Análise: Entenda como Israel poderia atacar o Irã

Jonathan Marcus

Da BBC News

Entre todos os desafios de segurança de Israel nas últimas décadas, a ameaça de um Irã armado nuclearmente é a principal preocupação nas mentes dos estrategistas militares do país.

Essa preocupação tem orientado todo o desenvolvimento da Força Aérea Israelense nos últimos anos.

A Força Aérea Israelense comprou 125 caças F-15I e F-16I, equipados com tanques maiores de combustível – feitos sob medida para ataques de longo alcance.

Além disso, Israel comprou bombas de penetração especiais, desenvolveu grandes aeronaves não tripuladas e de longa duração, e muito dos treinos estão focados em missões de longo alcance.

Israel tem um histórico de ataques preventivos contra alvos nucleares na região. Em junho de 1981, caças israelenses bombardearam o reator de Osirak, próximo à capital Bagdá.

Mais recentemente, em setembro de 2007, aviões israelenses atacaram um local na Síria que muitos acreditavam que abrigava um reator nuclear em construção.

No entanto, um ataque contra Irã seria diferente das missões no Iraque na Síria. Naquele caso, se tratava de alvos únicos acima da superfície e que vieram de forma inesperada.

Uma tentativa israelense de prejudicar o programa nuclear iraniano teria de lidar com uma série de problemas, como alcance, alvos múltiplos e a natureza dos alvos.

Como chegar lá?

Para começar, Israel está muito distante do Irã. Alguns dos alvos estariam entre 1,5 mil e 1,8 mil km das bases israelenses. Os aviões teriam que primeiro chegar ao Irã, e depois conseguir sair.

Pelos menos três rotas são possíveis:

* Existe uma no norte, onde caças israelenses voariam norte e depois leste, ao longo das fronteiras entre Turquia e Síria, e depois Síria e Iraque.

* No centro, a rota mais provável passa pelo Iraque. Com o Exército americano fora do país, as autoridades iraquianas são muito menos capazes de monitorar o espaço aéreo, o que abriria um caminho para os israelenses.

* A terceira rota, no sul, é pelo espaço aéreo saudita. Será que os sauditas deixariam algo assim acontecer, já que eles próprios estão preocupados com o programa nuclear iraniano? Esta rota pode ser usada para o retorno dos aviões? Essas perguntas não foram respondidas ainda.

O que se sabe é que os aviões israelenses teriam que abastecer no caminho.

Douglas Barrie, do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), em Londres, acredita que reabastecimento em pleno voo será fundamental.

“Aviões israelenses precisam não só entrar e sair do espaço aéreo iraniano; eles precisam de combustível suficiente para sobrevoar com bastante tempo os alvos, e o suficiente para qualquer eventualidade que possa surgir em uma missão destas.”

Acredita-se que Israel possua entre oito e dez aeronaves de reabastecimento baseadas no modelo Boeing 707.

Quais alvos atingir?

Douglas Barrie também diz que os aviões israelenses terão de achar os alvos onde bombas suas possam fazer o maior estrago possível.

“Eles estarão em busca dos principais gargalos do programa iraniano. Claramente atacar instalações de enriquecimento faz mais sentido, sob o ponto de vista militar”, diz o especialista.

As instalações de enriquecimento de urânio em Natanz, ao sul de Teerã, e Fordo, perto de Qom, são as mais conhecidas, e provavelmente estariam na lista israelense.

A usina de água pesada e o reator em Arak, no oeste, e uma unidade de conversão de urânio em Isfahan também estão entre possíveis alvos preferenciais.

Não está claro se Israel tem capacidade de atingir outros alvos associados ao programa de mísseis ou de fabricação de explosivos do Irã.

Outro problema é que as instalações de enriquecimento de Natanz são subterrâneas, e a nova usina em Fordo também está praticamente dentro de uma montanha.

Alvos subterrâneos

Para um ataque do tipo, o especialista da IISS afirma que é preciso ter informação precisa, desde a geologia local até conhecimento sobre a arquitetura das usinas.

