Dois Fuzileiros Navais dos EUA lotados na Força Sul do Corpo de Fuzileiros Navais, um componente do Comando Sul dos Estados Unidos, receberam recentemente a mais alta condecoração do Corpo de Fuzileiros Navais colombiano que pode ser delegada a cidadãos estrangeiros, durante uma cerimônia no Batalhão de Segurança dos Fuzileiros Navais (BASEGIM), a Base do Batalhão de Segurança do Corpo de Fuzileiros Navais da Colômbia (COLMAR) naquele país.
O chefe de Operações Navais da Colômbia, Almirante Álvaro Echandía, aprovou a entrega da Medalha de Honra por Serviços Prestados para o Capitão Sargento William F. Fitzgerald III e para o Suboficial Ramon Reyes. A medalha foi entregue pelo Vice-Almirante Ricardo Galves Cobo, segundo comandante da Marinha da Colômbia, e pelo Almirante Luis Gomez Vasquez, comandante do COLMAR.
“Este prêmio é muito bem merecido pelo excelente apoio que esses Fuzileiros deram para o desenvolvimento do Corpo de NCO [Oficiais Não Comissionados] do Corpo de Fuzileiros Navais Colombiano”, disse Gomez.
A Medalha de Honra por Serviços Prestados é a mais antiga e única medalha do COLMAR. “Ela é outorgada a membros militares, civis e estrangeiros que demonstraram excelência no apoio direto para o desenvolvimento do Corpo de Fuzileiros Navais da Colômbia”, disse Reyes, natural de Orlando, na Flórida, que começou a trabalhar com o COLMAR durante a operação UNITAS, em 2002.
Todos os anos, a cerimônia de premiação coincide com uma comemoração maior, o aniversário da Marinha Nacional da Colômbia. A Marinha colombiana é formada por forças navais do país, seu Corpo de Fuzileiros Navais e Guarda-Costeira.
“O Capitão Sargento Fitzgerald e eu trabalhamos com o recentemente reformado Capitão Sargento Antonio Perez Durán, do Corpo de Fuzileiros Navais colombiano, no desenvolvimento da Educação Militar dos capitães sargentos e dos Profissionais NCO”, explicou Reyes. “Nós fomos também os coanfitriões da primeira conferência dos Líderes Fuzileiros das Américas Alistados (SEMLAC) em Bogotá, em 2011, com o apoio de seu capitão sargento e do comandante do Corpo de Fuzileiros Navais da Colômbia.
A SEMLAC do ano passado, a primeira do gênero, teve o copatrocínio dos Corpos de Fuzileiros Navais dos EUA e da Colômbia, e deve ser um evento bianual realizado em diversas localidades de toda a América Latina. O objetivo da SEMLAC inaugural foi propiciar aos líderes seniores alistados um fórum para a discussão da Cooperação de Segurança da Área de Operações e para o treinamento para os desafios e ameaças que suas forças precisam enfrentar.
Nascido em Big Rapids, Michigan, o Capitão Sargento Fitzgerald fez parte inicialmente do Corpo de Fuzileiros Navais Sul dos EUA há dois anos, e vem trabalhando com o Capitão Sargento Perez e com o Suboficial Reyes no COLMAR, o segundo maior Corpo de Fuzileiros Navais do mundo, com 27 mil Fuzileiros em suas fileiras, no desenvolvimento de programas de aperfeiçoamento profissional de seus Corpos de NCO e SNCO.
“O Capitão Sargento Fitzgerald e o Suboficial Reyes demonstraram enorme dedicação ao ajudar o COLMAR a desenvolver seus Corpos de NCO e Sargentos, e a criar fortes laços como parceiros que trabalham em conjunto com objetivos comuns para a segurança da área de operações”, disse o Contra-Almirante John M. Croley, comandante do Corpo de Fuzileiros Navais Sul dos EUA. “Eles contribuem para os alicerces do comando, firmes em tempos de incertezas e dúvidas, calmos durante os combates e sempre prontos a atacar; todas as características que merecem a confiança do comandante para o sábio aconselhamento de seus Corpos de NCO e Capitães Sargentos.
12 Comments