Dilma agora tem pressa de definir caça brasileiro

Roberto Godoy

A escolha do novo caça de múltiplo emprego da Força Aérea Brasileira (FAB), o programa F-X2, entrou na etapa final. O processo está muito atrasado. A primeira versão foi apresentada há 16 anos, em 1996. Depois disso, houve vários adiamentos, o último em 2011.

A presidente Dilma Rousseff está disposta a anunciar a decisão no menor prazo possível, talvez ainda no primeiro semestre deste ano, como disse o ministro da Defesa, Celso Amorim.

Há boas razões para isso. A janela de oportunidade permanecerá aberta apenas por mais seis meses. Depois de setembro, será difícil para qualquer dos três finalistas iniciar a entrega dentro do novo prazo, entre 2015 e 2016.

A contar do momento do anúncio do vencedor, até a assinatura do contrato principal e dos compromissos acessórios, a negociação vai exigir um ano de ajustes. Nesse período o governo não fará nenhum pagamento.

Mais que isso, o negócio, estimado entre US$ 4 bilhões e US$ 6,5 bilhões, está no ponto mais favorável, segundo especialistas em financiamento de equipamentos militares ouvidos pelo Estado. A operação de crédito é um dos pontos sensíveis da escolha. Há vários meses circulam no mercado de Defesa informações de que os concorrentes francês (Dassault, com o caça Rafale) e sueco (Saab, com o Gripen) teriam alongado os prazos de carência e amortização.

A americana Boeing (com o Super Hornet F-18) enfrenta problemas: o Eximbank não pode financiar a venda de produtos militares, levando a operação para os bancos privados e juros altos.

Fonte: Estadão

50 Comentários

  1. Dilma vai DRIBLAR a TODOS através das COMPRAS de OPORTUNIDADE do Ministro CELSO AMORIM. Quem fala em FX-2 é a MÍDIA, o GOVERNO nem toca neste assunto. Vem por aí os SUKHOI do VLADIMIR PUTIN!!!

  2. PRA MIM O BRASIL DEVERIA COMPRAR OS RAFALES E DEPOIS FAZER UMA COMPRA DE UNS 50 PAK FA T50 RUSSOS PRA DAR SUPERIORIDADE AÉREA AO PAÍS, CLARO QUE OS RUSSOS VÃO DAR UMA MORAL AO PAÍS POIS A SUKHOI FABRICANTE DO AVIÃO TÁ DISPOSTA A CEDER AO MENOS 70 % DAS PARTES CRÍTICAS DA CONSTRUÇÃO DO PAK FA T50 E SERIAM CONSTRUÍDOS PELO MENOS 40% AQUI NO PAÍS !

  3. No FX apostar na França é uma incognita devido ao momento economico Frances e a incertesa da continuidade de Sarkosy.Seria interessante se a Dessault realmente repassasse tudo como ela vem prometendo e usando essa afirmativa como coringa nesta negociação.Eu queria poder acreditar nas afirmações da Dessault mas não acredito,eles mentem e não repassarão tudo.Apesar de Obama concertesa prometer o mundo a Dilma em Abril e a Boeing ainda melhorar sua proposta que digasse de passagem é a melhor oferecida a um pais nas negociações envolvendo o F18 mas sabemos que teremos problemas com eles.O projeto NG é mesmo o melhor pacote e o Rafale o melhor vetor.O que a Dilma quer alem de preço é comprometimento em transferencia de tecnologia e isso so os EUA e a Russia podem garantirem na integra se quiserem.Ele comprara os Caças entre Maio e Junho e concertesa adiquirira vetores de prateleira pois a Copa esta ai e a necessidade de se adaptar pilotos e tecnicos é necessaria.Acho que se ela não fechar com os EUA e pegar uns F16 de prateleira ela vai aos Russos adiquirir o SU35BM/S e alguns SU30MK2 ou quem sabe ate SU34 Fullback.Se ela não bater o martelo pelo NG e não fechar com o F18 vem ai os Sukhois.