Um tipo especial de munição também é necessário. A principal arma de Israel é um arsenal americano conhecido como GBU-28. Esta arma guiada a laser de 2,2 toneladas tem capacidade especial de penetração.

“O GBU-28 é a arma de penetração mais forte disponível para aeronáutica tática, e desde que foi usada pelos Estados Unidos, em 1991, ela foi melhorada”, afirma Robert Hewson, editor da revista especializada Jane’s Air-Launched Weapons.

No entanto, ele ressalta que Israel não teria capacidade de carregar uma munição tão grande em seus aviões sem uma grande operação aérea, que envolvesse também as aeronaves de abastecimento.

Além disso, há dúvidas sobre o grau de eficácia do GBU-28. Para Douglas Barrie, uma bomba seria insuficiente.

Israel tem alguma alternativa militar?

Até agora só se discutiu a capacidade conhecida das Forças de Israel, mas o país possui uma indústria aeroespacial e eletrônica própria, que pode já ter produzido sistemas relevantes para um ataque ao Irã.

Barrie diz que ainda existem muitas coisas que não se sabe sobre a capacidade militar israelense.

Além disso, o próprio Irã possui sistemas russos de defesa. Entre esses sistemas estão os mísseis AS-5, para ameaças em grandes altitudes. O sistema móvel M1/AS-15 permite o lançamento de mísseis contra alvos em altitudes menores.

A Rússia tem se negado a abastecer o Irã com mísseis de maior alcance – como os S-300. Mas os iranianos dizem que conseguiram outros fornecedores para este tipo de arma.

Os sistemas iranianos podem estar um pouco antiquados, mas eles ainda são relativamente confiáveis. Um exemplo claro disso foi a forma como a Líbia conseguiu se defender de ataques da Otan, mesmo com armas antigas.

Um pequeno submarino israelense também pode desempenhar um papel em um potencial conflito. Douglas Barrie afirma que é grande a probabilidade de Israel lançar mísseis do mar, com seus submarinos alemães Dolphin.

No campo marítimo, especialistas acreditam que o Irã está completamente ultrapassado.

A maioria dos analistas concorda que um ataque israelense a alvos múltiplos tem potencial para causar fortes danos no programa iraniano.

No entanto, isso seria muito menor do que um ataque dos Estados Unidos, que possui muito mais capacidade militar do que Israel.

“Se os israelenses conseguissem fazer algo assim, seria uma demonstração impressionante do seu poderio”, diz Barrie.

Segundo ele, poucos países no mundo teriam capacidade de fazer algo deste tipo.

Fonte: BBC Brasil

26 Comentários

  1. não torço nem para um nem para o outro, sou cristão e eles nos odeiam .os brasileiros tem que se armar pois somos a maior naçao crista do mundo depois dessas baboseira de direita e esquerda ,a que mais causa conflito sao as religiosas ,para preservar nossa cultura e tradiçoes precisamos nos reaparelharmos ,mas tá dificil com uma imprensa de sionistas que temos jogando contra os interesses do brasil ,eu nao entendo quantas emissoras e outros veiculos de informaçao estao nas maos desses sionistas e mulsumanos ,tá na hora de mudar e acordar a naçao crista novamente eles querem nos ver mortos.

  2. Não será com o livro armamentistico produzido pelo comunista anti-cristos que o maldito Irã vai espalhar sua praga pelo mundo.
    Israel é o povo escolhido por Deus e perto dele o homem não é nada.
    Que tremam as nações que servem a Satã diante de Israel.

  3. lucena, não sou sabido, mas acredito que a resposta passe por Rússia e/ou China, além de outros países daquela região ou Ásia que não participam de tal “bloqueio internacional”

  4. Não duvidem do que um país comprometido com seus cidadãos pode fazer para assegurar sua sobrevivência quando se vê ameaçado.

  5. Aldo,
    Existem judeus fundamentalistas e intolerantes assim como existem corintianos e flamenguistas intolerantes e agressivos.
    Muito diferente do que ocorre em outros locais do planeta que me eximo de explicitar.
    Não é política oficial do Estado Israelense ser intolerante a qualquer religião, mesmo porque, eles dependem dos cristãos dos EUA para sua sobrevivência.

