As violações aos direitos humanos ocorridas na repressão da guerrilha do Araguaia (1972-1975)

Centro pela Justiça promete campanha contra País caso investigação de violações no Araguaia não ocorra.

O Centro pela Justiça e o Direito Internacional (Cejil), promete uma campanha internacional contra o Brasil caso ele não cumpra a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos que o instrui a investigar e punir as violações aos direitos humanos ocorridas na repressão da guerrilha do Araguaia (1972-1975). O Cejil ajudou a abrir o processo na Corte e a decisão advertindo o Brasil foi anunciada em 2010.

“Este ano vão se cumprir dois anos sem avanços substanciais. Não faz sentido um país que quer entrar para o Conselho de Segurança da ONU se recusar a avançar na punição dos que, em nome do Estado, cometeram essas violações. Qual a idoneidade do Estado brasileiro para decidir sobre possíveis intervenções em outros países?”, questiona Beatriz Affonso, diretora do Cejil.

Apesar de o Congresso ter aprovado a criação de uma comissão da verdade para apurar as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, o Brasil ainda é um dos países da região que menos avançaram na abertura dos baús do período autoritário. A comissão, a princípio, foi comemorada pelos grupos que representam as vítimas do regime, mas alguns apontam para o risco de a iniciativa ter sido apenas uma cortina de fumaça para reduzir o impacto da decisão da Corte. Beatriz, por exemplo, reclama que a Presidência teria ouvido apenas os militares sobre sua configuração técnica.

A comissão não deve ter poderes para fazer convocações nem julgar os crimes, mas desde o princípio, seu projeto causou inquietação entre setores das Forças Armadas. Segundo especialistas, a resistência é bastante limitante, já que tais comissões tendem a ter grande impacto nos países em que as Forças Armadas as veem como uma oportunidade para ganhar legitimidade, distanciando-se do passado.

Conforme explica Marcie Mersky, do International Center for Transitional Justice, contratado pelo governo como consultora no início do projeto, o impacto da comissão dependerá, entre outras coisas, de sua capacidade de ganhar a confiança da sociedade: “É essencial que a indicação seja feita de forma razoavelmente transparente”.

Fonte: Estadão

19 Comentários

  1. NADA MAIS QUE REVISIONISMO ESQUERDISTA… querem agora reescrever os FATOS… a não ser que criem uma lista negra de livros serios que tratam do tema para que as novas gerações acreditem em uma nova e MENTIROSA leitura, NADA mudara os fatos… os mortos no araguaia eram figuras sinistras que pegaram em armas para criar em solo patrio uma guerrilha com fins revolucionarios… NADA MAIS… morreram sabendo o que faziam a mando da internacional comunista… não eram homens de bem a procura de justiça… muito pelo contrario… justiçaram muitos dos proprios partidarios… será que querem canoniza-los agora?… vai ser dificil dada a farta documentação sobre o tema… vão querer aniquilar todos os que se colocarem contra esse revisionismo?… tipico de revanchistas… mais uns anos e nos livraremos de todos eles… dai a pressa que teem em mudar os FATOS… vaiam com Dios, camaradas…

  2. Deixa eu ver se entendi Blue Eyes, Na Resistência tentar ver o que aconteceu saber dos fato é “revisionismo esquerdista”. Não entro no merito do por que lutavam, mas como cidadão gostaria de saber o que aconteceu. O pior terrorismo que existe é o de estado o que foi feito naquela epoca nao tem perdão os militares que se prestaram aquele serviço são da pior especie de humana que existe pessoas capazes de torturar e agora vem falar de revanchismo realmente existe muitas pessoas ignorantes nesse meu país. Tenho o direito de saber o que aconteceu tenho o direito de saber quais foram os “generais de pijama” que participaram disso ou tu defente este tipo de gente torturadores covardes

  3. NO ARaguaia havia um conflito armado tanto pelo exercito quanto pela guerrilha,o Lamarca executou umcabo ou soldado do exercito a sangue frio,que era seu prisioneiiiiiro,nao quero tomar uma posicao de direita ou esquerda mas apenas ser justo,sou a favor que se veja os abusos cometidos,mas por ambos os lados,como eu disse no ARaguaia havia um conflito armado,nesse tipo de situacao ou vc mata ou morre.HA uma lista grande no qual esse centro pode se preucupar,que tal a revolucao cultural na china,os campos da siberia no periodo stalinista,a ditadura de FRanco na Espanha,os Palestino.

  4. vou responder sabem quando vão punir a resposta nunca no brasil crime prescrever se for acaba com isso e a lei da anistia acabar a nossa presidenta tem que voltar pra cadeia .
    ´´rafael defente este tipo de gente torturadores covardes´´. esse tipo de gente que você se refere são brasileiros .
    que tem familias . tem um cidadão que falou que hoje o torturadores anda em shops eu não vejo a unica coisa que vejo são criminosos em liberdade o generais das antigas se não morreu é velho gaga.

