Marinha do Brasil atualiza notícias: Incêndio em base do Brasil na Antártica

Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF)

Um incêndio atingiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, base da Marinha do Brasil na Antártica, deixando um militar ferido e dois desaparecidos. Segundo a Marinha, o acidente aconteceu no local onde ficam os geradores de energia, por volta das 2h da manhã (horário de Brasília) deste sábado (25). Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas.

O militar ferido já não corre risco de morte. Ele recebeu os primeiros socorros na estação polonesa de Arctowski e depois foi levado para a base chilena Eduardo Frei.

Ao todo, 30 pesquisadores e um alpinista que auxilia nos estudos estão na estação chilena. Eles serão levados para Punta Arenas, no Chile, por um avião da Força Aérea Argentina. De lá, um avião disponibilizado pela Força Aérea Brasileira os trará de volta para o Brasil.

Os 15 integrantes do chamado “Grupo-Base”, militares da Marinha que fazem a manutenção da estação, ainda estão trabalhando no combate ao incêndio. Além deles, outros 12 funcionários da Marinha vão permanecer na base brasileira na Antártida.

Dois navios argentinos, dois botes poloneses e três helicópteros chilenos prestam apoio no controle. Um navio-polar da Marinha do Brasil, que estava estacionado no sul do Chile. está se dirigindo à Antártida para auxiliar a ação.

Fonte: G1


Atualizada notícias sobre incêndio na Estação Comandante Ferraz (EACF)

A respeito do incêndio ocorrido na Estação Antártica Comadante Ferraz (EACF), a Marinha do Brasil (MB) presta as seguintes informações complementares:
Tendo em vista as condições meteorológicas adversas na região, o Chefe da Estação e os integrantes do Grupo-Base, que permaneceram na EACF combatendo o incêndio, foram transferidos para a Base chilena Eduardo Frei.
Assim que as condições meteorológicas permitirem, a MB, com apoio do navio  “Lautaro”, da Armada do Chile, enviará uma equipe do Grupo-Base, liderada pelo chefe da EACF, para avaliar os danos causados à estrutura da Estação.
Os 30 pesquisadores, o alpinista, o representante do Ministério do Meio Ambiente e os 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, juntamente com o militar ferido, Primeiro-Sargento Luciano Gomes Medeiros, foram transferidos para Punta Arenas, no Chile, onde se encontram militares da MB para recebê-los.
Continuam desaparecidos os dois militares: suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos. As famílias do militar ferido e dos desaparecidos já foram comunicadas a respeito do fato e estão recebendo o apoio total da Marinha do Brasil, nesse momento de extrema dor.
Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) partirá às 16h, do Rio de Janeiro (RJ), para a cidade de Punta Arenas, a fim de trazer de regresso ao Brasil o pessoal que estava na EACF. O Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contra-almirante Marcos José de Carvalho Ferreira, também estará nessa aeronave da FAB, de modo a coordenar as ações necessárias.

Fonte: Tecnologia & Defesa http://www.tecnodefesa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2377:marinha-do-brasil-atualiza-noticias-sobre-incendio-em-comandante-ferraz&catid=35:noticias&Itemid=55

19 Comentários

  1. o que acontece com nossos cientistas …. esses acidentes são normais , acontecem com todos ou nós q estamos com Maus profissionais ?

  2. Daqui a pouco vem as Teorias da Conspiração , como foi em alcantra. País q é incapaz de se proteger de ataques de inteligências de outros Países , é vergonhoso. Não consegue dar segurança p/ os cientistas trabalharem . Se for sabotagem de servições secretos …. Ta mais q na hora de retalharmós esses canalhas q estão por trás destes assassinatos contra vida de nossos professores e cientistas q buscam o progresso por esta nação.

  3. Boa tarde, para complementar, esta usina de geração de eletricidade foi recentemente substituída por uma queimando etanol, agora o importante é saber se foi a antiga movida a diesel ou a nova movida a etanol que se incendiou. Pois foi dito há época da instalação que a movida a etanol seria pioneira em geração de eletricidade no continente Antártico com combustível renovável(ecologicamente correto). Se o incêndio iniciou-se na usina movida a etanol isto pode ser consequência de erro de projeto(mais certo ser falha em componente), fatalidade por problemas distintos ou erro no manuseio do combustível, haja visto que a inflamabilidade do etanol é muito superior ao diesel que a equipe da MB estavam acostumados a operar.

  4. Mais uma vez, parece que a falta de investimento mostrou as caras novamente. Além do incêndio, houve um naufragio de uma barcaça que levava combustivel para a estação. Tudo muito precário, sempre necessitando de outros países em caso de emergência.