  4. Esta bem do geito que eu gostaria, o Rafale em primeiro o Gripen em segundo e o F-18SH em terceiro lugares.
    Assim o que eu gostaria de ver é o Gripen ou o Rafale na FAB.
    *********
    Ronin
    ***
    Isso seria uma ótima opção tamben!!!

  5. os Russos sao a melhor opção com o SU 35 e o PAK-FA se a dilma divesse o Minimo de conciencia iria saber isso
    Ter uma Mulher como chefe das forças armadas e o FIM DO MUNDO MSM —-‘

  6. ao meu ver ..hoje da Rafale .. das 3 opçoes .. e o melhor … se vc for pensar q tanto FAB e MB usarao o mesmo caça … acho uma escolha correta …mais acho q tudo vai depender das viagens q DILMA fara aos EUA e a propria RUSSIA ….hoje eu li no PA isso aki ”http://www.aereo.jor.br/2012/02/25/segundo-jornal-cacas-nao-estao-agenda-do-encontro-de-dilma-com-obama/” se for verdade … a opçao f-18 … ja foi eliminada …so se o gov EUA forçar uma barra e propor outras coisas a + …mais ainda tenho esperenças do SU35 … e uns 16 SU34 pra marinha ..num acordo gov gov .. entre Brasil e Russia … mas tb n vejo la grande interesse no ”Putin” e propor algo oficial e firme …por parte dele …

  7. Aí amigos, o que vier vem bem!! Torço para o Rafale mas se der um dos outros dois,vem bem tbm!! Caças russos? Só qndo o sargento garcia prender o zorro!!

  8. Para construir o estádio do Corintia não falta dindin. Agora para reequipar a FAB(necessidade de mais de 10 anos), é essa novela sem fim.

    Mais uma nota de previsão, mas cadê o anúncio???

    Se passar de MAIO, vamos ter de aguardar o próximo presidente, ou o próximo mandato.

    []’s

  9. Não sou especialista em aviões (a maioria é palpiteiro mesmo…), mas, por uma questão de estratégia de longo prazo, eu encerraria esse FX2, compraria uns SUKHOI de terceira geração, e entraria no projeto do PAK-FA, que foi oferecido ao Lula e ele, sei lá porque, não quis. Acho que essa seria uma opção mais adequada à necessidade de desenvolver tecnologia do que as demais: NADA que venha da área da OTAN será ou o mais atual ou a maior transferência de tecnologia. E de quebra, ainda estaríamos dando um recadinho aos EUA / OTAN a respeito de nosso intenção de independência.
    E um PS ao comentário do KM: Golda Meir e Margareth Tatcher estão te esperando, lá do outro lado, com os respectivos porretes nas mãos, pra te ensinar uma coisinha ou duas sobre mulheres no comando das forças armadas…

  10. ai galera e quase concenso todos nos bem a marioria de nos queremos o su 35 smbr e mais a frente um poudo o su t-50, mas infelismente e graças ao nosso EX mini-stro nelson bobin e alguns ameri-canus da fab vão nos empurrar goela abaixo muito provavelmento o caduco obsoleto e pessa de museu tiranossauro SH f 18 manotactured in USA, ou quem sabe por algum fato extra-normal do tipo e o benedito RAFALE não vou citar o gripen porque o gripen não existe, so em papel de quaquer forma o assunto fx muito provavel o fx3 voltarar a ser debatido em breve pois o aviões que estão nos empurrando goela abaixo agora, em 2015 e 2016 logo após as olimpidas do rio estarão simplismente obsoletos qualquer avião de 5a geração sozinho abatera toda a nossa força aerea em quetão de horas, um abraço amigos

  11. Engraçado que eu andava a ler um artigo português, sobre exatamente o FX-2.

    Que segundo esse artigo no brasil a mídia vem querendo atuar como estopim da pólvora, segundo esse artigo na Europa em si ninguém nunca falou em transferência total de tecnologia, isso foi mais um ato orquestrado pela mídia marrom pra tentar favorecer um ou outro concorrente ou simplesmente ferrar algum deles com esse papo, a questão e que as empresas teriam proposto entre outras coisas a liberação dos códigos fontes dos caças para utilização de qualquer armamento que a FAB desejar e que esse era um ponto crucial e irrevogável que a FAB exige, além do mais a industria brasileira não tem capacidade de absorver nem sequer 30 ou no máximo 50% dos aviões, eu espero realmente que seja verdade pois o FX-2 nunca me agradou pelos seus termos, apesar do Rafale ser meu preferido na falta de opção melhor, eu não duvido que no final acabe dando em nada o moribundo FX.

