Irã possui “know-How” para a fabricação de motores turbofan

A agência estatal chinesa de notícias “Xinhua”, em uma reportagem no último sábado (25) afirmou que autoridades iranianas anunciaram que Teerã possui o know-how tecnológico para a fabricação de motores turbofan.

O turbofan é um tipo de motor a jato utilizando na propulsão de aeronaves.

Segundo a agência de notícias chinesa, o Irã deu “passos importantes” em direção ao projeto de motores turbofan de grande porte.

A reportagem surge após o vice-chefe da Aviation Industries Organization (IAIO), o brigadeiro-general Abdolkarim Banitarafi, dizer o Irã possui know-how para projetar e construir motores turbofan pequenos para serem usados em vários tipos de veículos aéreos não-tripulados (UAV).

“Hoje, nós estamos construindo motores turbofan para uma grande variedade de UAVs”, disse Banitarafi na última sexta-feira (24) ao canal iraniano PRESS TV.

Banitarafi disse que a construção de motores turbofan é um passo significativo para a construção de UAV nacionais e acrescentou que o Irã também teve “grandes avanços” na projeção de motores turbofan de grande porte.

16 Comentários

  1. Coreia do Sul e EUA começam manobras militares na Ásia


    A Coreia do Sul e os Estados Unidos deram início neste domingo a um de seus maiores exercícios militares anuais em território sul-coreano apesar das ameaças da Coreia do Norte, que declarou que seu povo e seu Exército estão “preparados para uma guerra” contra os dois países.

    Cerca de 200 mil soldados sul-coreanos e 2.900 americanos participarão, até 9 de março, de uma série de simulações “de natureza defensiva” chamada “Key Resolve”. Os exercícios acontecerão nas bases do Exército dos EUA na Coreia do Sul, informou um porta-voz do Comando das Forças Conjuntas de ambos os países (CFC).

    Por meio de sua imprensa estatal, Pyongyang qualificou hoje as manobras dos aliados como “uma violação imperdoável à soberania e à dignidade” da Coreia do Norte, que “está em período de luto” correspondente aos 100 dias posteriores à morte do líder Kim Jong-il.

    A agência de notícias oficial da Coreia do Norte (KCNA) acrescentou, em sua habitual retórica belicista, que “o Exército e o povo” norte-coreanos “estão plenamente preparados para lutar em uma guerra” contra a Coreia do Sul e os EUA.

    No sábado, o governo da Coreia do Norte havia ameaçado começar uma “guerra santa” devido ao exercício dos aliados, que segundo o regime comunista representa uma “provocação”.

    Por sua vez, o Comando das Forças Conjuntas insistiu que o “Key Resolve” é um exercício rotineiro que é realizado anualmente nesta época, e não mantém ligação alguma com as atuais circunstâncias internacionais. Além disso, a organização lembrou que observadores de Austrália, Canadá, Dinamarca, Noruega e Grã-Bretanha, membros do Comando da ONU, supervisionarão as manobras.

    Também na manhã de hoje (horário local), a agência sul-coreana de notícias Yonhap informou, sem identificar fontes, que a Coreia do Norte desenvolveu plataformas de lançamento para projéteis de longo alcance que permitiriam ao país dobrar sua anterior capacidade de disparo de 60 quilômetros.

    Ainda segundo a Yonhap, o país comunista, que está tecnicamente em guerra com o Sul apesar do armistício que interrompeu o conflito em 1953, poderia mostrar em público seus novos dispositivos militares durante uma grande marcha em 15 de abril para comemorar o centenário do nascimento do fundador do regime, Kim Il-sung.

  2. Tecnologia é assim, o que é novidade hoje se torna comodite ultrapassada daqui a 30 anos… Com as armas nucleares, mas em um intervalo maior de tempo, vai acontecer a mesma coisa: a tecnologia vai ser tão “antiga” e “primitiva”, que qualquer talibã vai saber como que faz… Fim do mundo?

