O uso de etanol é viável na Antártida?

As condições extremas, clima seco e ventos fortes na Antártida seriam pontos negativos para se utilizar o combustível fabricado pela Petrobras e os geradores desenvolvidos pela Vale.

Da Redação*

Informações oficiosas sobre a causa do acidente ocorrido na estação brasileira Comandante Ferraz na Antártida circulam no meio científico do país, dando conta que o incêndio teria se iniciado num gerador de etanol recém instalado naquela base.

Através de um de seus consultores, o diário digital  Via Fanzine teve acesso à informação de um engenheiro especializado em combustíveis alternativos para motores que não deseja se identificar. Ele critica o fato de a Marinha de Guerra do Brasil, segundo ele, ter adquirido através de um “intermediário”, motogeradores de energia elétrica movidos a etanol, para uso na  base antártica Comandante Ferraz.

De acordo com a fonte, estes motogeradores “são acionados por motores movidos a etanol, combustível muito mais instável e perigoso do que o óleo diesel (usado por outros paises baseados na Antártida). Também não são feitos os devidos testes para cumprir os protocolos para homologação e liberação de seu uso naquelas condições de operações extremas”, afirmou.

O motogerador a etanol da Estação Antártica Comandante Ferraz começou a operar na terça-feira (10/01), com combustível fornecido pela Petrobras (PETR3; PETR4). Com isso, o Brasil se tornou o primeiro país mundial a utilizar biocombustível no continente, em alinhamento com a meta da ONU (Organização das Nações Unidas), que declarou 2012 como o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos.

O motogerador foi desenvolvido pela Vale Soluções em Energia, uma subsidiária da Vale (VALE3; VALE5) juntamente com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Social). O projeto foi beneficiado pela Lei da Inovação, do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e deverá ser um dos eventos marcantes no Proantar (Programa Antártico Brasileiro).

Etanol ‘sustentável’

O governo brasileiro e a Petrobras, consideram esses motogeradores movidos a etanol como sendo de “tecnologia sustentável” e apostam no futuro e no marketing dessas máquinas.

Alfred Szwarc, consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), declarou que vê no uso do equipamento fabricado pela Vale Soluções em Energia (VSE) uma oportunidade comercial para o Brasil, que consumirá menos energia fóssil.

Para o executivo da UNICA, “A utilização é pioneira deste tipo de equipamento em uma região estratégica no mundo do ponto de vista ambiental amplia as perspectivas do biocombustível brasileiro no mercado internacional. Por ter um ponto de congelamento extremamente baixo, o etanol é mais apropriado que a gasolina ou o óleo diesel para operar nas baixas temperaturas observadas na Antártica”, afirmou.

Segundo informações da UNICA, na comparação com turbinas elétricas convencionais movidas a combustíveis fósseis, o derivado da cana proporciona uma redução de 68% nas emissões de GEEs, além de lançar menos partículas e óxidos de nitrogênio na atmosfera.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) também informa que o Brasil é líder no uso de etanol em motores a combustão, como os de automóveis flex ou os que equipam os geradores na Antártica. E que os geradores a etanol da VSE foram uma das atrações para o público que visitou o estande do Projeto AGORA, durante a realização do Salão Internacional do Automóvel em São Paulo, em 2010.

Conforme a UNICA, naquela ocasião, dois modelos de 400 quilowatts de potência, alimentados por um tanque especial com capacidade para 3.000 litros de etanol, iluminaram o estande.

Ainda de acordo com a UNICA, “a exposição comercial dessa tecnologia ganhará ainda mais força em 2012, ano que a Organização das nações Unidas (ONU) definiu como o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos. O objetivo é incentivar a conscientização sobre o uso sustentável de recursos naturais, esforço que culminará com a realização, em junho, da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como Rio+20”, afirma a instituição.