  5. daqui a alguns anos vão aparecer “centros de pesquisas indoneos” ¬¬, e sem fins lucrativos ( rsrsrs) que vão querer rever as ações contra o cendero luminoso, as farcs e ate mesmo a al quaeda, isso e desinformação pura, senhores que se dane a porcaria da direita, e o lixo da esquerda, isso são conceitos falidos do seculo passado, vamos aos fatos, grupos de guerrilha e paramilitares são traidores e cometem crimes contra a nação, ou alguem vai justificar os sequestros e o apoio ao trafico que as farcs( pseudo esquerda) ou os grupos para militares (pseudo direita) fazem na colombia a decadas ?!! algumas viuvas do muro de berlim talves queiram isso para o BRASIL tambem, sinto muito pelos jovens que são cooptados por orpotunistas, para servirem de bucha de canhão nesses movimentos ridiculos, se aproveitam do romantismo e da impetuosidade da pouca idade para iludilos.


    ideologias estemistas são como uma carroça, que enquanto alguns burros puxam a carga, os fisiologistas malandros vão em cima, so apreciando a paissagem, ne JOSE GENOINO ??


    PARABENS AO EXERCITO,que acabou com o mal pela raiz, o brasil tem problemas demais para ter que aguentar tambem uma guerrilha criminosa imunda, no coração da patria !!

  6. Rafael, tanto qnto tu defendes os torturadores covardes como Carlos Lamarca ou terroristas como Mariguela… fica a criterio de cada um achar quem foi mais bandido… quem defendeu o povo ou quem queria escraviza-los?… se a esquerda tivesse vencido, estariamos até hoje sob a ditadura dos hipocritas (também chamada do proletariado)… dois videos que tudo esclarecem: http://www.youtube.com/watch?v=UeXIrPc_O8o e http://www.youtube.com/watch?v=-ow8bwE3fhw&list=UUf93VvTVit02MuCRWwrGv_w&index=1&feature=plcp …REVOLUÇÃO DE 1964 – A Verdade Sufocada & BRASIL, GUERRILHA E TERROR – A Verdade Escondida… assista e se esclareça finalmente…

  7. Essa causa seguida em frente só ajuda a quem deseja dividir o Brasil. É uma guerra assimetrica de quarta geração. Nisso sim deve ser aplicada a tal técnica brasileira do Aikido em matéria postada aqui no Plano Brasil.

  8. Rafael, não sei sua idade, mas supondo que sejas jovem, creio que muita coisa ainda não esperimentastes… deixo aqui um link que, encarecidamente, peço que assistas… não se trata de politica, mas de conhecimento… ficaria muito feliz se assistisses… espero que lhe sirva de algum proveito… na paz… saudações…
    http://www.youtube.com/watch?v=BblYHIPM92s&feature=related
    VAIDADE, VAIDADE!!! TUDO É VAIDADE – Eclesiastes.

  9. Não vejo nada de mais dar nome aos bois, pois é somente isso que será feito, o Supremo já se posicionou e a lei da anistia não será mudada. Por quê tanto medo desta comissão da verdade? Será que os direitopatas estão temendo que os organismos internacionais passem a cobrar punição depois dos seus nomes e suas atrocidades reveladas? Será que eles temem que aconteça aqui o que já está acontecendo no Chile e na Argentina onde torturadores estão indo em cana? No mais, não entendo que esses canalhas defendam tanto a queda de ditadores no oriente médio baseados no massacre contra civis e recorrendo aos direitos humanos,mas quando o assundo é relacionado aos ditadores e torturadores do brasil que mataram civis, eles dizem que não pode. Cadeia nestes canalhas assassinos e torturadores, sejam ditadores ou guerrilheiros, matou ou torturou sem legitimidade tem que ir em cana.

  10. Vejam que quem está cobrando é um orgão internacional ligado a corte interamericana de direitos humanos, ou seja, não é um esquerdopata de plantão.

  11. É mesmo? e Guantanamo ?, e os massacres da Otan contra civis no Iraque, Líbia e Afeganistão, tem um sargento americano que junto com sua equipe chassinaram uns 15, foi julgado e punido com um pernoite, dá licença, falta do que fazer.

  12. Alexandre, está se traindo. No início do post, diz que o Supremo já se posicionou e que a lei da anistia não será mudada. No final do post, pede mais uma vez, pois já se posicionou em outros posts, “cadeia nesses canalhas assassinos e torturadores”.
    —–
    Meu caro, se o STF já se posicionou, se a lei de anistia não será mudada, mexer nessa ferida para quê?!
    Para que um ex-guerrilheiro ou um militar que participou da luta anti-guerrilha não possa mais ir ao Shopping, ou sair para um restaurante?
    Esqueça, vá em frente.
    —–
    Veja os vídeos que o Blue Eyes sugeriu. Veja com isenção de animo.

