Exemplo D’além Mar

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 28 de fevereiro de 2012

Dirijo-me também aos partidos de oposição e aos setores da sociedade que não estiveram conosco nesta caminhada. Estendo minha mão a eles. De minha parte, não haverá discriminação, privilégios ou compadrio. A partir da minha posse, serei presidenta de todos os brasileiros e brasileiras, respeitando as diferenças de opinião, de crença e de orientação política. (Dilma Roussef)

–  Manifesto Interclubes Militares, Rio de Janeiro, 16.02.2012.

Texto na Íntegra: http://www.gentedeopiniao.com/lerConteudo.php?news=92097

(…) Na quarta-feira, 8 de fevereiro, a Ministra da Secretaria de Direitos Humanos concedeu uma entrevista à repórter Júnia Gama, publicada no dia imediato no jornal Correio Braziliense, na qual mais uma vez asseverava a possibilidade de as partes que se considerassem ofendidas por fatos ocorridos nos governos militares pudessem ingressar com ações na justiça, buscando a responsabilização criminal de agentes repressores, à semelhança ao que ocorre em países vizinhos. Mais uma vez esta autoridade da República sobrepunha sua opinião à recente decisão do STF, instado a opinar sobre a validade da Lei da Anistia. E, a Presidente não veio a público para contradizer a subordinada.

Dois dias depois tomou posse como Ministra da Secretaria de Política para as Mulheres a Sra. Eleonora Menicucci. Em seu discurso a Ministra, em presença da Presidente, teceu críticas exarcebadas aos governos militares e, se auto-elogiando, ressaltou o fato de ter lutado pela democracia (sic), ao mesmo tempo em que homenageava os companheiros que tombaram na refrega. A platéia aplaudiu a fala, incluindo a Sra. Presidente. Ora, todos sabemos que o grupo ao qual pertenceu a Sra. Eleonora conduziu suas ações no sentido de implantar, pela força, uma ditadura, nunca tendo pretendido a democracia.

Para finalizar a semana, o Partido dos Trabalhadores, ao qual a Presidente pertence, celebrou os seus 32 anos de criação. Na ocasião foram divulgadas as Resoluções Políticas tomadas pelo Partido. Foi dado realce ao item que diz que o PT estará empenhado junto com a sociedade no resgate de nossa memória da luta pela democracia (sic) durante o período da ditadura militar. Pode-se afirmar que a assertiva é uma falácia, posto que quando de sua criação o governo já promovera a abertura política, incluindo a possibilidade de fundação de outros partidos políticos, encerrando o bi-partidarismo.

Os Clubes Militares expressam a preocupação com as manifestações de auxiliares da Presidente sem que ela, como a mandatária maior da nação, venha a público expressar desacordo com a posição assumida por eles e pelo partido ao qual é filiada e aguardam com expectativa positiva a postura de Presidente de todos os brasileiros e não de minorias sectárias ou de partidos políticos.

–  Retirada do Manifesto Interclubes Militares

Essa nota foi publicada intespentivamente e sem autorização. Houve precipitação…
(V. Alte Ricardo Antonio da Veiga Cabral – Presidente do Clube Naval)

Os Presidentes dos Clubes Militares, pressionados pela Presidenta, foram forçados a publicar uma nota desautorizando o texto do “Manifesto Interclubes. O Palácio do Planalto é que agiu “intespentivamente” já que se vivêssemos, realmente, em um estado democrático de direito o direito de expressão deveria ter sido respeitado. A lei nº 7524 / 86, de 17 de julho de 1986, ainda em vigor, dá direito ao militar inativo de “opinar sobre assunto político e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público”. O Palácio do Planalto demonstrou à nação brasileira, que além não ser capaz de aceitar críticas à sua gestão, desconhece as leis de seu país e, sobretudo, que a “sua democracia” está muito mais próxima de um regime totalitário.

–  Lei 7524/86 de 17 de julho de 1986

Dispõe sobre a manifestação, por militar inativo, de pensamento e opinião políticos ou filosóficos

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Art 1°  Respeitados os limites estabelecidos na lei civil, é facultado ao militar inativo, independentemente das disposições constantes dos Regulamentos Disciplinares das Forças Armadas, opinar livremente sobre assunto político, e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público.

Parágrafo único. A faculdade assegurada neste artigo não se aplica aos assuntos de natureza militar de caráter sigiloso e independe de filiação político-partidária. (…)

–  Carta do TGen Eduardo Eugénio Silvestre dos Santos, 15.02.2012

http://www.clubedejornalistas.pt/?p=5413

Como no Brasil tudo o que está ruim pode ficar ainda pior, vamos ter que aturar o embaixador Amorim, que por longos 8 anos deslustrou o Itamaraty e comprometeu a nossa tradicional e competente diplomacia. Sem afinidade com as Forças, alheio aos seus problemas e necessidades mais prementes, com notória orientação esquerdista, só o tempo dirá se a sua indicação valeu a pena.

