Subsecretário dos EUA diz a assessor de Dilma que compra de aviões da Embraer foi suspensa por problema administrativo

Por Luana Lourenço – Repórter da Agência Brasil

O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse hoje (2) que o subsecretário de Estado dos Estados Unidos, William Burns, considerou um “problema administrativo” o imbróglio que levou à suspensão da compra de 20 aviões Super Tucano da Embraer. Segundo Garcia, Burns assegurou que o problema “será resolvido”.

A negociação, que envolve US$ 355 milhões, foi suspensa na quarta-feira (29). A Força Aérea dos Estados Unidos suspendeu o contrato com a Embraer e a Sierra Nevada Corporation, parceira da empresa brasileira no negócio, que venceram a licitação, por problemas na documentação. Além disso, o contrato foi questionado na Justiça por uma empresa norte-americana derrotada na concorrência internacional.

Leia: Itamaraty vai ajudar Embraer

“Ele [Burns] insistiu que foi um problema interno, administrativo, e que ele acredita que isso será resolvido. Não disse que a compra vai ocorrer porque o tema está sub judice, mas disse que a disposição do seu governo era aquela que inicialmente justificou a opção pelo Super Tucano;” narrou Marco Aurélio.

Ele negou que a suspensão da compra dos aviões brasileiros possa ser usada pelo governo como argumento para retaliar os Estados Unidos na escolha do fornecedor dos novos aviões de caça da Força Aérea Brasileira. “Não tem nenhuma vinculação entre um assunto e outro, são assuntos absolutamente separados”, ponderou.

Garcia e Burns também conversaram sobre a viagem da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos, em abril. Além de questões comerciais, Dilma e o presidente norte-americano, Barack Obama, deverão discutir a ampliação de parcerias entre universidades dos dois países, por meio do programa Ciência sem Fronteiras, e ações de cooperação energética e em outros setores. Dilma estará em Washington entre os dias 9 e 11 de abril. Edição: Vinicius Doria

Fonte: Agência Brasil

30 Comentários

  1. …compra de aviões da Embraer foi suspensa por problema administrativo…
    .
    Como foi suspensa se haverá outra licitação?, ela foi cancelada isso sim.
    Está óbvio que havendo outra palhaçada, “concorrência”, o avião americano terá tempo de ficar mais adaptado a função, e assim ganhar.
    Acredito que os acionistas da Embraer deveriam precionar a empresa a não participar novamente de uma “concorrência” que ganhou mas não levou, preservando assim a sua imagem, não validando essa fraude e economizando recursos da empresa.

  2. É rafale na cabeça!

    Agora que o tiro no pé foi dado no Super Brick por eles mesmos, agora é esse morde e assopra.

  3. Sim sera resolvido.”Comprem o SH que compramos ST e uns KCs” rsrs rsrs Veremos se a Presidente Dilma honrara sua afirmação que não abre mão de transferencia de tecnologia.

  4. Ahã, problemas adiministrativos. Rasteiras sucessivas: contrapartida do Sivam, 200 ST, os antigos E-99, agora estes. Isso que ainda não entubaram os tantos da US Navy.
    Brazilero é tom bonssinho. O pior é que um primo meu comentou que, numa Base Aérea por aí, falavam muito numa tal de gripe. Era gripe aqui, gripe ali. Não queria falar disso mas ele não pediu confidencialidade. Isso foi ano passado, mais para o final do ano. Disse que era o bafo na base : deu gripem para todo mundo.

  5. Estão querendo jogar esse jogo sujo com o Brasil mesmo? Espero que nosso ESTADO não caia nesta armadilha, porém espero que saibam usar de forma inteligente essa manobra contra eles mesmo…vamos nós sentar e rever a TOT do F18..rsrs…vamos negociar seriamente com o TIO SAN e mostrar que estamos avançando como povo o nosso nível intelectual e sabemos das intenções Imperialistas do Governo deste país…mas que NOS é quem damos e daremos as cartas daqui pra frente, PORQUE NOS É QUE TEMOS O NIÓBIO…chegou a hora de usarmos isso como MOEDA de troca e persuasão!!! Sem falar do nosso Quartzo… o de melhor qualidade do MUNDO…

  6. E nós que criticamos o FX-2 brasileiro.
    .
    O novo seriado pastelão americano,promete ser um longa-metragem no estilo dos massantes e tediosos que passam(passaram) na GLOBO,nas noites.
    .
    O FX-2 é por falta de recurso e o preço,segundo o governo brasileiro;lá nos EUA, é administrativo.
    .
    Um é por falta de dinheiro e competência e o outro,só por incompetência mesmo_Rsrs….
    .
    Más creio que lá é jogo dos bastidores,uma prática que muito de nós criticamos o Brasil por fazer o mesmo.