  5. Antes de apontar os culpados, tem que apurar as CAUSAS. Mas uma causa(indireta) é a falta de verbas que assolam nossas FAs. Equipamentos antigos, falta de pessoal treinado, falta de manutenção, etc.

    Esse desastre só é comparável à explosão do VLS que vitimou dezenas de técnicos e cientistas.

    Lamentável.

    []’s

  6. Pé de pato mangalô 3 x…toc,toc,toc ; q maré , como será o amanhã…vamos esperar. Vai sair td certo, vamos sobreviver…eu acredito.( ..+ vou continuar usando minha estrela de davi…)sds.

  7. isto e efeito dos CORTES NO ORÇAMENTO, O programa antartico brasileiro tem mais de 20 anos e sempre fi referencia, nunca tivemos plobremas de desempenho, e capacitação de pessoal, agora : milagre eles não fazem, se cortam a verba pela metade, uma hora as bombas estouram, perguntem para nossa presidente revanchista o porque os sucetivos cortes nos programas das faas, enquanto se mantem gordas verbas para programas eleitoreiros uuuuaaai, mas perguntem antes de ficarem comemorando como cocotas apatridas as desgraças que vem ocorrendo nas nossas forças uuuuuaaai !!!

  8. APERTE O CINTO QUE O PILOTO SUMIU
    .
    Tenho um pessimo conceito sobre os servidores da Marinha. Fuzileiros Navais no Rio Grande traficam, vendem e consumem drogas. Fiscais são corruptos. Sem falar que a corruptela deixou ir para o fundo um submarino docado no Rio de Janeiro alguns anos atrás.
    .
    INCOMPETENCIA e` o nome que se da` para isso.
    .
    Marinheiro so` pensa no soldo $$$ e em não fazer nada.
    .
    – O que dizer dessa sucessão de incêndios? Cambada de patetas.
    .
    Chega a ser uma piada que que esses caras vao ter submarino nuclear e que a defesa da nação esta` sob a responsabilidade deles. Pelo menos na ditadura serviram para aprisionar civis e dar pau em pessoas desarmadas e despreparadas na defesa pessoal.

  9. Nossa é de ficar estarrecido com a incompetência da Marinha, não só pelo acidente, mas sim de dependermos de 2 navios da Polônia e Argentina pra combater o incêndio, sendo que nenhum navio da marinha tinha por lá, e depender de mais 3 helicópteros do Chile pra sair de lá. Quer dizer que a marinha não tinha navio, nem helicóptero nem poha nenhma pra dar apoio a base brasileira. Então se não fosse a Polônia, Chile e Argentina todos os sobreviventes tinham morrido de frio né? É de dar vergonha.

  10. Ultima informação q eu vi jornal da tv cultura , é que foi destruido tudo , não sobrou nada kkkkkkkk Isso é uma piada , preciso rir deste País , para não chorar. :@

  11. Sem Comentários, estamos à caminho de nos tornarmos uma Índia em desastres militares, lá aviões caem, aqui as coisas pegam fogo. Está ficando cada vez mais exposta nossa fragilidade diante de não conseguirmos manter mais nada. Primeiro a denúncia de que por culpa nossa um Telescópio estaria atrasado no Chile, depois um navio-aeródromo pega fogo, agora até a Base na Antartica!!!!!

    Isso me lembra um bordão de meses atrás:

    -“É ESSE PAÍS QUE VAI SEDIAR A COPA?” a esqueci dinheiro pra copa tem né, aliás tiraram dinheiro de investimento como essa Base de Pesquisa para enfiar vcs sabem onde né…

    E vou além: “É ESSE PAÍS QUE SE DIZ 6ª ECONOMIA MUNDIAL?”
    “É ESSE PAÍS QUE ALMEJA UM DIA FAZER PARTE DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU?”
    Faça me rir… Como diziam na época da 2ª Guerra Mundial…

    É mais fácil a cobra fumar do que esse país ser potência de alguma coisa!!!

    E antes que alguém venha me julgar, dizendo que eu não sou patriota, não acredito no Brasil e bla bla bla. Eu vos digo: – Minha parte eu faço, voto consciente, protesto e não apoio essa corja que nunca fez nada pelo país.

  12. Meus Amigos deste Blog! acredito que esses fatos só podem estar relacionado com o Famigerado, Louco, NERO ! que ressuscitou de roma e veio incendiar tudo no Brasil !!hahahaha!
    Abraços!

Comentários não permitidos.