Na opinião de Celso Amorim, ministro da Defesa, tudo isso coloca o País em destaque no cenário tecnológico e colabora para que se inicie o programa científico da estação brasileira. A Petrobras deverá fornecer 350 mil litros de etanol, idêntico ao utilizado nos veículos nacionais, e deverá acompanhar a utilização do biocombustível em condições climáticas severas.

Apelo estratégico

A instalação de um gerador a etanol na Antártica em janeiro foi prestigiada pelo ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, que acionou o equipamento durante visita ao continente. Em complemento aos geradores convencionais movidos a diesel, já utilizados no local, a novidade deveria garantir toda a energia elétrica necessária para o funcionamento do centro de pesquisa científica estabelecido na Antártida pelo governo brasileiro em 1984.

Diariamente, serão produzidos 250 (KW) para consumo na estação, o que exigiria, ao longo de um ano, a utilização de 350 mil litros de etanol. Também é previsto que a Petrobrás, fornecedora do biocombustível, “acompanhe de perto o desempenho do etanol sob baixas temperaturas”.

Ao todo, o projeto, que também tem apoio logístico da Marinha do Brasil, consumirá R$ 2,5 milhões, recursos viabilizados pela Lei da Inovação, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Reconstrução da estação antártica

Enquanto se montam discussões sobre a viabilidade ou não do uso de motogeradores a etanol e sobre as causas do acidente na base brasileira antártica Comandante Ferraz, o governo federal informa que a reconstrução da estação deverá ser efetivada dentro de dois anos.

De acordo com as informações divulgadas na imprensa, um novo projeto será criado exclusivamente por arquitetos, devendo ser bem mais moderno e seguro que o anterior.

 As atuais instalações da base brasileira foram consumidas em cerca de 70% de sua totalidade por um incêndio que matou duas pessoas e feriu uma, cujas causas ainda não foram devidamente esclarecidas.

Das 59 pessoas que se encontravam no local no momento do acidente, duas morreram, 50 retornaram ao Brasil e apenas sete permanecerão hospedadas num navio situado próximo à acidentada estação Comandante Ferraz, responsáveis por iniciar o seu reerguimento. (* Com informações de UNICA / Naval.br / Info Money / Fonte preservada.)

Fonte: ViaFanzine

 

14 Comentários

  1. .
    AGORA O BRASIL
    .

    vai buscar ajuda internacional para prosseguir estudos na Antártica

    Informação é de secretário do Ministério de Ciência e Tecnologia.
    Segundo ele, mesmo após incêndio, 60% dos estudos estão preservados.

    .

    O secretário Carlos Nobre, do Ministério de Ciência
    e Tecnologia, durante entrevista nesta quinta
    Filipe Matoso /

    O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre, informou nesta quinta-feira (1º) que o Brasil vai buscar ajuda internacional para que as pesquisas antárticas continuem.
    .
    Segundo Nobre, apesar do incêncio que atingiu a Estação Comandante Ferraz no último sábado, não houve prejuízo para 60% dos estudos.
    .
    “Vamos procurar apoio para que os cientistas brasileiros continuem as pesquisas como, por exemplo, na base
    .
    (((chilena”.
    .
    Cientistas ligados ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar) estiveram reunidos nesta quinta-feira com representantes do ministério em Brasília.
    .
    Segundo o secretário, eles recomendaram à pasta que um terceiro navio seja alugado para dar sequência aos estudos na Antártica.
    .
    Carlos Nobre informou que o ministério vai se reunir com representantes da Marinha na próxima segunda-feira (5) para discutir propostas e apresentar respostas aos pesquisadores.
    .
    O secretário informou que uma nova base será construída na região e que ela deve ficar pronta entre 2014 e 2015. “O novo projeto, que será elaborado por cientistas do Proantar em conjunto com a Marinha, deve começar a ser desenvolvido no fim deste ano e terá vida útil de 30 anos”, afirmou.
    .
    saiba maisPesquisas na Antártica podem continuar em dois navios, diz Raupp
    .
    De acordo com o delegado brasileiro no Comitê Internacional de Pesquisas Antárticas, professor Jefferson Simões, 40% dos projetos da base Comandante Ferraz foram paralisados por causa do incêndio.
    .
    “O Proantar não parou por completo. Fizemos um estudo e apresentamos ao ministro [Marco Antônio] Raupp informando que 60% dos projetos não foram interrompidos”, afirmou.
    .
    Simões disse ainda que as áreas de pesquisas científicas mais afetadas pelo incêndio foram as de pesquisas biológicas e monitoramento ambiental.
    .
    “Todos os laboratórios de biologia situados dentro da estação foram totalmente queimados. Infelizmente, também foi queimada uma série de equipamentos caros, que fazem levantamentos e que são usados fora da estação”, completou.
    .
    De acordo com o ministério, o valor da nova base ainda não foi calculado porque o projeto ainda precisa ser desenvolvido.
    .
    .
    ,,,DE A SUA
    ,,,,,,,,,,,,,,OPINIÃO,AMIGOS

