Brasil e a tática AIKIDO

Autor: Peter de Mambla exclusivo para o Plano Brasil

Tradução: Luiz Medeiros


Peter de Mambla é um australiano que recentemente passou um ano no Brasil. É  bacharel em Ciência política pela Universidade de Monash e está atualmente a realizando o doutorado em Direito (Júris doutor) pela Universidade de New England, Austrália. Possui um grande interesse na geopolítica e, mais amplamente, nas questões relativas à boa vida (no sentido Aristotélico)

contatos: peterdemambla@gmail.com

leia também: Desafios assimétricos do Brasil

Do complexo ambiente global o Brasil precisa traçar um mapa que se destina para navegar o seu caminho para a posição durável e que ambiciona e merece significa que o país deve  alcançar dentro de seus recursos humanos a capacidade para utilizar a criatividade e engenhosidade necessária visando superar os desafios que estão diante dele.

Os postos de comando que devem ser levados são ocupados pelas potências hegemônicas, a sua experiência e astúcia tem tornando a rampa que os poderes emergentes como o Brasil devem escalar, uma íngreme e difícil. Isto chama Brasil a utilizar suas vantagens para superar suas desvantagens, a jogar pelas regras que o beneficiam ao invés daquelas que beneficiam os atuais proprietários do poder global, a oligarquia financeira Anglo-Americana.

A história tem mostrado que é possível para o menor e mais fraco prevalecer contra um maior e mais forte através da aplicação de criteriosos fatores de alavancagem como multiplicadores de força. Um melhor planejamento e táticas podem ser empregados, um bom uso do solo e do terreno, bem como dissimulações e engodos – estas possibilidades podem ser usadas ​​para superar as vantagens do mais forte.

Os Espartanos demonstraram o mais famoso exemplo de alavancagem quando, juntamente com seu alto nível de treinamento e moral, o Rei Leônidas levou seu pequeno número de guerreiros espartanos para defender a passagem estreita na Batalha das Termópilas, utilizando a geografia em sua vantagem para impedir o avanço um exército persa de tamanho muito superior.

Os segmentos apropriados da sociedade brasileira cujas tarefas são de defender o interesse nacional e a integridade terão de empregar tais princípios na busca de superar os vários desafios assimétricos que se interpõem no caminho da ascensão bem sucedida do Brasil.

A perspectiva de um confronto militar direto não é factível, e mesmo que alguma vez chegue a isso, seria mais provável ações de tipo guerrilha na Amazônia ao invés de qualquer guerra convencional de concentração. Além disso, o tipo de confronto que nos interessa aqui são assimétricos e não envolve quaisquer tipos de confrontos diretos, como tal, na verdade em muitos casos, tal confrontação pode ser de natureza tão sutil chegando a ser difícil de discernir, às vezes.

É claro que Brasileiros astutos já vem utilizando esse método de Aikido para lidar com os desafios que enfrenta na cena global. Um exemplo mais requintado e instrutivo deste método pode ser visto no Fundo Amazônia.

Algumas pessoas brilhantes, ou personalidades, conseguiram neutralizar completamente o que é reconhecidamente um exemplo superlativo da esperteza e intriga Anglo-Americana em seu esforço para arrebatar a Amazônia das mãos Brasileiras. Ao se recusar a enfrentar os Anglo-Americanos diretamente, os Brasileiros, como no Aikido, misturaram o movimento de ataque e redirecionaram sua força, deixando o flácido e sem força.

Se tivessem os Brasileiros tentado um choque direto empurrando o ataque Anglo-Americano para trás, o resultado poderia ter sido em danos para o Brasil. Um dos pontos mais fortes, letais e vantajosos da oligarquia Anglo-Americana possuí é aquele de ser capaz de controlar uma parcela significante da opnião pública internacional.

O Brasil teria sentido a força de ser retratado como egoísta, recalcitrante e um obstáculo do mal para a proteção do bem coletivo público vital que é a Amazônia. Isto por sua vez, teria virado a opnião pública Brasileira contra o seu próprio governo, dado que a população Brasileira seria pouco capaz de resistir a calúnia fulminante de ser retratado como uma pária internacional semelhante a África do Sul do Apartheid e a Alemanha Nazista.

O exemplo de estratégia utilizada no Fundo da Amazônia deve ser tido como padrão de ouro para idéias e estratégias para o Brasil prevalecer nesta luta. O adversário é forte e ardiloso, e não irá tentar tornar isso em uma disputa direta de força, uma vez que haverá pouca chance de prevalecer em tal confronto direto. Em vez disso, a estratégia e vantagem do adversário devem ser neutralizados, ou mesmo voltados contra ele se possível. Na mesma forma que o praticante de Jiu-Jitsu Brasileiro visa trazer o seu oponente para o chão, onde ele tem a vantagem, por isso os Brasileiros devem trazer esse oponente geopolítico para o chão, por se assim dizer, onde o Brasil goza de vantagem.

