Força Aérea: cancelamento de contrato com Embraer é “embaraçoso”

O chefe da Força Aérea americana disse nesta quarta-feira que o cancelamento do contrato para a compra de aviões Super Tucano da Embraer para o Afeganistão é “vergonhoso”* e prometeu rever rapidamente a licitação.

“Não há como ficar satisfeito com isso”, disse o general Norton Schwartz a jornalistas. Ele disse que a Força Aérea relançaria “rapidamente” a disputa para a compra dos 20 aviões de combate leve para o exército afegão, já que os recursos para o programa deverão expirar até o fim do ano fiscal de 2013. “Trabalharemos com rapidez”, completou.

A Força Aérea americana cancelou abruptamente na terça-feira o contrato de US$ 355 milhões com a Sierra Nevada Corp. e a fabricante de aeronaves Embraer, dizendo que abriria uma investigação depois de uma ação legal impetrada pela concorrente americana Hawker Beechcraft Corp.

A decisão representou um revés para a Força Aérea, que tenta mudar suas práticas de compra de armamentos depois que uma licitação para um novo tanque de abastecimento de voo foi marcada por escândalos e controvérsias.

Schwartz disse que será “uma profunda decepção” se os fatos mostrarem que a Força Aérea estragou o contrato, e expressou preocupação de que o cancelamento possa atrasar a entrega de uma aeronave vital para o exército afegão.

“Uma das coisas com as quais estou mais triste – sem mencionar a vergonha que esse fato trás para nós como Força Aérea – é o fato de que estamos deixando nossos parceiros na mão aqui”, disse.

O general alertou sobre uma punição disciplinar drástica se a investigação revelar que o contrato foi cancelado por algum erro de procedimento. “Posso garantir que se isso não foi um erro inocente, haverá punições”, completou. Ele disse que a Força Aérea trabalhará duro para resolver o problema.

O contrato para a compra dos 20 aviões AT-29 Super Tucano da Embraer foi fechado em dezembro como parte dos planos para armar o exército afegão após a saída da Otan daquele país. Mas a Força Aérea americana informou que não estava “satisfeita” com a documentação apresentada na decisão.

A Hawker Beechcraft Corp, sediada em Wichita, Kansas, protestou contra o resultado da licitação em uma corte federal, argumentando que seu avião AT-6 foi injustamente excluído da competição.

FONTE: AFP, Via Portal Terra.

33 Comentários

  1. Boa General, mas o estrago já foi feito. Demora-se anos para se construir uma reputação, credibilidade, mas apenas alguns segundos para destruí-la. O Brasil continuará com os dois pés atrás em relação as intenções do Governo Americano.

  2. Quando ele diz ser um erro não inocente é claro que supõe que uma propina rolou pra alguem da USAF cancelar o AT-29
    Depois vai ter alguem lá dizendo que o FX-2 é que rola propina….

  3. Eu fico um pouco mais tranquilo com essa noticia do cancelamento da compra dos super tucanos,pelo menos agora é certeza F-18 nunca.

  4. O pessoal da ‘old school’ do Pentágono, da CIA e do NSA era mais esperto. Estão usando o mesmo receituário de constrangimento, de desinteligência. Eles não querem a Embraer como ‘player’ no mercado de defesa. Eles não querem produtos brasileiros onde terão de compartilhar informações e patentes sobre inovações/adaptações nas up-grades dos nossos aviões pelados. Quem confiar cegamente em americanos, franceses, russos, chineses, brasileiros, etc, será um bocó. O que existem são interesses. Não sei como alguns pregam uma aura de santidade para alguns e demonizam outros. A Embraer levou o terceiro toco, deve mudar sua jogada. Agora a Boeing apresenta esta proposta de turbinar o KC-390. A gente já perdeu tanta oportunidade, e fico lembrando do F-20, do AMX II, do Green Hornet.
    Vamos esperar a consequência do projeto Rafale, o Neuron.
    Neste mundo não existem melhores que nós: existem iguais e menos piores.

  5. Tomara que mantenham o cancelamento,afinal se a embraer queria o reconhecimento internacional do Super Tucano por parte dos EUA isso já foi feito,a propaganda tá feita para o resto do mundo ver independente dos EUA levarem ou não o caça,outros países compraram muito mais que 20 aviões se forem olhar para a propaganda que os EUA fizeram e os EUA não comprando do Brasil é melhor para não ficarem chorando que não compramos nada deles!