  2. .
    ,,,,,,,,,,,,,,,,F-X2:
    .
    .França sai fortalecida em competição para venda de caças

    Publicado em 01/03/2012 por Fernando Valduga em Brasil, Força Aérea Brasileira, Militar

    ,

    O cancelamento da compra de aviões brasileiros pelos
    .

    . Estados Unidos e a decisão da Índia de comprar aviões
    .
    franceses Rafale influenciam a decisão do Brasil sobre a
    .
    compra de 36 caças e favorecem Paris na disputa, segundo
    .
    fontes de governo e analistas.



  3. promoveram e deram medalhas aos que morreram lá… por cumprir o dever ??? por morrerem ??? ou ambos ???

    e como o etanol se comporta em um ambiente glacial… foram feito estudos ???

    geradores instalados juntos a área habitada… isso é correto ???

    a mais perguntas que respostas …

    já somos potencia sim… do descaso.. FATO !!!

  4. Interessante… O projeto é protótipo, houve um acidente e logo aparece um ‘especialista’ que, claro, não quer se identificar, para descer o pau no projeto, que está em teste e criticar os que estão fazendo alguma coisa. Ninguém acredita em sabotagem ou um simples acidente… É mais fácil jogar a culpa num combustível experimental e num gerador que ninguém tem. Aí… Só erra quem faz. Quem fica de fora ou demonstra incompetência fazendo critica anonima, como o excelentíssimo sr consultor, ou mostra humildade e bate palma para a coragem de que faz. Minha critica é para a palhaçada da recepção dos mortos. Em vida pouco ou nenhum valor lhes foi dado. Quer dizer que os militares só tem valor quando morrem? E os que estão vivos? Não merecem melhores condições de vida, de segurança no trabalho, equipamentos decentes, soldos compatíveis? As honras só acompanham os mortos. Isso é revoltante. []´s

  5. EU ACHO NA MINHA HUMILDE OPINIÃO DE ENGENHEIRO, OS GERADORES DE ENERGIA MOVIDOS A ETANOL, DEVERIAM FICAR EM UMA PARTE FORA DA ESTAÇÃO EM SEU PRÓPRIO CONTAINER, PARA EVITAR DE TER EXPLOSÕES OU PANES ELÉTRICAS COMO A QUE HOUVE, CLARO OS SISTEMA TAMBEM DEVERIAM ESTAR TODOS INTELIGADOS POR CORREDORES, OU SEJA CADA CONTAINER DEVERIAM ESTAR AFASTADOS UM DOS OUTROS POR PELO MENOS 5 METROS E LIGADOS POR CORREDORES QUE PODERIAM SER DESLIGADOS OU VEDADOS EM CASO DE INCENDIO, POIS O MESMOS NÃO SERIAM ATINGIDOS, A ESTAÇÃO TERIA UMA ÁREA MAIOR EVIDENTE, MAS SERIA MAIS SEGURO E RÁPIDO DE TOMAR PROVIDÊCIAS EM CASO DE INCÊNDIO, POIS CADA BLOCO FICARIA AFASTADO E SERIA MAIS DIFICIL A PROPAGAÇÃO DAS CHAMAS… SISTEMAS DE INCENDIOS NO FORMATO DE GÁS PARA CADA UM DOS CONTAINER’S E NOS CORREDORES DE LIGAÇÃO, COM PORTAS DE VEDAÇÃO… SAIRIAM MAIS CAROS MAS EM COMPENSAÇÃO NÃO TERIAM TANTOS PROBELAMAS DE SEGURANÇA…

