Vídeos: Palavras do Comandante do Exército na Cerimônia de Lançamento do PROFORÇA

O processo de Transformação do Exército tem sua origem no diagnóstico de que o Exército Brasileiro não dispõe de capacidades compatíveis com a rápida evolução da estatura político estratégica do Brasil, que caminha, rapidamente, para ocupar a condição de potência mundial. Percebeu-se que a modernização da Força Terrestre era incipiente e que a atual conjuntura demandava um processo bem mais amplo de mudança: a Transformação. Trata-se, portanto, de um processo que pretende conduzir o Exército ao patamar de força armada de país desenvolvido e ator mundial, capaz de se fazer presente, com a prontidão necessária, em qualquer ponto da área de interesse estratégico do Brasil.

Vídeos Institucionais(clique para assistí-los no portal do Exército)

Lançamento do PROFORÇA
Mensagem do Comandante do Exército
Mensagem do Comandante do Exército
Vinheta do PROFORÇA
Vinheta do PROFORÇA

A partir da percepção da necessidade de se transformar o Exército Brasileiro da Era Industrial para a Era do Conhecimento, fez-se mister um planejamento que determinasse um conjunto de ações estratégicas que conduziram esta Transformação – um Projeto de Força (PROFORÇA). Coerente com esta premissa, o PROFORÇA estabelece as bases para a Transformação do Exército Brasileiro, constituindo-se no seu principal projeto integrador.

O PROFORÇA apresenta a concepção do Exército Brasileiro, baseada em capacidades, para os marcos temporais de 2015, 2022 e 2031, orientando o processo de Transformação, o qual será conduzido pelos Vetores de Transformação: Ciência & Tecnologia, Doutrina, Educação & Cultura, Engenharia, Gestão, Logística, Orçamento & Finanças, Preparo & Emprego e Recursos Humanos.

Sejam bem-vindos ao Portal da Transformação e desfrutem das informações aqui disponibilizadas. A sua participação poderá ser efetivada por intermédio do link fale conosco, na página oficial do Exército Brasileiro, ou das mídias sociais da Instituição.

Palavras do comandante do Exército

General de Exército ENZO MARTINS PERI
Comandante do Exército

Dou início ao encerramento da presente cerimônia agradecendo a presença de todos, em particular do Alto-Comando do Exército.

Em 14 de fevereiro de 2011, por intermédio da Portaria de nº 104, propus o desafio de criar um Projeto de Força do Exército Brasileiro com a finalidade de orientar o Processo de Transformação em curso na Instituição que deveria se integrar à metodologia do Sistema de Planejamento do Exército (SIPLEx).

Determinei, naquela oportunidade, que o Estado-Maior adotasse as providências decorrentes para o cumprimento da missão.

A ideia foi que o nosso Exército, preservando os mesmos valores, se constituísse em uma nova Força.

Hoje, tenho a satisfação de verificar que a missão foi cumprida – muito bem cumprida – pelo EME, tendo à frente o Gen Silva e Luna, que destacou um grupo de oficiais, aqui presentes, composto pelos generais Menandro e Barreto e pelos coronéis Fernandes, Soares, Cunha Mattos, Freitas e Gonçalves, para realizar essa empreitada – a quem agradeço e peço que fiquem de pé para receber uma salva de palmas.

Destaco, também, a colaboração da turma do CPEAEx 2011 cujo Projeto Interdisciplinar foi valiosa contribuição na elaboração desse projeto.

Um ciclo foi cumprido. O desafio que propus na Portaria 104 foi superado. Urge que se inicie outro ciclo: a consolidação do PROFORÇA no Sistema de Planejamento Estratégico do Exército.

O SIPLEx será a ferramenta de que disporá o Exército para concretizar a necessária Transformação que todos desejamos. Será o ambiente onde o sonho e a realidade se reconciliarão. Onde as ações orçamentárias, os Projetos Estratégicos do Exército – Recuperação da Capacidade Operacional, Defesa Cibernética, SISFRON, PROTEGER, GUARANI, ASTROS 2020, DEFESA ANTIAÉREA, acessoriamente as PPP e o que tratará da Ciência-Tecnologia e Fomento da Indústria Nacional de Defesa -, inseridos no Plano de Articulação e Equipamento do Exército e da Defesa estabelecerão as bases sólidas para que avancemos, substantivamente, para o futuro. Onde a simplicidade, o foco, a impessoalidade e a objetividade deverão prevalecer. Nós passamos, o Exército permanece. Nosso compromisso com os que nos antecederam e com as próximas gerações é, preservando os mesmos valores, ter um Exército proporcional ao BRASIL que cresce e assume novas responsabilidades no cenário internacional.