  6. Eles estão querendo usarem essa situação como BLEFE para nos precionarem em adiquirirmos o F18 e mais material usado deles e ainda entrarmos financeiramente no programa do F35.Essa sera uma prova a Sra.Dilma Rousseff para ela nos mostrar sua verdadeira cara e se a fraze que disse a Hilary em sua posse “A SOBERANIA E AS RIQUESAS DO BRASIL SÃO INQUESTIONAVEIS E INEGOCIAVEIS” é verdadeira ou pura demagogia de momento.O que o Brasil tem a ganhar facilitando a quem jamais permitiu nosso avanço atomico,aeroespacial e aeronautico avançado?O que o Brasil tem a ganhar barganhando com eles para favorecer a EMBRAER que so se nutre do contribuinte Brasileiro,caga e anda para a FAB e o Brasil e é mais Americana do que Brasileira.Voce esta pagando o preço da sua prostituição Embraer e o preço da Putinha é esse mesmo ganhar porrada e alem de ser usada ser acharcada e perder a moral de andar com a cabeça erguida.Com o Brasil eles os Yankees sempre usaram da tatica da persuasão comercial sobre pressão e quando não surte efeito apelam para a chantagem politica e militar.Assim fazem com Turquia,Paquistão e Japão.

  7. Para já o chefe da força aérea americana se portou com muita dignidade demonstrando ser uma pessoa de bem. Se houver politica metida no assunto o caldo está entornado

  8. Como vemos, política, safadeza, e geitinho, não são só priepridades do povo abaixo do equador.
    Nobre Gen Schwartz, tem meu respeito e admiração,nós aqui também sofremos ditames de incautos políticos e militares cujas cabeças são tão previsíveis quanto bumbum de nenêm.
    Fico com a sua frase
    ” punição disciplinar drástica se a investigação revelar que o contrato foi cancelado por algum erro de procedimento. “Posso garantir que se isso não foi um erro inocente, haverá punições”, completou. Ele disse que a Força Aérea trabalhará duro para resolver o problema.”
    Se assim o for, apenas reitero meu respeito e admiração
    e o convido para na sua próxima visiata a terra Brasilis que transfira isso aos seus colegas da nossa Força Aérea.
    sds
    E.M.Pinto

  9. A usaf escolheu o melhor, que é o supertucano. O problema agora é político. Os americanos fazem muita pressão por tudo que é deles, ao contrário do brasil que não vemos brigando com unhas e dentes pelo o que é nosso.

  10. Como eu disse no outro post,esse cancelamento foi por razões políticas,e a briga por emprego em 2 Esdados,Floripa e Arkansas,e a disputa pela Presidência dos E.U.A,depois passado esse periodo o Super Tucano leva,não tem nada haver com o FX-2 esse cancelamento,Americano é tudo menos burro,e são pragmaticos ao extremo,basta ver que logo depois da Segunda Guerra Mundial,em plena Guerra da Córeia,os americanos encomendaram carros,Jipes aos Japoneses,no passado foram seus inimigos,vejo por um ado bom esse cancelamento a Boeing vai vir com tudo,já vão oferecer mais TT,dá pra expremer mais deles,acho que se eles virem que essa oferta não adiantar,eles vão chutar o balde com o Obama,vão oferecer 2 por 1 e por ai vai,para o Obama seria uma vitória em plena eleição americana firmar um contrato com o Brasil,eles podem dizer que subsidiam os F-18SH,para serem construidos lá,eu vejo essa corrida apertada,o Rafale está apenas com uma cabeça de vantagem,defendo o Rafale mas a briga está boa.

  11. Quanto ao General Norton Schwartz,vejo nele um homem honrado,briga pelo melhor para seus comandados,esse avião da Hawker Beechcraft Corp deve ser um lixo,pois a USAF desclassificou e declarou o Super Tucano vencedor de uma forma que até me surpreendeu.

  12. Coma a mudança de postura do Brasil na área estratégica, os yankes estão soltando fogo pelas ventas! Viram as ultimas no wikileaks? Estão chamando a marinha de merda, o rafale de merda e pra que um sub nuclear…

  13. Tá vaselinando a parada, o Schwartz não sabia, a Cia não sabia, obama e hilary não sabiam, lógico, me engana que eu gosto.
    Na verdade eu até concordo que os americanos prestigiem seus produtos, mas esse negócio de dar um beijinho depois uma gusparada depois um lencinho pra limpar a cara da Enbraer- esquece.

  14. A questão sobre a compra do Super Tucano é puramente política – como aliás são todas as negociações envolvendo produtos de defesa – Alguém em sã consciencia acha que Obama vai arriscar, em um ano eleitoral, o custo politico de comprar o Super Tucano para depois comprarmos o Rafale? Se isso acontece ele não se reelege! Por isso ainda dizem que existe interesse no ST… Eles não querem largar o osso até sair a escolha do FX-2, pior pra eles, o SH não vem mais!

  15. A venda dos Super Tucanos para a usaf já era. Agora a ” Presidenta ” Dilma tem uma ótima oportunidade para dizer aos americanófilos da FAB : SH nem de graça, é RAFALE e chega de conversa! Já para o Obama, caso êle tenha a cara-de-pau, de perguntar se vamos de SH ela pode dizer : ” o que é isso companheiro”? Eheheheheheh,…!

