No Haiti pela terceira vez, major brasileiro exalta experiência 'sem igual'

João Fellet

Enviado especial da BBC Brasil ao Haiti

Atualizado em  1 de março, 2012 – 05:49 (Brasília) 08:49 GMT
Major brasileiro Custódio Apolônio Santos da SilvaMajor foi ao Haiti comandar uma tropa de 140 fuzileiros da Minustah

Ao desembarcar no Haiti pela primeira vez em 2009, o major brasileiro Custódio Apolônio Santos da Silva, então com 34 anos, se impressionou com a escuridão nas ruas da capital Porto Príncipe. “O clima era bem tenso. À noite, não havia nem comércio nas áreas mais pobres”, ele lembra.

Comandante de uma tropa de 140 fuzileiros da Minustah (Missão da ONU para a Estabilização do Haiti), Santos tinha como missão conduzir operações de combate ao crime, principalmente o tráfico de drogas. A experiência foi tão rica que, em três anos, ele a repetiria outras duas vezes.

Assim como todos os cerca de 20 mil brasileiros que passaram pelo Haiti, segundo estimativa do comando militar da Minustah, Santos atuou no país caribenho por vontade própria.

Por trás de sua decisão, ele conta que estava o desafio profissional de vivenciar situações que, como militar, dificilmente experimentaria no Brasil. Também lhe atraía a possibilidade de participar de uma missão multilateral da ONU, integrada por mais de 50 países.

Já os benefícios financeiros que a experiência lhe proporcionaria não tiveram qualquer influência, diz ele. Ao servir no Haiti, um militar brasileiro pode até dobrar seus rendimentos, pagos em dólares.

Tampouco pesou a perspectiva de ter sua carreira impulsionada, embora Santos reconheça que atuar no Haiti confira prestígio a militares brasileiros. Desde 2010, quando soldados egressos do país caribenho participaram de operação em favelas cariocas, governantes têm exaltado os ganhos obtidos pelos militares na missão internacional.

Suporte às eleições

Durante a primeira estadia de Santos no Haiti, os haitianos se preparavam para ir às urnas para renovar o Senado. Temia-se que a votação desencadeasse graves conflitos sociais, dada a histórica associação entre violência e política no país caribenho. Com seus homens, Santos deu suporte à realização da eleição, marcada por grande abstenção e por alguns distúrbios, mas considerada bem-sucedida pela ONU.

Nos intervalos da missão, geralmente uma vez a cada mês, voltava ao Brasil para visitar a mulher e os dois filhos, então com 11 e 9 anos. No resto dos dias, recorria à internet para matar as saudades da família.

Missão cumprida, o major voltou ao Brasil e foi alocado num posto em Pernambuco. Até que, seis meses depois, Santos viu na televisão que o Haiti acabara de sofrer um violento terremoto.

Nos dias seguintes, em meio às notícias de que centenas de milhares de pessoas tinham sido mortas e de que Porto Príncipe fora arrasada pelo tremor, ele soube que o Exército estava recrutando emergencialmente um novo contingente para enviar ao país. “Precisavam de gente com experiência, e eu me candidatei.”

Desta vez, o choque ao desembarcar em Porto Príncipe e topar com uma cidade em ruínas foi ainda maior. “Foi bem impactante, era um cenário de destruição total.”

Outra vez no comando de uma companhia de fuzileiros, teve o foco de sua atuação alterado: em vez de apreender drogas, sua principal atribuição era coordenar a retirada de escombros e a entrega de ajuda humanitária às vítimas do terremoto. A execução da última tarefa foi facilitada, diz ele, pela experiência que tivera no Exército com a distribuição de água e alimentos no Nordeste.

Planejamento de operações

A missão durou seis meses, dois a menos que a anterior. Então Santos regressou ao Brasil, onde permaneceu por um ano, quando teve nova chance de voltar ao Haiti, agora para atuar em posição mais elevada, no planejamento das operações brasileiras. Está no país desde agosto de 2011 e deve regressar em março.

