Novo bimotor brasileiro de transporte leve

Por Javier Bonilla

A Indústria Paranaense de Estruturas, fundada em 1972, construtora do planador orgânico da FAB e mais de 60 aeroclubes do Brasil KW-1 “Quero Quero”, e, fabricante local do acrobático francês CAP-10, além de titular, através da subsidiaria “PLANAIR”, do futuro fumiga dor PL 010 AG “Curiango”, com uma capacidade de hoover de 1100 l, atualmente sendo certificado pela ANAC, está acabando de desenhar o IPE 014, aeronave de transporte de até 12 lugares em fileiras de três poltronas (1 + 2), que também será submetido aos rigorosos testes aeronáuticos vigentes no Brasil para homologar um projeto aerocomercial.

Este bimotor de asa alta, estará propulsado por dois motores Lycoming convencionais TIO 540, de 350 hp., os que permitem uma velocidade máxima de 340 km. Horários e quase 310 de cruzeiro, para uma autonomia de 1500 km.

O avião, de materiais compostos, trem fixo e aviônicos digitais, será oferecido em versões civis e militares utilitárias.

Poderá ser configurado como cargueiro com uma capacidade de até 2 toneladas, igualando ao Cessna Caravan neste sentido, sendo cotado-estimativamente- em bastante menos de dois milhões de dólares. Também estariam sendo avaliadas séries executivas, ambulância, etc.

Integrando diversas entidades empresariais, o grupo IPE, baseado no estado de Paraná, e nas cidades de Ponta Grossa e Curitiba, demonstra muito interesse no mercado sul americano e na eventualidade de integrar industrialmente as possíveis potencialidades regionais.

Atualmente está sendo homologado um econômico monomotor de treinamento ou esportivo, de asa alta, e ao igual que o fumiga dor “Curiango”, utilizando materiais compostos, o IPE 06 A.

Fonte: Defensa.com

20 Comentários

  1. ,,,,BOA NOTICIA
    ,
    ,,,,,,,,,,, ESTA TBM É ,
    .
    Filme ‘Top Gun 2′ trará Tom Cruise como piloto de testes do F-35

    1 de março de 2012, .

    Segundo o blog “The Dew Online” do site Flightglobal, o caça F-35 será uma das estrelas do filme Top Gun 2. O ator Tom Cruise aparecerá como um piloto de testes do caça.

    Nada mais foi revelado sobre o roteiro do filme, mas os fãs já podem começar a imaginar quais serão os cenários e os adversários que os caças americanos poderão encontrar pela frente…

  2. Algumas perguntas :
    São erros de digitação, ou essa matéria foi publicada em site estrangeiro e traduzida mal ??
    Esse grupo é de empresas Brasileiras ou estrangeiras com sede no Brasil ?
    Mas é uma ótima notícia mesmo ,mais um grupo que estaria apto para uma possível ” capacitação ” governamental em substituição a Montaer ( Embraer ) .
    Mais uma possibilidade de inclusão de sistemas de ultima geração ( motores TH-1000 , TAPP-5000 , AVIÔNICOS , GIROSCÓPIOS , ACELERÔMETROS etc.. ) verdadeiramente nacionais .

  3. Bandeirantes II… A Embraer começou assim. Seria bom se esta empresa projetasse um turboélice com rampa traseira e asa alta para cargas leves e operação em pistas não preparadas. Mas vamos ver a aceitação deste novo avião pelas operadoras de taxi aéreo. []´s

  4. SERIA UMA BOA CONCORRENCIA PARA O CESSNA, QUEM SABE A FAB COMPRE MAIS DESSES PRA DAR VALORIZAÇÃO AO PRODUTO NACIONAL !

  5. a noticia será otima o dia que ele seja feito com componentes nacionais, começando pelo motor.

    de todas formas, nao deixa de ser uma boa noticia de cara a termos mais uma industria de grande valor agregado.

  6. Esse tipo de avião será muito útil para ligar Curitiba à algumas cidadezinhas ricas do Paraná, como Pato Branco e Francisco Beltrão que tem aeroportos pequenos. Para ir de avião a essas cidades, só com táxi aéreo, que acaba ficando muito caro! Falta empresas para explorar esse nicho, que existe não só no Paraná, mas no Brasil inteiro.

  7. Uma boa opção para a FAB. Ideal para pequenos trechos e pouca carga. A FAB evita usar o Cessna (C-98) na região amazônica pelo fato dele ser monomotor. Essa aeronave pode vir a preencher essa lacuna ja que é um bimotor com as mesmas capacidades do C-98.

  8. Essa notícia é muito boa para o nosso país. Demonstra expansão da indústria aeronáutica. Esse tipo de aparelho tem chances de ser exportado, o que pode trazer muitas divisas. Força Brasil !

  9. Logo veremos a supremacia da EMBRAER ser dividida com outros aqui no Brasil, melhor coisa para qualquer mercado é a tal da concorrencia.

Comentários não permitidos.