Helicopteros PUMA IAR: 330L – SOCAT (System Optronic of Cercetare itself Anti-TANC)

Autor: Konner

Plano Brasil

O Helicóptero médio de transporte PUMA foi um projeto vitorioso, sendo fabricado inclusive na Roménia, sob a designação IAR-330H, tendo sido produzido mais de 100 unidades.

Em 1990, a Força Aérea da Roménia decidiu reforçar as capacidades de combate dos seus Helicopteros PUMA IAR – 330L, dotando-os de capacidade para ataque com excelência em ação  anti-tanque.

Naquela ocasião, a Roménia deu inicio a uma cooperação com Israel em alguns programas militares.

A israelense Elbit Systems foi a empresa escolhida, e em Setembro de 1995, a Força Aérea da Roménia assinou um contrato para atualizar 24 Helicópteros PUMA com o sistema que passaria a ser chamado de, SOCAT (System Optronic of Cercetare itself Anti-TANC).

Em 26 de Maio de 1998 o primeiro protótipo do Helicoptero PUMA SOCAT  IAR – 330L levantou voo do aeroporto de Ghimbav perto de Brasov.

Já o segundo protótipo voo em 23 de Outubro de 1999. O primeiro foi entregue a uma unidade de combate em 2001.

Ao todo, foram produzidas 25 unidades desta nova versão dos Helicopteros PUMA da Roménia, os  SOCATs, incluindo os protótipos.

Os Pumas da OTAN IAR-330M é uma versão modernizada de transporte, com aviônicos da versão SOCAT mas,  sem armas e sistemas optrónicos .

Entre outros, ele tem um radar meteorológico, e um total de 12 Helicópteros PUMA IAR-330L foram modernizados para o padrão PUMA 330M em 2005-2008.

10 Comentários

  1. Essa gambiarra é o melhor estilo “não tem tú vai tú mesmo”.Na falta de um Heli especializado faz-se o improviso,não ficou de todo ruim,até porque os israelenses tem boa expertise e são bem engenhosos,mas de modo algum esta gambiarra substitui um Heli tipo Apache ou Ka-50.

  2. Alguém saberia me informar, se os nossos Mil Mi 35M/AH-2 Sabre, possui algum sistema similar ao sistemas optronicos Elbit, com mira mantando no capacete e se tal sistema é confiável.

  3. Gostei da pintura. Me lembrou uma antiga do xavante. E também destes kit’s nos pumas.. Ficou muito bom! É um kit que não chega a transformar num legítimo caçador pário para os de sangue mas para as necessidades tem aí pra suprir.

Comentários não permitidos.