Defesa & Geopolítica

Thales escolhe a Andrade Gutierrez Defesa & Segurança para seu parceiro no Brasil

Posted by

O grupo Francês Thales e a Andrade Gutierrez Defesa & Segurança preparam-se para selar definitivamente a sua parceria anunciada em Janeiro. A “Joint Venture” (JV) será constituída com base nas premissas das autoridades Brasileiras, estabelecidas na Medida Provisória 544/11 (MP 544/11), de 29 de Setembro de 2011, recentemente posta em prática e que tem como objectivo criar Empresas Estratégicas de Defesa (EEDs). Esta medida estabelece normas especiais para a contratação e de desenvolvimento de sistemas de defesa.

No Brasil foram também criados outros dois importantes actores como a Embraer Defesa & Segurança e a Odebrecht Defesa & Tecnologia.

A Andrade Gutierrez Defesa & Segurança pertence ao conglomerado de empresas inseridas no grupo Andrade Gutierrez SA (AGSA) que actua em áreas como a construção, engenharia, telecomunicações, concessões, produção de energia e gestão em saúde.

Segundo o máximo responsável da Thales International Brasil Ltda, o Senhor Laurent Mourre, a parceria ainda com nome não definido poderá ser concretizada ainda durante o primeiro semestre do presente ano. Esta parceria incidirá principalmente no fornecimento e integração de soluções em conjunto para o mercado Brasileiro e possivelmente para outros mercados da América central e do sul.

Esta parceria abrange principalmente a possível participação de ambos nos programas SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) de monitorização das fronteiras e SISGAAZ (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul) de controlo marítimo, isto caso as autoridades Brasileiras escolham a parceria Franco-Brasileira ou esta seja contratada pelo vencedor para fornecer determinadas soluções.

Outro projecto que poderá ser abrangido na parceria é de grande eventos como o campeonato mundial de futebol a realizar em 2014 e os jogos olímpicos de verão a realizarem-se no Rio de Janeiro em 2016, para os quais a Thales poderá oferecer a sua solução de segurança urbana Hypervisor que serviu de base para o projecto de vigilância urbana “Ciudad Segura” na cidade de México D.F., este uma solução do tipo C4i (Command, Control, Communications, Computers & Intelligence) onde foi implementado em cooperação com a empresa local TELMEX. A protecção de infra-estruturas críticas poderá ser outra área em que a respectiva parceria poderá actuar.

O grupo Thales está presente no Brasil através da Thales International Brasil Ltda e da sua subsidiaria OMNISYS Engenharia Ltda que desenvolve, fornece e integra radares e sistemas de comunicações. Os submarinos adquiridos à DCNS ao abrigo do programa PROSUB (Programa de Obtenção de Submarinos) da Marinha do Brasil (MB) serão equipados com o sonar Thales Underwater Systems S-CUBE e diversos sistemas de comunicações da Thales Communications & Security e de guerra electrónica da Thales Airborne Systems. Foram também recepcionados sistemas de comunicações Thales Nederland SOTAS IP para veículos blindados do Exército Brasileiro. Em breve, a ThalesRaytheonSystems deverá formalmente propor o radar móvel terrestre de vigilância aérea de longo alcance Ground Master 400 (GM400) a um programa que visa numa primeira fase a aquisição de 5 radares para integração na rede integrada SISDRABRA (Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro) da Força Aérea Brasileira (FAB). O Chile adquiriu este radar para além de outros países como a Alemanha, Canada, Estónia, Eslovénia, Estónia, Finlândia, França, Malásia e Marrocos.

As possibilidades passam ainda por fornecer diversos sistemas electrónicos e de comunicações às soluções que sairão vencedoras do programa de aquisição de navios de superfície PROSUPER (Programa de Obtenção de Meios de Superfície) da MB e pelo programa F-X2 da FAB, caso esta escolha o Rafale da Dassault Aviation.

Alguns equipamentos da Thales estão também integrados em sistemas de armas das Forças Armadas Brasileiras nomeadamente nos novos helicópteros tácticos Eurocopter EC 725 e nas aeronaves de transporte Airbus Military C-295M (C-105 Amazonas) e Lockheed Martin C-130 Hercules modernizados. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia 1: O radar GM 400 é uma das apostas da Thales no Brasil (Thales).
Fotografia 2: O projecto Mexicano “Ciudad Segura” poderá servir de exemplo para uma possível implementação de uma solução semelhante no Brasil (Thales).

Fonte: Defensa.com

13 Comments

shared on wplocker.com