Defesa & Geopolítica

Chávez viaja a Cuba para cirurgia de retirada de tumor

Posted by

Foto: Fernando Llano/Associated Press

Hugo Chávez recebe apoio de militantes em caravana antes de cirurgia para a retirada de um tumor maligno.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, viajou nesta sexta-feira a Cuba para fazer uma cirurgia para a retirada de um tumor na mesma região da pelve onde extraiu outro câncer em junho de 2011. O procedimento está previsto para o início da próxima semana.

No caminho do palácio de Miraflores ao aeroporto internacional de Caracas, militantes e seguidores de Chávez fizeram uma caravana em que se despedem do presidente antes da cirurgia.

Chávez acenou para os partidários, que carregavam cartazes e jogaram pétalas de flores em apoio à recuperação do mandatário. Pouco antes, na sede do governo, ele agradeceu as manifestações.

“Vou defender milímetro a milímetro, palmo a palmo, segundo a segundo esta vida que é de vocês, que pertence a vocês, para continuar dedicando tudo nestes próximos meses, neste ano, nos próximos anos desta década”, disse.

TUMOR MALIGNO

Na quinta (23), Chávez afirmou que a possibilidade de que a nova formação encontrada na mesma área onde extraiu um tumor maligno em junho de 2011 seja maligna “é maior do que [a possiblilidade que] não seja”.

“Ninguém pode dizer nesse momento que é outro tumor maligno e por isso temos que tirar, mas a possibilidade que seja maligno é maior do que [a possiblilidade que] não seja”, reconheceu o presidente.

Chávez também afirmou que ficará em Cuba “por vários dias”, sem determinar quantos seriam, e disse que continuará em contato com seu gabinete.

As declarações acontecem após a Assembleia Nacional venezuelana ter aprovado por unanimidade a viagem de Chávez, a segunda em que o presidente se afasta para tratamento médico.

Apesar da permissão de todos os parlamentares, a oposição pediu que o vice-presidente, Elías Jaua, assuma o cargo temporariamente. No entanto, a passagem de poder foi desconsiderada pelo presidente da Assembleia, Diosdado Cabello, por considerar que a viagem de tratamento não está entre os motivos para a “ausência temporal”.

CIRURGIA

Na terça (21), o presidente venezuelano disse que teria que passar por outra operação após médicos encontrarem uma lesão de dois centímetros em sua pélvis, durante exames em Cuba.

O líder socialista de 57 anos passou por duas operações em Havana no ano passado para remover um tumor cancerígeno da mesma área. Sua condição exata permanece um segredo.

“Não há metástase. Apenas essa pequena lesão na mesma área onde eles removeram o tumor”, disse Chávez durante uma visita a seu Estado natal, Barinas.

Mais cedo, o governo da Venezuela negou relato de que Chávez estivesse em Cuba para um tratamento urgente de câncer.

Fonte: Folha

9 Comments

shared on wplocker.com