Deu no Cavok; China tem interesse em adquirir caças Su-35 e sistemas de defesa aérea S-400 da Rússia

A China gostaria de ter um novo sistema novo míssil antiaéreo russo S-400 Triumf, em 2015, mas até agora, a questão está relacionada a compra de caças multifuncionais Sukhoi Su-35, relata a Rossiyskaya Gazeta

“Em 2011, o lado chinês manifestou a sua disponibilidade para comprar 24 aviões e se aproximou de nós com uma proposta adequada. Atualmente essa questão está sendo elaborada por uma entidade certificada do lado russo,” disse o diretor-adjunto do Serviço Federal de cooperação técnico-militar (FSMTC Rússia) Alexander Fomin. Essa esta questão foi interrompida devido ao fato de que os chineses poderia obter um moderno know-how russo, e copiar.

Falando sobre as perspectivas de exportações para a China do sistema de defesa aérea russo, Fomin disse que, entre 1993 e 2010, no âmbito da cooperação técnico-militar, na República Popular da China foi entregue uma quantidade significativa de sistemas de mísseis anti-aéreos produzido na Rússia, incluindo o S-300PMU2 Favorit.

“Com respeito a uma maior cooperação com a China no domínio da defesa, no presente momento, nossos parceiros chineses já expressaram interesse em comprar sistemas de defesa aérea, de próxima geração S-400 Triumf, com o primeiro lote eles querendo receber já em 2015″, disse Fomin.

De acordo com Fomin, as perspectivas de exportações para a China dos sistemas S-400 Triumf, incluindo o possível fornecimento destes, pode ser definido como a solução desses sistemas para equipar as Forças Armadas da Federação Russa.

“No presente momento estamos construindo as unidades adicionais para a produção de S-400 Triunfo. Sobre a comprar de outros sistemas de defesa aérea da Rússia a China não mostra nenhum interesse,” disse Alexander Fomin.

Texto: Rustam, direto da Rússia – Tradução: Cavok

47 Comentários

  1. Ainda não entendi porque o Brasil não negociou logo com a Sukoi para obter esses caças que ao meu ver da pau nestes 3 últimos que estão concorrendo. Este páis só vai levar Sistema de Defesa à sério quando sofrer um ultimato.

  2. A Rússia fica numa encruzilhada: ou vende e com isso gera divisas ou vende e tem caça copiado, assim como fizeram os chineses com o Su-33.Compraram um lote depois cancelaram o resto da compra e ainda por cima copiaram a aeronave.
    Que deselegante….

  3. Ai eles Fazem a Tecnologia Reversa e Conseguem a tecnologia…. Eu não venderia nada a China –~……….. Bom… Chaves só vive mais 2 anos… Wikileaks diz…

  4. Esse sistema anti aéreo Russo que engloga os S300, S400 e o futuro S 500, sem contar os de menor alcance, devem ser realmente bons, todo mundo quer , e quando um país que está na mira da OTAN compra eles chiam pra caramba. O Brasil deveria pensar seriamente nestes sistemas e em quantidade, valem mais em termos de defesa do que ter milhares de caças e ainda são mais baratos de adquirir e manter. Só para se ter uma ideia, se o Brasil quisesse proteger o pré sal, bastaria instalar esses S400 na nossa costa, praticamente cobriria todo o pré-sal.

  5. seria interessante se .. por exemplo …. uma ”pequena” Represália por parte do gov brasuca .. do tipo …..”EXTRA .. EXTRA!!!! ”’SH e retirado do short list da FAB dando lugar ao SU 35”’ . KKKKKKK …

  6. Bom… com certeza, a Russia não vai vender um lote tão gande de SU 35 para a China.
    A China ja esta ficando poderosa demais que ja se pode afrontar qualquer pais da Asia a Los Angeles.
    O que me preocupa é que dentro de 15 a 20 anos ( ou seja ate 2030), fatalmente vamos te que engolir aerodromos da China da India dos USA, e da Inglaterra ( esse ultimo logo logo por conta dos hermanos).
    Por tanto o Brasil tem 15 anos para criar uma força de dissuasão capaz de rugir quando se fazer necessario.

    Obs: Todo leão rugi a noite para mostrar que aquele território tem DONO.
    Para as grandes e medias potencia do mundo o Brasil não é dos brasileiros e essa terra tem que ser redescoberta.

