Mantega condiciona recursos ao FMI a reformas na Europa

Ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega

Os países emergentes darão mais recursos ao FMI desde que os europeus reforcem suas medidas para enfrentar a crise e cumpram com a reforma que prevê dar maior poder de decisão a estas economias no Fundo Monetário Internacional, disse neste sábado, no México, o ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega.

Mantega destacou estas duas condições ao final da reunião com seus homólogos dos BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul), realizada à margem da reunião ministerial do G20 no México.

“Os emergentes vão ajudar os europeus desde que cumpram duas condições: reforcem suas medidas de socorro e façam mais do que estão fazendo com os fundos de estabilidade”, disse Mantega à imprensa.

“Também deverão cumprir com a reforma do FMI” acertada em 2010, que prevê um novo sistema de cotas e votos visando ampliar a participação das economias emergentes nas decisões do organismo.

Mantega denunciou uma “tendência ao retrocesso em relação à reforma de cotas”. “Não podemos acertar um aumento de recursos sem a aplicação desta reforma”.

Desde meados de 2011, o Brasil defende uma ajuda aos países europeus em crise via FMI, mas insiste em aumentar seu poder de decisão dentro do Fundo.

Fonte: Terra

20 Comentários

  1. Desde quando mantega tem dinheiro? Essa notícia vem com a frase errada, DEVERIA SER BRASIL CONDICIONA RECURSOS AO FMI COM AS REFORMAS NA EUROPA, mantega não é país nem tão pouco tem dinheiro para emprestar pra nimguém.

  2. Reflexo da mudança do eixo de poder econômico mundial… Interessante que os outros BRICS estão acompanhando essa mudança reforçando também seu poderio militar (aviões de 5ª geração, etc.). Só o Brasil fica na “dancinha do carangueijo”.

  3. Esse ridículo antes de falar em ajudar a europa deveria responder sobre as denuncias de corrupção na casa da moeda. Infelizmente o brasil não é um exemplo de gestão publica de recursos para ninguém! A nossa sorte é que conseguimos por enquanto, produzir mais do que eles conseguem roubar…
    O termo pais emergente cabe como uma luva para o nosso pais, pois mesmo atolado em meio a um mar de lama de corrupção consegue aparecer como uma economia das maiores economias do mundo.
    Primeiro temos que colocar nossa casa em ordem, somente depois dar pitaco em como os europeus devem usar o dinheiro deles, não o nosso, basta o que já pegaram nestes 512 anos de colonialismo.
    Abraços

  4. Joel, os políticos são um mero reflexo de como é o seu povo: são ladrões porque o povo brasileiro assim o é, quer dizer, sempre querem levar vantagem em tudo (vide os famosos “teste de honestidade do CQC: do feirante ao empresário, se puder vai roubar)”. Sinto que a verdade doa, mas enquanto não a encararmos de frente, não vamos mudá-la.

  5. joel ta errado se formos a metade do que você diz não seria a 6 economia do mundo na verdade economia é baseada no mercado cosumidor por isso que a china é uma potencia mundial 1 bilhão de consumidores.
    Aldo economia não tem nada a ver com armas ou armada de guerra mais sim a cultura belistica.
    Leucom desde de quando ele é ministro e ver todo o dinheiro que entra e sai até a contas de bancos que você tem ele sabe.

  6. Mantega quer poder, mas tá pouco se importando com as forças armadas brasileiras, é um canalha que quer aparecer. Olha o exemplo da China, Índia e Rússia, eles antes de fazer qualquer ajuda estão preocupados com o seus países e suas forças armadas. As forças armadas do Brasil, tem muitos armamentos da década de 70, ou seja muito material obsoleto.

  7. Certissimo o Mantega, estamos fazendo o que eles tanto nos ensinaram, quer dinheiro? Tem de fazer isso e isso, assim , como eu estou mandando. Quem come do meu pirão prova do meu cinturão.

  8. Muito bem, Alexandre.
    Afinal, não vamos botar dinheiro num lugar em que os outros é que mandam.
    “Quem come do meu pirão prova do meu cinturão”.