Entretanto pelos anglo-americanos empregarem tais métodos sutis e ardilosos, como uma aplicação da guerra assimétrica de quarta geração, eles estão realmente escolhendo jogar o jogo em terreno doméstico do Brasil – talvez nem mesmo percebendo corretamente ou apreciando isso.

De fato, é somente porque a maioria dos Brasileiros se esquecem que uma campanha sutil está sendo realizada contra eles que os Anglo-Americanos são ainda capazes de se safar tanto como eles fazem. Para cada brasileiro que está acostumado a negociar um sistema e a sociedade que muitas vezes é injusta e não organizada de acordo com formal, regras impessoais que tratam todos com justiça e igualdade, e assim os Brasileiros são muitas vezes obrigados a recorrer à astúcia e habilidade para contornar e superar as muitas não razoáveis e constritivas regras burocráticas e convenções sociais que eles enfrentam, especialmente se forem provenientes de uma seção marginalizada da sociedade.

Em uma palavra, os brasileiros são adeptos a praticar a arte social de “jeitinho”, a aplicação da engenhosidade e criatividade em encontrar uma maneira de contornar o que muitas vezes são obstáculos tolos e injustos.

É tanta familiaridade em jogar tal jogo que faz dos Brasileiros alvos insensatos contra quem apontar tais armas assimétricas, talvez a oligarquia Anglo-Americana ignora o risco que estão tomando. Isto é porque os brasileiros uma vez que aprendem que tipo de jogo está sendo jogado, eles podem muito bem se alegrar! Porque eles vão perceber imediatamente que é um jogo que poucos são tão acostumados a jogar quanto eles são, e assim um jogo em que poucos são tão bem colocados para competir e vencer como eles são.

Uma vez que a suposição equivocada é tirada de que o resto do mundo joga um jogo digno regido por regras honestas e jogo justo, e que a falta de comportamento justo tal no Brasil é justamente o porque do país estar travado – uma vez que a realização é feita de que os poderes hegemônicos estão apenas mais nuances e refinados na sua corrupção e malandragem, e de fato práticas como trapaça em uma escala muito maior – então o que é muitas vezes visto como uma fonte de embaraço e debilidade para os Brasileiros pode, alternativamente, ser visto como o meio perfeito e capacidade para navegar através do ambiente global complexo no qual o Brasil se encontra.

Uma maldição pode ser transformada em uma bênção quando os Brasileiros perceberem que desfrutam da vantagem de terreno nesta competição.

Então, quem deve lutar – toda a população brasileira? A população deve ser despertada para o fato de que os poderes dominantes são dominantes porque jogam um jogo sujo através de malandragem? Este talvez não seja tão necessário, porque o jeitinho cotidiano empregado no Brasil é normalmente a nível individual, enquanto o que estamos falando envolve agentes Estatais ou, pelo menos, os interesses oligárquicos capazes de usar aparatos de Estado para seus próprios fins, tais como agências de inteligência e serviços diplomáticos.

Portanto esse esforço não precisa necessariamente envolver desse tanto o cidadão comum. Além disso a um contrato social implícito pelo qual certas agências de Estado são investidas com a confiança e a responsabilidade de fazer o que eles consideram necessário para cumprir com a sua responsabilidade fiduciária, sem necessariamente informar o público geral de cada detalhe do que fazem.

Mesmo em sociedades abertas e transparentes tais agências não são exatamente abertas e transparentes como o esperado por sua sociedade, dado que a natureza de seu papel requer que elas sejam o oposto. É claro que tal segredo e falta de transparência pode ser abusado, como as oligarquias Anglo-Americanas e outras Européias conseguiram realizar com sucesso em suas próprias agências de tal natureza, mas as sociedades não podem fazer mais do que confiar nestas agências e esperar pelo melhor.

O paciente confia em seu médico e não precisa primeiro de conhecer e entender os detalhes médicos para aceitar o conselho do médico e sua prescrição, o mesmo acontece na relação cliente-profissional vis-à-vis os contadores, advogados, consultores financeiros, etc. Então talvez ao público em geral possa ser permitido desfrutar de seu futebol, novelas, samba e da praia, na feliz ignorância enquanto tais assuntos sérios são deixados para os profissionais e ao pequeno segmento do público geral que tem grande interesse por estes assuntos.

Também a população Brasileira não é voltada para o confronto, a cultura colocando um prêmio muito alto na interação social agradável e na cordialidade. Enquanto esse atributo social contribui em muitos aspectos a uma invejável qualidade de vida (nem todas as medidas de qualidade de vida são materiais), isto não produz uma população bem adaptada para ser empacotada para o sacrifício e luta nacional, como a população Russa parece ser, uma vez que tal uma população provavelmente se encolheria diante de tal perspectiva e apenas esperaria que o problema desaparece, assim como espera que os políticos deixem de ser corruptos ou que a educação vai melhorar sem a sua exigência para tal .