    Infelizmente o Brasil tem que se armar sim e ate os dentes.

  7. Se a Rússia vender esses sistemas à China perderão muito dinheiro. Serão espertos se recusarem a oferta chinesa. A única coisa que a China quer é poder copiar e absorver a tecnologia russa e aí sim equipar suas forças armadas com seu produto “nacional”. Já passaram a Rússia para trás copiando o SU-33. E farão de novo. Pior é roubar parte do mercado de armas vendendo suas copias baratas. Quem deve estar torcendo para que o negocio de certo são os Argentinos que gostam de comprar produtos falsificados da China.

  8. Bem a Russia ja sabe que os Chineses apenas visam conhecer a plataforma para clona-la.A Russia so passara a exportar o S-400 apartir de 2014.Quanto ao SU35BM acho meio dificil a Russia ir logo vendendo eles agora a China.Ate mesmo para o o tolo Brasil.Mas como Russia e India veem aproximando-se da China induzidas pelas intenções Corsarias Ocidentais tudo é possivel.Se o Brasil quiser comprar S400 antes de ser exportado internacionalmente pois as unidades produzidas são para equiparem a Russia a Russia nos vendem.Deveriamos começarmos a revermos nossos interesses em relação a China e tomarmos posição de proteção ao produto e mercado nacional.Chineses são bons pagadores e compradores compulsivos mas são GAFANHOTOS que a tudo que ficar na reta devoram.

  9. Quem tem inteligencia e senso estrategico sabe muito bem cada passo que dá, esse é o caso da China,Russia e India.
    Pois é amigos ocidentais vamos só ver o oriente voltar ao poder e riqueza que tinham na antiguidade.

  10. VIU BRASIL!!! APRENDEU COMO SE FAZ?????!!!! . Não dói nem é tão difícil comprar tecnologia de ponta para defesa nacional! Falta mesmo é coragem e vergonha na cara. É só escolher, fazer o pedido, assinar os cheques, que os Russos entregam aqui com prazer. ACORDA BRASIL!!! Antes que seja tarde.

  11. falar o que ? os chinas caminham para sua total soberania em todos os sentidos, enquanto isso o comando arcaico da fab continua no tempo do guaraná com rolha !!!

  12. quem dera a fab fosse menos provinciana arcaica 🙁
    quem dera nossa presidente fosse menos revanchista 🙁
    quem dera nossos politicos atuais fisessem o favor de cometer suicidio coletivo 🙁
    quem dera nosso povo fosse menos alienado em futebol, novela e putaria 🙁
    quem dera se eu tivese nacido rico ao inves de bonito 🙁

  13. “quem dera se eu tivese nacido rico ao inves de bonito”… esse é o meu dilema também, caro capa preta… RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS…

  14. Eu duvido que a Russia venda uma unica unidade de SU35BM/S o unico caça 4.75 multi-função do mundo com tecnologia 5.0.O Brasil fabricando sob conseção esta versatil,moderna e mortifera aeronave seria a melhor opção a ser escolhida e complementada com adesão ao programa SU50MKI Nacionalizado.A India ja constroi em seu territorio seu SU50MKI desde 2009.Isso é um cala boca aos mentirosos e caluniadores baba-óvos Yankees que sempre difundiram que a Russia não repassa tecnologia e que seus serviços são ineficientes.

  15. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    01/03/2012 às 09:59


    cada qual com nossos carmas OLHOS AZUIS rsrsrs, fazer o que ?!! tocar a vida rsrs, abraços aliado !!!

  16. Os Russos devem vender sim,pois os chineses vão comprar as dezenas,agora é só não dar uma transferencia de tecnologia grande na comprar dos SU35,e nem pensar de dar qualquer informação relevante dos S400,a China faz muita propaganda eu já havia dito isso,o seu J-20 ninguém sabe sobre esse caça,para min é um vetor de cor preta com uma suposta capacidade de não detecção aos radares,suposta,fruto de uma propaganda Estatal,o tal J-10 então pronto e ninguém sabe se ele é igual ao F-16,ou seja,um F-16 generico,o J11(CÓPIA DO SU27),vive dando problema,seja pela engenharia seja pelo motor,no campo bélico a China é ainda uma versão pirata da Rússia,na hora do vamos ver e de garantirem sua defesa vão correndo comprar dos Russos.

