Presidente chileno oferece ajuda para reconstrução de base brasileira

Presidente do Chile, Sebastian Piñera

A presidente Dilma Rousseff recebeu neste domingo (26) o apoio do governo chileno para a reconstrução do centro de pesquisas da Marinha na Antártida que foi destruída ontem por um incêndio que matou dois militares e feriu outro.

Segundo comunicado oficial emitido em Santiago, o presidente do Chile, Sebastian Piñera, ligou para Dilma e prestou sua “solidariedade” pelo acidente ocorrido na Estação Antártica Comandante Ferraz. Além disso, o governante ofereceu ajuda de seu país nos trabalhos de reconstrução do complexo localizado na ilha do Rei George.

A estação brasileira começou suas operações em 1984, e no momento do incêndio abrigava 59 pessoas, entre militares e cientistas. A maior parte deles foi levada para uma base chilena e à cidade de Punta Arenas.

Segundo o governo chileno, Dilma agradeceu a Piñera e se comprometeu a fazer uma visita ao Chile em breve.

Um incêndio destruiu a estação científica deixando dois mortos e um militar da Marinha ferido.

A Marinha informou que os dois corpos carbonizados encontrados na base são do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e do primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos.

O primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros ficou ferido e foi levado para Punta Arenas, no Chile, assim como os outros brasileiros que estavam na estação.

Em nota divulgada ontem à noite, a presidente Dilma Rousseff lamentou as mortes e manifestou “A firme disposição do país de reconstruir a estação”.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou que “a destruição foi praticamente total” e que haverá sindicância para averiguar as circunstâncias do incêndio e as condições de manutenção da base, que funcionava havia 27 anos.

Editoria de Arte/folhapress

Fonte: Folha http://www1.folha.uol.com.br/poder/1053736-presidente-chileno-oferece-ajuda-para-reconstrucao-de-base-brasileira.shtml

Dilma Rousseff  “destaca o heroísmo dos militares no combate ao incêndio e a firma disposição do País de reconstruir a Estação Antártica Comandante Ferraz.”

Leia abaixo a íntegra da nota:

“A presidenta Dilma Rousseff recebeu com grande consternação, neste sábado, a informação sobre o incêndio ocorrido na Estação Antártica Comandante Ferraz, que vitimou os militares da Marinha suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e sargento Roberto Lopes dos Santos, e provocou ferimentos no sargento Luciano Gomes Medeiros.

A presidenta determinou ao Ministro da Defesa, Celso Amorim, a adoção de todas as medidas necessárias para salvaguardar a segurança dos cientistas, militares e visitantes que se encontravam na Base.

A presidenta destaca o heroísmo dos militares no combate ao incêndio e, consternada, manifesta sua solidariedade e do seu governo com as famílias dos dois militares, mortos ao servir a Pátria.

A presidenta reafirma a importância do programa de pesquisas desenvolvido na Estação e elogia a abnegação e o desprendimento dos brasileiros que lá trabalham. A Presidente manifesta, ainda, a firme disposição do País de reconstruir a Estação Antártica Comandante Ferraz.

Em telefonema hoje à tarde, ela agradeceu ao presidente do Chile, Sebastián Piñera, o apoio daquele país no socorro e no resgate dos brasileiros atingidos pelo incêndio.

Agradece, também, o apoio e a solidariedade prestados pelos Governos da Argentina, e da Polônia.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República”

Fonte: Correio Braziliense

Marinha informa que 70% da estação na Antártica foi destruída

De acordo avaliação preliminar da equipe do Grupo-Base que esteve na estação, aproximadamente 70% das instalações foram destruidas.

“O prédio principal da EACF, onde ficavam a parte habitável e alguns laboratórios de pesquisas, foram completamente atingido pelo incêndio, tendo permanecidos intactos os refúgios (módulos isolados para casos de emergência), os laboratórios (de meteorologia, de química e de estudo da alta atmosfera), os tanques de combustíveis e o heliponto da Estação, que são estruturas isoladas do prédio principal”, diz uma nota divulgada pela Marinha do Brasil.”