  12. Dilma não está com pressa nem muito menos estava atrasada, quem sabe faz a hora, e a hora sempre foi depois das eleições francesas, é o troco no Sarcozy, venho dizendo isso há muito tempo, aguardem e verão.

  13. Não sei se vai dar Rafale, Gripen ou o sucatão americano, mas com certeza não será russo… questão de doutrina… não adianta os russofilos se arvorarem… penso que o Rafale é o mais tangivel devido a questões de TOT… no mais, o bla bla bla de sempre…

  14. O Brasil precisa acabar com essa historia de transferencia
    tecnologica; comprar na pratileira os Sukhoy, e investir em pesquisa e educação, segurar no pais a inteligencia.
    Transferencia cria tambem dependencia!

  15. FX-2 deciido no primeiro semestre…..pegadinha do malandro!…No mais o Godoy é muito sem noção. Será que ele desconhece o FMS? Ainda acho que a futuro do FX-2 está nas mãos do Obama, que pode patrocinar uma virada de mesa espetacular

  16. gripen é fraco de acordo com a midia das informções da suiça
    rafale é bom ate abateu a f-18 no evento competição em 2010
    o f-18 é boa aperta um botão e ja solta a flecha bum mas nao sei se os estado unidos tranferen tecnologia mesmo
    a russia nem sei so sei que vladimir ta precisando vende seus armamentos mesmo pq ta precisando de grana e ainda de acorda com a fontes de jornal russa russia não tem muita dinheiro pra investir seus mercado de negocio

  17. Na viagen que fara a Washington Dilma decidira. Reunioes de alto nivel deveriam ser feitos no Congresso Americano, mais do que a Casa Branca. la estao os discordantes da politica de transferencia.
    Sera Rafale e o pessoal “russo” neste blog deveria esquecer desta besteira. A FAB nao vai mudar sua doutrina operacional e comecar tudo do zero com os “unrealiable” russos. Eles nao fazem bons negocios e seus produtos, no final, deixam a desejar. E a realidade.

  18. Se a pressa determina a compra, quem poderia entregar as aeronaves em tempo? Acredito que somente a Boeing. Financiamento caro? Aumentem as compensações na proporção. Business is business. 36 SH para a FAB, 48 para a MB e os restantes serão Green Hornet, com turbina desenvolvida em parceria no Brasil.