  6. Assuntos técnicos, vou opinar. Não tem nada de perigoso. O diesel sem etanol, realmente é muito mais seguro, mas a gasolina é menos segura que o etanol, por ser mais volátil. Devem ter colocado o combustível do lado do gerador ou sem uma válvula de retenção, caso houvesse vazamentos na tubulação. Sensores de vazamentos foram utilizados ? A Petrobrás é que tem muita experiência nessa área. O que houve na Antártida foi erro de projeto, pois os módulos de máquinas geradoras e de combustíveis, deveriam estar separados dos outros. Os módulos das oficinas de pesquisa e dormitórios, também não deveriam estar unidos,mas ligados por corredores, com portas corta-fogo.

  7. O unico problema do etanol na antartida é a temperatura muito baixa e acabar congelando mas é obvio que os engenheiros já deram um jeito nisso se não não teriam levado o gerador no primeiro lugar. E não é um acidente que irá dizer que o projeto é inutil e não tem futuro. Os EUA falharam valhas vezes na exploração espacial, perderam varios astronautas, os russos já perderam varias sondas e nem por isso eles desistiram.

  8. Sabe, que nem foi dito antes, agora que aprece a VSE com essa iniciativa de fazer algo que nao seja minerio de ferro e soja. Aparece esse “acidente“, que me perdoe os que discordam, mas parece mais uma sabotagem, coincidencia ou nao, tem algo muito estranho no ar, deviam por a inteligencia brasileira para investigar o caso. Eh incrivel, isso me faz lembrar a base de alcantara no maranhao, na qual varios brilhantes cientistas brasileiros foram mortos. Vamos autoridades tenham uma postura. Em relacao a erros na instalacao, como o Dandolo mesmo disse, a petrobras que esteve envolvida sabe muito bem sobre essas questoes de seguranca de instalacoes e tubulacoes. Nao creio que eles vendo algo errado deixariam passar falhas grosseiras.
    No mais, um grande abraco, espero mais um parecer oficial por parte da marinha.
    Abracos.

  9. TIRANDO PELO CARRO MOVIDO A ETANOL DA MINHA VIZINHA GOSTOSA QUE NO INVERNO DEMORA TROCENTOS ANOS PARA LIGAR E ME PROPORCIONA O DELEITE DE VE-LA DE SAINHA CURTINHA MOSTRANDO A CALCINHA TODA VERMELHINHA EMPUTECIDA XINGANDO TUDO E MAIS TUDO NÃO O ETANOL NÃO É VIAVEL NA ANTARTICA rsrs rsrs rsrs rsrs QUEM SABE BIODIESEL rsrs rsrs

  10. CANARINHO meu nobre a explosão no NAe São Paulo o acidente na P38 a explosão do deposito de exocets,o acidente de Alcantara são todos fatos extranhos e o pior é que continuamos sempre os mesmos babacas de sempre ainda mais que os caras ja sabem que dançaram no FX,que fechamos com BRICS em diplomacia e politica externa E QUE PODE VIR UMA COISA BEM GRANDONA AI PRA DEIXAR NOSSOS GUERREIROS COM SORRISOS DE ORELHA A ORELHA e voces pensam que são so VIÃOZINHUS É rsrs rsrs Eu canto essa pedra ja vai pra quase 4 aninhos e aquilo que parecia impossivel ja é realidade em segredo.Ai vão dizer que sou profeta ou então agente da KGB ou quem sabe apenas um louco que vai acertar na mosca rsrs rsrs

Comentários não permitidos.