  17. Senhores, o Su-35 simplesmente não atende as necessidades brasileiras. A razão é bem simples: incompatibilidade de sistemas. O Mi-35 é um exemplo. Tiveram que passar por modificações em seus sistemas de comunicação e para partida externa para terem uso na FAB.

    É uma aeronave extremamente grande, com motores maiores e mais sedentos, o que por si só representa custo geral maior.

    Um outro parâmetro a ser considerado é o RCS. Não duvido que os russos conseguiram uma diminuição considerável no RCS, mas ainda assim é uma aeronave cujo projeto base é de outros tempos. Sendo justo, é o mesmo problema de tipos como a versão remodelada do F-15. Pode ter equipamentos extremamente avançados, mas ainda é uma aeronave de terceira geração adaptada para ser de quarta… Não pode ser um quarta geração legítimo…

    Quando a FAB não o colocou no short-list do F-X2 não foi sem motivo. E diga-se que não foi por falta de capacidade da aeronave em si. O grande problema seria adapta-la aos sistemas ora em uso pela Força Aérea. Seria um desafio muito maior e mais oneroso do que no caso do Mi-35. Teriam que pegar computadores que falam “russo” e integra-los a computadores com a nossa própria linguagem, um trabalho que poderia demandar a construção de hardware e software específico e poderia levar meses ( talvez mais de um ano ) para ser feito e exigiria um domínio total do hardware e software russo integrado a máquina, muito além dos códigos-fonte.

    E o grande problema é: tempo… simplesmente não a tempo para pegar uma aeronave, adaptá-la as nossas condições e faze-la nos servir. O F-18E/F e o Rafale, eletrônicamente falando, seriam muito mais fáceis de serem convertidos para as nossas necessidades, visto que já possuem sistemas ocidentais padrão OTAN. E o Gripen NG, por outro lado, está previsto para voar com os mesmo sistemas de link e comunicação já em uso pela FAB. Ou seja, uma preparação muito mais rápida e fácil.

  18. Esses S-400 significam o ápice dos sistemas de defesa antiaérea. Os que estão em Kaliningrado tem a capacidade de defender a Rússia contra ICBM’s. O Brasil nem sonha ter algo deste nível.

  19. O Brasil tem dinheiro suficiente pra comprar pelo menos 120 caças SU-35 e uns 10 Sistemas S-400 !

    Já daria pra colocar em seu lugar muita gente mal intencionada !

    Isto aliado aos submarinos que ao meu ver deveríamos ter pelo menos 30 ou 50 !

  20. RR, Se fosse tão difícil assim, nenhum países compraria avião caça russos.Se dezenas de países conseguiram, porque o Brasil não conseguiria? Nada é fácil, basta querer. Esses detalhe não pode impedir um país de adquirir um produto de alta tecnologia como Caça Su-35.
    A verdade mesmo é jogo de interesse que os brigadeiros fazem pro EUA.

  21. RR meu caro voce sabe o que quer dizer AASSIMETRIA???Pelo jeito não.Assimetria é ADAPTAÇÃO.Um pais que tenha um potencial a ascenção de potencia e que fica pensando limitado e não tem capacidade de adaptação,versatilidade e criação de propria doutrina jamais sera uma potencia e é melhor continuar mesmo sendo serviçal assumido e voluntario capaxo.Voce dizer que o SU35BM não atende as especificações de nossas necessidades e empregos é a maior idiotice que se pode pensar e usar o argumento de diferença de doutrina e filosofia de emprego é nos darmos a nós mesmos diplomas de imcapacidade.So sobrevive quem inova,se adapta e versatiliza amiguinho.

