Dilma agora tem pressa de definir caça brasileiro

Roberto Godoy

A escolha do novo caça de múltiplo emprego da Força Aérea Brasileira (FAB), o programa F-X2, entrou na etapa final. O processo está muito atrasado. A primeira versão foi apresentada há 16 anos, em 1996. Depois disso, houve vários adiamentos, o último em 2011.

A presidente Dilma Rousseff está disposta a anunciar a decisão no menor prazo possível, talvez ainda no primeiro semestre deste ano, como disse o ministro da Defesa, Celso Amorim.

Há boas razões para isso. A janela de oportunidade permanecerá aberta apenas por mais seis meses. Depois de setembro, será difícil para qualquer dos três finalistas iniciar a entrega dentro do novo prazo, entre 2015 e 2016.

A contar do momento do anúncio do vencedor, até a assinatura do contrato principal e dos compromissos acessórios, a negociação vai exigir um ano de ajustes. Nesse período o governo não fará nenhum pagamento.

Mais que isso, o negócio, estimado entre US$ 4 bilhões e US$ 6,5 bilhões, está no ponto mais favorável, segundo especialistas em financiamento de equipamentos militares ouvidos pelo Estado. A operação de crédito é um dos pontos sensíveis da escolha. Há vários meses circulam no mercado de Defesa informações de que os concorrentes francês (Dassault, com o caça Rafale) e sueco (Saab, com o Gripen) teriam alongado os prazos de carência e amortização.

A americana Boeing (com o Super Hornet F-18) enfrenta problemas: o Eximbank não pode financiar a venda de produtos militares, levando a operação para os bancos privados e juros altos.

Fonte: Estadão

23 Comentários

  1. F-18 SH refurbished!!!!! Chuta que é macumba!!!!
    O FMS sempre foi uma carta na manga para desovar pelo resto do mundo a superprodução de armamento dos Yankes,se o F-18 zero bala já não me agrada que dirá o mastodonte refurbished de fábrica.
    Reafirmo que gostaria do Su-35,mas as chances são praticamente nula,onde só uma intervenção divina poderá reverter o jogo para Su-35.
    Então que venha a Carla Bruni e deixemos a bruxa da Hillary Clinton de lado.Nem o velho Bill suporta a mesma.

  2. ate a decisao final do FX-2 …. aida vou acreditar no SU35 … q corre por fora ….. mais tudo leva a crer q vamos de RAFALE …

  3. Brasileiro sempre andando pra trás, sempre pensando com a cabeça no passado… Tem que encerrar esse FX-2 e entrar num consórcio pra construir caça de 5ª geração… Olha pra frente Brasil!

  4. o F-18 Sem duvida é o melhor! o histórico dele fala por si só!seria um pena o Brasil perder essa oportunidade! vi já em vários artigos! que os americanos vão transferir!tecnologia! mas…………. isso é com Dilma! infelizmente ou felizmente!
    Abraços a todos!

  5. Esta inércia e extrema incompetência do binômio FAB/GF, já não nos surpreende mais.
    O “poste feminino” eleito pelo Lula irá provavelmente adotar mais uma vez a solução Tampax, ou seja irá adquirir aviões usados “repotencializados” puramente de prateleira, sob a alegação de que não há mais tempo hábil para que os caças do FX2 sejam entregues e tornados operacionais antes da Copa do Mundo de 2014, ano em que seu mandato acabará.
    Desta forma Dilma irá se livrar de ter de reequipar de fato a FAB, transferindo este responsabilidade ao próximo GF.

  6. JOSE MARIA O prpoblema não é a FAB meu caro e sim um colaborador solicito na FAB chamado JASPION SAITO USAF MEDALHA.Voce o conhece meu caro?Essa verdadeira mumia humana viva junto com seu amiguinho X9 Yankee Jonhbim trabalham para a Boeing e para o Gov.Americano e no final a culpa sempre sobra para a corporação FAB que não tem culpa nenhuma nesse entreguismo vendido.

  7. Pelo visto como a FAB se encontra tem que agradecer qualquer coisa mesmo! tendo em vista que apenas 20% da sua frota voe!
    esse Brasil!

    Abraços!