No fundo, creio mesmo que só ao Senhor dos Exércitos caberá cuidar das nossas Forças Armadas. (General-de-Exército Luiz Gonzaga Shroeder Lessa)

O Tenente-general Silvestre dos Santos, na Reserva desde dezembro de 2002, concluiu o curso de Aeronáutica da Academia Militar em 1964, fez parte da Comissão de Serviço em Moçambique (TETE, 1969/71), foi 2º Comandante do Comando Aéreo dos Açores, Chefe da 4ª Divisão do EMFA e Comandante da Base Aérea n° 1. Como Oficial General, foi Chefe de Estado-Maior do Centro de Operações Conjunto do EMGFA, Inspetor-Geral da Força Aérea e Juiz Vogal do Supremo Tribunal Militar. Completou 3.300 horas de vôo.

A ideia da criação do Ministério da Defesa, dadas as circunstâncias sob as quais vicejou em nosso País, é, por si mesma, o triunfo dos “políticos” – quando não somente a submissão irrefletida aos ditames supranacionais – e impôs-se em processo que, por si mesmo, desmoralizou as FFAA, desmoralizando e, por fim, extinguindo o EMFA em suas funções, e liquidando a ideia de uma Política do Estado ao implodir os Ministérios Militares.

(Vânia L. Cintra)

A carta do Tenente-general português nos remete a uma antiga indagação: estarão nossas autoridades civis, tão apegadas a ranços ideológicos, capacitadas a tratar dos complexos e especializados assuntos inerentes às Forças Armadas Brasileiras?

Ex.° Sr. General Chefe do Gabinete de S. Ex.ª o Ministro da Defesa Nacional, Caro camarada:

Apresento a V. Ex.ª os meus cumprimentos.

Tomo a liberdade de me dirigir a V. Ex.ª para lhe solicitar que transmita a S. Ex.ª o Sr. Ministro a minha indignação relativamente à forma pouco respeitosa e mesmo insultuosa como se referiu às Forças Armadas, aos militares e às suas Associações representativas, no passado dia 1 de Fevereiro. De todos os governantes, o Ministro da tutela era o último que deveria proferir palavras dessa estirpe.

Sou Tenente-General Piloto-Aviador na situação de Reforma, cumpri 41 anos de serviço efectivo e possuo três medalhas de Serviços Distintos (uma delas com palma), duas medalhas de Mérito Militar (1.ª e 2.ª classe) e a medalha de ouro de Comportamento Exemplar. Servi o meu País o melhor que pude e soube, com lealdade e com vocação, sentimentos que S. Ex.ª não hesita em por levianamente em causa. Presentemente, faço parte com muito orgulho, do Conselho Deontológico da Associação de Oficiais das Forças Armadas.

Diz o Sr. Ministro que “a solução está em todos nós. Em cada um de nós”. Não é verdade! A solução está única e exclusivamente na substituição da classe política incompetente que nos tem governado (?) nos últimos 25 anos, e que nos tem levado, de vitória em vitória, até à derrota final! Os comuns cidadãos deste País, nomeadamente os militares, não têm qualquer responsabilidade neste descalabro. Como disse o Sr. Coronel Vasco Lourenço no seu livro, “os militares de Abril fizeram uma coisa muito bonita, mas os políticos encarregaram-se de a estragar…”

Diz também S. Ex.ª que as Forças Armadas estão a ser repensadas e reorganizadas. Ora, se existe algo que num País não pode ser repensado nem modificado quando dá jeito ou à mercê de conjunturas desfavoráveis, são as Forças Armadas, porque serão elas, as mesmas que a classe política vem sistematicamente vilipendiando e ultrajando, a única e última Instituição que defenderá o Estado da desintegração.

Fala o Sr. Ministro de algum descontentamento protagonizado por parte de alguns movimentos associativos. Se S. Ex.ª está convencido que o descontentamento de que fala se limita a “alguns movimentos associativos”, está a cometer um erro de análise muito sério e perigoso, e demonstra o desconhecimento completo do sentir dos homens e mulheres de que é o responsável político. Este descontentamento, que é geral, não tenha dúvida, tem vindo a ser gerado pela incompetência, sobranceria, despudor e, até, ilegalidade com que sucessivos governos têm vindo a tratar as Forças Armadas. É a reacção mais que natural de décadas de desconsiderações e de desprezo por quem (é importante relembrar isto) vos deu de mão beijada a possibilidade de governar este País democraticamente!

As Forças Armadas não querem fazer política! Não queiram os políticos, principalmente os mais responsáveis, “ensinar” aos militares o que é vocação, lealdade, verticalidade e sentido do dever. Mesmo que queiram, não podem fazê-lo, porque não possuem, nem a estatura nem o exemplo necessários para tal.

Quem tem vindo a tentar sistematicamente destruir a vocação e os pilares das Forças Armadas, como o Regulamento de Disciplina Militar, destroçado e adulterado pelo governo anterior? Quem elaborou as leis do Associativismo Militar, para depois não hesitar em ir contra o que lá se estabelece? Quem tem vindo a fazer o “impossível” para transformar os militares em meros funcionários do Estado? Apesar disso, tem alguma missão, qualquer que ela seja, ficado por cumprir? Fala S. Ex.ª de falta de vocação baseado em que factos? Não aceita S. Ex.ª o “delito de opinião”?

Não são seguramente os militares que estão no sítio errado! Por tudo o que atrás deixei escrito, sinto-me profundamente ofendido pelas palavras do Sr. Ministro.

Com respeitosos cumprimentos de camaradagem

Eduardo Eugénio Silvestre dos Santos – TGen Piloto-Aviador

P.S. – Informo V. Ex.ª que tenho a intenção de tornar público este texto.