  7. Se eles não respeitam as próprias regras e não mantém sua palavra relacionada a uma compra de US$355 milhões, o vai aconteceria se eles ganhassem a concorrência do FX2?
    Transferência de tecnologia, suporte por tempo indeterminado, acesso ao programa do avião, etc. Tem gente que acredita em Papai Noel e coelhinho da páscoa!
    São pessoas sem palavra, não respeitam as regras!

  8. Não brinvca! Não havera retaliação? Eu não sei como aparece este tipo de comentário no governo brasileiro!! mande o Eua pras favas e compre logo o avião que mais nos interessa, que possa defender nosso espaço aéreo, chega dessa diplomacia barata, baseada em 1º mundo e 3º mundo! Acho que todos os brasileiros não aquentam mais essa porcaria de política externa!!

  9. Conversa fiada, kerem q compremos deles o velho f-18 e depois…vamos nos sentar e chorar e mt.pq vão nos sacanear ñ nos vendendo às peças de reposição, ñ transferindo a T&T dos mesmo.Espero q nenuhm esperto no GF caía nesse papo, só se for um 5ª coluna dos mesmos, p se dizer o mínimo.Sds.

  10. Engraçado…nós também não iremos comprar os caças americanos pelo mesmo motivo..para evitar problemas futuros administrativos. Esses americanos são muito babacas mesmo e caras de pau!! Eles não compram nossos aviões e ainda tem esperança de vender pra gente..hahahaha.

  11. Geeente… da um tapinha nas costas e manda um abraço….
    Esqueça parceria estrategica em defesa com os EUA..
    não vamos atras, brigar por esse mísero contrato(a embraer vende mais de 400 milhoes por bimestre somente com seus jatos comerciais)…
    Eles pensam que vão nos deixar á margem, mas logo logo serão eles que irão querer pegar a nossa “rabeira”.

  12. Realmente este contratinho de míseros 20 SUPER TUCANOS, não faz diferença nem para a Embraer e muito menos para o BRASIL. O problema é que os americamos tem certeza que somos idiotas e subservientes. Por isso este idiota do burns vem com essa conversa mole para boi dormir; que o cancelamento do contrato foi problema administrativo. Cabe agora a Exma. Sra. “Presidenta ” Dilma o dever patriótico de não compar os tijolos voadores f 18, e mostrar que deixamos de ser idiotas e subserviente desde o fim do governo do vendilhão FHC.

  13. Tenho uma sugestão para os políticos honestos americanos,
    determinar no congresso “deles” que seja pribido o comercio com qualquer país corrupto do mundo.

  14. OS AMERIKINHAS ESTÃO PREOCUPADOS POR TEREM REJEITADO A COMPRA DO A29 SUPER TUCANO, PORQUE JÁ SABEM O QUE VAI ACONTECER EM RELAÇÃO A COMPRA DOS CAÇAS PARA O FX2 BRASILEIRO, TANTO QUE JÁ MANDARAM UM CARINHA AÊ VIR PRA TENTAR AMENIZAR A MERDA QUE ELES FIZERAM,O CARINHA LÁ DISSE QUE A COMPRA NÃO FOI FEITA POR MOTIVOS ADMINISTRATIVOS E EU SEI O QUE FOI E VCS TAMBEM CLARO, EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO COM A CRISE O GOVERNO ACHA QUE SE COMRRAR AVIÕES DE FORA, ESTARIAM TIRANDO EMPREGOS DOS AMERIKINHAS E OS DA PARTE COMPRA FIZERAM MAIOR LOBBY CONTRA O BARAKINHU E ELE REFUGOU, E FALARAM QUE ESTÃO INTERESSADOS NOS AVIÕES MAS FARAM OUTRA LICITAÇÃO, OU SEJA, VAI FAZER ISSO, VAI COMPRAR DE OUTRA EMPRESA E VAI DXAR A EMBRAER CHUPANDO DEDOS, AQUI A SEª DILMA TEM DE SER CORDIAL E FAZER COM TODA A EDUCAÇÃO DO MUNDO PRA ELES E DIZER, KI SE DANEM TOME RAFALES NA CARA E SE DER COMPRAREI UNS 50 PAK FA T50 DOS RUSSOS PRA DXAR VCS PUTOS…TOMA LÁ DA CÁ !