  6. um ataque a repubrica do irã se dara somente da seguinte forma: BOMBARDEIO, BOMBARDEIO, BOMBARDEIO E MAIS BOMBARDEIO, vão gastar bilhões de dolares em bombardeio, ate porque o objetivo nõa e derrubar o regime, e sim capar seus programas nucleares e militares, talvez matar seu presidente, mais nunca derrubar o regime dos aiatolas,sabem que o irão e bem diferente do iraque com divisõees entre xiitas e sunitas, no irã e tudo xiita, e difente do afeganistão com seus mortos de fome ignorantes, o irã pode não ter a mesma tecnologia dos inimigos ,mas tem uma industria belica convencional ativa e um exercito perigosso.


    a guerra entre marinhas e forças aereas, se dão por meio de tecnologia e estrategia pura, e por mais esforçados que a marinha e a força aerea do irã seja, não sera pareo para uma coalizão das forças mais poderosas do planeta, agora uma guerra convencional entre EXERCITOS e outra coisa, ai tecnologia e so um detalhe, um detalhe importante, mas ainda assim um detalhe, e o exercito persa tem força o suficiente para rechachar e expulsar qualquer invasor de seu territorrio, em seu ambiente desertico e montanhosso, guerra entre exercitos e bem difente do video game, não tem nada de apertar botonzinhos e a acionar mecanismos mirrabolantes da ciencia, mas sim “carregou, soltou o retem, destravou,botou na alça de mira e ferro na boneca”, a sociedade ocidental fatalmente ira questionar tantas baixas, por isso tenho certea que a guerra se dara apenas por bombardeios estrategicos e cirurgicos, e não por uma invazão por terra !!!

  7. Aqueles que desejarem entender melhor a questão Israel e Palestina, sugiro assistir o documentário Jimmy Carter Man from Plains e ler o livro “Palestine: Peace Not Apartheid.” escrito por esse ex-presidente estadosunidense, livro que deixou o Estado de Israel furioso, porque aponta provocativamente que Israel tem uma política de apartheid não baseada em raça, mas baseada na tomada de territórios, e que para isso construiu dois muros que confinam e isolam os palestinos controlando a entrada e a saída para qualquer canto daquele território. Sugiro ao PB que se possível localize o documentário para posta-lo é muito interessante, pois mostra o 39º ex-Presidente daquele país divulgando no seu dia a dia aquilo que a imprensa não escreve.

  8. Seria uma grande ignorÂncia estratégica militar Israel,arabia saudita e turquia permitir os persas construirem arams de destuiçao em massa.
    A europa e principalmente os EUA seriam os menos prejudicados

  9. É moleza! Heuehhe Os EUA então.. nem se fala! heueheh.. Só um detalhe!… Nos desfiles militares do irã sempre como ato simbólico rasgam ao meio a bandeira americana. Pior que qualquer país até então do ‘eixo do mal’ heueheh. E NADA! Continuam nas ameaças. Israel!…. Quer ser sacrificada por um ‘bem maior’?… Marinha ultrapassada?… Estacionem lá seus cruzadores e porta-aviões!… Será um teste e tanto para as defesas de ponto dos navios!..
    BBC-BRASIL Fiquei ‘surpreso’ com esta posição! Muito neutra como sempre, parabéns.

  10. .DE NOVO NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    .

    P-3AM da FAB pega fogo com tripulantes no Aeroporto de Salvador

    O incêndio começou na cabine de comando da aeronave. Dez tripulantes estavam a bordo no momento do incêndio, mas ninguém ficou ferido

    A cabine de comando um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pegou fogo durante a decolagem na noite desta segunda-feira (27), segundo informações do Comando da Aeronáutica da Base Aérea de Salvador. Dez tripulantes que saíam do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães em direção a Brasília estavam dentro do avião modelo P3, da fabricante Embraer (sic), quando o incêndio começou.