– Livro

O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Livraria Dinamic – Colégio Militar de Porto Alegre.

Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:

http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false

–  Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);

Vice- Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E-mail: hiramrs@terra.com.br

Blog: http://www.desafiandooriomar.blogspot.com

50 Comentários

  1. Eu me pergunto!! Se os militares estão tão insatisfeitos com estes governo pq não fazem nada publicamente pra pressiona-lo mesmo que seja os oficiais inativos!!! a povo brasileiro ama as forças armadas e vão estar ao lado delas se forem chamados pra isto!!!

  2. Me desculpem. Mas entendo que ninguém está perseguindo mocinhos no Brasil. Estão em busca dos cruéis que se esconderam atrás de fardas para fazerem o que em dias normais nunca poderiam.
    Se envolver na defesa destes é denegrir o próprio nome. Estes, que cometeram tais atrocidades deverão pagar perante a sociedade por seus erros para que tenhamos a certeza que nunca mais o Brasil passe por tal situação.
    Ademais, os militares não são meros empregados do estado, mas são em sua essência empregados da pátria que a cada 4 anos elege o seu representante.
    Falo isso com todo o respeito que se pode ter a todos os homens de bem que representam as nossas Forças Armadas.
    Agora é preciso termos a consciência que os abusos contra civis continuam acontecendo mesmo nos dias atuais. E não adianta buscarmos somente no passado resolver o problema dos excessos contra os civis.
    Sds.

  3. “No fundo, creio mesmo que só ao Senhor dos Exércitos caberá cuidar das nossas Forças Armadas.
    General-de-Exército Luiz Gonzaga Shroeder Lessa)”

    “As Forças Armadas não querem fazer política! Não queiram os políticos, principalmente os mais responsáveis, “ensinar” aos militares o que é vocação, lealdade, verticalidade e sentido do dever. Mesmo que queiram, não podem fazê-lo, porque NÃO possuem, NEM A ESTATURA NEM O EXEMPLO necessários para tal.”
    ———–
    Parabéns pela matéria, ela por si só diz tudo pelo lado legal quanto pelo lado moral dos fatos.

  4. MUITO BOM!!!… É bom ver que ainda temos militares com a coragem necessária para dizer EM ALTO E BOM TOM, e sem cerimônias, o quanto esta CORJA tem deixado à desejar nas últimas 3 décadas de “ensaios” para a implantação de uma democracia… Pois é fato que, não só os militares, como também todo o povo brasileiro, vem sendo avacalhado, usurpado, e humilhado sistemáticamente, durante todo este tempo em quê o que temos vivenciado é, na verdade, uma pseudodemocracia ou ditadura velada e covarde… TEM QUE ESCRACHAR MESMO ESTA CAMBADA DE DEMAGOGOS E HIPÓCRITAS QUE NÃO PAUTAM SUAS AÇÕES NAQUILO QUE TANTO “PREGAM”… E PARABÉNS À TODOS, MILITARES OU NÃO, QUE SE RECUSAM À FAZER CÔRO COM A POLITICALHA – leia-se políticos canalhas – EM TROCA DE “MIMOS” E “AFAGOS”…

  5. Democracia é democracia se a liberdade é para todos,se é anistia é para ambas as partes,se a crime tambem é para todos,se é para ser julgado todos tem que ser,ambas as partes cometeram crime,e se ouve um acordo é para ser respeitado,governo ipocrita que quer apareser diante de um assunto morto,pois a anistia éra para ser para ambas as partes,colocar o dedo na ferida simplesmente não permite que éla sare,e pode virar um cancer que sangrara por muito tempo.

  6. Os Golpistas gostam tanto de enaltecer as forças armadas, mas se esquecem que seu lugar é na defesa do povo brasileiro e não na sua subjugação.

    Em 64 aceitaram o humilhante papel de capatazes da parte despreparada de nossa elite (aquela que ainda acredita que existe mercado e trabalhadores qualificados sem bons salários).

    Fizeram grandes obras, fundamentais para nosso desenvolvimento, como Itaipu, ponte Rio-Niteroi, Usinas nucleares de Angra, Embraer, etc.

    Infelizmente, seu golpe impediu que outras ações também importantes fossem realizadas naquele tempo, como os programas sociais e a redistribuição da riquesa.

    Deveriam, ao invés de criticar os governos políticos, aceitarem que tiveram a sua chance e não entregaram o que prometeram, pois se renderam aos interesses dos grandes grupos financeiros internacionais.

    Deveriam também reconhecer, que estiveram o tempo todo do lado errado, que os movimentos sociais e os partidos trabalhistas sempre foram mais nacionalistas que os representante da parte podre de nossa elite, sempre mais preocupada com o saldo em paraísos fiscais.

    Nenhum dos governos eleitos após a redemocratização fez mais pelas forças armadas que o governo Lula, tanto em salários como em equipamentos.

    O discurso vazio de corrupção também se aplica aos militares, pois é fácil, não exige produção de provas. Mas lembro que, apesar dos presidentes militares não terem enriquecido, muitos diretores do banco central daquela época se tornaram proprietários de bancos e financeiras.

    É hora dos militares aposentados se calarem, ou refazerem seus conceitos.