Então investir muita energia na tentativa de transformar uma população pacífica em uma população guerreira pode ser um desperdício de tempo. De qualquer forma, sempre haverá uma parcela suficiente da população que tem a mentalidade guerreira para que isso sem necessariamente se tornar um problema, uma vez que uma população tão grande quanto no Brasil pense que a sua vontade será um conjunto suficiente de pessoas preparadas e adequadas para fazer o que é necessário de qualquer maneira.

Será que a população em geral, por exemplo, precisa estar ciente do brilho e significado do movimento xeque-mate do Fundo da Amazônia para que este seja bem sucedido? Isso tem sido bem sucedido sempre, mesmo se o conhecimento desta é limitado para aqueles que sabem sobre essas coisas.

Dito isto, tais ações de contra-insurgência não se limitam ao estabelecimento militar, embora a maior parte da responsabilidade recaia sobre estes. Membros alertas e engajados do público geral vêm se empenhando para empregar seus próprios “jeitinhos” para tentar minar aos esforços da engenharia-social de dividir-e-controlar da oligarquia Anglo-Americana no Brasil (embora não necessariamente conheçam tais ações que são conduzidas pela oligarquia Anglo-Americana, mesmo se eles estão informados do importante papel da Fundação Ford desempenha embora não entenda muito bem porque ela desempenha um papel).

O movimento Nação Mestiça, por exemplo, tem procurado usar o termo pardo e moreno para neutralizar a tentativa Anglo-Americana para dividir a sociedade ao longo de linhas rígidas de brancos e negros como é o caso das sociedades nos Estados Unidos e na África do Sul.

Assim, o impulso brusco de tal divisão racial entre brancos e negros é desviado e dirigido para longe por uma ênfase sobre a realidade do Brasil, onde há uma ausência de um dicotomia rígida codificada por cores, e em vez disso tem um contínuo de cores que reflete a realidade histórica e social do país. Se as autoridades reconhecerem a categoria “moreno”, como o movimento Nação Mestiça tem tentado fazer, então isso irá em um longo caminho para anular os esforços de divisão das oligarquias Anglo-Americanas.

As instituições militares deveriam apoiar este movimento civil em seus esforços patrióticos como um parceiro valioso na luta.

Brasil encontra-se confrontado com a formidável tarefa de navegar em um ambiente complexo e sofisticado, enquanto procura assumir uma posição na cena internacional condizente com seu tamanho e ambição. Uma grande parte do sucesso para navegar através desses desafios está em aceitar e se adaptar a essas realidades.

Parece que o Destino, com seu senso de humor, tornou uma desvantagem do Brasil em sua vantagem, isto é, numa sociedade cuja organização e estrutura  tem criado uma cultura de “jeitinho” para permitir que a população supere e contorne esse sistema social por vezes injusto, a uma abundância de pessoas bem dotadas com a astúcia e criatividade para vencer a oligarquia Anglo-Americana em seu próprio jogo, como o exemplo do Fundo Amazônia tem claramente se demonstrado assim.

O número de pessoas necessárias para fazer isso nunca precisa de ser grande, nem suas ações precisam de ser proeminentes e bem conhecidas. Enquanto um leme é uma parte pequena e invisível de um navio, é esta parte que determina a direção que o navio leva. Da mesma forma, um pequeno número de pessoas que operam nas sombras deve praticar sua arte sutil com habilidade superior que a sua cultura, por um acidente do destino, dotou-las. Destino conferiu-lhes a capacidade de prevalescer nessa luta. E no Grande Jogo, o Brasil está certamente destinado para jogar um bom jogo.


Peter de Mambla é um australiano que recentemente passou um ano no Brasil. É  bacharel em Ciência política pela Universidade de Monash e está atualmente a realizando o doutorado em Direito (Júris doutor) pela Universidade de New England, Austrália. Possui um grande interesse na geopolítica e, mais amplamente, nas questões relativas à boa vida (no sentido Aristotélico).


 

43 Comentários

  1. Nós brasileiros estamos acostumados A VENCER! A vitória, é a busca permanente do povo brasileiro e iremos DERROTAR qualquer inimigo dentro ou fora do nosso território.



  2. sonhar mais um sonho impossível…by Chico Buarque.

    vão acreditando em texto “arquitetado” e não se preparem para o chumbo grosso que a de vir…

    movimento civil é uma faca de dois gumes…

    “jeitinho” não tem vez ou lugar em situações críticas…

    aikido..Jiu-Jitsu.. pode ser eficaz contra oponente que não os conheca e/ou não use meios para os neutralizar.

    não somos como país melhores que .. Americanos ou Europeus e vice-versa.. porém absoluta certeza que o país mais “debilitado” sempre perde…

  3. Leucom torço p q vc tenha razão e sejam verdadeiras às suas afirmativas. Mais, vamos dar uma ajuda a Deu, ele é BRASUCA, eu sei, comprando uns caças novos,357 já serve, sendo:250 Su 35BM/S ,rafales etc,etc,etc, construindo uns 6 subs nucleares e lançando n satélites geoestacionários(3 ) e td isso p ontem, esse é o eskematozóide de prevenido, do seguro ,sds.