  9. Regras e Metas é a alma do negocio.FMI,OMC,ONU,esta na hora dos emergentes terem seus merecidos destaques e poder de decisão afinal de contas quem paga as contas e alimenta este planeta somos nós.Eu sou contra que os emergentes ajudem a Europa-Ocidental.Eles nos ajudariam?Esta ai um bom poder de barganha,hipotequem os proprios Tonhos e façam como a Martha Suplicy relaxem e gozem.

  10. na minha opinião esse homem tinha que ser processado por homicidio culposo devido as mortes que ocorreram na antartica, pois o contigenciamento das forças parte do ministério da fazenda!
    prezado aldo se vc pesquisar a minha vida a maior contravenção que verá é atravessar fora da faixa de pesdestres, portanto, não venha com essa historia de que os politicos são reflexo do povo, vc sabe muito bem que as leis são criadas por esses politicos e a representatividade deles não reflete de fato a realidade. São paulo por exemplo tem muito menos deputados do que deveria ter e roraima mais do que deveria.
    Abraços

  11. NÃO SOU AFAVOR DE AJUDAR A EUROPA COM DINHEIRO NENHUM, O FMI PASSOU ANOS VINDO AKI NO BRASIL PRA VER AS CONTAS DO GOVERNOS E ARROCHAR EM CIMA DE NÓS POVO BRASILEIRO, AGORA QUEM TEM DE FAZER O DEVER DE CASA SÃO ELES, DEIXEM AS RESERVAS CAMBIAIS GERANDO JUROS E CRESCENDO, DO QUE DAR DINHEIRO A CALOTEIROS !

  12. ESTOU PREOCUPADO PESSOAL. Estou preocupado com nossa dívida. O Brasil ja esta na casa do Trilhão, só que é dívida interna (entre nós), não é com dinheiro alheio. O melhor para nós, seria que fosse com dinheiro alheio. Quase metade de nossa indústria e atacados(distribuidoras) ja são estrangeiras (EUA-UE-CHINA). O Brasil exportou US$ 50 Bilhões em 2011 em minério de ferro (in natura) aumento de 167% sobre 2010 e foi o segundo exportador absoluto de Nióbio do mundo, também in natura.
    Fica a pergunta: quando acabar a salsicha o cachorro vai comer o quê?
    O Brasil não para de atrair especulador pagando os melhores juros do mundo e emitindo título de dívida pública, pagando justamente um juro de autopunição. Nossa economia não é tão milagrosa assim, nossas reservas naturais que estão mantendo este teatro vão acabar. Onde estão: educação, ciência, saúde, cultura e tecnologia?
    Se ao menos acabassem com o Senado, eta disperdício e balcão de barganha…

  13. Esse Guido Mantega é louco mesmo………Brasil cheio de problemas internos,nossa infraestrutura péssima,educação deixando a desejar…….Brasil acha que emprestando uma merreca ao FMI tornará o Brasil uma grande potência……O estado tem que parar de tomar conta da economia e deixar o capitalismo agir solto e livre,pois aí 190 milhões de brasileiros o transformaria em primeiro mundo!Rico em recursos naturais,livre de desastres naturais(os mais violentos),etc…….

  14. É imprescindível a reformulação das cotas do FMI e que a Europa se quiser sair do buraco em que esta prestes a cair e não sair durante 50 anos deve jogar as nossas regras. Eles fizeram tudo isto conosco e nos manteve em estagnação economica e assim a merce de políticas imundas de fora e internamente.
    As políticas economicas brasileira “não podem dar um peido sem um bom plano”, pois a medida que os segundos passam o jogo se torna mais sério, imaginem todos vocês do que deve ter facista, nazista e de extrema direita européia com ódio de nossa ascenção, ascenção de um país mestiço com orgulho e que esta passando a dar cartas tamben.
    Estamos encaminhando para mais uma janela de um possível conflito mundial, ou então de uma reorganização economica um tanto “pacífica”.
    Muita gente imagina que o séc. XXI já esta delineado mas, eu acho que o teatro em chamas esta apenas no início da peça.

  15. VAIQUEDA meu caro o Niobio Brasileiro é vendido a preço de banana.O que segura a onda no Brasil não é as exportações de commodities meu caro é a alta carga tributaria que representa 47% do nosso PIB e o consumo interno.

Comentários não permitidos.