Fonte: Correio Braziliense

17 Comentários

  1. Agradecemos AO Presidente chileno,POR
    oferece ajuda para reconstrução de base brasileira.
    .
    esta presidenta dilma, pra mim e muito devagar de mais

  2. Também acho a dilma devagar, já devia ter reconstruido esta base, afinal o incêndio foi na madrugada de sábado e já estamos na segunda, se fosse em minas já estaria tudo reconstruído, kkkkkkkkkkkkkk.

  3. Obrigado ao Chile.
    Quanto ao incêndio deve haver mil motivos, mas nenhum justifica a destruição da base e mortes.
    Com relação a operacionalidade de ponta de lança:
    TREINAMENTO, RECICLAGEM E REVEZAMENTO.
    TREINAMENTO, RECICLAGEM E REVEZAMENTO.
    TREINAMENTO, RECICLAGEM E REVEZAMENTO…

  4. Não entendo como a maior força armada da América Latina,precisou de helicópteros do Chile para resgatar as pessoas, e ajuda dos argentinos para apagar o fogo.
    Pelo jeito ,esta base brasileira não tinha infra-estrutura nenhuma. Não possuia nenhum helicóptero brasileiro,equipamentos contra incêndio adequado para a função. Parece que estão brincando de fazer base!
    *Nossos pêsames aos militares que deram a sua vida nesses conteineres*…

  5. Este é mais um vergonhoso exemplo das atividades de pesquisa e desenvolvimento do Brasil. VLS, Antartida, plataformas de petroleo que explodem, navios que encalham e racham, etc. Sem contar crianças que morrem nos parques e prédios que caem todos os anos. Uma vergonha.

  6. Quando as coisas apertam so paises como Chile e Colombia tem estofo para resolver problemas e dignidade para auxiliar-nos , os demais paises como Bolivia , Paraguai , Equador , Argentina e Venezuela com seus sentimentos anti brasileiros trabalham incansavelmente para nos causar prejuizo e opor-se a nos em todas as arenas internacionais possiveis ..levando no bico os babacas daqui com um discurso infantil de esquerda anti americano , ate quando vamos maltratar os bons parceiros?

  7. Esta base é uma furada. Reconstruam esta e façam outra mais para perto do marco zero!.. Brasil Potencia.. 6ª Economia.. e com esta base sua única!.. Um aglomerado de conteinners soldados… Vão ver as fotos das outras estações! Parecem mais provindas do filme Star Wars.

  8. como brasileiro so tenho a agradecer ao chile, pelo apoio nesse momento tão delicado, geograficamente chile e argentina estão melhor pocicionados para uma pronta resposta no continente antartico, em caso de sinistro.


    e como brasileiro não posso deixar de ficar puto da vida com nossa presidente revanchista, que detonou um projeto de trinta anos que sempre foi muito bem tocado, mas que não pode fazer milares com cortes de verba de 50% fora os contigendiamentos, gambiarras uma hora dão nisso, nossos tecnicos não tem como fazer milagres !!!

  9. acho q deveriamos fazer uma parceria com o chile por exemplo nessas pesquisas, baixaria custos e como disse antes,vamos fazer um bloco sulamericano forte.

  10. muito estranho tudo o que vem acontecendo:

    1° incêndio no porta-aviões SP;
    2° incêndio na estação brasileira na Antártida;
    3° princípio de incêndio na cabine de umas das unidades dos aviões P3-M da FAB!

    ora pessoal alguma coisa séria está acontecendo!!!

    3 acidentes graves envolvendo equipamentos novos em menos de 2 meses!!???

  11. lembre-se que:

    o Nae SP foi totalmente modernizado em um programa de manutenção que durou uns 5 anos!

    os geradores a alcool na estação brasileira da Antártida foram comprados novos e não tinham muito tempo de uso para que ocorresse um defeito dessa magnitude;

    os aviões P-3M da FAB foram comprados usados recentemente, mas estão sendo totalmente modernizados na Espanha e nem acabambos de recebê-los (unidades já modernizadas) em sua totalidade (9 unidades) e um deles que já está operacional no Brasil sofre uma pane dessas!!!

    tem algo errado nisso tudo!! mas muito grave mesmo!!

Comentários não permitidos.