  4. Taí uma excelente síntese do “jogo sujo” que visa perpetuar o “subjugo do homem pelo homem”… Eu teria pouco a acrescentar… A não ser que, aqueles apossados da nossa máquina estatal que tão hábilmente tentam neutralizar as torpes ações dos “donos do mundo” são os mesmos que rezam pela mesma cartilha para se tornarem os “donos do Brasil”… Enfim, nós(povo brasileiro) temos a nossa própria máfia estatal doméstica para combater antes mesmo de nos lançarmos na luta mundial contra a “máfia mundial”… E QUE O “CRUEL” DESPERTAR DA NOSSA “MASSA” ESTEJA PRÓXIMO PARA, FINALMENTE, ERRADICARMOS A “SINDROME DO PINÓQUIO” DESTE PAÍS… AMÉM!

  5. Um dos melhores textos eu ja li sobre geopolitica.

    A abordagem de forma completamente diferente me fez ler com gosto!

    Ocorre que em pleno seculo 21, o que vemos no mundo e que manda quem tem as armas. Sempre foi e sempre sera assim.

    O Brasil vai ter ate 2030 ou 2040 pra se preparar para uma guerra de verdade, ate la, seremos um gigante de fato e sem os “pes de barro” que temos hoje.

    Provavelmente ate 2040 ja termos nossa forca de dissuasao nuclear, ou uma forca de armas de destruicao em massa que nao sera nuclear, mas que sera desenvolvida como uma arma de destruicao em massa “limpa” que nao deixe radiacao.

    Algumas potencias estao desenvolvendo armas desse tipo e o que nao nos falta sao genios.

    Sera que nosso pais nao sera vitima de alguma invasao ate acordarmos de fato? A historia dira.

  6. “Do complexo ambiente global o Brasil precisa traçar um mapa que se destina para navegar o seu caminho para a posição durável e que ambiciona e merece significa que o país deve alcançar dentro de seus recursos humanos a capacidade para utilizar a criatividade e engenhosidade necessária visando superar os desafios que estão diante dele. “”
    Please, onde esta o original.

  7. O Brasil está dando passos firmes para a nossa auto defesa, é só olharmos a END e as ações que visam nos reequipar, são subs, caças, Satélites, fabricas de fuzis. helis, veículos blindados, etc… O importante é sabermos que tipo de guerra podemos ter com a OTAN, não adianta compramos 1000 caças, pois ainda não serão suficientes para a OTAN e ainda vai levar o Brasil para uma despesa enorme para mantê-los. A guerra será assimétrica, daí a aquisição e modernização de submarinos para a marinha e fuzis e meios de transporte para o exército, o próximo passo será a defesa antiaérea que não existe atualmente, avançamos muito nos misseis de todas as categorias e estamos avançando no VLS. Quero salientar que desde 1987 nós já enriqueçemos urânio a 20%, os israelenses estão em polvorosa porque o Irã começou agora a enriquecer tb a 20%, imaginem o que não temos guardados sob sigilo no campo de artefatos nucleares, afinal são 25 anos enriquecendo urânio e ninguém é bobo de não dar um viez militar nisso. Portanto não achem que somos cordeirinhos esperando calmamente o lobo para levantarmos uma bandeira branca.

  8. o jeitinho brasileiro, a burrocracia, a falta de interesse do povo em querer mudar(melhor educaçao e ……..), a falta de “ser” guerreiro , é o que destroi este pais.

  9. Carambolas!.. Pra quem quer entender porque que o Brasil não joga em ‘preto no branco’ ta aí o motivo! Se for este o real motivo é jogada de gênio! Como expos.. o jeitinho brasileiro vai botar pra sambar todo o mundo!.. Radicalidade pode ser o fim mesmo!..

  10. O autor, fã de carteirinha da pacificidade do brasileiro e de seu ‘jeitinho’, ignora a capacidade combativa do povo, acreditando que não há como torná-la patriota aos moldes americanos e europeus, ou seja, capaz de auto sacrifício em determinadas situações. He,he,he… Ele ainda não conhece o brasileiro. É fato… Tem que ser catastrófico, mas há eventos que forçam nosso povo a agir assim, e, creia-me, não fique na frente dele neste momento… Não costuma sobrar muito de quem nos subestima… []´s