Não há mais espaço para experimentações que não estejam consolidadas no Planejamento Estratégico do Exército. A sociedade exige que o dinheiro que ela dispõe para o emprego pelas Instituições seja bem aplicado e cuidado, subordinando-se aos princípios da economicidade, eficiência e impessoalidade, entre outros. Devemos dar visibilidade a cada centavo investido na Força.

Acabamos de tratar desse tema na Reunião do CONSEF, relatado pela SEF e pelo EME. Assim, exorto a todos os agentes da administração pública, aqui presentes, que potencializem aqueles princípios e que observem a necessidade de que todas as propostas que sejam apresentadas ao Comandante do Exército sigam os ditames previstos no SIPLEx.

Quero, ainda, enfatizar alguns fatores críticos para o êxito desta empreitada:

– comprometimento da Alta Administração do Exército e dos envolvidos, em todos os escalões;
– credibilidade, determinação e perseverança; haja vista que um processo de transformação dessa magnitude somente ocorrerá se acreditarmos que ele é factível e se formos capazes de transmitir isso a nossos subordinados, convertendo vontade em ação; e
– coesão e motivação para superar obstáculos e realizar o que foi planejado, mantendo-se um estudo de situação continuado, para ir ajustando-o às mudanças que forem indispensáveis.

Por fim, destaco que nem todas as ações necessárias à Transformação do Exército – já em curso – estão a depender de recursos orçamentários ou do próprio SIPLEx. Vontade e Gestão são as palavras-chave.

A rota está traçada, vamos abrir juntos o caminho da vitória.

Muito obrigado a todos.

General de Exército ENZO MARTINS PERI
Comandante do Exército

Fontes: Exército Brasileiro

33 Comentários

  1. O interessante é que o soldado mostrado no vídeo esta usando um uniforme camulfado com padrão de camuflagem digital. Será que o EB dotara a suas forças com esse novo padrão?

  2. Gostei do gráfico que mostra as bases e ações mais voltadas e próximas das fronteiras terrestres…finalmente tiveram esta visão mais que apropriadamente em tempo…não via a menor necessidade de haver tantas bases militares próximas ao litoral brasileiro, lugares estes com necessidades mais presente de MB e FAB…Parabéns ao EME pela visão!!!

  3. N fronteiras + parecem um queijo suiço, espero q agr, comecemos a dificultar a entrada de pessoas e coisa em n território, e q venham equpamentos novos e melhores p colocar o BRASIL entre os países bem armados e c FAs treinadas.Otimo, sds.

  4. Esse soldado vai ser o COBRA ?????
    .
    E O QUE é isso em cima do Fuzil ?
    .
    Alguem sabe dizer se essa foto é montagem ou se realmente algum soldado brasileiro pousou pra foto com esse equipamento ?
    .
    Bom… parece q o Exercito tem muito coisa interessante não divulgada

  5. Tomara que o PROFORÇA tenha força mesmo, parece ser um ótimo projeto. Seja tudo instalado nas proporções e velocidades corretas, coisa que ainda duvido.
    DEFESA ANTIAÉREA seja uma defesa de verdade e não esses quebra galhos que é hoje.
    Acho que esta na hora tamben de adotar uma camuflage digital, ou melhor já passou da hora. Se a farda ficar como no poster vai ficar muito legal mesmo, apesar de que a atual é uma camuflagem bonita porem já fez sua época.

  6. O INTERESSANTE QUE OS UNIFORMES ESTÃO BEM FEITOS DE OTIMA QUALIDADE, E OS APARELHOS SÃO DADOS MELHOR DIZENDO USADOS GERALMENTE POR FORÇAS ESPECIAS DA MARINHA E DO EXÉRCITO, COM APARELHOS DIGITAIS DE VISÃO NOTURNA, GPS , COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL, PARECE COISA DE FILME, EU JÁ USEI EM TREINAMENTOS, MEU UNIFORME É O NORMAL COMO OS DELES , FIZ TREINAMENTO COM ALGUNS APARELHOS MAS NÃO FICAM CONOSCO, SÓ EM OCASIÕES ESPECIAIS DE TREINAMENTO, MANOBRAS E CLARO ALGUMA MISSÃO QUE EXIGE O USO DOS MESMOS !