  22. BobSap

    Não estou dizendo que não conseguiríamos.
    O fato é que as Forças Armadas do Brasil já seguem toda uma doutrina ocidental.
    Hoje, o Brasil já faz um imenso trabalho para operar dentro de um ambiente de guerra centrada em redes. Em resumo, cada veículo torna-se um “sensor” ligado a rede de defesa. E todo o equipamento pra montar essa rede de defesa integrada é de origem ocidental… Entende o tamanho do desafio?! Como eu disse antes, teríamos que pegar computadores com arquitetura russa, que “falam” russo ( os computadores do caça ) e faze-los “conversar” com a nossa rede de defesa. Ou seja, existe, no mínimo, a necessidade de um conjunto de hardware/software que interprete a linguagem “falada” pelos computadores russos e “traduza” para a nossa linguagem. Dentro desses parâmetros, faz mais sentido um equipamento cujo recheio eletrônico já possua uma arquitetura melhor moldada aos nossos padrões.
    Aquirir equipamento russo seria uma mudança de doutrina e filosofia tão imensa que poderia acarretar demasiados problemas e cujas vantagens poderiam não compensar…
    Claro que o Su-35 é uma aeronave avançada, mas não é mais avançada que o Rafale ou o F-18 E/F ou o Gripen NG.

  23. RR, mas se o Brasil entrasse num consórcio de construção de um caça de 5ª geração (sonho, eu sei…) não poderia adaptar os sistemas para a nossa realidade, e aproveitar o resto?

  24. 1maluquinho

    A questão principal é justamente como se adaptar. Conceito interessante esse que você apresentou. Inovar. E o que seria inovar? Pegar um equipamento que em nada é compatível com o que a FAB usa, fazer uma gambiarra eletrônica e colocá-lo pra operar com um sucesso questionavel?
    Pra mim, INOVAR nesse caso é criar algo novo do ZERO. Ou seja, construir uma aeronave de acordo com os nossos conceitos e requisitos. Mas como isso demanta tempo ( coisa que a FAB não tem ) e dinheiro, nada mais lógico do que ADAPTAR o que é mais COMPATÍVEL ao que nós já temos.
    No caso da doutrina a que você se referiu, criar uma nova doutrina já será necessário no caso da aquisição de um novo equipamento, seja ele qual for, mas convenhamos que criar uma nova doutrina com emprego de equipamento já melhor adequado aos nossos sistemas é muito menos complexo do que criar uma nova baseada em equipamentos muito menos conhecidos quanto a sua operação. Isso é verdadeira VERSATILIDADE; pegar o que já tem e fazer o melhor uso possível e não adiquirir um equipamento só porque tem uma característica em particular ou é aparentemente melhor.
    Camarada, na guerra vence quem consegue usar o que tem com o máximo de eficácia. E pra ser eficaz, precisa ser funcional. E a funcionalidade depende de como o equipamento funciona e de como se usa.

  25. RR sussesso questionavel e alardeado midialiticamente por meios informativos ate de internet e comentarista contra a a viabilidade do emprego do MI35 e os serviços Russos se contrasta com a afirmação de oficiais da FAB que apenas dizem que no começo tiveram alguma dificuldade com o equipamento por ele não ser adaptado ao clima Amazonico fora isso meu caro nenhum deles reclamou de diferença de doutrina e blablabla e muito pelo contrario estão esperançosos que venham muito mais.Do que adianta meu caro ter equipamento compativel com a filosofia e doutrina empregada se na guerra ficas a merce de fornecedores externos?Amiguinho na guerrra vence quem acerta o primeiro tiro e isso idepende se é disparado de uma garrucha ou um Igla e quem tem disposição de lutar e luta com assimetria,versatilização,adaptado a sua naturesa e a nossa naturesa e o nosso DNA guerreiro não foi produzido em laboratorios da OTAN meu caro.O que vemos é uma parcela minoritaria que não adimite de hipotese alguma que venhamos a adiquirirmos equipamentos,materiais e serviços fora do eixo da subjugação ao qual nos acostumamos a servirmos.O mundo mudou meu caro,o Brasil e a mentalidade dos Brasileiros tambem mudou e esta mudando cada vez mais.Hoje meu amiguinho o Diabo para nós não é mais vermelho e isso independe de questionamentos ou posicionamentos ideologicos e diz respeito a nossa sobrevivencia,a nossa soberania e ao nosso futuro.Russos e Chineses não virão ao Brasil nos invadirem e quando vierem nos invadirem ou seja quando não conseguirem mais obterem tudo o que precisam e querem como sempre fizeram nos persuadindo,nos aliciando e nos prostituindo veremos o Irmão Caim do Norte e os amiguinhos Corsarios da Europa destruindo nosso pais e dezimando o nosso povo e ai Amiguinho combateremos com o que?Com o que compramos deles e não poderemos usar por falta de municiamento e logistica e ai meu caro do que adiantara filosofia,doutrina e os Almanaques feitos na Disney.