  11. Então precisa um encantador de Cangurus viver uns anos no Brasil e achar que descobriu o X da questão e posa de Bacharel para a maioria de voces como sempre entoarem Canticos Oh como nunca antes na historia deste pais rsrs rsrs Agora se descobriu a doutrinação midialitica,os slogans de impacto espiritualizados e a conscientização saude é o que interessa e o resto não tem pressa não é mesmo rsrs So faltou voces fazerem YEEEHYEE…Para que invadir o Brasil se é mais facil persuadir os Brasileiros de boa vontade dispinibilizarem voluntariamente tudo o que Corsarios Anglos desejarem.A Geopolitica e a Geoestrategia mudou e mudou muito e pelo visto a maioria dos Brasileiros ainda levarão decadas para aceita-la,decadas para compreende-la e decadas para adaptarem-se e quando isso acontecer ela ja tera outra cara.A faca e o queijo estão nas mãos de quem tem grana para gastarem,aquecido mercado,dominio comercial e propriedade de energeticos e materias e esses são os BRICS e os paises pobres que direta ou indiretamente teem uma mesma visão em relação ao dominio Anglo.So quem pode cometer a cagada de usar artefato nuclear contra alguem é um possivel louco Judeu ou Norte-Coreano.O mundo Ocidental não esta em condições de empreender uma guerra convencional de larga escala e se tentarem serão derrotados.A saida deles é a diplomacia embora segmentos minoritarios ainda pensam que falar grosso e ameaçar ainda causa algum impacto…….A materia diz:”Brasil encontra-se confrontado com a formidável tarefa de navegar em um ambiente complexo e sofisticado, enquanto procura assumir uma posição na cena internacional condizente com seu tamanho e ambição”……O Brasil na verdade vive uma crise de identidade como a Putinha que livrou do Cafetão e não sabe o que fazer com sua liberdade e vagueia nas proximidades do puteiro com saudades dos puxões de cabelos,tapas na bunda e na cara.Ainda pensamos que agradando a todo mundo ficaremos bem na fita mas que fita?Se voce tem ambição de ser reconhecido como emergente potencia voce tem de decidir de que lado voce esta.Voce esta do lado dos dominadores Globais ou esta do lado dos emergentes e dos pobres subjugados?Ficar la e cá é ter a certeza que na hora que o pau cantar todos irão querer devora-lo ainda mais voce tendo necessarios atrativos de cobiça.É uma perda de tempo tirar do Brasileiro para comprar fidelidade de ratazanas e pensar em dar beneficios a ganaciosos achando que compraremos seus apoios e suas proteções.Se queremos sermos reconhecidos pela importancia global que hoje temos não so como pais logistico mas como mercado consumidor e promissor meio de investimento internacional dependemos unicamente de nos conscientizarmos disso,fazermos o dever de casa e priorizarmos o que é nacional e criarmos proteção e defesa.Ninguem da a quem tem potencial de liderança o meio necessario de emancipar-se.

  12. Texto phoda, pelo que entendi a gente faz de bobo,corrupto e lerdo e de sem interesse para as grandes questões mas na verdade estamos dando rasteira em todo mundo…
    Por fim o nosso “”jeitinho brasileiro”” é a nossa Arma mais poderosa.

  13. Incrível como texto deixa claro que essas estratégias anglo-americanas está tão presente na mídia brasileira. “Dividir para conquistar”. Aqui, isso nunca vai dar certo, o brasileiro ama se misturar e parece que só agora a mídia se deu conta disso.

  14. LULA TRAIDOR DO BRASIL, VENDIDO PARA AS MULTINACIONAIS
    Realmento eu acredito muito que nossos politicos usam a tatica do AI KE EU DO, Tudo oque o Brasil tem de riquesa enquanto vc me da propina.
    Em novembro de 2008 LULA ( Luiz Inacio da Silva) passa o final de semana hospedado em uma casa que pertence ao grupo Moreira Sales e da multinacional Moricor que exporta 95% do NIOBIO de Minas Gerais. Por meio de ONG a multinacional extrangeira financiou o progeto do instituto cidadania presidido por LULA. A ligaçao de LULA com a multinacional da prejuizos de 15 Bilhões de dolares ao Brasil. O Niobio é utilizado na fabricação de material belico (caças, ogivas nucleares). Podera ser essa fonte do dinheiro para LULINHA comprar uma fazenda de 43 milhoes de reais e uma mansão de 8 milhões.
    Enquanto a esquerdistas e direitistas ufanistas se degladeiam os politicos vendem o Brasil balatinho.
    LULA mais um TRAIDOR do BRASIL
    Veja a entrevista no youtube :
    Nióbio – parte 1 – o minério que o mundo precisa

    http://www.youtube.com/watch?v=1uSP9OHVOUM&feature=related

  15. Nióbio, palavra proibida aos brasileiros

    Ninguém teve coragem de investigar…

    O nióbio é um metal sem o qual não se faz foguetes, mísseis, turbinas, armas, aços especiais e instrumentos cirúrgicos. Pois saibam que 100% do nióbio comercializado no mundo é brasileiro. Mas oficialmente exportamos só 40% do produzido. CADÊ A DIFERENÇA? SUMIU?

    RESULTADO: subfaturamento e prejuízo certo de bilhões de dólares.

    Não é de se estranhar que a maior reserva de nióbio em extração está na cidade de Araxá (MG). O prefeito atual foi eleito pela interessante e inusitada coligação de 14 partidos: PT/PDT/PL/PMDB/PSDB/PSC/PP/PPS/PFL/PSDC/PSB/PV/PSL/PC do B.

    Isso após Lula ter se hospedado na casa do presidente da CMN, a maior exploradora do nióbio brasileiro, e de ter seu programa Fome Zero financiado pela ONG dessa companhia (Folha de S. Paulo).