  7. Over…Prazer…sou um civil…nunca servi as FFAA. Sou estudante de Administração, História, Relações Internacionais…e por hora venho me dedicando e me familiarizando nos estudos de Geo-Política e Estratégicas…não sou dono de nenhuma verdade, mas abastecido de muita informação eu lhe pergunto…estes civis que você diz terem sido torturados não eram os mesmo que implementaram o conceito de guerrilha no Brasil empunhando a falsa bandeira da democracia e financiados pelas garras externas? Você se arrisca a defende-los?…pois tenho muitos amigos militares e dos antigos, bem velhinhos a quem posso ver em outra ótica, que não seja da mídia comprada da Época…

  8. Por outro lado o permissivismo com alta dose de niilismo mais a prevaricação de “alguns”, acabou por gerar uma promiscuidade interinstitucional, dando força desmedida a setores políticos de esquerda/direita , em detrimento da CAUSA, o qual nesse caso eu me refiro :
    O BRASIL E SEU POVO E SEUS INTERESSES.
    Devo lembrar que Dilma é PT e Michel Temer PMDB.
    Portanto todos, militares e civis estão nesta salada, pecando ambos quando agem ou deixam agir por ação ou por omissão.
    Lembro ainda que a Constituição,as leis e os regulamentos não apenas cobram mas também protegem.

  9. Enquanto os militares, das forças armadas, policiais e bombeiros militares estaduais, não entenderem que, a política não está à parte se suas existências, nada mudará. No nosso país, infelizmente, a corrupção é endêmica,cultural, no entanto, é inadmissível e intolerável corruptos não serem enquadrados devidamente e agilmente pelo poder judiciário. Aos militares, em geral e da ativa, não cabe o exercício político partidário, mas, nada obsta de exercê-la na plenitude na reserva e juntamente com seus familiares e o povo. Os militares da reserva devem urgentemente criar um ou vários partidos e entrarem de cabeça em todos os graus hierárquicos da boa política do país, para, não só defenderem os seus direitos e interesse institucionais, como também os da própria pátria.Só assim, a democracia poderá ser exercida a pleno e, dentro do estado de direito, usando as ferramentas legais para se atingir os fins necessários, institucionais, nacionais.

  10. Mas que porcaria de anistia foi aquela que os militares receberam!! e os guerilheiros da epoca tambem tanto é que agora estao no poder!!!isso naõ passa de um tapa de luva de pelica,ta na hora dessa dilma começar realmente a governar e deixar de trololo,poarque senão a coisa vai começar degringolar ai vai ser um deus nos acuda,sera que não podem pensar um pouco mais em naçao,civilidade e amor a patria,ja não sofremos o bastante no passado, vomos pensar mais em BRASIL sds

  11. DITADURA MILITAR FOI UMA VERGONHA PARA O NOSSO PAÍS. NÃO TENHO PARA COM ESTE PERÍODO NENHUMA SAUDADE.

    ESTA TURMA ESTA QUERENDO APARECER, MAS A HISTÓRIA JÁ OS CONDENOU.

  12. .
    .
    .
    Ao ler o descalabro dos militares de pijama, tirei por mim: Que bando de imbecis!
    .
    .
    .
    Fato é que deram um Golpe Militar em 1964, derrubando uma Democracia Civil, que teimava em ser independente dos EUA. Realizaram o Golpe Militar e se instalaram no poder, caçando os direitos civis!
    .
    .
    .
    Agora, sob o Governo Nacionalista do Partido dos Trabalhadores, houve não só aumento dos salários, para ativos e inativos, como o início de um programa, real, de aparelhamento das Forças Armadas.
    .
    .
    .
    O Ministério da Defesa possui o segundo orçamento da União. Inferior apenas ao da Previdência Social. No entanto, 80% dele é custo com pessoal…
    Proponho o seguinte: Corte de 40% para todos os inativos, fim da promoção automática; Corte de 60% nos postos superiores (Almirantes, Generais e Brigadeiros) com reflexo em toda a cadeia hierárquica… Afinal, não podemos continuar a ter mas Brigadeiros que a RAF, e mais Almirantes que a Real Marinha…
    .
    .
    .
    😉

  13. Os herois da “luta pela liberdade” como o Carlos Mariguela que cortou as genitais,torturou e depois matou a coronhadas um estudante que se arrependeu de entrar nessa gfria..

  14. Essas CARPIDEIRAS ANTI-NACIONALISTAS das CASERNAS deveriam ser PRESOS, inclusive, este coroné Hiram Reis por se aliar aos INIMIGOS, de MIAMI… Fora TORTURADORES CRIMINOSOS, CADEIA para os BANDIDOS do GOLPE MILITAR e da HORRENDA DITADURA!!! A Argentina é logo ali!!! Na ARGENTINA CANALHA de FARDA que TORTURA vai PRESO!!!!!