  15. Nossa primeira constituição estabelecia que o nome da nação era República dos Estados Unidos do Brasil. Coisa que só foi mudada durante ditadura em 1968 que mudou para República Federativa do Brasil. Não é algo tão absurdo, ele só se perdeu no tempo kkkkk. Isso se chama ato falho, ele deveria estar pensando algo sobre os EUA e acabou misturando as palavras, não é nenhum fim do mundo. Agora só não entendi no video porque diz que Angela Merkel ficou constrangida com o que Lula disse, ele não falou nenhuma besteira(por incrivel que pareça) e a Alemanha sempre foram uma das maiores criticas ao armamento nuclear. Se ele tivesse dito aquilo num país como Inglaterra, ou Paquistão ou qualquer país nuclear ai sim, seria algo constrangedor.

  16. Realmente Rorschach, se fosse só por esse fato,o video não teria sido tão comentado…o problema é o histórico desse indivíduo..e no video do lula…a opinião é da globo mesmo, ou seja, ela não defende os interesses nacionais, uma vez que é uma empresa privada, os únicos interesses dessa empresa é dinheiro e poder.

  17. EDSON Boa ideia heim então eles não venderam nem a eles mesmos rsrs ou voce acha que não existe corrupção e corruptos no Mundo de Alice dos Estados Unidos da America rsrs rsrs A gente le cada uma aqui rsrs rsrs É Bordunada neles todos minha Cobrada larga o puro aço Tupynambá rsrs rsrs

  18. Dilminha meu amor minha vida minha privada entupida é GRIPEN NG E SU50MKI minha cara Tchutchuca de validade vencida rsrs rsrs

  19. Desenvolver um caça leve para treinamento, que sirva como caç-tampão da FAB, até desenvolvermos algo melhor, mesmo que seja em parceria com alguém, tipo Coréia do Sul ou Japão ou Turquia.
    É isso.

  20. A Embraer é muito otaria ou seria muito olho grande e de tão olho grande so toma no Tonho.Tomou primeiro dos EUA e depois dos Chineses,agora toma no Tonho dos EUA de novo.Eae Dilminha vai bancar essa?Vai colocar as necessidades do Brasil e o dinheiro do contribuinte Brasileiro para favorecer a Embraer abrindo as pernas para os Americanos com promessas de KC,ST para nós comprarmos o F18 careca e banguela e vivermos por uns 50 anos revitalizando-o com Israelenses e autosuficiencia ZERO.Ate quando o Brasil deixara de pensar nas necessidades das Forças Armadas porque elas dizem respeito a toda a nação para ficarmos priorizando Privados?Se a Embraer fosse esperta teria feito uma linha de montagem na Russia e lambido a carencia deles por aviões civis mas é Putinha Yankee e cresceu o olho nos Ching Lings.Se FUFU AMIGUINHA.Agora quem sabe eles esperarão o Brasil adiquirir tecnologia aeronautica de Caça para depois se interessarem em usufruirem do que foi adiquirido com dinheiro do contribuinte Brasileiro para dizerem que vão fazer um caça leve e treinador moderno.A Embraer merece é um bico na bunda e passar a pagar ao Brasil tudo o que ela se beneficia gratuitamente adiquirido com o dinheiro do contribuinte Brasileiro….AJ meu caro formarmos com condicionados para com eles desenvolvermos algo avançado é o mesmo que fazer um unico jogo simples e ganhar a mega-sena acumulada sozinhos rsrs rsrs Projeto 5.0 para não jogar dinheiro fora é para se associar com quem domina e produz essa tecnologia então nos restam poucas opções,EUA,Russia,China ou para não dizermos que não somos satelites de nenhum deles formarmos com a India que ja desenvolve seu 5.0 ja a tres anos e tem projeto secreto 6.0 em andamento.Ah mas a India é tecnologia baseada nos Russos não é mesmo então a xenofobia-ideologica nos levam a tentarmos a mega-Sena rsrs rsrs rsrs rsrs

  21. Interessantissima ideia AJ… merecia um estudo mais dedicado de viabilidade tecnica e mercadologica… saudações…

Comentários não permitidos.