    Estão imaginando o mesmo que eu?

    E tem mais:logo após o assento do PT no governo nacional, o presidente Lula decretou a criação da reserva “indígena” Raposa Serra do Sol…

    E é de se estranhar mais ainda quando os índios se rebelaram, pegaram em armas e fizeram policiais federais como reféns, exigindo o cancelamento do decreto que cria a tal reserva. Perguntinha ingênua: mas se não são os índios que estão exigindo a criação da reserva, quem seria?

    Ganha uma das maiores reservas do mundo de urânio e nióbio quem souber responder…

    Para finalizar, em recente entrevista o secretário de Turismo da cidade de Araxá relatou a importância do Nióbio…

    “Pra que vocês tenham uma idéia daqui, os hotéis da cidade vivem abarrotados… e não só pelos turistas que visitam a cidade em razão do balneário junto ao Grande Hotel, onde se encontram os tratamentos em saunas, duchas, hidroterapia, mecanoterapia e aplicação da lama medicinal… os hotéis ficam abarrotados principalmente pelos americanos, japoneses, europeus, canadenses, árabes, e endinheirados do mundo inteiro atrás desse tal de nióbio…eles precisam dele para mil e uma utilidades… principalmente para a fabricação das turbinas dos aviões…”

    Com a palavra, a sociedade brasileira!!!

    Fonte
    http://luzdeluma.blogspot.com/2006/11/uma-palavra-proibida-para-os.html

  16. 15 US$/ano (QUINZE BILHÕES DE DOLARES POR ANO), são perdidos pelo povo brasileiro. Me desculpem pelo oque vou dizer, é por pura raiva.
    Enquanto isso os babacas alienados, ficam se preocupando sobre qual sera o caça escolhido no FX2. Se deve se americano ou frances.

  17. Um belo exemplo de “cegar” o povo, é o governopoliticos e principalmente a “grande mídia”, agir como no filme “V de vingança”.

    A nação mais conciente, fatalmente será a mais preparada para as adversidades futuras. Os corsários do G7 (não só os Anglos-Americanos), estarão prontos sempre a saquear as riquezas alheias, mesmo que sejam em terras pacíficas em tese (vide America Latina).

    Primeiramente nosso dever de casa é entender, o jogo sujo jogado pela mídia, políticos e até os poderes estabelecidos (usados por alguns grupos em causa própria).

    Mas o maior risco, ainda continua sendo o “Risco Midiático”, esse é terrivel e adora Brasileiros desavisados que gostam de notícias prontas, quentinhas, no ponto para serem consumidas, sem que não gastem um neuronio para racionar sobre a mesma. No sofa da sala de muitos Brasileiros (na frente da TV) é que mora o perigo, lá o certo pode ser vendido como errado e o errado muitas vezes virá o certo. E infelizmente vários veículos de informação ao contrários que muitos imaginam, são usados para fazer exatamente “a cabeça do Brasilereiros” para os mais variados fins.

    A maior leviandade da “grande mídia” porém é a interferência na disputa de poder, tomando parte e apaoiando partidos políticos descaradamente, como se não vivessemos em um país democratico.
    Na última eleição para presidente no Brasil, um candidato apoiado intensamente pela “grande mídia” fez uma mistura explosiva (nitrobicerina pura), misturou POLITICAxRELIGIÃO. Envolver religião e política nunca deu certo em nenhum lugar do mundo, mas a “nossa midiazinha” ficou quietinha sem uma crítica sequer, para não atrapalhar o “seu candidato”.
    Encontrar o país dividido é tudo que os gringos guerem, para começarem com seu jogo sujo de sempre.

    Enquanto não soubermos o que esta acontecendo dentro do nosso próprio país, não saberemos nos proteger das “fundações ford’s” da vida.

