Base no Maranhão simulará lançamento de foguete

Primeiro teste desde o acidente de 2003 que matou 23 pessoas lançará uma nave sem combustível


ERNESTO BATISTA,
ALCÂNTARA (MA)


O Comandante do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), tenente-coronel César Demétrio Santos, anunciou ontem que a unidade fará uma simulação de lançamento do foguete lançador de satélite nacional VLS-1. O anúncio foi feito durante a comemoração dos 29 anos de fundação do centro espacial.

A operação de lançamento simulada não tem data marcada, mas está previsto o uso de um foguete inerte (sem combustível) em escala real para treinar os procedimentos de montagem do veículo, preparação de carga útil e operação de lançamento.

É a primeira vez que um foguete do tamanho do VLS-1 será testado em Alcântara desde o acidente com VLS-1 V03, em agosto de 2003, que matou 23 engenheiros e técnicos do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). Desde então, o programa para desenvolver tecnologia de construção de veículos espaciais complexos, como o VLS-1, está virtualmente parado.

A previsão inicial era que o programa do VLS-1 seria retomado em 2009, mas falta de recursos fez com que ele fosse adiado por vários anos. Antes duas outras tentativas de lançar o VLS-1 de Alcântara fracassaram.

A Torre de Móvel de Integração (TMI), perdida no acidente de 2003 e onde o VLS-1 é montado e lançado, foi reconstruída com modificações, como torres para prevenir descargas atmosféricas. Missões menores com foguetes de teste têm sido feitas para manter a proficiência dos técnicos do CLA na operação de lançamentos espaciais.

Outros projetos. O comandante do CLA também anunciou que em 12 dias começa a primeira campanha de lançamento real de veículos espaciais brasileiros em 2012. A previsão é de que seja lançado um VSB-30 no dia 16 de março.

“Nosso foco para o biênio 2012 e 2013 é a preparação de foguetes e veículos de lançamento. Além disso, temos outros projetos no âmbito social, como é o caso do Alcântara Sustentável, que visa ao desenvolvimento dessa região”, disse Santos.

Fonte: O Estado de São Paulo via Notimp

21 Comentários

  1. Base no Maranhão simulará lançamento de foguete
    .
    .
    ate hoje gente, este tal de lançamento de foguete
    .
    so não sai do chão ne ?????????????????

  2. a e outra noticia ae
    .
    Comandante da Marinha diz que Brasil está em alerta sobre ação de piratas

    Brasília – O comandante da Marinha, almirante de esquadra Júlio Moura Neto, disse hoje (1º) que o aumento da pirataria na região do Oceano Atlântico preocupa o governo do Brasil. Ele informou que a Marinha colabora com forças na Costa Ocidental da África para evitar que a ação dos piratas alcance o Brasil. Moura Neto está na Cidade da Praia, na África do Sul, onde participa como observador das discussões sobre uma série de operações militares no continente.

    “É uma preocupação mundial o aumento da pirataria. A pirataria está na Costa Leste da África, mas [observamos que há uma] tendência que isso possa avançar para a Costa Oeste [da África], que envolve o Oceano Atlântico. O Brasil observa isso com muita preocupação. Ainda não chegou à costa brasileira, mas pode vir a chegar. Combatê-la é um desejo nosso”, disse o comandante.

    “Temos participado como observadores do [fórum] Africa Partnership, cujas operações ocorrem no Golfo da Guiné, mas ainda não enviamos quaisquer meios navais para essa área”, acrescentou Moura Neto. A possibilidade, porém, segundo ele, não está afastada.
    ,
    .
    .
    de a sua opinião

  3. .
    .e tem mais
    .
    Forças Armadas vão redefinir programas de articulação e equipamento

    As Forças Armadas entregarão, no próximo dia 8, suas propostas preliminares de inclusão de programas e projetos para a revisão do Plano de Articulação e Equipamento da Defesa (PAED). Depois de revisadas por um grupo de trabalho da Subchefia de Integração Logística, a documentação voltará às Forças, que terão até o dia 16 para apresentar o trabalho final.

    O PAED irá reunir todas as ações a serem realizadas pela Defesa. Isso inclui a harmonização dos projetos das Forças; a recuperação da capacidade operacional; pesquisa, desenvolvimento e ensino; transferência de tecnologia e aquisição dos produtos de defesa — como os programas F-X2, para escolha de uma nova aeronave de combate para a Força Aérea Brasileira, e Prosuper, para selecionar navios de escolta, de apoio e de patrulha para a Marinha do Brasil.

    Outro ponto importante será a criação de programas conjuntos. O PAED permitirá que Marinha, Exército e Aeronáutica consolidem requisitos comuns para a aquisição de equipamentos, ampliando a eficiência e diminuindo custos.

    O PAED deve ser entregue ao ministro da Defesa, Celso Amorim, até 31 de maio, para ser encaminhado ao Congresso, como material de apoio do Livro Branco de Defesa — documento que explicita as linhas gerais da Estratégia Nacional de Defesa, traçando uma radiografia do setor, e estabelece a política de aquisição de novos equipamentos para o próximo quatriênio.

    Diálogo

    Segundo o chefe de Logística do Ministério da Defesa, almirante-de-esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, O PAED será, ao lado do Livro Branco, um instrumento que facilitará a comunicação da Defesa com o Congresso e a sociedade.

    “Neste momento, é importante a consciência de que o PAED não é um plano da Marinha, do Exército, da Força Aérea ou do Ministério da Defesa. É um plano do Brasil para o século 21.”

    O secretário de Coordenação e Organização Institucional do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso, afirmou o papel complementar do Plano de Articulação e Equipamento da Defesa.
    “Estamos construindo o futuro da Defesa brasileira. O Livro Branco é o sonho que queremos. O PAED irá transformá-lo em realidade”, concluiu.

