Deu no CAVOK: Novo bombardeiro da USAF está “em andamento” mas sob quase total segredo

Uma proposta de 2008 da Northrop Grumman do futuro Bombardeiro de Ataque de Longa Distância para USAF.

O programa do novo bombardeiro de longo alcance dos EUA está “em andamento”, e vai envolver em determinado momento entre 80 e 100 aviões, e será entregue em algum momento em meados da década de 2020.

“E isso é tudo que estamos dizendo”, informou o secretário da Força Aérea Mike Donley, a repórteres. É sabido há algum tempo que os bombardeiros serão tripulados, mas irá ser parte de uma família de sistemas que pode incluir UAVs e outros sistemas aéreos.

A parte realmente interessante de tudo isso é o segredo, e por isso que ainda não está tão claro. Isso parece indicar várias coisas: que os EUA não querem que os potenciais concorrentes como a China ou a Rússia saibam como um sistema avançado será entregue ou exatamente quais capacidades ele vai possuir, e que a Força Aérea ainda está colocando a maior arquitetura conjunta, decidindo quais recursos estarão disponíveis.

O bombardeiro tripulado certamente incluirá um recurso de ser não-tripulado, mas ninguém tomou uma decisão formal ainda, disse uma fonte da Força Aérea. Muitos dos subsistemas importantes não foram ainda escolhidos, conforme esta fonte. Mesmo presumindo que os US$ 4 bilhões para o bombardeiro na apresentação do orçamento 2013 se espalhe ao longo de cinco anos, é complementada por mais alguns bilhões no orçamento negor que não é muito dinheiro para construir 80 a 100 aviões, que devem custar pelo menos 550 milhões dólares cada. Mesmo que isso seja o custo flyaway – que exclui os custos de pesquisa e desenvolvimento – a construção de um bombardeiro capaz de penetrar no espaço aéreo inimigo e voar milhares de quilômetros nessa missão sem necessidade de reabastecimento, nunca foi barato.

E depois há os detalhes secretos sobre o que estamos falando quando se trata do Bombardeiro de Ataque de Longa Distância, como o chefe da Força Aérea de Ataque Global, o tenente-general James Kowalski, o chama. Por um lado, Kowalksi disse a jornalistas que existe uma família que compreende: o míssil de longo alcance (ogiva nuclear para atingir alvos no interior de um país); uma força de Ataque Global Imediato Convencional, projetado para atingir qualquer alvo no mundo dentro de uma hora, e o sucessor no solo para o Minuteman ICBM, que ele chamou de dissuasão estratégica no solo.

Mas o novo bombardeiro também inclui uma família de sistemas, pensado para incluir uma série de sensores altamente capacitados, um míssil de longo alcance, algum tipo de abordagem furtiva e as suites usuais de comunicação. Supõe-se também que possa incluir um conjunto altamente capaz de inteligência, vigilância e reconhecimento – algo como um sucessor para aqueles a bordo do F-35. Houve uma ideia forte dos UAVs que voam com o bombardeiro ou complementá-lo, mas os detalhes quase não são conhecidos.

E sabe-se que a Pratt & Whitney está fazendo o trabalho de desenvolvimento – por enquanto – dos motores do avião.

Então, nós temos um sistema que está “em andamento”, é segredo e sobre o qual sabe-se muito pouco, embora vai ser incrível e ser relativamente barato, de alguma forma.

Fonte: Colin Clark, AOL Defense via, Cavok – Tradução: Cavok

25 Comentários

  1. Bombardeiros Não tripulados seria Ótimo…. Mas lembrando que se interceptado pode ferrar com tudo… Então é de se preferir Humanos no comando da aeronave… Quanto aos Bombardeiros… Americanos são uma raça mesmo contestável… o B2 em minha humilde opinião é o melhor bombardeiro do mundo na atualidade… E querem continuar inovando… Mas é muito bom isso… Para a proteção deles … Espirito que os Políticos Brasileiros não tem… gerando indignação de quem conhece esta área militar e sabe de sua importância no cenário mundial… Pró Revolução capacitada Brasileira… Militarmente e Civil.. Criar um próprio mercado é melhor do que ficar importando… Minha opinião