  7. Heueheh, parece o Cobra de comandos em ação mesmo! Este visor deve ser o infravermelho em teste pelo o exército. O mais novo é mais portátil. E é da Optovac! Se não me enganei.

  8. DESDE QUE O REVANCHISMO NÃO IMPERE, É POSSIVEL… (não gosto de usar caixa alta, acho falta de educação qundo usado em excesso, mas em vista do uso indiscriminado, não tive alternativa, se quizesse ser notado logo apos o comentario acima)…

  9. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    04/03/2012 às 21:17
    DESDE QUE O REVANCHISMO NÃO IMPERE, É POSSIVEL… (não gosto de usar caixa alta, acho falta de educação qundo usado em excesso, mas em vista do uso indiscriminado, não tive alternativa, se quizesse ser notado logo apos o comentario acima)…
    ==
    ==
    Quer ser notado?
    Comente a notícia que mostra que os partidos que falaram que Lula tinha vínculos com bicheiros tinham na verdade amigos íntimos de bicheiros em suas legendas. É…a coisa está ficando feia para alguns partidos.
    Valerioduto de Minas, Privataria, bicheiros íntimos.
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/03/04/acharam-o-audio-do-grampo-nao-era-o-protogenes/

  10. maravilhoso equipamento, funcional e psocologicamente elevará o moral da tropa, belissima estrategia do nosso exercito, mas faço um aparte( sempre tem um ) não se esqueçam que o que esta debaixo deste equipamento todo, e um soldado brasileiro, um ser humano, que precisa comer, precisa prover sua familia, tem sonhos, não adianta tudo isso, e por em cima de um soldado ganhado mil conto por mês. PAREM DE GASTAR DINHEIRO COM COME-DORMES BATEDORES DE CARIMBO E ALMENTE O SOLDO DOS NOSSOS GUERREIROS !!!

  11. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    04/03/2012 às 21:17

    DESDE QUE O REVANCHISMO NÃO IMPERE, É POSSIVEL…


    tai os fundilhos da questão irmão, não adianta nada o exercito planejar, se esforçar, se quem assina o cheque e um FDP de um revanchista inutil, não esquecerei mais disto nas proximas eleições !!!

  12. Over, pra que eu vou comentar uma “CONVERSA FIADA”?… não perco meu tempo com o obvio…

  13. Over, pra que eu vou comentar uma “CONVERSA FIADA”?… não perco meu tempo com bobagens… esse tipo de noticia devia passar no TV FAMA do Nelson Rubens… fofocas de tias marias… não perco meu tempo… corrupção é endemica no Brasil desde 1985… amadureça um pouco e veras o qnto estas perdendo tempo com futilidades… procure se instruir melhor… saudações…

  14. A anistia é ampla geral e irrestrita, contudo, todos temos o direito de saber quem planejou o golpe, quais as instituições e empresas o financiaram, quem esteve por trás do golpe, quais os interesses e quem se deu bem com o golpe e, principalmente, como reformar e criar instituições que possam anular e desencorajar qualquer nova tentativa.

  15. Alguem poderia me dizer qual é aquele veiculo que aparece aos 00:34 no video da vinheta do proforça???
    nao consegui achar nada na net a respeito…
    OBS: gostei das fotos do soldado com fuzil imbel ia2(nao as da montagem, as duas reais)…
    Tomara que de certo…
    Tooooooooomara…

  16. E.M.Pinto…
    por que nao da mais para e ntrar no programa cruzeiro do sul e phoenix ou ordem de batalha da fab???

  17. Aquele é um lançadr de mísseis suecos RBS 15 do exército croata.
    Não dispomos deste tipo de armamentos no exército brasileiro e não me consta que haja intenção para tal. A primeira vista eu diria que o editor do vídeo se equivocou com a escolha uma vez que o mais próximo que se chegaria seria o RBs23 que encontra-se juntamente com o Tor M2 entre outros como concorrentes para a defesa anti aérea do exército brasileiro.

    Quanto a sua segunda pergunta, os arquivos encontram-se agora no site doo autor.
    Sds
    E.M.Pinto

  18. Walfredo disse:
    05/03/2012 às 10:08
    A anistia é ampla geral e irrestrita…
    ==
    ==
    Há quem diga que pode ser inconstitucional.