  26. ALDO a FAB em tão pouco tempo ja esta adaptada ao MI35 e deseja ter quantos mais posiveis.Esse papinho de adaptação e diferença de doutrina é papo de preguiçoso ou argumento de desclassificação de material por pura xenofobia-ideologica.

  27. Agradando ou não agradando a xenofobos,plutos e patetas vem ai baterias de defesa aerea Russas,Brahmos versão navalizada e muito provavelmente Caças Russos e veremos se nossos bravos pilotos da FAB ficarão insatisfeitos e se dirão que é inviavel devido a diferença de doutrina.O Caça que a maioria deles sonham em pilotarem e colocarem suas vidas neles chama-se SU35BM/S o unico multifuncional 4.75 com tecnologia 5.0 que fabricado consecionado aqui ou com repasse de tecnologia nos dara poder e supremacia aerea ao invez de pagarmos uma fortuna por Rafales com a enganação que nos repassarão tudo na integra e descobrirmos depois que apenas teremos condições de monta-los com dependencia eterna de sensiveis e serviços.O Brasil para ter autosuficiencia tecno-industrial precisa entrar em programa 5.0 e ele chamasse SU50MKI o que a India ja desenvolve em seu territorio desde 2009 com repasse total de tecnologia ao invez de entrarmos em sonhos que não existem nem no papel com Turcos e Italianos.O SU35 consecionado é a melhor opção para suprirmos nossa força aerea de pronto e compra de Sea Gripen que nada mais é do que o Gripen com reforço de trem de aterrisagem pois ele pousa ate na sua cabeça se assim voce desejar.F18 ou Rafale são furadas e jamais afirmei que nenhum dos dois não prestem operacionalmente e se fossemos olharmos pela visão de filosofia e doutrina operacional da FAB o F18 seria o mais indicado.Então amiguinhos muito mais do que demagogias operacionais e hipocrisias ideologicas esta por traz dessa decisão pelo fornecedor da tecnologia e dos requisitos que nós buscamos.

  28. Sera que foi dificil fazer os Sukhois aprenderem a comerem de palitinhos na China rsrs rsrs de Russo para Mandarim a diferença é estratosferica.E por acaso fora dos paises de lingua Portuguesa qual é a nação com maior indice de pessoas que falam Portugues na integra?Então assustem-se pois é na Russia que se tem mais facilidade de se falar Portugues fluentemente rsrs rsrs A questão não é nós desvendarmos a linguagem deles pois eles para nos venderem e imploram isso com tudo o que eles idealizam e primeiro oferecem não venda e serviços mas sociedade ao Brasil e o Brasil Putinha amestrada Yankee faz beiçinho rsrs O Glonass eles simplesmente ofereceram somente ao Brasil SOCIEDADE.Eles sempre oferecem ao Brasil o que eles teem de melhor o que não oferecem nem a seus maiores parceiros militares e não somente clientes PARCEIROS E ALIADOS MILITARES Indianos.Ate quando nós Brasileiros deixaremos de termos avanço justamente nas areas que o Corsarismo Ocidental nos impede e nos monopoliza e nos condiciona que é ATOMICA,AEROESPACIAL E AERONAUTICA MILITAR AVANÇADA dispensando justamente a tecnologia que transformou dois paises que tinham economia e parque industrial e avanço aeroespacial e atomico muito inferiores a nós Brasileiros e hoje são potencias globais e icones nestes quesitos INDIA E CHINA.Eles hoje são o que são graças a tecnologia Russsa.Então quem são os monopolizadores e condicionadores do mundo,os Russos ou Americanos e Europeus?Quando nos libertaremos disso e deixaremos de ser chantageados,iduzidos e condicionados como fazem com a Turquia,com a Alemanha,com o Japão e com o Paquistão.Para a Turquia não se interessar em equipamentos Chineses ou Russos a chantagearam ameaçando-a deixa-la desprotegida de satelites e redes antecipadas.Capacidade industrial limitada e material CHIPADO esse é o caminho para a nossa autosuficiencia tecno-industrial de defesa???