  2. Russos e chineses ainda estão bem longe de conseguir seus aviões de 5g, produzindo, entregando, operando e cumprindo missões.
    .
    Ainda vão demorar mais tempo para conseguir colocar o primeiro bombardeio furtivo de longo alcance para competir com o B-2, para conseguir fazer frente a esse futuro B-3 ainda precisarão gastar mais sola de sapato, os russos fizeram o excelente TU-160 pra competir com o b-1, vão pular direto do b-2 para o b-3.
    .
    .
    Os EUA nesse sentido ainda são a ponta tecnológica, russos e chineses deveriam se unir para otimizar o tempo, a inteligência e a produção; ocorre que como se viu ao redor do tempo e da história, russos e chineses desconfiam muito uns dos outros.

  3. Os EUA gastam muito para derrotar mendingo, não que eu seja a favor de guerra, mas, só tiro meu chapeu para eles quando conseguirem derrotar sozinho, a china ou a Russia ou melhor vou ser bonzinho derrotar a India já seria dificil. SOMBRAÇÃO SABE PARA QUEM APARECE

  4. Sr.Cils Zayit,Disse bem.
    .
    Tem tanta coisa que fora copiada,só os americanófilos e as suas patéticas paixões a tudo que representa a vã tecnologia americana,não aceitam.
    .
    O projeto “fritz X” foi o precursor dos mísseis anti-navios e das bombas inteligentes como os mísseis BGM-109 Tomahawk.
    .
    .
    Agora nós devemos nos prepara para o chororó que se seguirá pela tamanha heresia que nós proferimos aqui.

  5. Duduzinho, meu querido,
    Por várias vezes os paladinos da justiça e da liberdade, China e Rússia, tiveram a oportunidade de baterem de frente com os imperialistas americanos malvados, quando estes estavam chutando cachorro morto e não o fizeram.
    Será que eles também não têm culhões para enfrentarem alguém de seu tamanho e resolveram por o rabicho por entre as pernas e só ficar reclamando de longe?

  6. Agora, com a crise na Síria e no Irã, é uma boa oportunidade para a China e a Rússia falarem grosso e se posicionarem de forma a que se houver um ataque americano a qualquer um desses 2 países aliados, o bicho vai pegar.
    Aí sim poderemos ver se os americanos, russos e chineses só batem em cachorro morto.

  7. Tivessem os valorosos russos e chineses impedido que os americanos invadissem o Iraque e o Afeganistão, não teria ocorrido a morte de tantos inocentes.
    Também a dupla dinâmica (Rússia e China) devia exercer sua autoridade em algumas regiões esquecidas da África onde os americanos não têm interesses e onde impera o caos. Lá seria um bom local para que eles implantassem a justiça.

  8. Lucena,
    http://sistemasdearmas.com.br/pgm/asveua.html
    Pare de usar como fonte de informação apenas a Wiki e de só acreditar naquilo que satisfaz à sua mente. Há muitas coisas que não nos entra pela goela à baixo, mas são verdadeiras. Infelizmente o mundo é um lugar cruel, e a vida é para profissionais.
    Você como o “rebelde sem causa” mor do blog é excelente, já quando o assunto é tecnologia bélica, deixa um pouco a desejar.

  9. Caro Bosco acho que vc está um pouco errado quanto as oportunidades dos imperialistas se confrontarem com os Paladinos vermelhos,eu acho infantil essa classificação de Russos maus e americanos bons ou vice-versa,a Rússia e os E.U.A já mediram forças inumeras vezes durante a Guerra Fria,acontece que naquela época os políticos de ambos os lados eram mais inteligentes e sábios,não eram cachorros loucos como o BUSH e parte da atual cúpula militar,existe pelo lado Chinês a Batalha de Chosin Reservoir,aonde tropas chinesas atacara um grupo do Exército americano ou ONU segundo os Historiadores,mas as tropas eram americans e um congigene despreparados de Coreanos,acho que 40mil soldados chineses lutaram nessa batalha,com a fuga dos chineses após quase 20 dias de combate,o que dizer tb dos Combates entre MIG e Caças Americanos na Guerra da Coreia,o que dizer da Crise dos Mísseis Cubanos,aonde graças a Kenedy não ouve um confronto,nos temos que ver os confrontos modernos não pela visão da Idade Média aonde os Exércitos marcavam um local e caiam no pau,o jogo entre Super Potencias é como Xadrez,só um louco iria para um confronto radical aonde fosse empregado o uso total de forças,acho que sua afirmação está errada,a Rússia e a China,por diversas vezes já enfrentaram os E.U.A,assim como os Americanos,a diferença é que naquele tempo seus lidres eram mais inteligentes.
    Quanto ao Lucena acho que vc não foi cordial com ele,independente da opinião dele sobre os E.U.A,acho que vc deveria respeitar ele,eu por exemplo admiro muito os E.U.A,mas tb sou critico de sua politica externa,mas em contrates a isso eu já defendi inumeras vezes aqui no Blog uma grande parceiria energetica com os E.U.A.