Questionado se não teme ter destino semelhante ao do personagem principal do filme Guerra ao Terror (um militar americano que, após servir num esquadrão antibombas no Iraque, não consegue se readaptar à vida familiar e retorna para a guerra, como se viciado pelo front), Santos afirma que as missões não podem ser comparadas, uma vez que no Haiti jamais enfrentou situações de combate.

Hoje, aliás, conta que dificilmente participa de atividades nas ruas.

No planejamento da operação brasileira, ele diz aplicar os conhecimentos obtidos nas duas operações anteriores. As missões prévias também lhe renderam valiosos ensinamentos linguísticos: além de se tornar fluente em francês, Santos aprendeu crioulo, a língua mais falada no Haiti.

Ao fazer um balanço das três missões, diz que lhe proporcionaram “uma experiência sem igual”. Com seu retorno próximo, agora pretende passar mais tempo com a família, que há dois anos ganhou outro integrante, com o nascimento de seu terceiro filho.

Ainda assim, não descarta voltar para uma quarta missão. “Mais para frente, avaliaremos”, diz, entre risos.

Fonte: BBC Brasil

15 Comentários



  1. ficar gastando nosso $$$ com esses paiseco a troco do que ??? .. ser membro permanente do CS ??? … so se os EUA virarem Angola…kkk

    experiencia para ser usada aonde… em outro paiseco devastado ???

  2. Mulheres de militares fazem protesto em Brasília

    | 18h34m | 01.03.2012

    A presidente da União Nacional das Esposas de Militares das Forças Armadas (UNEMFA), Ivone Luzardo, tentou subir nesta terça-feira (1º) a rampa do Planalto, em protesto por “melhorias salariais para os militares”, “respeito aos presidentes dos Clubes Militares” e uma “política do governo para atendimento às mulheres dos militares que são impedidas de estudar e ter uma profissão por terem de acompanhar os maridos frequentemente transferidos pelo País”. Foi impedida pelos seguranças e criou um alvoroço em frente ao Palácio do Planalto.
    Ivone protocolou um pedido de audiência com a presidente Dilma Rousseff para o dia da Mulher, 8 de março, quando quer apresentar diretamente a ela as reivindicações da categoria.

    O protesto foi rápido. As mulheres exigem o pagamento de 28,86%, que já teria sido aprovado pelo STF e seria devido à categoria desde 1993, mas que o Ministério do Planejamento não atende. “Subimos a rampa para gerar um fato político e chamar a atenção para os nossos problemas. Hoje foi só a amostra grátis do que vamos fazer daqui para frente e a PM e os Bombeiros estão ao nosso lado”, ameaçou Ivone, ao lado de Marina Bavaresco, outra esposa de militar, que estava usando uniforme camuflado.

    Os militares têm protagonizado polêmicas políticas desde as vésperas do Carnaval, quando os presidentes dos Clubes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica publicaram um manifesto contra a presidente Dilma Rousseff e duas ministras do governo, que têm dado declarações pregando a revogação da lei de anistia. Por pressão de Dilma, os presidentes dos clubes foram obrigados a retirar o manifesto. Na terça-feira, novo manifesto foi divulgado, reafirmando as críticas do primeiro e dizendo que não reconheciam a autoridade do ministro da Defesa, Celso Amorim.

    Irritada com a publicação de novos protestos, a presidente Dilma Rousseff determinou ao ministro da Defesa, Celso Amorim, que punisse com repreensão os 98 que assinaram o “alerta à nação – eles que vem, por aqui não passarão”, incluindo 15 generais, todos da reserva. Revoltados com a reprimenda, o número de adesões na manhã desta quinta-feira pulou para 235, incluindo 27 generais. E as adesões ao documento não param de chegar, segundo os organizadores do movimento.