  29. CAPA PRETA meu caro não culpe a Corporação FAB e sim a Mumia viva chamada Jaspion Saito Usaf Medalha ele e seu alto comando é que são xenófobos-ideologicos e serviçais assumidos de Yankees.A FAB não o escolheu como Comandante e sim foi escolhido pelo PODER MANGUAÇA.Alias todos nos comandos e nas cupulas militares são escolhidos a dedo POR MANGUACEIROS e so permanece quem faz o jogo.Por isso o Gen.Heleno foi jogado para escanteio e reformado,porque tinha hombridade e sevia ao Brasil e aos Brasileiros e não a Embusteiros militares e politicos.Vejam que na crise das reclamações do Clube Militar os Comandantes da ativa se posicionaram a favor do governo unicamente para manterem status e beneficios.

  30. uma coisa eu lhes digo .. seja qual for o ”caça” do fx-2 .. muito provavelmente tb a Argentina fara uma compra..via ”BNDES” …do mesmo aparelho … ”made in BRA ” .. ja imaginaram a ”Argentina” de SU -35 ?? hehehe……alem do SU-35 um ”Gripen” ´pra compor nossa FAB .. seria perfeito .. a questao É … estaria o Comando da FAB / gov BRA .. pensando grande ?? ( tem LAAD em abril )…

  31. 1maluquinho disse:
    01/03/2012 às 23:11


    concordo plenamente meu amigo maluquinho, eu quando citei o arcaismo da fab, quis me referir justamente ao seu comando corrupto e inutil fisiologista, não aos bravos e valorosos soldados, oficiais, e mecanicos e pilotos fabianos, que tiram leite de pedra apesar da verba escassa, e da desmotivação que vem de seu comando, comando esse que eles não mereçem, eu teNho amigos de infancia que servem na base aerea de marte, e sei de sua dedicação e patriotismo apesar da pouca estrutura que disponhem,tal dedicação se ve em exercicios como a CRUZEX e na RED FLAG, que mesmo com equipamento inferior, conseguem resutados fantasticos.


    maluquinho, eu o convido a acompanhar meu raciocinio, qual a unidade da FAB mais bem equipada ? o GTE,GRUPO DE TRASPORTE ESPECIAL, em brasilia, onde tudo e novinho brilhante( airbus A319, embraer 190, jatihos e helis zerados) para trasportar politicos, que coisa não ??


    FORA BRIGADEIRO SAITO, RENOVAÇÃO NO COMANDO DA FAB JA!!!

  32. 1MALUQUINHO eu dedico a voce e aos demais comentaristas que se intereçarem esta bela historia, das muitas recentes da GLORIOSA FORÇA AEREA BRASILEIRA, saudações


    EXERCICIO MISTRAL 1-o dia em que a fab se superou
    OPERAÇÃO MISTRAL I – 1997

    Foi uma operação de adestramento e troca de informações entre a Força Aérea do Brasil e da França. Haveria combate dissimilar (combate entre aeronave de características diferentes) entre os nossos Mirage IIIE contra os Mirage 2000 franceses, o que causava certa apreensão nos brasileiros pela inferioridade tecnológica e uma certa tranquilidade para os pilotos franceses.
    Incumbidos da missão, o Esquadrão Jaguar não conseguia aceitar a idéia de ir para um combate por mais simulado que fosse, para fazer número. Seus oficiais buscaram algo novo, de forma que uma aeronave que havia prestado ótimos serviços para o Brasil não poderia ser simplesmente abatida por outro modelo posterior, com tecnologia mais avançada.

    Os Jaguares estudaram a finco o sistema de armas do Mirage 2000 e chegaram ao seu ponto fraco: o Radar pulso-Doppler com algumas restrições, até então conhecidas por um pequeno número de pessoas.

    “(…) Logo no início da Operação, enquanto fazia fotografias no pátio de estacionamento das aeronaves, comecei a notar um estranho padrão de comportamento nas tripulações que retornavam do vôo. Principalmente as francesas. Ao cescerem de seus Mirage 2000, os pilotos começaram a agir de forma estranha. Coçavam a cabeça, discutiam com seus alas já ali na rampa (…) Os pilotos e os mecânicos de nossos Mirages, por sua vez, mal conseguiam esconder uma satisfação coletiva que de pronto tomou conta da base. Não dava para saber exatamente o que estava acontecendo (…) de alguma maneira os Jaguares, com seus aviões de outros tempos, estavam dando uma escovada em nossos incrédulos visitantes.”