  3. O Brasil detem a maior de todas as tecnologias. Hoje qualquer empreendimento tem um custo Mínimo Real de 40% a menos do valor pago, isto mesmo. Graças a esta tecnologia o Brasil é pioneiro e pode fazer de tudo com um custo baixo, mas não valor pago. Esta tecnologia infelizmente não foi patenteada e se chama: “CORRUPÇÃO”.rsrsrsrs

  4. Os caras sao persas,entao nao chega ser surpresa que alcançao exito nos seus objetivos tecnologicos,o ponto negativo e´a insistencia em querer enforcar a minoria que pensa um pouco diferente,se o Ira mudar esta atitude sera´uma das joias da humanidade !

  5. Mídia burra anglo-sionista!

    Compram as notícias enlatadas dos EUA e não percebem como o Brasil pode ganhar com aliados do “Eixo do Mal”!

  6. Tecnológia e guerra são irmãs siamesas…na guerra q damos asltos qualitativos em equipamentos q melhoram a n vidas..vide:Jato, Radar,etc,etcO triste e q estão sobre severo embargo a mt anos, e no sul maravilha, Pindorama,a mesmice e a regra , ainda + no campo militar…sds.

  7. Temos projetos semelhantes , ( TAPP-500, TR-3500 , TH 1000, esse ultimo seria um Turbo Hélice ).
    No caso da TR-3500 , a mesma tem capacidade para ” mover ” objetos de 1000 kg . Não sei porque ainda não a utilizamos , pois duas TR-3500 pode mover um Helicóptero da classe do Esquilo ( fenec AS-350 ) .
    Creio que a mesma será usada ( assim como a TAPP-5000 & o TH-1000 ) na nova família de vant,s da Avibrás .
    Ainda não entendo como não damos utilidade prática para nossos projetos , deve ser as ratazanas sub-missas da política , só pode !!!

  8. O Aldo disse uma coisa certa: tecnologia precisa de tempo e investimento. Daqui a alguns anos, o nível de computação e miniaturização de componentes vai estar tão elevado q qualquer grupo, com dinheiro suficiente, vai ter capacidade pra construir, pelo menos, uma bomba suja. Nesse caso, é muito mais eficaz focar em um controle rígido internacional do material radioativo, não da tecnologia em si. Tempos atrás, a Rússia lançou uma ideia q não pegou: um banco de combustível radioativo, onde um controle centralizado seria responsável pelo enriquecimento, utilização e comércio deste para a comunidade internacional. Difícil fazer isso, ainda q seja algo ligado a AIEA, poderia ser burocratizado e politizado para nações fora do CS da ONU. O acordo Brasil-Irã-Turquia tinha elementos semelhantes e foi detonado pela parte ocidental do clube nuclear (EUA, França, Reino Unido). Porém, é um caminho mais provável do q reter tecnologia nuclear em um mundo conectado pela internet e smartphones.

  9. O Sr.Dadodolo,deveria ir para o Irã e lá com certeza,os aiatolás o apoiaria no seu projeto da turbina virtual,uma tecnologia que revolucionária nas máquinas térmicas-Rsrs…..
    .
    É só o chamarem que ele irá,com certeza..Hehehehe….

  10. Tomei conhecimento agora que o EUA cancelou as compras dos super-tucanos!Pra infelicidades de muitos e da pópria embraer!Agora tá na hora da Dilma dar o troco e optar pelo rafale em vez do avião americano!E ainda pensam alguns, inclusive brasileiros, que o Brasil não é um país sério!Vejam a trapaça dos americanos, inclusive estão alimentando a ideia mundo afora, que o Lula recebeu propina pra ir de rafale!Pau neles brasileiros!

  11. Nosso Governo Federal poderia sim se tornar acionista majoritario da Helibras e amadurecer um pouco mais esse projeto de turbina para ai sim inclui-lo no proximo helicoptero que estao dizendo que sera projetado aqui lá pra 2020. ai sim teriamos um indice de nacionalização muito maior. Pais grande nao pode depender de um item desse so na importação.

Comentários não permitidos.