Novo Caveirão do Bope deve ser o Maverick, da África do Sul

Foto: Wellimgton Gomes Blog Defesas Aéreas

 

Sugestão: Darkman

Rio –  Uma comitiva da Secretaria de Segurança, que inclui o secretário José Mariano Beltrame, viaja este sábado à África do Sul, para fazer a última análise antes de comprar os novos blindados para as polícias Militar e Civil. É a nova geração de Caveirões – mais compactos, ágeis e velozes – que chega para substituir os atuais, evolução de carros-fortes adaptados.

Após inúmeras análises e testes, o veículo blindado favorito dos policiais é o Maverick, da empresa sul-africana Paramount. “É o melhor, preenche todos os requisitos”, afirmou ao IG um dos envolvidos na escolha técnica. Há uma licitação em curso, da Secretaria de Segurança (Seseg), ainda sem resultado anunciado.

Foto: Divulgação

Há urgência. No dia 6, a Seseg publicou “aviso de processo de aquisição de veículo blindado de uso policial”, informando que, “em razão da necessidade imediata, (…) iniciará o processo de aquisição de veículo blindado pesado de uso policial, adequado às características próprias das operações policiais desempenhadas pelo Bope”. Os fabricantes interessados deveriam apresentar a proposta até terça-feira.

É para acertar os últimos detalhes e especificações técnicas que Beltrame, os comandantes do Bope, tenente-coronel Renê Alonso, e do Choque, tenente-coronel Fábio Souza, e uma equipe da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), unidade de elite da Polícia Civil, vão à África.

Demanda antiga do Bope

A Secretaria de Segurança do Rio vem estudando, há anos, diversos modelos de blindados. Com a ascensão do ex-comandante do Bope, coronel Alberto Pinheiro Neto, à chefia do Estado-Maior da PM, demandas do gênero para as unidades especiais ganharam força e velocidade.

Inúmeros modelos foram analisados. O Bope já recebeu o russo Tigre, da Rosboron Exports, para teste. Também foram avaliados a carros da francesa Panhard, o sul-africano Gila, os britânicos da BAE RG 31M e RG32M e o israelense Sand Cat, além do Vespa (Viatura Especial de Patrulhamento) 02, modelo desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx), em cooperação com a Autolife, em São Paulo.

O Maverick é o favorito dos policiais e foi aprovado nos testes intensos – inclusive de tiros – a que foi submetido. Durante o processo de seleção, a Paramount trouxe ao Brasil um blindado montado e outro desmontado, em um contêiner, para as autoridades analisarem, o que foi visto como uma demonstração de empenho e boa-vontade. Tendo o prazo para propostas expirado, a viagem é sinal de que o sul-africano é a provável escolha definitiva.

O Maverick é capaz de transportar 12 homens e tem a proteção balística exigida pela PM, resistente a disparos de metralhadoras calibre .30 e fuzis 7.62mm, e resistência a explosões de granadas e bombas. Ao menos dez unidades devem ser compradas pela Secretaria de Segurança para Bope, Choque e Core.

O veículo atende às necessidades das unidades de elite, que estavam em busca de um carro de transporte blindado menor, mais moderno, ágil e com maior manobrabilidade em ladeiras e espaços limitados, adequado às favelas. O robusto Maverick tem motor a diesel e tração 4×4 com transmissão automática, o que facilita o desempenho em qualquer terreno. Outro fator importante é a existência de peças de reposição no Brasil.

Atendendo às necessidades do Batalhão de Choque, um ou dois veículos receberão uma torre com jato de água, para o controle de distúrbios.

Um ponto de preocupação no carro original eram as 11 janelas, que, embora deem ótima visibilidade para a equipe, são consideradas grandes demais pelos policiais – nos atuais Caveirões as escotilhas são pequenas. Também são blindadas, mas a questão é se haverá viabilidade econômica de substituí-las, no caso de necessidade.

Diante dos pedidos da polícia do Rio, a Paramount se comprometeu a diminuí-las. Uma câmera ainda pode ser instalada na traseira para melhorar a visibilidade do motorista.

As informações são  do repórter Raphael Gomide, do IG

Fonte: O dia

16 Comentários

  1. Será q realmente ñ temos capacidade p construir um veículo blindado apto p massacrar favelados inúteis, q insistem em viver, respirar o ar tão necessário dos bacanas?!?!Tenha santa paciência..Procurem direitinho, vão achar e manter os empregos nas terras de Pindorama.Sds.