  19. eu como visionário e de pensamento estratégico vejo o seguinte:
    o n° de 36 caças de 1ª linha é uma daquelas piadas de rolar de rir, pois seria IMPOSSÍVEL e os brigadereiros do ar sabem disso, defender o gigantesco espaço aéreo brasileiro com APENAS 36 CAÇAS avançados de 1ª linha! sejam eles o rafale, o f-18 ou o gripen! para mim todos eles são ruins pois nem chegam perto do super avançado caça russo de 4ªG ++ SU35! este sim um verdadeiro caça avançado a jato super sônico de 1ª linha disponível em produção em série e a um custo acessível pois já está pronto e tem linha de montagem definida, testada e o melhor é o máximo que se pode avançar em termos tecnológicos em uma plataforma de 4ªG! melhor que ele realmente só os de 5ªG que para mim o melhor de todos é o PAK FA 50 russo!
    outra coisa: 36 aviões não vão garantir 100% de transferência tecnológica, até porque ninguem em seu perfeito juízo estratégico transfere 100% de conhecimento tecnológico militar a nenhum país, se passa apenas o básico! o resto se “vira nos 30”!!!
    mas com 36 aviões o Brasil não conseguirá nem o básico, pois não há escala suficiente para que nossos engenheiros peguem a “manha” de se construir um caça avançado! o máximo que conseguirão e dominar tecnologia para construirem caças leves a jato como os da Coréia do Sul por exemplo que são caças a jato de treinamento e atendem perfeitamente uma divisão de ataque a jato de 2ª linha!
    para mim, estratégicamente falando, o Brasil deveria possuir pelo menos uns 1.500 caças de 1ª linha e uns 1.000 de 2ª linha! haveria espaço para um caça de 3ª linha que seriam os Super tucanos, mas falando francamente teriam de ser operados exclusivamente pelo exército, pois eles só podem operar em espaços aéreos já controlados e que não sofram ameaças de caças a jato! os super tucanos são imbatíveis sobre qualquer bateria anti-aérea (já que podem levar mísseis ar-terra) e também sobre qualquer helicóptero de ataque ou não, pois possuem velocidade e manobrabilidade maior além de poder de fogo inquestionável! é um excelente vigia , um ótimo caça-helicópteros e caça baterias anti-aéreas! por ser uma aeronave de manutenção e aquisição barata o EB poderia ter pelo menos uns 1.000 super tucanos o que tornaria o EB um especialista em aeronaves movidas a hélice com os helicópteros e os aviões super tucanos!! é perfeitamente viável e há dinheiro para fazer tudo isso mmmmaaaasssssss…… a política brasileira é inimiga da perfeição!!!

  20. obs: dos 3.500 caças que sugeri para o Brasil deveriam ser distribuídos da seguinte maneira:
    1,200 caças a jato avançados de 1ª linha para a FAB;
    300 caças a jato avançados de 1ª linha ´para a MB;
    1.000 caças a jato avançados de 2ª linha para a FAB;
    1.000 caças avançados turboélices para o EB.

    porque apenas 1ª linha a jato avançado para a MB?
    justamente devido ao seu teatro de operações: oceano!
    por ser um ambiente traiçoeiro (lembre-se dos submarinos)e com campo de visão muito amplo (nível do mar = 0) e fácil detecção dos navios por aviões espiões/reconhecimento ou radares potentes de outras armadas, os navios são alvos “fáceis” de serem achados e abatidos, potanto é necessário que a MB possua um vetor a jato avançado de 1ª linha para neutralizar a sua vulnerabilidade natural em mar aberto!
    para isso deverá se criar mais frotas ou esquadras ao longo do enorme litoral brasileiro afim de se aumentar o nº de porta-aviões ou como gostam alguns exigentes navios aeródromos! e para isso necessitaria de mais navios de superfície de guerra/escolta em águas azuis distantes e mais navios patrulhas e submarinos com classes costeira e oceânica de propulsão convencional e nuclear(esse último para uso em águas distantes)!

    mmmmmmaaaaaaaaasssssssssss…………….. a política brasileira é inimiga da perfeição!!!!

  21. Bem, minha sugestão é que o Brasil compre mesmo os 120 (pelo menos) Rafales ou o SH e complemente o FX-2 com um FX-3 onde caças de quinta geração fossem avaliados de preferencia o PAK FA, mas com real espaço de avaliação do F-35, em um numero total não menor que 120 caças de quinta geração.
    Não é interessante ao Brasil possui caças de apenas uma nação seja russo, francês ou americano pois em caso de embargo estaríamos perdidos e nem venham com essa historia que fulano é confiável. Não são!

  22. Se ela agora está com pressa para definir o novo FX 2, está enganando muito bem!
    Para mim ela parece que não está nem um pouco interessada no tema, assim como todos os outros presidentes antes dela…
    Abraços.

  23. om a compra desses equipamentos de guerra exceto o FA18, o Brasi irá construir seu proprio avião (G 4,5) de combate em menos de 15 anos, duvida??? o ruim é que as potenia já estarão no nivel G7 ou 8

  24. MÁS…QUE NOTÍCIA!
    .
    .

    A americana Boeing (com o Super Hornet F-18) enfrenta problemas: o Eximbank não pode financiar a venda de produtos militares, levando a operação para os bancos privados e juros altos.

