Ministro da Defesa manifesta pesar por incêndio em base brasileira na Antártica

Ministro da Defesa, Celso Amorim

Daniella Jinkings

O ministro da Defesa, Celso Amorim, manifestou pesar pelo acidente na Estação Antártica Comandante Ferraz. Amorim recebeu a notícia do incêndio na base no início da manhã e, em seguida, informou a presidenta da República, Dilma Rousseff. Dois militares ainda estão desaparecidos.

O comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, informou ao ministro as providências tomadas para contenção do incêndio na base e para auxílio imediato aos pesquisadores, militares e demais pessoas que se encontravam no local.

O incêndio começou por volta das 2h na praça de máquinas, local onde ficam os geradores de energia. Cerca de 40 pessoas que estavam na estação foram transferidos para a Base chilena Eduardo Frei, de onde partirão em aeronave da Força Aérea Argentina (FAB) para a cidade de Punta Arenas, no Chile.

O suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos estão desaparecidos. O primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros ficou ferido e foi transferido para a base chilena.

O ministro da Defesa confirmou a ida do embaixador do Brasil em Santiago, Frederico Araújo, a Punta Arenas para prestar apoio aos brasileiros que chegarem à cidade. O cônsul honorário na localidade também foi acionado.

Amorim também manteve contato com os ministros da Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, com os quais falou sobre o incêndio. Amorim conversou ainda com o ministro da Defesa do Chile, Andrés Allamand, agradecendo pelo apoio recebido no resgate dos militares e pesquisadores.

Em nota, o Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação também lamentou o acidente na estação. Além de se solidarizar com os cientistas e o s trabalhadores da Estação Comandante Ferraz e suas famílias, o ministro Marco Antonio Raupp reafirma no texto seu empenho “em manter, sem interrupções, em parceria com a Marinha, as importantes pesquisas realizadas pelo Brasil na Antártica”.

A estação abriga pesquisadores brasileiros que fazem estudos sobre os efeitos das mudanças climáticas na Antártica e suas consequências para o planeta, além de pesquisas sobre a vida marinha e a atmosfera. Os trabalhos são financiados por bolsas concedidas pelo Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência de fomento vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte: UOL

9 Comentários

  1. Todos lamentamos..
    Eu lamento povo safado que temos, eu lamentos os militares covardes que temos, eu lamento os politicos ladrões que temos.
    .
    Ainda bem que não estamos e não estaremos em guerra, porque ouviriamos muito essa palavra “lamentamos” aahhaha

  2. Só pra termina o comentario, o povo quer benefício social, logo temos o melhor, elogiado até pela ONU, não temos educação, forças armadas e etc….porque não é de interesse do povo e se não é porque o politico vai fazer?? será que só eu vejo isso ¬¬

  3. Pesar?!Quem manifesta pesar somos nós que somos espectadores! De um ministro da republica, espera-se mais!
    Esse ministro “froxo” que colocaram no lugar do Jobim deveria era assegurar que as famílias das vítimias terão o amparo do ministério da defesa.
    E deveria também que NÃO FALTARÃO RECURSOS para a construção de uma nova base mais moderna, eficiente e SEGURA, pois com segurança é prioridade para quem está em um ambiente hostil como a Antartida.
    Quando o orçamento é contigenciado, a segurança diminui e brasileiros pagam o preço!
    Qualquer um dos praças que morreram cumprindo o dever valem muito mais do que o Ilustre sr. ministro que não cumpre nem jamais cumpriu com o dever!
    Abraços

  4. EM REFERÊNCIA AO DESABAFO DO COMPANHEIRO GALILEU:

    Vou apenas reproduzir alguns trechos de comentários que fiz em outros blog’s, e que faz referência a incapacidade da grande parte da população à dar uma resposta nas urnas contra toda esta canalhice de grau maior praticada por aqueles que deveriam zelar pelo povo e pela nação:

    ………………………………………………………………

    – TODOS AQUELES QUE TÊM O PODER DE TRAÇAR E/OU CONDUZIR O DESTINO DA NAÇÃO, ACEITARAM OU CANDIDATARAM-SE PARA ASSUMIR ESTE COMPROMISSO DE “LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE”, E SOB JURAMENTO DE TRABALHAR PELO POVO E PARA O POVO,,. CABENDO ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE A ELES A RESPONSABILIDADE PELOS SEUS ATOS… PORTANTO NÃO PODE PERDURAR A PRÁTICA DE TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE PARA TODA A INSTITUIÇÃO OU CORPORAÇÃO EM QUE O REPRESENTANTE OU AGENTE ATUE, OBJETIVANDO CÍNICAMENTE A INSENÇÃO E/OU INIMPUTABILIDADE INDIVIDUAL DO AUTOR DO ARBÍTRIO… E MUITO MENOS PODE SE ATRIBUIR A POPULAÇÃO O ÔNUS OU A CULPA QUE NÃO LHES CABE… ISTO SERIA INJUSTO E IMORAL, SE, NÃO PELOS PRECEITOS LEGAIS, MAS, INDUBITÁVELMENTE, PELOS CONCEITOS ÉTICOS.
    ……………………………………….

    Agora vejamos a questão com “olhos de águia”, ou seja, com uma visão de longo alcance:

    1º. Como podemos esperar de uma massa de “cidadãos”(só porque são contribuintes) esquecidos ao longo da nossa história e privados, deliberadamente, do mínimo “saber e entender” pelos nossos sucessivos governantes, tenham a capacidade de ter acesso, e posteriormente discernir com precisão, através de informações oficiais, qual candidato à ser seu representante no governo merece o seu voto?!?!?

