10 Comentários

  1. O texto é vasto e meu tempo é curto. Mas deixo de cara a minha critica ao EB: Assumiu, claro que no vácuo de um Ministério da Defesa eficiente, a função de coordenador de estudos que interessam às três forças e só serão eficazes se postas em prática pelas três forças. Chamo a atenção dos colegas para o ‘Vetor Doutrina’ logo no inicio do tópico, quanto falam da preocupação do controle da mídia, ONGs e consciência situacional. Não é encargo nem interessa somente ao EB. Isso deveria ser visto e controlado pelo MD por tratar, envolver e interessar as três forças. Mas, claro, para isso teríamos que ter um Ministério da Defesa que funcionasse e um Ministro da Defesa que exercesse as funções com honra. Infelizmente não temos nenhum dos dois.[]´s

  2. Tem que se repensar a doutrina militar no Brasil, a velha doutrina e seus defensores então obsoletos; tanto no EStado brasileiro como nas forças de defesas precisamos incorporar tecnologia da informação, deixar de ser o que são: agrupamentos ocioso que drena os recursos do pais, mal empregado, numa aparencia de aparato do Estado a serviço da nação!

  3. Mr. Vladmir Putin

    Congratulations to you and victoria by the whole Russian people, a more congratulations.
    have faith in God and determination in this new and arduous journey towards peace and better world where all people respect each other. a hug and that God will illuminate when.

    Г-н Владимир Путин

    Поздравляю Вас и Виктории весь русский народ, больше поздравлений.
    есть вера в Бога и определения в этой новой и трудный путь к миру и лучший мир, где все люди уважают друг друга. объятие, и что Бог будет гореть, когда

  4. Sempre é até 2035. Sei que plano estratégico é para décadas em instituições grandes mas é muita coincidência todos os programas militares dos países terem como prazo de finalização 2030 – 2035. Justamente o ano da possibilidade de um conhecido asteróide de 1km de diâmetro atingir a terra.
    Notícias reais de governos investindo nesta questão preocupante: http://portuguese.ruvr.ru/2012_03_05/67623223/

  5. O processo de transformação de uma força de defesa invariavelmente depende do processo de transformação da classe política da sua nação, seja para pior ou para melhor.No caso das nossas forças, percebe-se hoje que essa transformação para melhor já começa a dar alguns passos significativos no sentido de recuperar o tempo e as oportunidades que foram perdidos.

    Não vejo, democraticamente falando, como dissociarmos estas duas categorias do processo de transformação ora pretendido pelas nossas forças armadas, sem que haja prejuízo para um ou para o outro. O processo de transformação está intrinsecamente ligado ao processo de negociação política, ainda mais pelos motivos reacionários e sobejamente conhecidos de todos.

    Bons ou maus são eles que detém o poder de decidir, de investir, de indicar os comandantes, de cortar o orçamento, de escolher o ministro da defesa, etc. portanto, só resta aprender a negociar ou apelar para um conflito armado de grandes proporções, onde ou vai ou racha.

    Já enxerga-se uma luz no fim do túnel, a grande classe empresarial parece ter despertado de vez para as necessidades de transformação das nossas forças de defesa, alguns políticos já fazem coro no congresso sobre o tema, falta envolver a sociedade como um todo nesse processo. Há que se reeducar a nossa juventude e trazê-la para o debate.

    Alguns passos decisivos e importantes já foram dados no sentido de apoiar essa transformação: leis e decretos já se encontram em vigor para respaldar as ações nesse campo, a indústria amplia e desenvolve seus parques para receber novos investimentos em tecnologias específicas, as universidades fomentam a base do conhecimento investindo em pesquisas e parcerias, as empresas se fortalecem e formam novos quadros voltados exclusivamente para esse mercado se isso não for reconstrução de política pública o que é?

    Muito já se fez e muito ainda tem que ser feito, mas o jogo está sendo jogado, o que se espera é que ninguém venha a apagar os refletores ou inverter as regras que estão sendo aplicadas.

  6. DEBOSTON… falou tudo. Por que o Ministro de Defesa não é um militar ? Por acaso, vendedor ambulante reza missa melhor que padre?

  7. Q Q voce acha? VaiQueDá
    É mais um ministério no ESCAMBO.
    Os políticos não vão com a cara dos militares porque a linguagem é totalmente diferente. Lá é discutido fazer política e não fazer a melhor governança. É totalmente desvirtuada para lutas de interesses, poder, riqueza própria e de seus familiares.

Comentários não permitidos.