    Carlos Loch, Revista Força Aérea

    “… os franceses nos ofereceram voar na nacele traseira dos dois M2000 biplaces que haviam trazido, o que foi disputado por todos os pilotos brasileiros. Nós também tínhamos trazido dois MIII biplaces e nenhum francês tinha pedido para voar de “saco”. O exercício durou uma semana. Lá pela quinta-feira, começamos a fase operacional, os vôos em que aplicaríamos a tática. O posicionamento tático era o seguinte: dois MIII simulariam estar defendendo Natal e dois M2000, vindos do oceano tentariam romper a patrulha, abatendo todos eles. Na quinta-feira, se não me engano, ganhamos todos os combates. Em um deles, contra o comandante dos Franceses e um Capitão.(…) No dia seguinte, havia dois franceses na porta da nossa sala de briefing pedindo pra voar conosco, na nacele traseira do MIII”

    depoimento do Maj.-Av. José Eduardo Portella Almeida,
    Oficial de Inteligência do GDA em 1997,
    o piloto que abateu o comandante francês do combate dissimilar
    Leitura recomendada: Revista Força Aérea, Ano 11, nº 41

  33. Aldo

    Entrar num projeto de 5º geração é justamente criar alguma coisa do ZERO. Aí sim faz todo o sentido, pois aí sim a FAB iria desenvolver equipamentos com os seus PRÓPRIOS requerimentos.

    1maluquinho

    Camarada… ainda assim o problema persiste… Fazer computadores de arquitetura e PROGRAMAÇÂO de linguagem russa ( não idioma ) se tornarem compatíveis com computadores de emprego ocidental. EM MOMENTO ALGUM EU DISSE QUE NÃO DÁ PRA FAZER! Eu disse que é complexo e leva tempo;
    Quanto o Mi-35, vieram incompatíveis com os sistemas de comunicação em uso pela FAB e os sistemas para partida externa tiveram que passar por modificações para serem utilizados por aqui.

  34. Aldo

    Aí sim!!! Isso seria criar uma coisa do ZERO. Ou seja, seria possível CRIAR desde o inicio um equipamento com requisitos próprios.

    1maluquinho

    O problema principal ainda prevalece… Unir computadores com ARQUITETURA diferente e PROGRAMAÇÃO diferente a computadores ocidentais… EM MOMENTO ALGUM EU DISSE QUE NÃO PODE SER FEITO! Disse que é complexo e que leva tempo.
    Olha o exemplo dos indianos que você citou. Tiveram que acumular anos de experiência em operação com tecnologia russa para fazer qualquer mudança significativa em seus equipamentos. E fazer mudanças a nível de programação é muito mais dificil do que pensa… Acha mesmo que a FAB, precisando de equipamentos para ontem, tem tempo para perder com aventuras? A PRIORIDADE é reequipar e integrar da maneira MENOS ONEROSA possível.
    Em tempo, NUNCA disse que equipamento russo é ruim. Pelo contrário. Mas se é para ter um equipamento russo, é muito mais lógico entrarmos em um projeto conjunto e fazer algo do ZERO, ou próximo disso, colocando para eles os nossos requerimentos e negociando a melhor solução possível. No caso dos indianos, salvo engano, foi desenvolvida uma versão do Su-30 exclusiva para eles, em conjunto com os russos. Se fôssemos desenvolver uma versão do Su-35 em conjunto com os russos e com os NOSSOS requerimentos, isso sim seria bem proveitoso, mas ainda assim esbarramos na barreira “tempo”. Endendeu meu ponto de vista, camarada? Precisamos de equipamento pra ontem e que possa ser integrado rapidamente.