  3. É claro que ele já esta viciado no front, mesmo que não seje igual ao mostrado no filme, pois se der oportunidades ele e a maioria volta pra ação com plena vontade e a saudade de casa fica em segundo plano.

  4. . . . .AMIGOS
    .
    .
    .((( RICK/EB/MB/FAB))
    .
    .
    (( Kaburé)).
    .
    ((( CARLOS )))
    .
    ((( ,Blue Eyes, Na Resistência)))
    .
    (( ren ))..
    .
    (( Carlos Argus))
    ,
    ((Sérgio Roswell ))
    .
    .
    ((Generson de Gois Há Sefaradí))
    ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,VEJAM SÓ
    ,
    Lei nº 7.524, de 17 de julho de 1986
    Dispõe sobre a manifestação, por militar inativo, de pensamento e opinião políticos ou filosóficos.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,
    faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:
    Art 1º Respeitados os limites estabelecidos na lei civil, é facultado ao militar inativo, independentemente das disposições constantes dos Regulamentos Disciplinares das Forças Armadas, opinar livremente sobre assunto político e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público.
    Parágrafo único. A faculdade assegurada neste artigo não se aplica aos assuntos de natureza militar de caráter sigiloso e independe de filiação político-partidária.
    Art 2º O disposto nesta lei aplica-se ao militar agregado a que se refere a alínea b do § 1º do art. 150 da Constituição Federal.
    Art 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
    Art 4º Revogam-se as disposições em contrário.

    Brasília, 17 de julho de 1986; 165º da Independência e 98º da República.
    JOSÉ SARNEY
    Henrique Saboia
    Leônidas Pires Gonçalves
    Octávio Júlio Moreira Lima

    Voltei
    Essa lei não foi revogada. Está ainda em vigor. Tanto no primeiro como no segundo documentos, militares da reserva nada mais fizeram do que “independentemente das disposições constantes dos Regulamentos Disciplinares das Forças Armadas, opinar livremente sobre assunto político e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público.”

    Se houver a punição, não restará aos clubes militares e aos atingidos outra saída que não recorrer à lei. Se preciso, que se chegue ao Supremo, que é onde se devem resolver questões que dizem respeito à liberdade de expressão e direitos fundamentais.

    Algo parecido, se querem saber, jamais aconteceria no governo Lula, um experimentado sindicalista, que sabe que não se deve esticar muito a corda em determinados casos. Lula tinha a auxiliá-lo Nelson Jobim, que tinha bom trânsito entre os militares e não era dado a aos rompantes de megalonaniquice (até porque seria fisicamente impossível…) de Celso Amorim. A dupla, na verdade, deve estar pouco se lixando para o que de fato acontece. Trata-se apenas de um teste de autoridade. Ocorre que essa autoridade não poderá ser exercida contra a lei. Qual é a o pretexto para punir os militares? Sob que argumento? O que eles fizeram que não esteja plenamente abrigado pela lei 7.524/86?

    Comissão da Verdade
    Estamos diante de um péssimo sinal. Vem por aí a tal “Comissão da Verdade” — como se a “verdade” pudesse nascer no aparelho do estado! Tenham paciência! Temo que na tal comissão Eleonora Menicucci passe como uma fiel repórter da história ao afirmar que o seu POC (Partido Operário Comunista), quando praticava assaltos para financiar a revolução, lutava por democracia… De fato, essa sanha persecutória corresponde a uma espécie de ensaio do que vem pela frente. É um sinal de que a Comissão da Verdade poderá mentir à vontade.

    A petralhada pode enfiar a viola no saco e ir cantar lá no território do JEG (Jornalismo da Esgotosfera Governista). Este texto não incentiva indisciplina. Ao contrário: este texto incentiva o respeito às leis, inclusive à 7.524/86.