    Uma unidade do Corpo de Bombeiros foi enviada para o Aeroporto a fim de controlar as chamas. Ainda conforme a Aeronáutica, nenhum dos dez tripulantes ficou ferido durante o incidente.

    O avião da FAB está estacionado na Base Aérea de Salvador e deve passar por uma perícia para determinar as causas do incêndio.
    .
    .
    VAMOS pega ,,,fogo …FOGO …FOGO , VAMOS PEGAAA
    .
    FOGO …FOGO …FOGO..,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,QUE ISTO AQUI TA BOM DEMAIS
    .
    .KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ESTE E MEU BLASILLLLLLLLLL

  11. kkkk !!!! Pura propaganda barata. Como diria Bolo Yeung : ” muito bom; mas tijolo não revida”.
    .
    Se tivessem condição de fazer alguma coisa sozinhos, já tinham feito ha anos ao invés de ficar se cagando de medo e se escondendo debaixo da bainha dos EUA.

  12. FERNANDO SP Hohohohoho e o Irã tem o apoio da Russia e da China hohohohoho rsrs rsrs So do Irã fazer buuuuuuuu Israel ja esta se borrando todinha rsrs rsrs

  13. Lionel, onde vc lêu q os judeus são o povo de Deus(YHWH)?!?! Foram eles q mataram Jesus( Atos 2:23. Gal.3:6;7 etc,etc,etc,palavras ditas por São Paulo,Paulo p mim, judeu de nascimento, discípulo de Gamaliel )…se kizer + eu mostro outros textos Bíblico, sds amigo.

  14. A hora que o Irã tiver seu poder de dissuasão ou seja sua bomba atomica ai sim Israel deixa os Palestinos em paz e podera haver paz no Oriente-Medio.

  15. Os crentes birutas “anti Illuminati zumbis de 1776” já começaram a bolar as teorias cristãs conspiratórias. Chuparam essa neurose dos EUA (sempre eles!).
    “Irmãos, as profecias estão se cumprindo”. Eu acredito em Deus e essa gente aí me envergonha. Não passam de massa de manobra da religião.

  16. esse Doc passou esses dias na tv cultura Pedro , eu vi um há 1 mês atrás muito bom , chamado: “cuba , uma odisseia africana”. É muito bom , no Doc revela q cuba manteve cerca de 50 mil homens lutando em angola . Adorei esse doc , aprendi um pouco de história africana , era a guerra fria tbm na africa. Recomendo Muito !

  17. Bosco disse:
    28/02/2012 às 13:37

    Não duvidem do que um país comprometido com seus cidadãos pode fazer para assegurar sua sobrevivência quando se vê ameaçado.
    ———————
    Certamente você está falando do, bloqueado, embargado, ultra-ameaçado e cercado de bases yankees, o Irãm, correto?

  18. podem usar uma bomba atomica, eles tem muitas.
    não seria dificil para o mossad infiltrar alguem dentro ou proxima a uma dessas usinas com um mini nuke.

  19. O dia que um crente (de qualquer denominação religiosa) conseguir fazer subir a temperatura de 1 litro d’água em meio grau centígrado com suas orações e fé, eu curvarei meus joelhos, até lá, calem-se.

  20. CABEÇA DE JARRO Na época Angola pediu na ONU tropas ao Brasil que não enviou ai os Cubanos foram para la.Mas o Brasil deu grande apoio logistico e intruiu os Angolanos que ate hoje nos são gratos.Dos Cubanos eles derão graças a Deus quando estes sairam de la.O Brasil esteve muito mais envolvido neste conflito tanto a favor de Angola e Moçambique do que muita gente pensa.Essas coisas não passam em documentarios e são do conhecimento de poucos.

  21. INTEL INSIDE Foi fosse tudo isso mesmo ja teriam feito e estão é se cagando de medo e querendo arrastarem o mundo com eles.Se Israel se precipitar a atacar sozinha o Irã que ja esta de prontidão esperando Russia e China fazem os Americanos ficarem quietinhos e é so o Irã não cometer a besteira de agredir algum estado Arabe e veremos se Israel a fodona esta podendo mesmo com toda essa trovoada.

