Brasil fará licitação para construir nova base na Antártida

POR CLAUDIO ANGELO

O Brasil abrirá já nas próximas semanas uma licitação internacional para a construção de uma nova estação científica na Antártida, informou nesta quinta-feira o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O complexo deve começar a operar no verão de 2014-2015, no sítio da base Comandante Ferraz, destruída por um incêndio no último sábado.

Enquanto a nova estação não fica pronta, os principais líderes da pesquisa antártica no Brasil, reunidos nesta quinta-feira em Brasília, propuseram ao governo duas formas de dar continuidade aos projetos científicos na região: alugando um terceiro navio para servir de base (o Brasil tem dois navios polares, um de pesquisa e um de apoio logístico) e transferindo equipamentos brasileiros para estações vizinhas, de países que já ofereceram ajuda.

Segundo o secretário de Programas de Pesquisa do MCTI, Carlos Nobre, a primeira medida emergencial será colocar no ar os sistemas de coleta de dados que sobreviveram ao incêndio, como o módulo de meteorologia do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Hoje esses sistemas estão ameaçados pela falta de energia.

Já no próximo dia 20, um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) levará a Ferraz painéis solares e outros equipamentos para permitir a continuidade da coleta de dados.

O ministro Marco Antônio Raupp (Ciência, Tecnologia e Inovação) também afirmou ontem que a pasta também liberar recursos adicionais para repor os equipamentos que foram perdidos no incêndio. “Teve gente que perdeu equipamento de US$ 800 mil”, disse o glaciologista Jefferson Simões, coordenadot do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera.

O navio polar Almirante Maximiano também deverá receber equipamentos científicos adicionais — previstos desde sua compra, em 2008, mas nunca instalados — que o habilitem a funcionar como base de pesquisas.

Segundo Nobre, o detalhamento orçamentário da recuperação da parte científica do programa antártico deve ser conhecido nesta sexta-feira.

ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

A ideia de contratar uma empresa especializada em projetar e construir na região polar partiu da própria Marinha, e foi recebida com alegria — e certo espanto — pelos cientistas. É antiga a demanda dos pesquisadores por instalações projetadas por civis e planejadas de acordo com as necessidades da ciência, em vez de instalações construídas por militares às quais os laboratórios eram adaptados.

Um grupo de trabalho integrado por pesquisadores formulará as especificações do novo projeto de estação, que deve se inspirar em instalações de outros países — que usam, por exemplo, energia eólica e solar.

“A ideia é ter uma estação com prazo de vida de 30 anos, não uma estação que vá crescendo aos poucos”, afirmou Carlos Nobre.

O geógrafo Francisco Aquino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, um dos pioneiros da pesquisa no interior do continente, disse que já há uma certeza sobre a cara da nova estação: “Será menor e em módulos isolados, provavelmente em palafitas, para resolver o problema da falta de isolamento térmico que tínhamos em Ferraz, que foi feita no chão”, afirmou.

Após muita discussão, resolveu-se também que a base será uma só, no mesmo lugar, e terá seu foco principal em biologia e monitoramento ambiental. Eventuais incursões no interior do continente para pesquisa de glaciologia e geofísica, como o grupo de Aquino e Simões tem feito desde 2004, serão feitas com acampamentos e módulos (contêineres) automatizados de coleta de dados semelhante ao Criosfera-1, instalado neste ano a 670 km do polo Sul.

Fonte: Folha de S.Paulo

15 Comentários

  1. Agora é moda licitações não é mesmo e porque heim se nós podemos fazer a nossa base e muito melhor ainda do que a destruida pelo incendio.É mais rentavel né rsrs rsrs

  2. Não podemos desanimar, acidentes infelizmente sempre acontecem. Que a próxima base seja muito melhor e mais moderna.

  3. Eu até agora busco informações e não compreendo como uma casa de força e combustíveis (pontos de ignição) podem ficar tão próximos da estrutua de pesquisa? Caldeira e Gerador tem local a parte, separado, com metragem de segurança. Qual foi o “engenheiro” ou “empreiteira” desta obra? Quem assina o Responsabilidade Técnica? Vão passar a mão na cabeça? Onde estão as respostas? Ja querem licitar e nem sabem o que aconteceu, mais uma histórinha para o esquecimento?
    Acidentes acontecem, mas desta magnitude é porque tem angu. Se fosse bem estruturado tecnicamente a base, no mínimo ficaria alguns dias, que sabe meses, no escuro. Mas mortes e perda de toda base, isto não. O Ministério da Defesa deve explicações e apresentar os responsáveis, chega de amadorismo.

  4. Tudo que é feito com dinheiro curto, sem planejamento dá no que deu. É só olhar as outras bases estrangeiras na antartida e veremos que não existem cambiarras. Espero que na nova base não estejam as mãos podres dos políticos brasileiros.

  5. Já temos a novela dos caças , do prosuper da MB mais uma vai começar o governo federal tem bons escritores acha aspiraçao para escrever tantos capitulos será que mais essa novela vai ter um final as outras estao mto chatas do dia o mesmo capitulo mudou atores mais o roterista é o mesmo . As novelas do governo federal sao melhores do que da globo.

  6. PRONTO AGORA COM A LICITAÇÃO DO GOVERNO O PRAZO DE 2 ANOS VAI SUBIR PRA 3 OU 4 ANOS, POIS SABEMOS COMO FUNCIONA ISSO, A DEMORA PRA ANALISAR QUEM TEM MELHOR PROJETO, SE É VIÁVEL E CLARO COISA QUE O GOVERNO AMA, QUAL VAI SAIR MAIS BARATO PRA ECONOMIZAR DINHEIRO E PEGAR FOGO DE NOVO EM UM FUTURO PRÓXIMO !
    NOSSO BRASIL É FOGO ! RSRSRSRSRS…

  7. puts..licitação ?? alguem ja achou um jeito de lucrar com a recem-tragedia, malditos fisiologistas aproveitadores, deixem pelo menos as viuvas terminarem de chorar seus mortos pò !!!!

  8. O BRASILEIRO SÓ FECHA A PORTA DEPOIS QUE É ASSALTADO!
    .
    .
    Esse é o mal do nosso governo, precisou morrer gente por lá para se mover na segurança e melhorias nos equipamento.
    .
    Esse filme já vimos antes no programa espacial brasileiro,quantos ótimos profissionais deveram perder as suas vidas para o governo brasileiro sensibilizar-se com a política de ciência e desenvolvimento da pesquisa n Brasil?
    .
    Que grande descaso e incompetência juntas!!!!!!!



  9. prova cabal que nossa Marinha e por extensão FAs são uma M.. conforme Wikileaks ressaltou…

    ou se amotinam e façam valer a razão de sua existencia … ou assuma que são subservientes a governos fracos, venais, corruptos…lesa pátria.

Comentários não permitidos.