem jogar a culpa nos estrangeiros é mais fácil coisa de gente e ideologia incompetente que perpetua a pobreza educacional e tecnológica do pais.
    .
    Nem precisa citar a base aliada desses esquerdóides gente da melhor espécie como Collor, Maluf, Sarney a quem o Duce lula chama de homem especial, Renan Calheiros e…
    .
    Para conhecer mais as entranhas dessa esquerda entreguista, vendida ao capital externo e liderada pelo Mussolini dos sertões o $u$a veja a reportagem do Plano Brasil com o titulo ” Líder yanomami quer apoio da ONU contra lei sobre minerais ” leia e verá quem tem que ser desterrado talvez esse Ilya Ehrenburg não tenha lido por ser forte demais a realidade que mostra o apetite que esses fascistas do nacional trabalhismo sindical brasileiro têm por propina e dinheiro.

Comentários não permitidos.