  22. Henrique31415, os primeiros a irem contra Cristo, que era palestino, foram os israelenses. Talvez porque Cristo veio dizer que depois dele, todo os outros povos também são povo de Deus. Parece que a coisa ainda não mudou, desde então.

    Henrique31415 disse:
    27/02/2012 às 16:31

    Aqui tem gente lutando contra Deus e não sabe. Leia a Bíblia e entenda qual o significado de Israel para os cristãos.

  23. HENRIQUE Meu caro.Defina para mim qual é a sua religião para que eu possa buscar compreender esta tua afirmação:”Aqui tem gente lutando contra Deus e não sabe. Leia a Bíblia e entenda qual o significado de Israel para os cristãos”…..Bem pela tua afirmação comprendo a principio que voce não segue o Judaismo mas pela tua afirmação tenho certesa que a tua religião é de origem Protestante ou como chamamos aqui no Brasil EVANGÉLICA.Meu caro a Israel que Jesus cita é a Israel Celestial e não a Israel fisica que não o reconhece como Messias e que não o aceita.Então vamos la.Meu caro desde o antigo testamento esta Escrito que Cristo não viria para mudar e sim para juizo.Acontece que Jusus não julgou ninguem e MUDOU TUDO inclusive abolindo tudo aquilo que ainda se cultua hoje como materialidades,conveniencias e costumes.Como Ele mesmo diz “CEGOS GUIADOS POR CEGOS E TODOS IRÃO PARA O MESMO BURACO” pois ninguem realmente o seguem e apenas querem viverem na benção não é mesmo e assim ate parece que é Deus o servo e o homem o servido não é mesmo.A maior de todas as revelações Jesus fez a uma pessoa que era 4 vezes rejeitada 1-Por ser mulher 2-Por ser pecadora 3-Por ser extrangeira 4-Por ser pobre Ele revela ser o proprio Deus quando lhe afirma ser fonte eterna de agua viva e vai alem,lhe diz “Chegara o tempo que não adorareis a Deus nem neste monte Santo e nem no templo sagrado pois Deus é Espirito” ou seja Deus inclusive esta dentro de cada um de nós.Então meu caro vemos que a religiião alem de pregar o evangelho segundo suas conveniencias,vaidades,costumes e interesses ainda faz o templo de comercio não é mesmo e ilude aos simples dizendo a nós tudo aquilo que nos agrada a ouvirmos e tudo aquilo que anseiamos ouvir ou seja tambem nos iludem atravez das nossas necessidades para nos tirarem dinheiro.Eu ja vi com meus olhos e ouvi com meus ouvidos muito Crente dizer que a Patria dele é Israel e não o Brasil.A minha Patria é o Brasil e o meu Deus é Jesus que eu creio ser Deus que se fez carne para ensinar e servir de exemplo e tudo o que esta antes dele e ate depois dele eu busco nas palavras dele para ver se se encaixa e se não se encaixa eu dispenço………JOSE RAIMUNDO FONSECA de onde meu caro tiraste essa ideia que Jesus era Palestino.Jesus é filho de Judeus,nascido em Belem uma cidade na epoca Judia….Nós deviamos unicamente buscarmos somente a conhecermos mesmo a pessoa de Jesus e praticarmos de verdade suas palavras pois Deus a tudo fez tanto o que é bom como o que não é bom para Crentes e não crentes e não o que tem de bom e melhor para Crentes e o que tem de mal e pior para o não Crente e quem somos nós para julgarmos ou pensarmos conhecer o que é e o que não é de Deus acaso ele constituiu algum homem juiz para estas coisas e acaso alguem tem autoridade para julgar o servo alheio rsrs rsrs PADRES,PASTORES,BISPOS,REVERENDOS E ETC ME ODEIAM POIS QUEBRO A TODOS NA PALAVRA QUE SE INTERPRETA POR SI MESMA E NÃO POR TEOLOGIAS E CONTEXTOS HUMANOS rsrs rsrs

Comentários não permitidos.