  15. Sucupira disse:
    29/02/2012 às 15:56
    Over…Prazer…sou um civil…nunca servi as FFAA. Sou estudante de Administração, História, Relações Internacionais…e por hora venho me dedicando e me familiarizando nos estudos de Geo-Política e Estratégicas…não sou dono de nenhuma verdade, mas abastecido de muita informação eu lhe pergunto…estes civis que você diz terem sido torturados não eram os mesmo que implementaram o conceito de guerrilha no Brasil empunhando a falsa bandeira da democracia e financiados pelas garras externas? Você se arrisca a defende-los?…pois tenho muitos amigos militares e dos antigos, bem velhinhos a quem posso ver em outra ótica, que não seja da mídia comprada da Época…
    ==
    ==
    Sucupira, obrigado pela réplica ao meu comentário. De fato também não sou nenhum dono da verdade. Digo até mais, gostaria de se persuadido a pensar diferente. Mas o fato é que assim como você teve, quer queira, quer não, as suas influências, eu tive as minhas. Além disso acho que estamos buscando no passado resolver coisas que não têm mais solução enquanto estamos vivendo ainda situações de excessos por parte de autoridades.
    Vamos por pontos. Nem tudo foram flores no governo militar. Nem tudo também foi ruim.
    Foi uma época sem direito ao direito.
    Por isso me referi que os bons militares jamais deveriam se unir em defesa de quem não soube usar corretamente o poder que teve nas mãos.
    Quem começou primeiro? O Golpe ou as guerrilhas? Pois bem, entendo que as guerrilhas começaram depois do golpe (embora não tenha fatos para comprovar) em função das ações que o “choque de ordem” desencadeou. Esse foi o caminho que muitos acharam para lutar contra a perda dos direitos comuns aos cidadãos (embora hoje a maioria prefere ver um trabalhador apanhando como na desocupação do pinheirinho e fingir que não se incomoda, afinal não foi consigo aconteceu).
    Para finalizar, comento que meu pai viu casos acontecerem na sua frente. Vários foram os funcionários pais de família que cansados da humilhações dentro das empresas se rebelavam. Mesmo que esta rebelião fosse apenas verbal, o motivo para alguém da alta direção chamar a policia para enquadrar o camarada já estava dado.
    Não foi um nem dois casos, embora especificar os casos hoje já não seja mais possível.
    O fato é que na ditadura, como citei acima, houveram pessoas que praticaram ações que em tempos normais não teriam praticados. Que sejam minoria, mas houveram.
    Mas que fique claro: Militares como o Coronel Hiram Reis nos enchem de orgulho e mostram o quanto nossas FA´s são importantes para nós. E o golpe em si em nada maculou a imagem que temos dos nossos militares e de nossas FA´s. A maciça maioria dos militares são, ou foram, pessoas honrosas e por isso fica difícil entender porque colocar em cheque a própria honra e a honra das FA´s para defender atos de uma minoria. Que se diga também que muitos que cometeram excessos nem das FA´s eram.
    Falar em anistia para ambas as partes é hipocrisia. Até onde se sabe a própria presidente, vítima ou guerrilheira, teve seu castigo ainda durante o período militar (sem contar os mortos pelo regime). Portanto pergunto: quantos militares, ou não, tiveram que cumprir alguma pena por seus excessos durante o regime?

  16. NÃO tivemos “Terroristas Comunistas”. Quem praticou TERRORISMO no Brasil foram os PATROCINADORES do GOLPE e os MILICOS com o aparato repressor do Estado. CHAMAR de terroristas as pessoas que RESISTIRAM ao HORRENDO Regime MILITAR instaurado após o golpe de 1964 é o mesmo que chamar de terroristas os PARTISANS que resistiram às invasões NAZISTAS. É coisa de quem age com má-fé e desonestidade intelectual. Não há mais moderação de POSTAGENS neste PORTAL???? As pessoas podem mentir à vontade e fica por isso mesmo????????????

  17. Quando se está na ativa que tem poder para se fazer alguma coisa não fazem! É fato…
    Aí depois que já estão com suas aposentadorias garantidas… correm para os clubes militares e tornam-se homens de opinião!.. Oras!!!…. QUE P… É ESSA?… Ta entendendo.
    O contra-cheque ta gordo das tantas promoções e honrarias e agora vão detonar? Não to entendendo!!..
    É disto que eu fico puto quando vejo um desses artigos.

  18. wolf disse:29/02/2012 às 15:56…”Os Golpistas gostam tanto de enaltecer as forças armadas, mas se esquecem que seu lugar é na defesa do povo brasileiro e não na sua subjugação”… assim,como antes, estamos sendo subjulgados… agora não por uma elite nacional, mas por servidores de uma elite monetarista internacional que vem cooptando esses entreguistas desde que estavam no exilio… qndo perceberam, isso durante a decada de 1970, que os militares nacionalistas queriam desenvolver o pais, transformando-o em uma nação com defesa forte (sem defesa não ha o que se falar em soberania) começaram a solapar o governo da epoca e, usando de artificios mil, mandaram o Carter dar o ultimato aos generais em 1978… tiveram que entregar o governo aos vendidos na esperança que pudessem mudar os fatos… ledo engano… esperança futil… não passavam de ratos e miseraveis apatridas… de la para ca so sobrevivemos porque esse pais é abençoado… não tem como não crescer, sem falar na industria de defesa, que desde então decaiu a olhos vistos (exemplos não faltam…)… no mais, aos trancos e barrancos, a subjulgação é notoria qndo vemos o IDH nacional… o Brasil é um pais rico com um povo miseravelmente escravizado… e nem precisam de chicote… teem o panes et circus diario na telinha da TV e muita carne com mandioca… mandioca porque não da trabalho cultivar… carne porque boi no Brasil se cria sozinho… em suma, alguem acha que somos livres e vivemos em plena democracia?… eu entendo que qndo um militar denuncia um estado de coisas erradas o mesmo esta servindo a defesa do povo brasileiro… não o faz por motivos egoistas e sorrateiros como querem alguns fazer crer… sorrateiros são os que vendem diariamente a nação por um prato de lentilhas… esses merecem total reprovação e cacete… infelizmente somos um pais de gado… aceitamos tudo passivamente… ainda mais agora como um governo com tendencias totalitarista… abriu a boca é perseguido… não duvidem que daqui algum tempo não comecem a sumir pessoas que não estejam alinhadas com o “regime”… espero não estar vivo para apreciar meu pais ser dominado por cães vis e seus asseclas, repartindo o despojo da nação brasileira…

