Dois Fuzileiros Navais dos EUA lotados na Força Sul do Corpo de Fuzileiros Navais, um componente do Comando Sul dos Estados Unidos, receberam recentemente a mais alta condecoração do Corpo de Fuzileiros Navais colombiano que pode ser delegada a cidadãos estrangeiros, durante uma cerimônia no Batalhão de Segurança dos Fuzileiros Navais (BASEGIM), a Base do Batalhão de Segurança do Corpo de Fuzileiros Navais da Colômbia (COLMAR) naquele país.
O chefe de Operações Navais da Colômbia, Almirante Álvaro Echandía, aprovou a entrega da Medalha de Honra por Serviços Prestados para o Capitão Sargento William F. Fitzgerald III e para o Suboficial Ramon Reyes. A medalha foi entregue pelo Vice-Almirante Ricardo Galves Cobo, segundo comandante da Marinha da Colômbia, e pelo Almirante Luis Gomez Vasquez, comandante do COLMAR.
“Este prêmio é muito bem merecido pelo excelente apoio que esses Fuzileiros deram para o desenvolvimento do Corpo de NCO [Oficiais Não Comissionados] do Corpo de Fuzileiros Navais Colombiano”, disse Gomez.
A Medalha de Honra por Serviços Prestados é a mais antiga e única medalha do COLMAR. “Ela é outorgada a membros militares, civis e estrangeiros que demonstraram excelência no apoio direto para o desenvolvimento do Corpo de Fuzileiros Navais da Colômbia”, disse Reyes, natural de Orlando, na Flórida, que começou a trabalhar com o COLMAR durante a operação UNITAS, em 2002.
Todos os anos, a cerimônia de premiação coincide com uma comemoração maior, o aniversário da Marinha Nacional da Colômbia. A Marinha colombiana é formada por forças navais do país, seu Corpo de Fuzileiros Navais e Guarda-Costeira.
“O Capitão Sargento Fitzgerald e eu trabalhamos com o recentemente reformado Capitão Sargento Antonio Perez Durán, do Corpo de Fuzileiros Navais colombiano, no desenvolvimento da Educação Militar dos capitães sargentos e dos Profissionais NCO”, explicou Reyes. “Nós fomos também os coanfitriões da primeira conferência dos Líderes Fuzileiros das Américas Alistados (SEMLAC) em Bogotá, em 2011, com o apoio de seu capitão sargento e do comandante do Corpo de Fuzileiros Navais da Colômbia.
A SEMLAC do ano passado, a primeira do gênero, teve o copatrocínio dos Corpos de Fuzileiros Navais dos EUA e da Colômbia, e deve ser um evento bianual realizado em diversas localidades de toda a América Latina. O objetivo da SEMLAC inaugural foi propiciar aos líderes seniores alistados um fórum para a discussão da Cooperação de Segurança da Área de Operações e para o treinamento para os desafios e ameaças que suas forças precisam enfrentar.
Nascido em Big Rapids, Michigan, o Capitão Sargento Fitzgerald fez parte inicialmente do Corpo de Fuzileiros Navais Sul dos EUA há dois anos, e vem trabalhando com o Capitão Sargento Perez e com o Suboficial Reyes no COLMAR, o segundo maior Corpo de Fuzileiros Navais do mundo, com 27 mil Fuzileiros em suas fileiras, no desenvolvimento de programas de aperfeiçoamento profissional de seus Corpos de NCO e SNCO.
“O Capitão Sargento Fitzgerald e o Suboficial Reyes demonstraram enorme dedicação ao ajudar o COLMAR a desenvolver seus Corpos de NCO e Sargentos, e a criar fortes laços como parceiros que trabalham em conjunto com objetivos comuns para a segurança da área de operações”, disse o Contra-Almirante John M. Croley, comandante do Corpo de Fuzileiros Navais Sul dos EUA. “Eles contribuem para os alicerces do comando, firmes em tempos de incertezas e dúvidas, calmos durante os combates e sempre prontos a atacar; todas as características que merecem a confiança do comandante para o sábio aconselhamento de seus Corpos de NCO e Capitães Sargentos.
A colombia está montando uma força de fuzileiros deste tamanho p dar combate às FARC’s?!?!E é só às primeiras de mt outras.Qual?Eles estão até se condecorando, tipo:Juntos e misturados, cuidado BRASIL, mt cuidado.E às n FAs, estão sendo bem equipadas, cadê os rafales, seus cabeças?!?!Cadê? P Ontem.sds.
A Colômbia está se tornando um satélite americano. CUIDADO CABEÇAS VAZIAS, antes que seja tarde.
ee o brasil q nao abre o olhoo 1 a Venezuela e agora a colombia melhorr adiantar esses projetos todos aii
Cade o maluquinho para proteger seus amiguinhos colombianos agora??? Tem um monte falando mal dos colombianos. Não vai falar nada agora??
Já os nossos Fuzileiros vem aprendendo tudo é marra desde o séc. XIX sem perder uma missão e sempre na máxima prontidão.
Esses governos colombianos são uns puxa sacos dos EUA desde sempre e o fato de os fuzileiros deles esta tão desenvolvidos é de por em alerta o continente inteiro, pois forças de fuzileiros navais em qualquer lugar do mundo é sempre uma FORÇA EXPEDICIONÁRIA.
Realmente pelo menos temos de dar parabens a eles que se preocupam com os intereses da Colombia.
Bom, não podemos reclamar: O Ex-PRESIDENTE “ENTREGUISTA” FERNANDO HENRIQUE CARDOSO CONDECOROU o GENOCIDA ALBERTO FUJIMORI com a MAIOR COMENDA BRASILEIRA…
Putz desse acho que o governo venezuelano vai se dar mal… e o brasil retardado nao porduz bomba atomica enquanto todo mundo tem vai criar vergonha brasil
parabéns a Colombia pela iniciativa de procurar o melhor para o País. Se americanos, marcianos ou saturnianos não importa, o que importa é que estejam aptos a defender os interesses colombianos.
colombia virou um esquema americano ,presidente fantoche ,e etc e tal na verdade estão a formar os bucha de canhao para os gringos ,pois os gringos não olham para colombia como amigo e sim um esquema deles ,foi a mesma coisa que fizeram com o brasil no regime militar iludiram os sem estudo para ser os puliça da americalatina ,mas quando o brasil quis construir a bomba nao deixaram e por ai vai ,acontecera a mesma coisa com a colombia .virou um penico de gringo uma vergonha para com os paises latinos do mundo todo.
Essa combinação USA Colômbia,não é boa para nós.
O eua esta na colombia mas guando precisam de ajuda chamam o Brasil, na verdade os americanos tem tanto dinheiro que eles não sabem como gastar ai alugam a colombia para se divertirem.
Colômbia lambendo o saco dos americanos denovo,Colômbia se tornando cada vez mais departamento dos EUA!..Vergonha!!