  19. Gosto da possibilidade do Exército assumir o controle das Tecnologias (desenvolvidas e a desenvolver).
    Esse é o grande receio da Tot. As empresas vem, aplicam as suas tecnologias em produtos de prateleira usando uma empresa brasileira para seu favorecimento e depois vai embora levando os segredos de suas tecnologias (que deveriam ser repassadas para o Brasil).

  20. over disse: 05/03/2012 às 16:51 “Há quem diga que pode ser inconstitucional.”… o supremo JÁ se pronunciou sobre o tema… andas muito mal informado… estude um pouco de Direito Constitucional e veras as bobagens que falas…

  21. Blue Eyes, Na RESIDÊNCIA…
    .
    Não passa de um oficial de pijama, talvez um dos torturadores, daqueles que trairam o Brasil com o golpe militar de 64 contra as instituições democráticas e constitucionais vigentes na época…
    .
    Não representa as verdadeiras e gloriosas F.A do Brasil ,representadas por militares do quilate de um militar como o Brigadeiro Rui Moreira Lima… antes é simbolo de uma nódoa na história da F.A nacionais,64… motivo de vergonha ante a pátria brasileira !

  22. Gustavo… não adianta esperniar viuvinha melancia… em 64 eu ainda estava no saco do meu pai… o fato de eu me posicinar frente as mentiras da esquerda vendida é que não sou OTÁRIO para acreditar em papai noel feito vc… vai se ilustrar menino… se não fossem os milicos de pijama feito o General mineiro que partiu em direção ao Rio de Janeiro com os tanques, estarias agora criando porcos em seu apartamento feito os cubanos para sobreviver e ter proteina em sua refeição, pois o estado cubano não provem nem alimentação decente a todos os seus compatriotas, somente aos da NOMENKLATURA… deixa de ser trouxa e lave suas mentiras vermelhas com anil… quem sabe deixas de ser enganado… só vc para acreditar que 64 foi golpe… 64 foi CONTRAGOLPE para evitar a comunização do pais… FATO…

  23. O GOLPE DE 64 FOI GOLPE SIM !!!
    .
    ME DIZ UMA COISA… HOJE SE FALA EM REFORMA AGRARIA E REFORMA NA EDUÇÃO NÉ? IGUALZINHO O JOÃO GOULART FALAVA NA EPOCA…
    .
    Então pq os militares não dão um golpe hoje ?
    .
    A grande verdade é q akela gente velha e sebosa vem com desculpas esfarrapadas de “iriam transformar o Brasil em um Cubão!”…
    .
    Mentira deslavada e nojenta….
    .
    O pior foi eles terem tentado implantar uma bomba nbum show em homenagem ao dia do trabalhador…. o Chico Buarque estava nesse evento….
    .
    Eles enviaram varias cartas bombas pros outros tb…
    .
    São assassinos asqueroso …. o destino desse povo é um só: O LIXO DA HISTÓRIA…..
    .
    ELES PERDERAM A GUERRA… TANTO PERDERAM, QUE HOJE SÃO OBRIGADOS A BATER CONTINENCIA PRA UMA EX PRESA POLITICA

  24. TERRORISTA ???
    .
    Pra que ato de terrosrismo maior do que implantar uma bomba num show ???
    .
    Pra que terrorismo maior do que matar o Wladimir Herzog daquele jeito ?
    .
    Pra que terrorismo maior do que torturar o Frei Tito até ele ficar insano e se matar ?
    .
    Pra que terrorismo maior do que enviar varias cartas bombas pra varias entidades (entre elas a OAB) ?
    .

  25. Realmente muito bonito a nova farda camuflada , no padrão mult-cam , se pensarmos bem , o EB deu origem a esse padrão, pois nossas fardas atuais se parecem muito com esse padrão.
    Só espero que adotem um padrão de camuflagem que sirva para as 3 forças , e para diferentes TO,s do globo .
    Quanto ao armamento, acho que o EB deveria olhar com mais carinho esse novo fuzil da Taurus ( CT-556 ) , pois ele apresenta ótimas caracteristicas técnicas ( alavanca de manejo amb-destra , utilização de polímeros em grande escala etc..).
    Quanto ao colete de proteção individual, não sei se optaram por um padrão ( tipo, COBRA , SKIN DRAGON etc..) , o Exército Argentino , se não me engano , optou pelo skin dragon .
    Lí recentemente que os atuais coletes do EB , só oferecem proteção para munições calibre 9 mm , uma vergonha na minha modesta opinião .
    Agora , quanto ao resto do armamento, espero ver notícias de aquisições de ( ALAC,MSS 1.2 com nova versão , quem sabe com dupla griagem ( IR/LASER ) , fuzis ( de preferência os Taurus rsrs ) , os óculos de visão noturna nacionais ( OLHAR VN X1 ) , câmeras de visão noturna da opto eletrônica , miras de visada rápida , lança granadas portátil produzidos pela Imbel , vant-15 produzidos pela Flight tecnologies , veículos Chinvuck , Gladiador , Marruá , Guará, Remax , Torc-30 ,colete tático etc.. )
    Como viram, tecnologia temos de sobra , incluindo os produtos citados por mim acima , todos desenvolvidos , testados & prontos para aquisição .
    Basta ver se a END será respeitada !