    Ferramenta

    Para que as Forças Armadas pudessem trabalhar com metodologia única, a Secretaria de Coordenação e Organização Institucional do Ministério da Defesa (Seori) desenvolveu um sistema de computação para harmonizar os esforços de planejamento e aquisição a curto, médio e longo prazo.

    O software desenvolvido pela Seori facilitará o gerenciamento desse sistema. Ele classifica a ação por prazo, custo, origem e analisa seus impactos em termos sociais, econômicos e tecnológicos.

    Ele também permite uma maior coordenação no esforço de compras das três Forças, que poderão traçar requisitos comuns em processos licitatórios.

    A nova ferramenta foi apresentada no dia 23 de fevereiro, em reunião no Ministério da Defesa. Além do almirante Max e do secretário Ari Matos, participaram do encontro o subchefe de Integração Logística, general-de-divisão Carlos César Araújo Lima, além de representantes dos estados-maiores da Marinha, contra-almirante Flávio Soares Ferreira; do Exército, Walmir Almada Schneider Filho, e da Aeronáutica, brigadeiro-do-ar José Geraldo Ferreira Malta.

  4. A ociosidade dos políticos brasileiros cegou-os a tal ponto, que não podem imaginar o quão ridículo é as aspirações a player global de uma nação que se quer tem forças ou competência de sustentar um plano estratégico vital que se arrasta a décadas sem resultado concreto! Viramos alvos de piadas e chacotas internacionais a respeito da seriedade e competência brasileira, com a soma de todos traidores da pátria, entre eles políticos, midia e etc, somos classificados como um grande “João bobo” que balança pra lá e pra cá, mas não vai a canto nenhum, ao contrário da China que já estuda lançar uma pequena estação espacial particular!

  5. EU QUERO VER A CARA DOS DIREITOPATAS QUANDO ESSE VLS VOAR!!!
    .
    Eu quero ver a cara de taxo deles, tendo q dar os parabens à Dilma !

  6. Essa foi ótima..

    Foguete Inerte.. Podemos exportar, pois essa eh a verdadeira BOMBA..Na minha época de garoto a mulekada da vila fazia foguetinhos com pólvora, mas nunca tiveram a ideia de fazer um foguete INERTE.. rsrsrsrsrsrs

  7. Se tivesse sido levado a sério pelos vários governos que já se passaram pelo brasil, nós já estariamos lançando satélites fabricados por aqui, com um foguete inteiramente nacional. Tudo é uma questão de verbas.

  8. Todo o planejamento estrategico e administrativo é excelente e vislumbra as reais intenções de pessoas patrióticas dentro da esfera político-militar, porém uma minoria apatria, que manipula e distorce e impõe barreiras internas para que todo processo seja desacreditado até mesmo por aqueles que o tinham fé…identificar e anular estas células maliguinas é dever e obrigação da ABIN…agência que me causa grande nausea por parecer estar comprada também…assim como a PF, que foi castrada e aceita esta condição.

  9. concordo com Cils Zayit. A nação faz um papel ridículo. A solução ao brasil, é ser invadido e humilhado!, assim aprenderemos a ser mais espertos e a cuidar melhor de nossas defesas e ciências.

  10. “É a primeira vez que um foguete do tamanho do VLS-1 será testado em Alcântara desde o acidente com VLS-1 V03, em agosto de 2003, que matou 23 engenheiros e técnicos do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).”

    VAI TOMA NO CU!
    Essa midia escrota desse pais ainda insiste em chamar a sabotagem da CIA de “acidente”!

  11. Leandro, espero que não chegue a tanto tanto. Mas com certeza o fato de não existirem ameaças nos deixa descuidados…

  12. Vexame total esse programa espacial brasileiro!!!!. O Irã e a Coréia do Norte com embargos até o pescoço fazem mísseis e foguetes 100x melhores e + funcionais.
    .
    Nem em 2020 esse foguete VLS vai voar. Os quilombolas e as ONGs estrangeiras vão atrapalhar( ou vão sabotar outra vez). Só no Brasil mesmo.

  13. Ao contrario Leandro, o negocio e prender td os ex lideres do BRASIL dos últimos 20 anos, que proclastinaram , deixaram p as calêndas o VLS, o missil de amanhã, uns inresponsáveis. Sds.

  14. Tomara que dê tudo certo e que logo,logo se lance o VLS real. Me lembro que no mes que explodiu no ar o 2º(?) VLS com satélite brasileiro (custo total de US$ 15milhões) também explodiu um americano no valor de US$ 1 Bilhão,ou seja, o risco existe e as vezes o fracasso faz parte do aprendizado.

    Rafael, não misture as coisas meu amigo, o sucesso dessa programa se deve muitissimas vezes mais aos militares do que a qualquer presidente que tenha passado por lá, e não seria Dilma com pouco mais de 1 ano que seria o DIVISOR DE AGUAS. O desastre occorreu em 2003 no começo da era Lula e até agora ainda não foi lançado nada de real, portanto, se voce quer jogar indevidos confetes ao PT seja coerente e desça o porrete no Lula, pois ele era o o chefe do país no dia do desastre (isso sem contar as promessas que ele não cumpriu aos familiares).

  15. E dizer q mataram o projeto do missil S-1000 ,um projeto quase exitoso, faltando tão pouco p o mesmo virar realidade…poderia ser a plataforma do VLS e teríamos ganho tempo….Sds.

  16. Nosso país já tem projetos secretos de misseis de longa distancia, já teve registros de misseis de longa distancia cortando o espaço aéreo piauiense com destino final no ceará todos sendo lançados do maranhão.

Comentários não permitidos.