  13. Os direitos violados foram os dos caboclos, dos moradores da região… Violados pelas forças armadas, despreparadas (na forma de recrutas que, depois de algumas baixas partiam para o revanchismo), e pela guerrilha, em operações de terrorismo que assassinavam os que não se alinhavam com elas e assaltavam quem não lhes supriam as necessidades. Mas, claro, fica apenas a apuração dos “pobres” guerrilheiros que tinham parentes ou contatos ricos ou, hoje, servem de plataforma política interna ou, pior, externa. Paro aqui, pois política é como água benta… cada um toma o quanto aguenta! []´s

  14. quando se começa uma guerra nao se pode lamentar por mortes.

    e nos sabemos muito bem quem começou foram os COMUNISTAS.

    e cuba o comunismo la matou + de 100 mil pessoas.

    vao investigar alguma coisa e alguem vai ser punido.

  15. primeiramente o brasil nao pode ser acelerado a fazer alguma coisa por organismos internacionais ,sabemos o tempo certo,segundo a comissao nao pode só investigar os direitas e esquerdas ,pois quem sofreu mesmo foi a populaçao civil daquela regiao e do basil inteiro ,pois o regime militar foi tao incapaz que a maioria dos que ele persequiram estão no comando da nação ,mas porque então a decisão de se investigar esse passado ? porque esse passado foram feitas varias decisoes geopoliticas que nos colocaram com o nome de terceiro mundo por decadas quero saber o porque das decisoes erradas devemos querer saber dos traidores do pais o porque que um regime militar pode ter deixado um pais tão desmilitarizado visita os quarteis e voces verao como eles estavam abandonados bem antes dessas geraçoes de governos civis a bagunça já vinha de longe,o que o regime foi otimo em aumentar as pensoes de tal forma que hoje em dia gasta mais pagando pensao do que no proprio reaparelhamento das forças armadas, é isso que para mim serve a comissao de verdade e justiça sabendo os erros do passado poderemos evitalos no futuro .um salve para os guerreiros.

  16. Prezado “Capa Preta”, apesar do tom irônico dos seus argumentos, creio que estes refletem de maneira bastante objetiva o que de fato poderá vir a ocorrer num futuro próximo. Tenho minhas dúvidas se o EB acabou com o mal pela raiz, pois ainda existe muito foco de resistência. Presumo que a consciência dos valores esteja invertida.

    E por falar em resistência, o “Blue Eyes” é sempre cirúrgico.

  17. “”O Centro pela Justiça e o Direito Internacional (Cejil), promete uma campanha internacional contra o Brasil caso ele não cumpra a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos que o instrui a investigar e punir as violações aos direitos humanos ocorridas na repressão da guerrilha do Araguaia (1972-1975). O Cejil ajudou a abrir o processo na Corte e a decisão advertindo o Brasil foi anunciada em 2010″”……………………………………………………………………………………………………………………………………………………Isto é um verdadeiro ultimato a Soberania Nacional.Então precisamos sermos precionados por externos para fazermos justiça mas que justiça a justiça que eles querem.Tem muita gente aqui no Brasil ESPERANÇOSA POR INDENIZAÇÕES PAGAS AS CUSTAS DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO.Se voce escolhe o uso das armas e ir a guerra para prevalecer sua vontade como quer ser tratado pelo inimigo,com caviar,vinho Frances e Wiskey do bom?Se voce for a guerra contra mim e eu te pegar prefira morrer porque vou tirar sua péle todinha e depois de muito tortura-lo vou pendura-lo de cabeça para baixo e espetar um canudinho fininho na sua gigular so para eu ficar olhando gotinha por gotinha seu sangue pingando e voce tendo convulções ate se esgotar sua vida.Depois sua familia vai a Corte de Haia ao Procon ao Forte Apache A PQP.Vejamos se o Centro de Justiça precionara o governo Colombiano a favor das FARCs e se o povo Colombiano aceitara pagar indenizações e ainda reconhecer as FARCs com LIBERTADORES NACIONAIS E DEFENSORES DA DEMOCRACIA.Ai alegarão que la é diferente que teem governo civil.Sou a favor que se julgue tudo e todos e que sepultem dignamente desaparecidos NÃO EXISTE DEMOCRACIA COM CÓRPOS INSEPULTOS mas sou terminantemente contra esse revanchismo de caça as bruxas querendo fazer um Santa Inquisição com um justiça parcial,com um prato e caolha…Concordo PÉDECÃO Foram realmente incapazes e a maioria que combateram hoje estão na vida publica nos roubando.Na situação esta a maioria deles e na oposição o restante.So uma certesa temos a cada dia mais evidente TODOS ESTES NÃO PASSAM DE MEROS BANDIDOS E VISAM APENAS SAQUEAREM O BRASIL E OS BRASILEIROS.

Comentários não permitidos.