    Meus respeitos caro amigo Bosco.

  10. A resposta do Bosco ao Dudu se resume a uma pequena frase:Capacidade dissuasiva.
    Aguardo ansiosamente as ideias do nosso querido DÂndalo, um abrço a todos.

  11. É Bosquinho continua apoiado nesta sua ideologia que você vai ver o imperio cair. Obs! Afinal de conta não vai ser a primeira vez! abraços

  12. A EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O BOSCO
    .
    .

    Mais uma vez o visgo pega bobo funcionou de novo,utilizando a mesma metodologia mais de quatro vezes.
    .
    Dizem os profissionais de pesca,que o peixes não possui memoria e por isso ele sempre é pego pela mesma isca;foi com essa metodologia como experiência,que se comprovou a falta de memória dos peixes-Rsrsrs….
    .
    O mais engraçado,é que entre os homuns sapiens fazendo tal experiência funciona também; para uns_Hahahahah….é impressionante…Hahahaha…..com essa experiência a minha tese sobre o Sr.Bosco teve êxito….Hahahahah……já podemos defini-lo…Hahahaha…obrigado cobaia….Hahahaha……

  13. Barca,
    Legal também a sua análise dos acontecimentos na época da GF.
    Quanto a troca de farpas entre o pescador e o peixe, não se preocupe que nunca irá passar muito do razoável já que ambos, eu e ele (o pescador), somos seres civilizados e democratas, só que com visões diferentes do mundo,a minha mais realista e a dele mais idealista.
    Mas eu o respeito muito como todo peixe respeita o pescador, mas me reservo o direito de mordê-lo toda vez que for pescado intencionalmente ou não. rsrsrs
    Um abraço.
    Ah! Só pra deixar claro, se fui desrespeitoso com o Lucena é porque fui provocado antes, e como todo bom mineiro, dou um boi pra não entrar numa briga, mas quando entro dou uma boiada pra não sair. rsrss
    Outro abraço.

  14. Bosco, não se deve levar a serio quem primeiramente não leva a seria a si mesmo… guarde suas perolas… o tempo é um moedor de ilusões… qndo a fruta amadurecer, ai sim, devemos lembra-los de suas mesquinharias…

  15. Falando em cobaias de laboratório,me lembrei de duas bem pateticas.
    .
    .

    .
    Pinky e o Cérebro
    .
    Warner bros
    .
    .

    Cérebro, o que você quer fazer esta noite?
    A mesma coisa que fazemos todas as noites Pinky,
    Tentar conquistar o mundo.
    .
    O Pinky e o Cérebro
    O Pinky e o Cérebro
    Um é um gênio,
    O outro imbecil
    Não cansam de tentar,
    O mundo dominar
    É o Pinky, o Pinky e o Cérebro
    O Cérebro e o Pinky e o Pinky e o Cérebro
    .
    No final da noite
    Começa um novo plano
    Eles vão pensar em tudo
    Até o dia clarear
    .
    O Pinky e o Cérebro
    O Cérebro e o Pinky
    Eles fazem tudo na escuridão
    Não é fácil de explicar
    Nem de compreender
    O Pinky, o Pinky e o Cérebro
    O Cérebro e o Pinky e o Cérebro e o Pinky
    .
    Nurffff!!!!!
    .

    .
    .
    .
    Hahahaha…eu adoro esses caras….Hahahaha….você são demais…Hahahaha!

Comentários não permitidos.