  8. Eterna blá blá blá .
    será mesmo que a MB está participando das avaliações técnicas dos aparelhos ?
    Há um consenso entre FAB & MB ?
    O caça escolhido será o melhor para o pais ?
    Pois todos sabemos que os melhores e mais adequados para a dimensão geográfica nacional, são as aviões Russos .
    Só com essas respostas respondidas que vibrarei com a escolha .

  9. Fadrini, o problema é que o povo brasileiro, na grande maioria, não está NEM AI PRA ISSO. Quando eu falo dessas coisas com o povo que trabalha comigo, eles RIEM: “Brasil? Preparar? Militar? Guerra? NÃO, o MUNDO acha que somos BONZINHOS! Olha o carnaval ai gente!”

  10. AGORA A DILMINHA TA COM PRESSA? DEVERIA JÁ TER FEITO ISSO LOGO APÓS AS VENDAS DO RAFALE A ÍNDIA, O CAÇA MIRAGE 2000 ESTÃO CEGOS SEM RADARES E VOANDO PRECARIAMENTE, A FALTA DE VONTADE POLITICA É TAMANHA QUE ELES ESPERAM ACABAR ATÉ O ULTIMO RECURSO PRA FAZER ALGO EM FAVOR DO PAÍS, ELA TEM MEDO DE DAR MAIOR PODERIO AS FORÇAS ARMADAS, ACHANDO QUE ESTARIA INDO CONTRA SUAS CONVICÇÕES SOCIALISTA DE ESQUERDA OU SOFRERIA DE UMA HORA PRA OUTRA ALGUM GOLPE MILITAR E A DITADURA SE INSTAURARIA NAVAOMENTE EM NOSSO PAÍS… ACORDA PRA VIDA DILMA E TOME ATITUDE POW !

  11. O que o Aldo disse tem tudo haver… o pessoal aq do trabalho fica até espantado e achando que eu sou louco quando falo sobre a atual situação militar brasileira e sobre os eventos mundiais que podem engolfar um Brasil despreparado amanhã (querendo Deus nunca!)… o povo viaja (na maionese) o governo, para mim uma incógnita total e os impostos sendo cobrados à torto e a direito!… é desanimador… é + fácil o povão comentar sobre os capítulos das famigeradas novelas que transformam o brasileiro em verdadeiros zumbis do que o povo atentar à certos assuntos…

  12. Então a esquisofrenia bostérica acha que porque a India assinalou sua preferencia pelo Rafale que o Brasil instantaneamente deveria ter feito o mesmo né rsrs Muito mais do que essa ou aquela aeronave e a tecnologia muitas outras coisas importantes são tratadas e em sigilo…MUITA AGUA AINDA VAI ROLAR E AGORA NUM ESPAÇO DE TEMPO CURTO…Alem da escolha vem pronta entrega e jamais serão M2000.Ou F16 ou uma surpresinha basica que fara a alegria da maioria e causara espasmos esquisofrenicos nos babá-óvos rsrs.Se escolher o Gripen NG e entrar no SU50MKI é a escolha mais sabia,mais adequada a nós,mais em conta economicamente e mais vantajosa tecnologicamente…TODAS AS OPÇÕES ESTÃO SOBRE A MESA…E esperem mais um kadinhu mais pra frente um pouquinho o MMRCA MÉLA rsrsrs rsrsrs

  13. Gente, vamos lembrar que o mais importante disso tudo é a tecnologia, não 30 caças… 30 é bom mas não é suficiente para nada sério… Precisamos é da independência para faricar os nossos próprios…

  14. Dilminha buááááá 36 viãozinhus Dilma buááááá Jaspion Saito Usaf Medalha chora em Ingles Bwééééélll Dilminha vai complar balatinhu balatinhu uns 20 F16 ou Gripen de pronta entrega e postergar ate 2014 quando ai sim teremos o SU50MKI 5.0 fabricado no Brasil e totalmente nacionalizado.