  2. UAiiiiiiii
    .
    Sugestão:e da Darkman.
    .
    A Fonte:pode ate ser do O dia
    .
    MAIS FUI EU QUE, FUiiii O PRIMEIRO A TE MOSTRAR UAiiiiiiiiii

  3. Esse Maverick pode até ser bom mas duvido se o custo de manutenção o será tamben, só deve estar na frente graças as divinas propinas…
    O Tigre vai ser montado aqui e esse não então por que será que supostamente o BOPE, ou melhor, os políticos cariocas querem este?? Tudo neste Brasil tem cheiro de FX-2…

  4. na minha opiniao seria uma otima escolha …e um veiculo perfeito pra aquilo q queremos ….em se tratado do BOPE ao meu ver .. um ”mix” de Maverick com o Gaz tigre/gladiador …seria otimo tb ….quanto a opçao Brasuca .. seriam essas …http://landcombatcb.blogspot.com/2011/09/avibras-av-vbl-um-malaio-verde-e.html..http://landcombatcb.blogspot.com/2011/07/avibras-av-vb4-guara-o-agil-4×4-da.html. mesmo o ”Guará” n e adquado pro q o Bope quer …. infelizmente… esse 4×4 seria perfeito pras forças armadas .. como veiculo de reconhecimento .. e patrula … so …

  5. Porque não fazer o Nosso? PORRA, Temos com certeza empresas capacitadas para construir uma pica dessas…. Pró revolução militar capacitada no brasil!

  6. Com certesa traz mais vantagens ao Estado mas eu ainda prefiro o CAVEIRÃO usado esse nada fica na reta que ele leva na marra emborra pesadão e grande.A industria nacional tem condições de fabricar veiculos blindados de todos os tipos e me entristeço quando vejo adiquirirem material extrangeiro.

  7. a Avibrás já produz um veículo blindado semelhante a este só que para funções de guerra o que o torna muito superior ao modelo africano, projetado para insurgências urbanas/civis!! os governadores poderiam entrar com pedidos firmes à Avibrás e com certeza ela produziria o melhor blindado policial urbano do mundo! e os governadores poderiam adiquirí-lo às centenas ou milhares de unidades e espalha-las por todas as capitais do Brasil e cidades grandes como Uberaba, Uberlândia, Ribeirão Preto, Maringá, Divinópolis, Montes Claros, Santos, Londrina, Sete Lagoas, etc… sem mencionar das milhares de unidades que equipariam as 3 Forças Armadas, algo como:
    500 para a MB, 3000 para o EB e uns 500 para a FAB!!!!
    é possível e viável mmmmmmmmaaaaaaaaasssss…… a política no Brasil é inimiga da Perfeição

    obs: sem desmerecer as qualidades do blindado sul africano!!

  8. Prefiro o Vespa que foi desenvolvido pelo CTEx. Caso as configurações não batam só adptar, temos plena capacidade para tal. Nada contra os Sul Africanos, mas precisamos valorizar mais nossa industria.

  9. Com certeza o Brasil pode construir algo tão bom quanto o Maverick. Mas o problema é : vale o investimento? Quanto custaria um projeto e uma linha de montagem? Compraremos 10 veículos para equipar as forças como mencionado. Talvez um pouco mais. Depois seria brigar com os veteranos por vendas no exterior para compensar o investimento. Tudo conta. Principalmente o financeiro.

  10. Quando a Africa do Sul, transferiu tecnologia do míssil, ar-ar de curto alcance para o Brasil, ninguém ficou chateado isso chama GLOBALIZAÇÃO toma-lá da-cá se não o filme queima!

  11. É uma decisão estadual e ainda NÃO foi tomada.
    Espero que vire o jogo e o governo do Estado do Rio de Janeiro, representado pelo senhor governador Sérgio Cabral Filho, unha e carne com o PT- PATIDO DOS TRABALHADORES, prestigie nossa indústria e nossos trabalhadores e gerando empregos, comprando MATERIAL GENUINAMENTE NACIONAL.
    Ou é ou não é.
    ———————-
    http://www.forte.jor.br/2008/10/09/secretaria-de-seguranca-apresenta-novo-blindado-da-policia-militar-do-rio/
    ——————–
    http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/arq/Art%2010.htm

Comentários não permitidos.