Deu no VOO TÁTICO: O APKWS e algumas coisas interessantes sobre os foguetes guiados

Foguete guiado de 70 mm APKWS da BAe Systems

by PFF

Há alguns dias, diversos sites noticiaram que os Fuzileiros Navais norte-americanos iriam usar pela primeira vez foguetes guiados 70 mm em situações de combate real.

Os foguetes guiados já vem sendo estudados e desenvolvidos há um bom tempo (falei deles aqui), mas são armas com soluções técnicas e aerodinâmicas meio complicadas, o que provavelmente atrasou o seu emprego real.

Dos vários projetos, o que efetivamente parece que está ganhando corpo nos EUA é o APKWS. Outros projetos semelhantes tem (ao menos segundo as propagandas) capacidades muito semelhantes e acabaram ficando para trás por motivos que hoje nem são muito claros. Vemos isso acontecer o tempo todo. Dois exemplos bem semelhantes são o VHS / Betamax e o Blu-ray / HD-DVD.

Os artigos desta semana lançaram um pouco de luz sobre alguns pontos que não eram muito claros. Como não poderia deixar de ser, os projetos americanos tem por base o míssil Hellfire. Todos os projetos usam o sistema de designação de alvos deste míssil, por ser o armamento comum dos helicópteros de ataque. Comparando com o Hellfire, um APKWS tem 29% do peso – algo entre 12 e 14 kg – e 15% do preço. Não sei o preço de um Hellfire, mas 15% dele dá uns bons milhares de dólares.

A BAe Systems, fabricante do APKWS divulgou um vídeo bastante didático que mostra como funciona a conversão de um foguete comum para o APKWS, como o código de criptografia do designador laser é programado no sistema de guiamento, como o guiamento é realizado e também uns ensaios bem hardcore, com uma picape rebocando o alvo a poucos metros do ponto de impacto.

Outro que já entrou na jogada foi o AT-6. Ele realizou o primeiro lançamento de um APKWS a partir de uma aeronave de asa fixa. O AT-6 foi a aeronave que perdeu para o Super Tucano na concorrência da USAF e, com certeza quer ganhar uns pontinhos com a integração desse novo armamento.

Fonte: Voo Tático

4 Comentários

Comentários não permitidos.