  15. Concordo com o 1maluquinho no sentido de que o mais interessante seria: 1) abortar o FX-2, 2) comprar alguma coisa de prateleira, 3) entrar imediatamente num consórcio de desenvolvimento de caça de 5ª geração.
    .
    Entretanto, pelo menos o item 3), acho mais fácil “vaca criar asa”

  16. ALDO meu nobre dizer para hobbystas e aficcionados e para baba óvos Yankees que vivem na Disneylandia e nem sabem diferenciar CAPACIDADE INDUSTRIAL DE AUTOSUFICIENCIA TECNOINDUSTRIAL é o mesmo que dizer-lhes que o espinafre do Popeye é de mentirinha.Preferem ver o Brasil eternamente subjugado a fornecedores externos logisticamente e dando-lhes serviços para quando realmente precisarmos deles ficarmos na mão.Ai quem sabe as Escravinhas Sadomasoquistas do Irmão Caim do Norte e as Anciãnzinhas Indignadas de Sião comecem a mudarem mentalidades…..Dilminhaaa 36 Viãozinhus Dilma buááááá.

  17. A verba destinada a defesa em 2011 foi menor do que em 2010 e mesmo assim foi a terceira maior cota com 60,8 bilhões ficando atraz somente de saude com 74 bilhões e e previdencia social com 294 bilhões.No orçamento de defesa 80% destina-se a pagamento de pessoal sendo 63% destinado a aposentados.O que sobra para defesa investir em aquisições,tecnologia e pesquisas???Praticamente nada.Essa generalização promovida na area de industria de defesa com empresas fora do ramo e com dinheiro adiquirindo empresas ou formando consorcios com fornecedores de serviços e vendas extrangeiros tem apenas efeito paliativo com geração de emprego e oferta de material e serviço.A forma de buscarem ainda mais beneficios dos que os ja proporcionados pelo governo e sustentarem alicerçamento garantido é viabilizarem nacionalização percentual no produto acabado.Mas e o fundamento essencial necessario a autosuficiencia tecno-industrial de curto e medio prazo para suprir deficiencias e reforço encurtando tempo e espaço em pesquisa transferindo essa economia a operacionalidade?Escolhas não adequadas e preciptadas nos levam a lugar nenhum somente a certeza da dependencia logistica e de serviços externos.A filosofia que tinhamos de pagarmos serviços e criamos os programas encima disso deu lugar a leiloeiros e especuladores que prometem tudo e jamais repassarão o pulo do gato.Perdes tempo e jogas dinheiro fora Brasil dando espaço a interesseiros e mantendo aficcionados tendenciosos em estrategia militar que não olham e não servem a Bandeira Brasileira e ao Brasil e os Brasileiros e sim as suas xenofobias-ideologicas.São pessoas que pararam no tempo e são incapazes de prosseguirem com adaptação e poder de indução a desistencia………BOB DEIXA EU BABAR SEUS ÉVINHOS.BOB QUER CATCHUP NA SALSICHA.BOB DEIXA MINHA CARA LAMBUZADINHA DE MAIONESE QUE EU GAMO.BOB QUERO DEDIM…O QUE É BOM PARA OS EUA É BOM PARA O BRASIL.

  18. ALDO é o mais sabio mesmo mas ate quando pensamos isso nosso governo se faz capaxo e logo fantasia nos associarmos com Turcos e Italianos para criarmos o que não existe e nem sabemos como funcionara e se é viavel.Associação com programa 5.0 é com o que existe e o que existe é F35 que não receberiamos sensiveis ou SU50MKI que ja é produzido desde 2009,T-50 que ja voa e muito embreve sera serial e J20 que tambem ja voa e muito embreve tambem sera serial.Ainda lembro das escravinhas do Irmão Caim do Norte dizendo internet afora que o J20 levaria decadas para passar de projeto a operacional e que os Chineses jamais teriam know how comparavel com Ocidentais rsrs A força aerea Russa é a que tem os melhores caças e na area aeroespacial os Chineses dão um banho nos sistemas de defesa de satelites ocidentais sem falar que a Russia não fica atraz.Os caras são mesmo eternos capaxos.Tenho boa parte bda minha familia erradicada nos EUA com a maioria deles nascidos la e eles tambem são uns otarios que acreditam que tudo vai bem como lhes é mostrado midialiticamente la.Que continuem assim mas uma coisa ja é certa UNILATERALISMO NUNCA MAIS E SE ENSISTIREM O PAU VAI CANTAR REDONDINHO E VÃO SE FU..REM

Comentários não permitidos.