  35. RR, o SU-35 é de longe a melhor opção para o Brasil.
    1- o Sistema de comunicação do SU-35, ao contrario do que você pensa, ja vem “ORIGINAL” com dois canais sendo totalmente compatível com o Link-16, padrão da OTAN.
    2- o RCS do SU-35 está no mesmo nível dos caças europeus como o Rafale e o Gripen na faixa de 1m2.
    3- apesar de grande, a relação empuxo-peso é muito melhor do que qualquer um dos 3 caças do FX-2. Sua autonomia é invejável, velocidade de cruzeiro ( cerca de mach 1.6) também bem maior, sem falar na capacidade de carga. Ele vai mais longe, mais rápido e carrega mais armas. Isso só com combustível interno enquanto qualquer um dos três concorrentes do FX-2 necessita de tanques externos ( que ja toma o lugar das armas) e reabastecimento aereo para realizar uma mesma missão. Então se formos analisar do ponto de vista operacional ele sai BEM mais barato e econômico do que aeronaves de menor porte.
    4- em níveis tecnológicos ele esta de igual para igual ou mesmo superior as aeronaves hoje em serviço no mundo. Temos também que considerar que o único caça de 5 geração em serviço é o F-22 em serviço APENAS nos EUA.
    Na minha opinião a única coisa que não atende aos requisitos brasileiros são nossos políticos. Sds.

  36. Obrigado pelos esclarecimentos…

    Bom, colocando os sonhos de lado e tentando ser realista, infelizmente, pelo que vejo: virá alguma coisa no FX-2 (provavelmente francesa), que ficará no Brasil pelos próximos 50 anos, sendo atualizado e etc…
    .
    Como é que num país como nosso, com os interesses dos políticos, vão emplacar um FX-2 e em seguida entrar num FX-3 de 5ª geração?
    .
    Contra minha vontade, mas duvido que isso aconteça…
    .
    E não vem nada Russo também, infelizmente… Sei que muita gente quer, mas tá difícil de vir até das fontes tradicionais, imagina do resto…
    .
    A não ser que aconteça algum evento improvável, como alguma ameaça… Caso contrário, não haverá motivação política, e tudo é movido pela política…
    .
    O jeito é conviver com isso… Ou virarmos políticos 🙂

  37. R22

    Primeiro, com relação ao desempenho, ninguém duvida que o caça seja incrivel. Contudo, para conseguir esse avassalador desempenho, ele precisa de motores mais potentes, o que por si só demanda custos elevadíssimos. O que me leva ao seguinte: O que seria melhor? Um esquadrão de Su-35 em Anapolis ou três esquadrões de Gripens NG em Anapolis, Manaus e Santa Cruz, e que faria a mesma coisa ou mais…? Do meu ponto de vista, a segunda opção tem mais sentido.

    Quanto a RCS, já li valores que vão desde os 1m2 até os 0,6m2. Embora haja um ponto de verdade nesses valores, convenhamos que muita coisa é chute, visto que o RCS depende de uma enormidade de fatores.

    No caso do canal para o Link 16, nunca ouvi falar que tivesse. Se é assim, então já seria um bom caminho andado para para que ele fosse utilizável.

  38. Valeu CAPA PRETA pela postagem que eu desconhecia.Obrigado.A sorte é que temos bons pilotos e muito versateis e isso faz a diferença.Ate os Americanos ja disseram ao pilotos Brasileiros que eles eram os melhores pilotos do mundo.Na Cruzex os EUA foram expertinhos para não serem surpreendidos e não trouxeram o F18.Os Russos deram o toque no Chavez não va e ele não veio.E os Senta Puá fizeram a festa mostrando como um bom piloto embarcado em um caça antiquado e modernizado no Brasil o qual ele conhece-o como ele fosse a sua segunda péle é capaz de mandar pro espaço o Rafale tão cantado em prosas e versos como o melhor 4.5 da atualidade.Apesar do sigilo vazou de um Oficial que os Israelenses parceiros na modernização do F5BR passaram a dica que mandou pro saco 2 Rafales abatidos pelo Esquadrão Senta a Puá.Imaginem nossos Bravos pilotos pilotando o SU35BM ou mesmo no Gripen NG que eles muito testaram o prototipo NG em voo e ficaram surpreendidos com a capacidade de manobrabilidade dos mesmos justamente o ponto forte de nossos pilotos e o recomendaram.O Gripen NG pilotados por nossos pilotos com nossa geografia e meios de dificultação de localização de seus baseamentos sera uma arma mortifera capaz de abater qualquer outro caça adverso.Por estes motivos penso ser o melhor pacote ao Brasil um caça que so nós teremos o qual poderemos adaptarmos e desenvolvermos sugundo nossas conveniencias e empregos complementando com a entrada do Brasil no programa SU50MKI Indiano fabricado do zero aqui e progressivamente nacionalizado.Seria o mais ideal ao Brasil e serviria tanto a FAB quanto a MB.

Comentários não permitidos.