  18. A Elite Brasileira
    Acho o australiano está pedindo o BR fazer o que sempre fez, uma elite decide pelo povo todo.
    Isso foi feito até agora, aqui sempre governou a elite, se Lula deu mais cesta básica, bolsa sei lá, é porque a elite brasileira é sabia e escutou a voz do povo pedindo mudança.
    Desde que comecei escrever aqui falo o mesmo, devemos muito à elite brasuca, pra começar a unidade territorial do Brasil.
    A Elite continuou com a política portuga de manter boas relações com os ingleses, e isso nos poupou da balcanização que sofreram os latinos. Também o fato dos próprios portugas não terem dividito o Brasil foi de grande ajuda.
    .
    [Na verdade a culpa da balcanização dos países hispânicos, ninguém viu até agora, nem os próprios historiadores hispânicos, mas a culpa não foi da Inglaterra mas da própria Espanha, foi a Espanha que dividiu o território em vice-reinos no que depois foram outros tantos países, os ingleses só empurraram com a barriga uma divisão já feita pelos espanhóis. Os leitores dos países vizinhos já podem espalhar a notícia.]
    .
    Voltando na matéria, o que pede o amigo aussi(da terra dos cangurus) não é mais do que o BR está fazendo há anos, uma elite decide o que é melhor, e até agora isso funcionou, com uma exceção.
    .
    Vamos partir do suposto dos últimos governos, desde 1964 até 2010 serem governos da elite, é na verdade o que eu acredito, mas vamos imaginar que o governo militar, Sarney Collor FHC e Lula foram governos da elite.
    Um petista pode me dizer, não, o Lula não foi um governo da elite, é, não foi no sentido que ele mudou algumas coisas, mas foram coisas acho que a elite aceitou mudar, porque o cidadão votou mudança.
    Aí está a essência da elite brasuca, ela também tem esse jeitinho tão admirado pelo australiano.
    A elite vem governando este país com essa política de evitar confrontos internos e externos.
    .
    Vamos com a ‘exceção’, vou ser direto, a única maneira de ‘evitar confrontos no plano internacional’ é aceitar a predominância dos EUA.
    Isso foi o que aconteceu com a elite brasileira.
    Ela, então é quem está por trás do BR não virar potência militar.
    [Algum camarada aqui com mais conhecimento poderá analisar a existência de correntes internas dentro da elite, parte da elite é maçónica e claramente pro-inglesa por exemplo, outra parte é desenvolvimentista tipo Gerdau etc.]
    .
    Então, o quê fazer meirmão?
    Acho o último que devemos fazer é seguir o conselho do australiano, só conscientizando e mobilizando o povo o BR poderá ocupar um lugar de destaque, já não devemos confiar em elites vanguardas ou sei lá.
    .
    Até agora funcionou em parte, o país se manteve unido, o BR é a sexta economia, a indústria brasuca é a sexta também, temos a Embrapa e muitas outras coisas, mas daqui pra frente, só com a participação do povo brasileiro. Chegou a hora do povo brasuca mostrar que pode tomar conta do seu destino.

  19. E.M.Pinto, parabens, amigo! Isso dá gosto de ler, bem diferente de cliches e maniqueísmos ideológicos. É um artigo de reflexão para quem está acostumado a raciocínios estratégicos de ordem superior, sem maudade, coisa para poucos aqui.Chegamos a leitura até o fim com a sensação de ter cumprido uma jornada prazeirosa.

  20. Ta na hora de uma investigação dos interesses por tras das relações de Ongs europeias com os indios do Brasil
    http://www.noruega.org.br/News_and_events/Noruega-e-Brasil/Programa-de-apoio-aos-povos-indigenas/O-Apoio-Noruegues-aos-Povos-Indigenas/

    A noruega passou o ano de 2011 acelerando seu projeto de abrigos nucleares com a desculpa de que são abrigos para catastofre climatica outros acreditam que é para enfrentar as consequencias de um tal planeta Nibiru e se for para a guerra nuclear que judeus, europeus e americanos estão planejando? Alguem tem informções sobre estes abrigos ?

    Nobres colegas, U ponto que poucos falam é a aliança entre Elites da Europa e EUA com Lideres e empresarios do Brasil junto com a Igreja Catolica.

    Existe tambem um confito energético a nível espiritual

    Invertam a palavra ROMA e vejam quem é que a Igreja Católica Romana combate.

  21. “Então investir muita energia na tentativa de transformar uma população pacífica em uma população guerreira pode ser um desperdício de tempo”.

    Acho que isso se aplica apenas à Suiça.

    Esse autor quer que fiquemos desdentados, pois essa é uma estratégia que utilizamos no decorrer de nossa história.

  22. Pelo que entendi, o autor ressalta como uma vantagem inesperada a passividade e a forma habitual dos brasileiros resolverem os pepinos sem a confrontação habitual de outros povos.
    Ele reforça que esta propriedade inesperada tem dado resultado pois evitou por diversas vezes a confrontação formal com potencias de ontem e hoje.
    O que tal como ele eu considero positivo, em moemnto algum ficou claro pra mim que ser malandro seria algo bom, mas sim que a maladragem tem nos garantido a sobrevivência dentro de um senário dominado por interesses, forças e pressões.
    Tal como ele eu ressalto que esta “propriedade” que tem se mostrado eficáz até agora diante das adversidades, deveria ser melhor explorada e estudada e desta forma, nós, brasileiros poderíamos responder melhor as ameaças as quais estamos sujeitos.
    O Autor cita a elite Anglo americana não ao acaso, é ela quem domina o ocidente e é sobre ela que estamos sujeitos, já que a Chinesa e Russa, não estão ao nosso alcance e portanto estamos pelo menos até agora fora da sua área de influência.
    Por último, os Ensinamentos adquiridos aqui deveriam ser igualmente praticados por quem quer se ver livre de dominações e confabulações de grupos dominantes, sejam eles russos, americanos, inlêses eou chineses.
    A guerra assimétrica está nas ruas do Brasil, basta parar para ver o porque as políticas públicas foram as geradoras dos altos índices de criminalidade e violência que assolam o país, das campanhas por criação de minorias e lutas sociais.
    Até agora temos contornado com o “geitinho”, mas até quando? e se tem funcionado, como podemos melhorá-lo?
    Quanto as elites, não se iludam meus amigos, são elas quem dominam e sempre dominarão as nações

  23. parte deste texto me fez lembrar muito daquele filme
    “planeta dos macacos”, é lamentavel alguns acharem que a malandragem vai trazer algo de bom ao nosso pais.