    E a Lei 7.524/86 faculta aos reservistas manifestar-se sobre o que lhes der na telha, desde que não incitem a violência e o rompimento da ordem legal, exigência que está em outros códigos. Isso vale para todo mundo, não é? Inclusive para Dilma e Amorim.

  5. na epoca do terremoto os americanos tentaram pegar o comando da missao ,se tivesse pego o haiti estaria em guerra civil. porque quanto pior a america latina melhor para os anglos americanos.

  6. Gente desinformada , essa missão de ” paz ” ( que paz foi a única coisa que nossos militares não encontraram quando chegaram ao Haiti ) , não serve apenas para aparecer para a ONU .
    Essas missões servem além de outras coisas , para treinarem soldados em outras regiões além de seu território, capacitação para guerras urbanas , teste de novas tecnologias , desenvolvimento tecnológico , desenvolvimento de doutrinas etc..
    Cito alguns exemplos , o Vant WATCH DOG desenvolvido pelo CTEX+FLIGHT SOLUTIONS foi usado no Haiti , emprego maciço de Sniper,s ( ou caçadores , nomenclatura utilizada no EB ) , para função de esclarecimento & proteção também foi utilizada , requisitos técnicos do GUARANI , foram modificados por causa dessa missão , foi expedido um requisito de desenvolvimento de um vant portátil , e utilizado um desenvolvido pelo IME etc…
    Então , que venham mais missões de ” PAZ ” , para atualizar-mos nossas táticas de guerra , pois a única guerra real que nossos oficias generais participaram terminou a mais de 60 anos !!!

  7. puts…os comentarios dos trolls anti-brasileiros apatridas EXTREMISTAS E BOVINOS estão ficando cada vez piores.

  8. MINEIRINHO UAiiiiiiiiiiii disse:
    01/03/2012 às 21:40


    isto que voce postou so confirma infelismente minhas suspeitas, e as trasformam em certezas, DILMA não e o LULA, e depois de um primeiro ano de ajustes, vai gastar o resto de seu mandato para praticas revanchistas contra os militares, não vão descansar enquanto não trasformarem nossas faas em milicias aparelhadas ideologicamente, e submisas, so não ve quem não quer !!!

  9. POWW, FICO TRISTE EM VÊR QUE UM CIDADÃO QUE SE DIZ BRASILEIRO TRATA COM TANTO DISPREZO UM POVO QUE SOFREU E SOFRE TANTO COM AS MAZELAS, FALE ISSO PRA UM PAI, MÃE DE FAMILIA QUE PERDEU SEU FILHO EM UM DESASTRE DESSES E GARANTO A VC KI SUA VIDA NA FRENTE DELES SERIA ÍNFIMA, ACORDA PRA VIDA SEU RETARDADO, FICA EM CASA JOGANDO PLAYSTATION, COMENDO DAS CUSTAS DE SEUS PAIS EM UMA BOA CASA, NÃO SABE DE NADA… SE FOSSE UMA CATASTROFE EM SUA FAMILIA SEU ARROGANTE VC SERIA MACHO OU UMA MOÇA? NÃO INTERESSA EM RELAÇÃO A GASTOS POIS VC NÃO PAGA IMPOSTOS E NÃO SABE QUANTO CUSTA E SIM AJUDA HUMANITARIA, VC POR EXEMPLO JÁ AJUDOU ALGUEM? OU JÁ FOI AJUDADO, OU SERÁ Q VC É DEUS, NÃO PRECISA DE AJUDA, ACORDA SEU MOLEKE PRA VIDA E ANTES DE FALAR TANTAS ASNEIRAS, PENSE NAS PESSOAS QUE SOFREM PELO MUNDO, COISA QUE PELO JEITO VC NEM SABE QUE EXISTA, POIS TA EM CASA COMENDO DAS CUSTAS DOS PAIS SEU MORCEGO ! ( XTREME ) HIPÓCRITA…

    MINEIRINHO , VLW MAN !

Comentários não permitidos.