    .
    .
    Realmente os caras estão numa pindaíba grande,fico só imaginando de onde o governo americano tira tanto dinheiro para fazer guerras e não tem dinheiro para financiar o seu comercio,e logo o de armas e da BOENIG!-Rsrs…é muito estranho isso tudo,faltando dinheiro para o social vá lá más,para armas!….Rsrsrs….??????????????

  25. Quando pensamos no PAK-FA T-50 ele na verdade para a India é o SU50MKI.Se nós entrassemos no PAK agora fariamos o SU50MKI aqui no Brasil como a India desde 2009 ja esta fazendo em seu territorio.Para o Brasil e do jeito que gostamos é melhor aceitar a proposta Russa de junto com eles desenvolvermos,projetarmos e fabricarmos em territorio Brasileiro um caça nacional 5.0.Essa proposta nos foi feita desde 2010 apenas acho que a propria Embraer deve por impencilio ao governo desmotivando esse projeto,ela é mais Yankee do que Brasileira.Um consorcio entre Sukhoi e Avibras é o desejo Russo e nos seria muito mais benefico.Existem varias possibilidades que vão desde diferenças de vetores,tecnologias,capacidade industrial ou autosuficiencia.Resta ao Brasil decidir o que realmente quer se é ser linha de montagem com porcentagem nacionalizada ou realmente independente tecno-industrialmente.Se for verdade que a Dilma não abre mão da transferencia total de tecnologia veremos se a Saab ou Dessault teem a coragem necessaria para enfrentarem ações judiciais nos repassando tudo.Se ela não tiver certesa garantida do repasse na integra pode dar por encerrado o FX e com poder Presidencial fazer escolha direta.Para ser MONTAER é preferivel fazermos o SU50BM/S CONSECIONADO e o SU34 Fullback tambem e partirmos para um consorcio com os Russos para um Caça Nacional 5.0.

  26. FUSCÃO Meu caro a perfeição aerea para o Brasil é esta SU35BM e SU34Fullback com o Gripen NG fazendo um low.SU35 e Gripen para a FAB e Su34 e Gripen para a MB e YAK130 para Fab,MB e EB.

  27. “” Engana-se quem pensa que tecnologia militar é apenas a evolução de armas, mísseis e caças utilizados na segurança nacional. As tecnologias militares são componentes da área da tecnologia de defesa e segurança. Enquanto a primeira é o agregado de conhecimentos teóricos e práticos – como técnicas, métodos, procedimentos produtivos, gerenciais e organizacionais – a segunda atribui-se aos conhecimentos científicos, empíricos e intuitivos que são utilizados na produção de bens e serviços envolvidos na defesa e na segurança de um país. Afinal, nem todas as ações estratégicas envolvem meios bélicos””………..JORNALISMO CIENTIFICO…TECNOLOGIA MILITAR BRASILEIRA…http://jcientifico.wordpress.com/2010/06/25/tecnologia-militar-brasileira/ POR UMA ESTRATEGIA MILITAR NACIONAL…Em PDF http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/PEMN.pdf

  28. Eu dou o c… na esquina, se sai en maio,conto pra boi dormir,esse FX2 não vai sair de jeito nenhum,O governo prefere comprar de 2º mão pra tampar o buraco e deixar os militares um pouco contento e assim sobra mais dinheiro pra repartir entre os politicos

  29. comentario do sr hornett

    existem mais mistérios entre o céu e a terra que nossa vã short list da FAB pode dar conta de explicar.

    Desde que foi retomado o Fx2, ou melhor, quando ele foi criado em 2008, vinha com o requisito (válido até hoje) da TT. Sem, transferência de tecnologia, nada feito. Esse requesito, vale lembrar, foi criado pela própria FAB, já desde o finado FX 1…enfim…Isso posto, temos que LM chegou a oferecer o F-35 pra gente, no FX2, mas sem TT e desde que ficássemos na lista de espera de entregas (pois a prioridade de entregas da LM seriam os EUA e seus parceiros do projeto). Muito bem, não se aceitou (acertadamente ao meu ver) nessas condições e a LM tirou o F-35 e ofereceu o F-16…e o resto da história é conhecida. O F-16 dançou na short list também.