  24. Milton Brás Cabral disse:
    27/02/2012 às 10:29
    A Elite Brasileira
    Acho o australiano está pedindo o BR fazer o que sempre fez, uma elite decide pelo povo todo.
    ==
    ==
    Eu entendi de outra forma: entendi que questa é a concepção de como o Brasil está se movendo no tabuleiro. Mas não acredito que estaremos tão mansos quando começarmos a perder os privilégios já adquiridos. Nosso país não foi construído só de paz e amor. É verdade que fomos amansados pela televisão, mas a hora que faltar dinheiro para pagar a conta elétrica……rsss
    Concordo com vc, mas vejo com simpatia grande parte do que o australiano falou. Porém, é também motivo de vergonha, pois mostra que ainda precisamos nos rastejar para conseguir o que precisamos.

  25. como a midia e as proprias escolas nao ensinam como foi a conquista do quinto maior pais do mundo ,alguns acham que somos pacificos se fossemos pacificos o brasil seria do tamanho do rio de janeiro ,para mim o texto é muito parecido com a maioria dos que aqui sao postados ,mas como é um angloaustraliano talvez dispertou mais atençao ,o que eu entendi do texto ,na guarda guerreiro levanta a cabeça pois a imprensa sionista e os anglos americanos continuam a tentar tirar a amazonia das nossas mãos .o brasil tem que acelerado se reaparelhar pois o tempo é curto .poem aquela materia do wike que esta rolando sobre a espionagem americana dizendo que nossa marinha é uma bost@.

  26. entao ja que comentaram sobre o texto eu vou ser bem sincero ,tem alguns que criticam os erros de portugues que outros cometem ,mas esses mesmo que criticam ,são horriveis em interpretação de texto ,saber interpretar o que foi escrito em um texto é fundamental para se expressar sobre o assunto ,podendo até na prova ter um valor maior que os erros de portuga .

  27. E.M.Pinto, nao tinha visto seu comentario, pois acho que foi atualizado ao mesmo tempo, concordo com vc, a malandragem pode até ajudar(nao tanto assim) a nós brasileiros no cenario externo, porem no interno so nos prejudica, e concordo com vc no que disse “”Até agora temos contornado com o “geitinho”, mas até quando? e se tem funcionado, como podemos melhorá-lo?””
    este geitinho de solucionar os problemas nao vai muito longe, pois nao a como vc sempre ficar caminhando com o “geitinho”, é muito melhor começar de uma forma correta do que caminhar pelo “geitinho”.
    sds a todos.

  28. discordo plenamente do texto, em lugar que todos querem ser malandro, o que acaba sobrando e muito trouxa, não quero de maneira nehuma que minha patria amada se torne uma puuutencia intervencionista nojenta, temos melhores exemplos a seguir( australia, suecia, canadá, etc..)mas exeço de passividade, me cheira a descasso e covardia, por isso somos um fazendão do mundo, com potencial de sermos uma grande nação, uma pena !!!

  29. o jeitinho nos trouxe até aqui. mas passamos por guerras e tentativas de invasão superando as adversidades. O autor talvez não conheça toda nossa história. A verdade é que somos grandes, numerosos, ricos e espertos e, assim, temidos.

  30. Oque governa o mundo desde as caravelas é o comercio em escala!Por isso que a China está se dando bem, o Brasil tem que ampliar seu comercio global, só que não conseque nos mercados desenvolvidos porque já está tomado por eles! O caminho é a america do sul e a africa, os novos mercados que serão ocupados pelos desenvolvidos do norte, só que o mercado de lá e de cá é ainda incipiente; logo é aí que devemos entrar, construindo infraestrutura em troca de mercado consumidor, antes que eles façam; precisamos de certa maneira agir como a china, e então, a partir do Estado criar capacidade produtiva que agregue tecnologia e valor, industria automobilistica genuinamente brasileira por exemplo!Fabricar as partes efetivamente de valor do avião, o motor por exemplo! Lembram do gurgel, que o gov. não deu valor,preferiu financiar usineiro no nordeste!Eles estão respeitando o Brasil hoje não é porque tivemos o lula, e hoje uma mulher governando, mas sim porque geramos dois trilhoes e alguma coisa de riqueza no mundo, e em dolares, e ainda temos quase 400 bi U$ no caixa!Isso é que é poder, tudo mais é discurso!Só precisamos ampliar isso até uns 10 trilhoes de U$, e aí, seremos potencia pra ninguem duvidar!No final a gente apinha o litoral de misseis nucleares sem destino certo, aí então, eles vão nos endeuzar unanimente!

Comentários não permitidos.