  26. “O GOLPE DE 64 FOI GOLPE SIM !!!”… é verdade… golpe comunista que não deu certo… calminha esquerdalha… dias melhores virão… e só porque vc quer que a realidade vai mudar… tipico de revisionistas… não adianta esperniar… a historia já foi contada… mesmo que vcs hipocritas tentem reescrever os fatos, daqui 100 anos vem um pesquisador sério e põe toda essas suas farsas por terra… andou vendo muito filminho panfletario mané… atenha-se a livros serios… não os dos revisionistas que recebem soldo do governo REVANCHISTA… acorde enquanto é tempo… o TOTALITARISMO da esquerdalha vendida ao capital internacional vem ai… corra quem puder…
    “HOJE SE FALA EM REFORMA AGRARIA E REFORMA NA EDUÇÃO NÉ? IGUALZINHO O JOÃO GOULART FALAVA NA EPOCA…”… poi é bovino… vc viu o seu governo fazer algumas dessas reformas?… claro que não… é só RETORICA manezão… coisa para enfronhados baterem palmas… promessas vãs de palanque… como é bizonho!!!… rsrsrsrsrsrs… essa ditas reformas nunca acontecerão com eles no poder… pode esquecer… é so ver o piso nacional dos professores: R$ 1400,00… rsrsrsrsrsrs… sem comentarios… rsrsrsrsrsrsrsr… gasto isso só em mercado… não… não sou rico… é a realidade, meu caro… pagam ao professor somente para comer… é o coletivismo de existencia… ração regrada somente para subsistencia… ACORDA!!!…
    PS: vc também mora em brasilia?… to fazendo uma enquete para formar a lista dos que estão a soldo do GF para defende-lo na net…

  27. Rafael, acho que vc não assistiu ao link do youtube que postei… quem depõe é nada mais nada menos que Fernando Gabeira, do MOVIMENTO ARMADO DE 64… bizonho, ele diz textualmente que O MOVIMENTO ERA PARA IMPLANTAR UMA REGIME COMUNISTA NO BRASIL… ou vc é surdo ou burro… não dá para ser os dois… não tente contestar o incontestavel… seus herois morreram de overdose de mentiras… salve-se ao menos para poder dormir melhor…

  28. “Blue Eyes, Na RESIDÊNCIA…”

    ;kkkkkkkkkkkkkkkk
    boa! o velho reaça aposentado em sua residencia, espumando o velho discursso hidrófobo que aprendeu com os lavadores de cérebro yankees, para esmagar no Brasil, inclusive dentro das Forças armadas(mais de mil militares foram presos pelos próprios militares golpistas, incluindo 300 oficiais), todos os nacionalistas não alinhados ao eua, todos claro, convenientemente classificados de monstruosos comunistas devoradores de criancinhas! só que este discurso estereotipado para débeis mentais e que submeteu um dia a nação brasileira, já não cola….

  29. Quem és tu, caro batracomiomaquíaco?… algum escritor de chanchadas?… se mereces ser esmagado, inseto deves ser…
    como estou tratando com ignorante vou traduzir o significado do adjetivo acima:
    “A palavra batracomiomaquia passou a significar uma “briga boba”. A tradução alemã, Froschmäusekrieg, foi usada para descrever a disputa entre a faculdade de Matemática e a faculdade de Ciências Sociais do Instituto de Estudos Avançados em Princeton, Nova Jerse”… ou seja, a disputa entre a razão e os fefeleches de sepre (não me peças para traduzir o que significa “fefeleche”… ai é demais… rsrsrsrsrs)…

Comentários não permitidos.