  19. Meu Povo,Minha Póva quando eu for pro leito vou fazer barba,cabelo,bigode,cavanhaque e pestana.Gluglu Yéhyé….É simples passem o rodo nessa putada toda e me coloquem como Presidente que lhes mostrarei como extinguirei a corrupção,a ladroagem,o entreguismo e farei um Brasil justo e igual e transformarei esta nação na maior potencia economica global…Obrigado minhas Fãns rsrs rsrs………Tem tres bonecos desta foto ai que dois eu botaria na cadeia um como ladrão outro como traira vendido e um terceiro que eu fizilaria como Espião vendido.

  20. Os oficiais inativos deveriam jogar com a mesma arma que o governo joga, com a política, pois enquanto não fizerem um movimento que acuse de forma direta a vilipendiaçao do governo e muitos políticos, as reclamações deles não vão ter efeito.

  21. ja perceberam que os mesmos que defendem os pijamas defendem os sabotadores ameriganso.traduçao do texto bibibi bóbóbó ,escova de dente bolinha de gude ,como já dizia o velho deitado quando falar cuida para que tuas palavras sejam melhor que o teu silencio.meu os pijamas ja ganham mais que a propria reestruturaçao das forças armadas ,ta com raiva vai pescar.

  22. Ronin disse: 29/02/2012 às 21:28…”Não há mais moderação de POSTAGENS neste PORTAL???? As pessoas podem mentir à vontade e fica por isso mesmo????????????”… se forem aplicar sua vontade, caro mentiroso, serias o 1º a ser podado… não peças para os outros o que se deveria aplicar a si mesmo… “porque não te calas?…”… ainda bem que não somos tão otarios como os argentinos… eles merecem o populismo que teem a mais de 60 anos…

  23. ILYA meu caro concordo com voce em quase tudo o que escreveste menos que o atual governo seja NACIONALISTA quando na verdade é INTERNACIONALISTA isso sim e digasse de passagem INTERNACIONALISTA BAIRRISTA rsrs rsrs A verdade é que alguns cabeças do movimento de 64 trairam aos demais idealizadores e cresceram o olho ficando no poder.A intenção era de num prazo de 6 a 8 meses retornarem o pais a Democracia com a ordem publica garantida e ainda falharam pois permitiram que os bandidos subversivos de outrora que tambem mataram e torturaram inocentes hoje estejam na vida publica Brasileira tanto na situção como na oposição e nos roubando descaradamente.Quem é heroi da Democracia?Quem lutava pela Albanização da America Latina?

  24. PÉ DE CÃO eu não defendo ninguem e sim mando a borduna em tudo que a meu ver destoe da soberania e da moralidade.A mim pouco me importa a cor da bunda do boneco e somente se seu Tonho ainda tenha a devida elasticidade para a mim ser atrativo de consumo rsrs rsrs Defendo sim incondicionalmente a soberania,a moralidade e ao soldado Brasileiro,que não tem culpa nenhuma de toda essa imundice e pouca vergonha que transformaram esse pais todos se acusando e se apontando e todos com um mesmo proposito MAMAREM NO CONTRIBUINTE BRASiLEIRO E NO MOMENTO ECONOMICO DO BRASIL………SO TEM EMBUSTEIRO NESSA REPUBLICA DE RATAZANAS…….BORDUNADA NELES TODOS MINHA COBRADA.JOGA NO SACO E BOTA NA BOLA…CEROL FININHO…Não importa a cor do furingo e sim se é cheirozinho e se é bem tratado a pedra hume e bem cuidado a prestobarba que a galera agradece.

  25. É a mesma ladainha de sempre. Os saudosos entreguistas do país, agora alijados do poder que de fato emana do povo através de eleições, e que se enriqueciam no escuro da falta de transparência e liberdade política, não se aguentam. Agora querem posar de patriotas e democratas. Mas o mofo cínico das suas idéias e atitudes é latente. Vocês já eram e se contentem em não responder judicialmente pelos crimes que cometeram. Governo militar, títere de interesses estrangeiros e anti-nacional, nunca mais!

