Defesa & Geopolítica

Rússia encomenda mais 92 caças bombardeiros Su 34 Fullback

Posted by

Texto tradução adapatação: Plano Brasil

E.M.Pinto

O Ministério da Defesa russo assinou nesta quinta feira passada um contrato para a aquisição de  92 caças bombardeiros Sukhoi Su-34 Fullback. Segundo o  acordo assinado pelo ministro da Defesa, Anatoly Serdyukov e o Diretor Geral Sukhoi Igor Ozaros os aviões devem ser entregues até 2020.

Este é um dos maiores contratos de avião de combate alocados no recém declarado programa de aquisição governamental de armas e vai ajudar a substituir todos os bombardeiros Su-24 atualmente em serviço por uam aeronave de “geração 4 +”  disse Serdyukov.

O Ministério da Defesa Russo receberá ainda em 2012, cerca de Su-34s, todos eles serão alocados na região do Distrito Militar Ocidental. No ano passado, seis caças-bombardeiros foram entregues à Força Aérea, estes primeiros caças são provenientes de um contrato inicial de 32 Su-34s.

Actualmente, a Força Aérea possui 12 Su-34s, com este novo contrato o número de caças encomendados sobe para um total de 124 Su-34s. Segundo o ministério da Defesa, um total de 70 Su-34s serão entregues até 2015.

Comentando o acordo, Douglas Barrie, um especialista em guerra aérea do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos de Londres, disse que “o Su-34 – anteriormente conhecido como o Su-27IB – tem tido um longo período de gestação.”

“O programa começou na década de 1980 e sofreu com os resultados de problemas de financiamento. Ele está entrando em serviço mais de uma década depois de ter sido previsto originalmente para ser o substito do Fencer Su-24. “

No entanto, o Su-34 – com nova aviônica aprimorada e novos sistemas de armas – fornecer a força aérea Russa com uma plataforma de ataque de longo alcance extremamente capaz,e adaptada aos novos cenários da guerra moderna, com um poder de “punho”considerável disse ele.

“O trabalho desenvolido pela Sukhoi continua a integrar modernos armamentos ar-superfície,  agora em desenvolvimento na Rússia, o programa SU 34 continua a realizar os com ensaios de integração de novas armas e sistemasno campo de  testes da força aérea em Akhtubinsk.”

A notícia do contrato vem uma semana depois da Rússia retomar parcialmente os vôos de bombardeiros táticos Su-24 Fencer interrompidos após o acidente de uma aronave do modelo que  caiu nos Urais.

Todos Su-24s foram retirdos de voo após o acidente, na floresta da região de Kurgan durante um vôo de rotina em 13 de fevereiro. Ambos os pilotos ejetaram com segurança. O acidente foi o terceiro de um Su-24 na Rússia nos últimos quatro meses. As duas quedas anteriores ocorreram em outubro e dezembro de 2011.

O Su 24 está em serviço na Força Aérea da Rússia desde meados dos anos 1970. No entanto, nos últimos anos a Rússia tem vindo gradualmente a reduzir a quantidade de aeronaves do modelo, que apresenta um histórico de segurança irregular.

Recentemente o Ministério da Defesa Russo afirmou que vai adquirir mais de   mais de 1.500 novos aviões de combate  até 2020, aguarda-se para 2015 um incremento no pedido de aeronaves SU 34.

A Rússia começou a produção em larga escala de Su-34s em 2008, produzindo esta aeronave ba sua planta baseada em Novosibirsk numa subsidiária da Holding Sukhoi Aircraft.

Projetado pela Sukhoi, a um custo declarado de US $ 36 milhões (provavelmente seja maior que isto) o caça-bombardeiro Su-34  é uma aeronave de ataque de dois lugares equipado com motores turbojato com pós-combustor gêmeos AL-31MF .

Ele é projetado para oferecer alta precisão em ataques a alvos fortemente defendidos sob quaisquer condições atmosféricas, dia ou noite, e está equipado com um canhão de 30 mm GSh-301, e pode transportar simultaneamente até 12 mísseis AAMs Alamo ou Archer, ASMS, e bombas guidas.

Fonte: Ria NOVOSTI

50 Comments

shared on wplocker.com