    2º. Como podemos exigir daqueles milhões de brasileiros que trabalham ou buscam meios, praticamente, de sol à sol, para SOBREVIVEREM, encontrem tempo para se informarem precisamente sobre as questões políticas e seus “atores”, de forma a subsidiar com informações verídicas, a sua decisão de voto?!?!?

    3º. Como podemos evitar que milhões de eleitores brasileiros perdidos no caos social e desesperados pelas necessidades pessoais, e genialmente iludidos pelo “grande picadeiro” e pela grande mídia, não caiam na lábia de políticos charlatões e/ou se “curvem” diante da vilania de poderosos que se infiltram e usam as “estruturas estatais” como arma de intimidação e/ou aliciamento?!?!?

    Portanto, meus caros, acho que é a MAIOR DAS COVARDIAS querer atribuir a culpa da pouca vergonha que assola as nossas instituições governamentais, à uma grande parcela de eleitores que, infelizmente, não passam de “massa de manobra” para poderosos e/ou inescrupulosos perpetuarem seus “modos operantes”… E aí cabe a nós cidadãos mais esclarecidos e dotados dos recursos necessárias, apontarmos os dedos acusadores para nós mesmos, e sairmos da zona de conforto, para exigirmos de toda a “CORJA” que tem o poder de traçar o destino da nação e do seu povo(nós), que crie (ou modifique), em tempo hábil, todos os mecanismos legais necessários para moralizar, de fato e de direito, todo este SISTEMA TORPE E CORRUPTO que tanto nos penaliza e que, fatalmente, mais cedo ou mais tarde, nos levará, à todos, a DESGRAÇA…

    E QUE ASSIM SEJA.

  5. Três incêndios ‘acidentais’, 3 mortos sendo dois praças graduados com experiência… Somem a isso uma viajem da Dilma ao EUA e a pouca possibilidade de os americanos no FX-2. Aí me lembro do atraso do ‘acidente’ na base de lançamentos de Alcantra. Sou paranoico, não gosto de americano, mas não acho coincidência, ou falta de manutenção, imperícia ou baixa qualidade de material estejam ligados aos acidentes. Existe componente humano e a única ligação com a MB é a forma pouco profissional com que conduz a segurança em suas bases. Quanto aos reais motivos dos acidentes… Esqueçam… Jamais ficaremos sabendo. Quanto ao Ministro da Defesa… Nós temos um?[]´s

  6. Eu até agora busco informações e não compreendo como uma casa de força e combustíveis podem ficar tão próximos da estrutua de pesquisa? Trabalhei e conheci várias industrias: Caldeira e Gerador tem local a parte, separado, com metragem de segurança. Qual foi o “engenheiro” ou “empreiteira” desta obra? Quem assina o Responsabilidade Técnica? Vão passar a mão na cabeça?
    Acidentes acontecem, mas desta magnitude é porque tem angu. Se fosse bem estruturado tecnicamente a base, no mínimo ficaria alguns dias, que sabe meses, no escuro. Mas mortes e perda de toda base, isto não. O Ministério da Defesa deve explicações e apresentar os responsáveis, chega de amadorismo.

  7. PARABÉNS…Nelson de Azevedo Neto, mas onde fica o início deste novelo?
    Não deveríamos, nós aqui neste blog, iniciarmos uma organização a nível nacional, estruturando uma rede de midia via internet? Fazendo ações de explicação da realidade ao povo?
    De outro lado, se não é do povo que vem a corrupção, de onde vem?
    Em campanhas eleitorais nunca vi um candidato oferecer propina, é sempre o eleitor que vem pedir: tem dinheirinho?, paga minha luz?, não tem um ranchinho não?, tem uma de cinquenta aí no meio do santinho? Isto é fato. O fato de não ter tempo e trabalhar só para comer não significa ser alienado, já fui assim e até pior, às vezes nem dava para comer, se pagava para trabalhar. O que o povo precisa é tirar a merda de dentro da cabeça: largar a preguiça e o que sempre vai acompanhado: cachaça, putaria, drogas e bandidagem.

  8. Ô meu caro VaiQueDá… Te digo que só “VaiQuemQuer” assumir o compromisso de resolver os problemas desta nação e da sua população(nós)… Te digo também que o corruptor só consegue subornar aquele que é corruptível… Te afirmo que o povo paga, e caro, para aqueles que dizem, em palanque, e juram, sob a constituição federal, ter as soluções para os nossos problemas, ou seja, os problemas da nação e de seu povo… E O MÍNIMO que se espera quando se contrata um serviço é a devida competência do “profissional”, sob pena de demissão, à qualquer tempo, caso o mesmo não atenda as expectativas do contratante… E, em caso pior, caso se configure a ação de “má fé” nas atribuições deste mesmo profissional, o que se deve exigir é a exemplar punição… Ou seja, ressarcimento integral do prejuízo e CADEIA para quem trai, deliberadamente, a confiança pública… E CASO AS LEIS NÃO PREVEJAM ISTO, PARA QUEM QUER QUE SEJA, E PORQUE JÁ PASSOU DA HORA DE ALTERÁ-LAS… E, no meu entender, se o próprio “contratante” – no caso o povo – não faz valer os seus direitos e, ao contrário, assume a culpa pelo erro alheio… SÓ ME RESTA ENTENDÊ-LO COMO UM OTÁRIO E/OU “FROUXO”… POIS, PELO MENOS COMIGO, A REGRA É:
    “AJOELHOU, TEM QUE REZAR.”
    Abs.

Comentários não permitidos.