  26. É frei Beto, foram os militares que fecharam as torneiras do programa nuclear nacional, do subnuc, de tantos outros programas que privilegiavam a autonomia do poder da nação, né?… sem falar no fato que foram os militares que criaram esses programas que hoje os esquerdistas vomitam estar dando apoio… sua falta de honestidade intelectual é gritante…

  27. Que pena que os JEGs -Jornalistas da Esgotosfera Governista – chegaram a este blog onde se discute assunto de Estado , para merecer suas trinta moedas .
    Vão perturbar noutras paradas carissimos pelegos

  28. Ronin mal chegou e já tá querendo tira a liberdade do espaço , aqui é assim , desde que não ofenda o próximo todos tem direito de espressar sua opinião. Eu tbm acho que erão terroristas aqueles que atráves de armas ameaçaram uma conspiração comunista , patrocinada pelos soviéticos. Eu tenho a opinião que o estado militar foi excessão neste país , foi um mal necessário .

  29. Sera que MORIM TÉRNIM DE TERGAL vai ser engomado a ferro de carvão rsrs rsrs http://codinomeinformante.blogspot.com/#!/2012/03/amorim-negocia-punicao-de-militares.html Punir militares da reserva de se manifestarem publicamente é ir de encontro a Constituição.Vai bancar essa Morim Térnim de Tergal?Dilminha minha filha cuidado pra não escorregar na casca da banana e descer a rampa do Planalto de ponta cabeça com as pernas pra riba e as calcinhas a mostra rsrs rsrs Os militares da reserva por lei tem direto de se manifestarem publicamente e bancar esta idiotice minha cara pode custar teu governo e quase todo mundo ja esta cansado de tantas roubalheiras e de tanto entreguismo,pode ser a gota dagua para romper a barragem do Tsunami Tupyniquim rsrs rsrs Eu ja ouvi dizer que mulher é bom no fogão e na cama quando abre as pernas desde que fique de boca fechada mas como não sou xenofobo e me alegro das conquistas femininas e amo seus corpinhos torneados as defendo sempre mas essa linha de frente FANCHONA dentro do Alvorada vai acabar dizendo direto e reto SE FUDENDO rsrs rsrs

  30. BETO meu caro que poder que emana do povo rsrs rsrs O povo Brasileiro nunca teve poder nenhum a não ser de ser escravo de um sistema corrupto,vendido e traira.Podemos ter poder sim ate de mudarmos esse pais sem precisarmos matarmos ninguem e nem atirarmos bombas MAS A COVARDIA INVIABILIZA ai ficamos iguais otarios de 4 em 4 anos nos degladiando como otarios para promovermos bandidos e escolhermos a proxima quadrilha a nos roubarem rsrs rsrs QUE PODERZÃO O BRASILEIRO TEM HEIM rsrs rsrs

  31. Talvez se tivessem eliminado a tempo estes ‘ministros’ e ‘líderes civis’ na época que mostravam as caras, ou seja… terroristas, sequestradores, assassinos, talvez não tivessem assinado uma constituição como a de 1988 que põe subserviente do executivo todo o legislativo e o judiciario, uma verdadeira ditadura.
    ERRADO SÃO ESTAS ‘MINISTRINHAS’ VIREM COM DISCURSOS DETURPANDO A CLASSE DOS MILITARES. VERDADEIRAS COVARDES.ENGRAÇADO E RIDÍCULO AO MESMO TEMPO É VER APLAUDIREM AOS ‘HEROIS DA EPOCA DA DITADURA’ VENDO A SITUAÇÃO ATUAL, VERGONHOSA PARA A SOCIEDADE.
    ATÉ NO MEIO MILITAR TEM SUPER SALÁRIOS, AUMENTEM OS SALÁRIOS DOS MILITARES MAS TAMBEM REVEJAM OS ATUAIS QUE ESTEJAM MUITO FORA DA BASE-SALARIAL DE CADA CARGO! QUE COM CERTEZA TEM!.. mas isto é tambem no legislativo… judiciario… é o Brasil do Samba do Crioulo-doido!.. Ninguém pode falar de ninguém.

  32. Blue Eyes. Vai se informar melhor e de verdade. Os assuntos que vc cita estão nos anais do Congresso Nacional, particularmente na Comissão de Relações Exteriores e nas resoluções dos Conselhos da República e de Defesa Nacional, órgãos colegiados, não do governo federal temporal, mas da República Federativa do Brasil e que, a época, os representantes dos três poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) e demais representantes das forças armadas aprovaram aqueles atos sancionados por Collor e depois ampliados por FHC.
    Caro 1 maluquinho, se você tiver na sua cartola mágica, além das conhecidas formas de poder democrático oriúndos dos sistemas direto (plebiscitos e referendos) e representativo (eleições periódicas), gostaria que você as apresentasse ao menos como esboço teórico. Uma premissa filosófica básica para você começar: o poder não é um bem que se apropria, é uma relação social e cultural, portanto, torna-se base de um contrato social consentido e sistematizado. Pode pedir ajuda aos universitários. Ops, desculpa, ao Dandolo!

