Defesa & Geopolítica

"Lazika": Veículo blindado de transporte de pessoal da Geórgia

Posted by

VBTP – “Lazika”

Autor: konner

Plano Brasil

Dotado de blindagem modular com capacidade de ação em qualquer condição meteorológica de Dia/Noite, e segundo algumas fontes, pesando armado algo em torno de 14 T, possui um motor que lhe permite alcançar até 70 K/h com capacidade para transporte de oito infantes.

É o segundo veículo blindado  de combate produzido na Geógia  pelo Militar Scientific-Technical Center  – “Delta”, que é subordinado ao Ministério da Defesa da Geórgia, o primeiro foi o blindado leve “Didgori”, que veio ao conhecimento do público no desfile militar em 26 de maio de 2011.

Há quem afirme que o desenvolvimento deste projeto se deu sobre um veículo blindado de transporte  de pessoal  produzido pela antiga Yugoslav State Factories, veiculo este de concepção própria da antiga industria da Yugoslávia, nos tempos da União Soviética.

O fato se deu depois do final da Segunda Grande Guerra, na ocasião foi utilizado como base o chassis e a suspensão do carro de combate leve soviético T-70 no desenvolvimento de uma viatura blindada de transporte de pessoal que viria se chamar ou ser conhecida como M-60.

Veículo leve sobre lagartas para o transporte de infantes, sem capacidade anfíbia e armado com uma simples metralhadora 12.7mm.

25 Comments

shared on wplocker.com