Partidários de Ali Khamenei lideram apuração das eleições no Irã‎

Ali Khamenei

Marina Terra | Redação

As autoridades iranianas informaram que 75% dos eleitos pertencem às correntes conservadoras.

Políticos rivais do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e leais ao líder Supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, lideravam a corrida para o Parlamento, de acordo com resultados iniciais da eleição divulgados neste sábado (03/03). As autoridades iranianas informaram que 75% dos eleitos pertencem às correntes conservadoras. Khamenei, de 72 anos, havia pedido que os eleitores comparecessem em massa, para mandar uma mensagem de desafio aos “poderes arrogantes que estão nos intimidando.”

O diretor do órgão responsável pelas eleições, Seyyed Sowlat Mortazavi, disse que os resultados finais serão anunciados em 48 horas a 72 horas. As apurações preliminares indicam que 112 candidatos pertencem aos partidos conservadores, 28 são apontados como da ala reformista, dez são ligados a Ahmadinejad, e os 40 demais ainda estão indefinidos.

No Irã, a seleção dos candidatos ao Parlamento deve ser submetida a uma criteriosa análise do guia supremo,i Khamenei, que está no cargo desde 1989. Os parlamentares iranianos têm mandato de quatro anos. O Parlamento é unicameral – é chamado de Majlis.

De acordo com informações da imprensa oficial, candidatos da ala reformista reconhecidos por sua trajetória política não foram eleitos. Nessa relação estão Parvin Ahmadinejad, irmã do presidente do Irã, e Ahmad Nateq-Nouri, irmão do ex-presidente do Parlamento, além de Mostafa Kavakebian, Khabbaz Mohammadreza e Alikhani Qodratollah.

Pelo menos 65% dos cerca de 48,2 milhões de eleitores do Irã foram às urnas ontem para escolher entre os 3.454 candidatos. A oposição iraniana, chamada de reformadores, fez campanha contra as eleições.

Fonte: Opera Mundi

9 Comentários

  1. Falta saber de que “lado” ele está….Já se sabe que contra Ahmadinejad. Mas qual a posição em relação ao EUA/Otan.

  2. Ele está contra os dois; um,o aramadinejad , por kerer ser mt independênte e centralizador, e o outro, os ianks/judeus, por oferecer perigo real e de fato ao Irã…Sds.

  3. Entre os Partidários de Khamenei e os do fascista Adolfinejad, prefiro os do primeiro pois estes têm uma visão mais isolacionista para o Irã.

  4. O POVO SE VOTAREM NOS CARAS QUE O AIATOLÁ NÃO APÓIA ACABA SENDO PRESO OU MORTO, ENTÃO É FORÇADO A VOTAR NOS MALUCOS EXTREMISTAS AI, PRA NÃO MORREREM !

  5. As eleições no irã são sempre suspeitas. A maioria dos eleitores votam para não sofrer nenhum tipo de repressão. Ahmadinejad após aquelas eleições fraudulentas, em que atacou o próprio povo, perdeu muito prestigio e ao que parece não é só a dupla israel-estados unidos que não gostam dele.

  6. Em verdade apenas 5 pessoas no mundo gostam de Adolfinejad:
    .
    O líder do grupo terrorista Hezbollah, Hassam Nasrallah
    .
    O Ditador Sírio Bachar Al Assad
    .
    O Tirano Venezuelano Idi Amin Chávez
    .
    O Ex-presidente Lula
    .
    O Sr. Megalonanico

  7. Pelo que ja li sobre este senhor(de fontes pro e contra ) deu pra perceber que ele e´coerente e equilibrado,alem de ser um lider amado por quase a totalidade do pais ,alguns ajustes internos relativos a direitos humanos e pronto ,mudo pra la rapidinho !

  8. P M… Se este ai assumir da m…. bom… quem que se não assumir nesta pais não da m? Por la só tem louco –‘ … Bom… ficamos na expectativa que eles morram em breve por Bombardeiros Americanos B-2 Sprit 😉

Comentários não permitidos.