  33. BETO não vivo de ideologias.Não curto Politicos,politicagens e nem politiqueiros então amiguinho não perco meu tempo com pessoas que vivem essas coisas diariamente em todas as materias embutindo argumentos de seus filosofias ideologicas.Procure outro para tricar e debater conhecimentos ideilogicos…………..””o poder não é um bem que se apropria, é uma relação social e cultural, portanto, torna-se base de um contrato social consentido e sistematizado””…….Na teoria é lindinho não é mesmo e a pratica?Pratica so se for de banditismo rsrs rsrs e quando não se aceita critica e se visa calar quem não concorda na marra como estão querendo fazerem com militares da reseva e ainda buscando uma forma de poderem puni-los por ser expressarem.Isso não é abuso de poder não é mesmo.Continuem assim achando que transformarão bandidos subversivos em herois nacionais e que o povo ainda lhes rendera tributos e não se esqueçam que a maioria do povo ja esta de saco cheio de tanta ladroagem e de tanta filha da putisse que esse bando de bandidos anistiados ao invez de implemetarem seus slogans socialistas de juventude apenas se adaptaram ao capitalismo e so pensam como seus inimigos pensavam em mamarem no contribuinte Brasileiro e de tão safados que são e tão sem escrupulos se escondem não mais na mascara do comunismo mas na carapuça da social-democracia rsrs rsrs BETO na boa meu caro direto e reto pessoas como voce Blue Eyes e outros mais nem perco meu tempo.Vire se tonho para outro amiguinho e quem sabe assim se emprenhe pela bunda porque sou esteril para emprenhar xenofobos-ideologicos rsrs rsrs Façam como o Collor peçam que o povo saia as ruas com as caras pintadas de verde-amarelo e vejam como se pintarão para os ladrões.

  34. Eu so tenho uma certeza na minha vida.Quando uma coalisão Corsaria vier em direção ao Brasil TODOS MAS TODOS MESMO DE DIREITA DE ESQUERDA TODOS AQUELES QUE DESTOAM DA MORALIDADE SEJAM CIVIS OU MILITARES E TODOS QUE PRATICAM BANDITISMOS SERÃO OS PRIMEIROS A SEREM EXECUTADOS E DEPOIS CUIDAREMOS DOS CORSARIOS assim se mata dois coelhos com apenas uma unica cajadada depois chorem com Obama,ONU,Unasul,Corte de Haia,Chorem com a PQP rsrs rsrs Se surpreenderão com o pacifico povo Brasileiro incorporado como o pior de todos os Demonios e a filosofia de doutrina é uma so SEM PRISIONEIROS,SEM SOBREVIVENTES,UM BOM COMEÇO.

  35. A data atribuida a criação do Exercito Brasileiro remonta a epoca da Batalha dos Guararapes mas eu contesto essa informação.O Brasil não possuia um Exercito Nacional e nos Guararapes foi o ajuntamento de Portugueses com Brasileiros para expulsarem os Holandeses e depois disso o Exercito continuou sendo Portugues Colonizador.O Exercito Brasileiro foi realmente criado entre 1821 e 1822 por decisão popular a formação do Exercito da Independencia formado por Brasileiros.Em Janeiro de 1822 começaram os Combates contra os Portugueses.Em Junho de 1822 O Principe Regente D.Pedro ja era aclamado pelo povo como Regente Perpetuo do Brasil.O Exercito Brasileiro foi formado por vontade popular e não por ato ou decreto governamental.Conheçam a Historia de uma de nossas maiores heroinas que entrou para a Historia Brasileira com A HEROINA DA INDEPENDENCIA.Conheçam a vida e as glorias de Maria Quiteria de Jesus,que cortou seus cabelos para parecer como homem e assim poder se alistar no Exercito Brasileiro e lutar pela independencia do Brasil.Nossa historia é repleta de herois e muitos deles oriundos do povo e cheia de honra e gloria.Historia que não nos ensinam na historia curricular Republicana,toda manipulada e cheia de mentiras.Um povo que não conhece a propria historia é um povo sem cultura e sem identidade. http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Quit%C3%A9ria#A_hero.C3.ADna_da_Independ.C3.AAncia

  36. A TURMA DA DITADURA, QUE ELIMINOU A LIBERDADE NESTE PAÍS, COMEÇA A SE ARTICULAR NA MÍDIA. QUE BOM! VAI SEGUIR O MESMO PROCESSO DE OUTROS PAÍSES E QUEM SABE , COMO NA ARGENTINA, POSSAMOS SONHAR COM VAGABUNDOS DE TORTURADORES NA CADEIA.

  37. KATHOLICO meu caro o povo Brasileiro em sua maioria esta cagando e andando para torturadores e subversivos.Aqui meu amiguinho a maioria do nosso povo não aceita como fizaram na Argentina e coisa e tal.A Justiça para nós Brasileiros tem de ser igual sen]ão não é justiça e isso significa julgarmos os dois lados e condenarmos todos aqueles torturadores ou subversivos que forem comprovados crimes fora isso podem tirarem o cavalinho da chuva.O povo Brasileiro não se permitira ser usado por uma minoria de comunistas derrotados que agora se transformaram em ladrões e saqueadores dos cofres publicos e ainda nos obrigando a reconhece-los como HEROIS DA DEMOCRACIA,HEROIS NACIONAIS rsrs rsrs Insistam nessa manipulação de fazerem justiça com propria justiça e verão no que vai dar no final.O Brasileiro por naturesa não é covarde e nunca apoiou e nunca apoiara nada decidido de forma UNILATERAL.Querem limparem as caras cagadas com os que lhes derrotaram então sejam sujeitos homemens e os chamem para a porrada.Nunca a nossa Justiça por mais que seja falha e cheia de defeitos se deixara ser usada em causa propria.

Comentários não permitidos.