    Mas, antes da elaboração short list, em 2008, ainda tínhamos a possibilidade de entrarmos em parceria, com TT e tudo o mais, em um projeto de caça de quinta geração. A Russia estava nos oferecendo no Fx2 um caça de 4,5 geração, o SU-BM, para pronta entrega, e nos oferecia a parceria no Pak-Fa, junto com a India.

    O Brasil, na ocasião, representado pelo Ministro Magabeira Unger, assinou em Brasília um acordo de cooperação bilateral com a Russia, envolvendo a participação brasileira no Pak-Fa. Esse acordo foi assinado em abril de 2008.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u392530.shtml

    Ao longo de 2008, e antes da “abençoada” short list, as negociações entre Brasil e Russia prosseguiram e o Su-35 era visto por todos (inclusive a Gripenlandia, que não época não era Gripenlandia ainda) como o franco favorito do FX2, pois entre outras coisas, permitiria ao Brasil desenvolver em parceria com a Russia o Pak-FA (tal como a India vem fazendo). A idéia do governo era comprar o SU-35 para pronta entrega e entrar na parceria com a Russia para desenvolvermos em conjunto o PAK-Fa. Veja aqui:

    http://www.alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/36-noticias/399-mangabeira-qembraer-com-pakfa-depois-do-fx-2q

    Eis que vem a dita cuja da short list da FAB, em outubro de 2008, e deixa todo mundo sem entender nada. O grau de surpresa foi tamanho, que os blogs nem falavam dos caças escolhidos pela Short List, mas apenas dos motivos que teriam tirado o SU-35 do FX2. Motivos variados, desde conspiração intergalática, até a roda quadrada do caça russo. A “explicação oficial” foi que a Russia não estava interessada em fazer TT (pois é, e o acordo assinado pelo Mangabeira? Fica aí a dica pra quem quiser pensar sobre o que de fato, ou quem de fato, barrou o PAK-FA aqui no Brasil. O Mangabeira era do governo, é bom lembrar…).

    Mas aí podemos nos perguntar: quais os critério usados pela FAB para fazer a short list?

    Vou citar a própria FAB:

    “Os estudos tiveram por base as informações fornecidas pelas empresas em resposta aos pedidos de informações (do inglês Request For Information – RFI), emitidos em Junho de 2008. Os dados provenientes das empresas participantes foram avaliados de forma sistêmica, considerando aspectos referentes às áreas operacional, logística, técnica, Compensação Comercial (offset) e transferência de tecnologia para a Indústria Nacional de Defesa.”

    http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=1526

    Ou seja, a FAB fez a short list a partir do “catálogo de vendas” das empresas (“informações fornecidas pelas empresas”). Em 5 meses ela decidiu tudo, leu o folder das empresas e decidiu a short list. Testou os caças? Não. Voou os caças? Não. Fez projeção sobre o PAK-FA? Não.

    levou em conta o acordo Brasil-Russia? Não.

    A FAB vai ter algum caça de quinta geração nos próximos 50 anos? Não.

    E se bobear, ou ao menos segundo alguns dizem, vai ficar com o Gripen NG ainda por cima, pois é o que ela “prefere”…que dos caças da short list, é o menos capaz. Ou seja, quem voa F-5 dificilmente larga a mania de voar F-5. Caças de quinta geração?!…deixa pra lá isso aí…não tem o “charme” do F-5!…hehe

    O Rafale, neste sentido, e depois de tudo isso ter ocorrido, é o mal menor…pois dá pra piorar muito se deixar a coisa solta…

    forte abraço

    parabens pelo comentário sr hornet e quero manifesta o meu completo apoio a suas palavras mas uma vez parabens

Comentários não permitidos.