Geradores a etanol na Antártica

Motogerador brasileiro movido a etanol

O motogerador tem capacidade de suprir toda a energia necessária às operações e aos programas científicos feitos na estação. O equipamento foi desenvolvido com tecnologia nacional e gera energia limpa. De acordo com o Ministério da Defesa, “o Brasil é o primeiro país do mundo a usar biocombustível para produção de energia no continente.”

Gerador a etanol sendo embarcado para o continente gelado
(Crédito: VSE/ Divulgação)

Geradores movidos a etanol, como os modelos que entraram em operação em 10 de janeiro na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), são uma alternativa sustentável para países que precisam reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) e consumir menos energia fóssil. A avaliação é do consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, que vê no uso do equipamento fabricado pela Vale Soluções em Energia (VSE) uma oportunidade comercial para o Brasil.

“A utilização pioneira deste tipo de equipamento em uma região estratégica no mundo do ponto de vista ambiental amplia as perspectivas do biocombustível brasileiro no mercado internacional. Por ter um ponto de congelamento extremamente baixo, o etanol é mais apropriado que a gasolina ou o óleo diesel para operar nas baixas temperaturas observadas na Antártica,” avalia o executivo da UNICA.

Estação de pesquisa brasileira recebeu o primeiro gerador a
etanol em operação no continente gelado (Crédito: Agência
Brasil)

Na comparação com turbinas elétricas convencionais movidas a combustíveis fósseis, o derivado da cana proporciona uma redução de 68% nas emissões de GEEs, além de lançar menos partículas e óxidos de nitrogênio na atmosfera. O Brasil é líder no uso de etanol em motores a combustão, como os de automóveis flex ou os que equipam os geradores na Antártica.Geradores a etanol da VSE foram uma das atrações para o público que visitou o estande do Projeto AGORA, durante a realização do Salão Internacional do Automóvel em São Paulo, em 2010.

Na ocasião, dois modelos de 400 quilowatts (KW) de potência, alimentados por um tanque especial com capacidade para 3.000 litros de etanol, iluminaram o estande.

A exposição comercial dessa tecnologia ganhará ainda mais força em 2012, ano que a Organização das nações Unidas (ONU) definiu como o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos. O objetivo é incentivar a conscientização sobre o uso sustentável de recursos naturais, esforço que culminará com a realização, em junho, da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como Rio+20.

Apelo estratégico

A instalação de um gerador a etanol na Antártica em janeiro foi prestigiada pelo ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, que acionou o equipamento durante visita ao continente. Em complemento aos geradores convencionais movidos a diesel, já utilizados no local, a novidade vai garantir toda a energia elétrica necessária para o funcionamento do centro de pesquisa científica estabelecido na Antártida pelo governo brasileiro em 1984.

Diariamente, serão produzidos 250 (KW) para consumo na estação, o que exigirá, ao longo do ano, a utilização de 350 mil litros de etanol, o mesmo combustível utilizado em automóveis flex. A Petrobrás, fornecedora do biocombustível, vai acompanhar de perto o desempenho do etanol sob baixas temperaturas.

Ao todo, o projeto, que também tem apoio logístico da Marinha do Brasil, consumirá R$ 2,5 milhões, recursos viabilizados pela Lei da Inovação, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Fonte: UNICA

13 Comentários

  1. Amigos,

    Outro dia, em outro ambiente, discutíamos a vantagem ou desvantagem de utilizar combustíveis especiais, de acordo com o cenário operacional.
    Aviões americanos embarcados em porta aviões utilizam combustível com ponto de fulgor mais alto, para reduzir a possibilidade de incêndios e explosões.
    Será que vale a pena utilizar o etanol, com ponto de fulgor abaixo de 20ºC em um ambiente confinado apenas porque ele é VERDE?
    Abraços,

    Justin



  2. “O fogo teria tido início em um espaço onde se encontram os geradores de energia da Base Comandante Ferraz…”

    fogo ecologicamente correto..???

    piada a parte… vão culpar o pinguim rei ou a foca leopardo pelo mesmo ???

  3. Foram eses então os causadores do incêndio. Mais um produto da ideologia doentia dos verdes. Me pergunto se nós, o país com maior área verde preservada do planeta, precisamos provar alguma coisa ao resto do mundo ou a meia dúzia de vegans maconheiros.

  4. Quando os EUA perderam astronautas em um incêndio na Apolo X, eles não desistiram; e assim, todos países que investem em técnologia.
    .
    Ao que parece o incêndio aconteceu em um desses geradores, e apesar disso, espero que nenhum tecnocrata estupido condene o projeto de sua confortável e segura poltrona com vista para o lago Paranoá.

  5. A se confirmar que a causa do incêndio foi o gerador à base de Etanol, podemos dizer que a causa pode ter passado sim, pela falta de experiência no manejo do equipamento, ou, do combustível(que é bem mais volátil que o Diesel). Traduzindo, talvez tenha faltado mais supervisão na implantação do mesmo, e deixaram tudo nas mãos dos marinheiros, que tinham experiência real apenas nos geradores Diesel.

    []‘s

  6. Justin, pelo que entendi, este gerador seria para pesquisa e, até onde sei, foi instalado apenas UM geradora etanol… tanto que a chata que afundou levava querosene para a estação brasileira. Ao que parece, precisa-se melhorar alguns sistemas neste gerador de etanol (veja, não sei se ele foi REALMENTE o responsável) mas a reportagem acima induz a isso.
    Amigos, nós criticamos tanto a falta de pesquisas pelo Brasil e quando acontece algum problema muitos descem o pau, dizendo que o Brasil não precisa desenvolver este tipo de tecnologia… mas se não a desenvolvermos, outros o farão. Este gerador “verde”, quando estiver plenamente desenvolvido e seguro, poderemos revendê-los a todos os paises que tem estações polares para diminuir o impacto ambiental nos polos, estaremos na vanguarda tecnológica de tal produto. Outro uso seria a eletrificação de comunidades isoladas na amazônia, por exemplo; suas aplicações são várias.

  7. Aliás, a destruição da estação pelo fogo se deve a mesma ser um projeto de 30anos atrás, onde todos os compartimentos se conectam, não há compartimentos separatórios entre os ambientes, portanto o fogo se alastrou rapidamente com maior facilidade.



  8. tem que condenar se houver culpados…passar a mão na cabeça e “dar medalhas” é potencializar problemas.

    que eu saiba geradores devem ser instalados a 30m de qualquer área habitada…

  9. Geradores eólicos são inviáveis na Antartida, pois eles congelam pelo acúmulo de neve e gelo.
    Painéis solares também são cobertos pela neve e gelo, além de que durante o longo inverno não existe insolação na Antartida.
    Pesquisar um pouco, antes de escrever qualquer besteira que vem a cabeça, faz bem…

  10. GENTE A BASE DE COMANDANTE ‘ FERRADO ‘ PEGOU FOGO GRAÇAS AOS CORTES DE VERBAS E AS GAMBIARRAS FEITAS, POIS ATÉ QUE DUROU BASTANTE, INFELIZMENTE 2AS PESSOAS TIVERAM DE MORRER PRA CHAMAR A ATENÇÃO DA IMPRENSA SOBRE O CASO POIS O GOVERNO JÁ SABIA QUE IA PEGAR FOGO A ANOS E SEMPRE FEZ O PALEATIVO PRA ESCONDER AS MAZELAS…

Comentários não permitidos.