  16. Nem F18,nem Rafale.Talvez Gripen mas com certeza SU35BM,Yak130,SU50MKI,S400,BrahMos.Gepard para a Copa.Voces não acreditam né rsrs A Esquisofrenia Americana é porque o serviço secreto deles ja sabem que o Brasil vai fechar com Russia e India.Rafales?Esses dançam ate no MMRCA.

  17. General!!!
    .
    .
    Ninguem vai pagar.
    .
    .
    Na verdade irá receber pelos serviços prestados por mela a licitação.
    .
    .
    Saudações

  18. Como vai 1maluquiho blz, gostaria de acreditar que sua palavras sejam verdade, eu tambem torço pelo melhor, mas tenho uma duvida a FAB já avaliou o SU35BM.

  19. Bom………….,apesar de considerar que os EUA não saõ confiáveis,vamos aguardar.Quem fala é um general de quatro estrelas.

  20. SIMON Meu caro a o Sukhoi do FX1 era o SU30 e não o SU35 e era o escolhido do Comando da FAB e dos pilotos e o programa do FX1 foi contigenciado por capaxismo do FHC.O SU35BM so veio ser oferecido ao Brasil no FX2 quando a Sukhoi ja estava fora da Short List ou seja era oferecido nos bastidores.Muita coisa envolvendo tecnologia e material belico vem sendo tratado em segredo como assunto de Estado.Acordos,tratados e tudo o mais que envolvam assuntos de Estado e ate aliança militar não essa balbozeira de aliança militar estrategica que temos ate com Cucamonga mas aliança militar reciproca ou seja pacto militar pode tambem ser firmado e mantido em segredo.Em Dezembro no ultimo dia de expediente do congresso antes do ressesso de fim de ano o congresso Brasileiro liberou sem o protocolo e estudo que toda liberação de verba tem e discussão em plenario nada mais nada menos do que 68 Bilhões que foram retirados da ARRECADAÇÃO ANUAL DA UNIÃO ou seja FORA DO ORÇAMENTO e blablabla.Jamais se liberou um monante vultuoso de verba assim de forma instantanea e sigilosa para ser gasto sem declaração.Nenhum congresso libera tanto dinheiro sem saber em que sera aplicado ainda mais uma quantia que poderia ser aplicada em muitas deficiencias sociais prioritarias que temos.E tudo simplesmente é silencio e segredo.Somos BRICS e temos acordos com BRICS e temos acordos secretos tambem.Tem muito ZÉ RUELA que pensa que é do meio politico ou militar que é bem informado e não sabe de nada que tramita em segredo porque é assunto de Estado e ponto.Temos muitos ladrões e corruptos,somos indolentes e relaxados mas nessa questão de segurança nacional com o momento economico e geo´politico atual não pensem que o Brasil esta comendo mosca porque não esta e nada do que pedimos diariamente aqui nos dara PODER DE DISSUASÃO diante de uma coalisão Corsaria de Potencias Ocidentais.Deixem de serem Plutos e Patetas e parem de serem Capxos de Yankees e de habitarem a Disneylandia.Nossos guerreiros não treinam e se preparam para matarem Bolivarianos,Argentinos,Colombianos,Russos ou Chineses e sim para se preciso for matarmos Anglos e seus basytardos Europeus que ja minam o nosso Brasil promovendo divisão na Amazonia com Ongs e igrejas protestantes e evangelicas onde Indios falam ingles e proibem Brasileiros de entrarem em suas terras e permitem apenas a entrada de extrangeiros.Acordem para a realidade nossa sociedade esta dividida e nosso pais entre a bandidos que fazem o jogo dos corsarios.Quando voces tomarão vergionha na cara e deixarão de lado a esquisofrenia xenofobica-ideologica e suas tendencias politicas e entenderem que a unica forma do Brasil ser autosuficiente em defesa é a mesma forma que China e India encontraram para serem potencias livres de subjugações condicionamento e monopolizações.O Brasil so tera autosuficiencia aeroespacial,aeronautica de caça se adiquirir tecnologia Russa.Odeio comunistas,Bolivarianos e Anglos mas não sou xenofobico e vejo na tecnologia Russa a unica forma de sairmos da dependencia e do condicionamento.Compraremos suas tecnologias e armamentos e não o sistema de governo deles.Tem de ser muito radical e muito burro para misturar as coisas e continuar preferindo ver o Brasil subjugado e dependente so por frescurinha ideologica.

  21. Se eles não respeitam as próprias regras e não mantém sua palavra relacionada a uma compra de US$355 milhões, o vai aconteceria se eles ganhassem a concorrência do FX2?
    Transferência de tecnologia, suporte por tempo indeterminado, acesso ao programa do avião, etc. Tem gente que acredita em Papai Noel e coelhinho da páscoa!
    Os americanos são pessoas sem palavra,e não respeitam as regras.

Comentários não permitidos.