Montenegro, no Rio Grande do Sul, poderá ter uma fábrica de blindados e veículos bélicos russos

Sugestão: Gérsio Mutti
Guilherme Baptista
Em entrevista para a Rádio América, quando se encontrava em Brasília, o prefeito Percival de Oliveira deixou escapar que Montenegro poderá receber uma fábrica de equipamentos militares, como veículos bélicos e blindados (tanques de guerra).
Segundo Percival, em março um empresário deverá retornar da Rússia e visitará Montenegro, pois já manifestou a intenção de instalar a indústria no Rio Grande do Sul. O prefeito preferiu não entrar em detalhes para não atrapalhar as negociações, mas revelou que a empresa necessita de uma área em torno de dez hectares. Otimista, Percival acredita que o investimento pode acontecer na área do distrito industrial de Montenegro, onde já estão John Deere, Masisa, Hexion e outras grandes indústrias.

Empresas russas de veículos militares têm manifestado interesse em se instalar no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. A meta é disputar mais contratos no mercado brasileiro e países vizinhos. A ideia é montar veículos militares com peças brasileiras. Conforme um representante da estatal russa de exportação de armas, já foi oferecido ao Estado a construção de uma fábrica de montagem de veículos Tigre, uma espécie de jipe blindado que poderia ter sua primeira produção na América Latina.

Outra empresa que manifestou interesse em se instalar no Rio Grande do Sul é a fabricante dos caminhões Kamaz. São veículos utilizados no transporte de tropas e que pela resistência também participam do tradicional Rally Paris-Dacar.

O mercado brasileiro e latino-americano para equipamentos militares se tornou bastante atrativo para as empresas. Além do Brasil, Venezuela, Colômbia e México são grandes compradores.
Montenegro já possui uma grande indústria de armamentos. A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), inaugurada em 2000, produz cartuchos e armas longas, tendo como um de seus principais clientes as Forças Armadas Brasileiras, além de empresas e de exportar para mais de 40 países.

32 Comentários

  1. Todos querem se instalarem em nosso territorio por inumeros atrativos desde isenção e beneficios fiscais,potencial mercado interno e regional,alem de mão de obra de boa qualidade e baixo custo.Tudo isso pode nos dar espertease que sem uma industria genuinamente Brasileira e de preferencia gerida pelo Estado com a incumbencia das forças armadas adiministrarem sera de pouca valia.Se não criarmos um polo estatal de capacitação e aperfeiçoamento tecnologico qual os beneficios que nossas Forças Armadas teriam alem de reposição de peças e compra de produto acabado?

  2. Bom…. Mas isso impede a formação de nossas fabricas… ou dificulta… Devíamos desenvolver nós e não dar portas as Russas… mas …. fazer o que néh…

  3. ou seja ja era para o gladiador http://www.youtube.com/watch?v=9wPBD9-Fe-8
    nada contra o GAZ tigre, eu ate comermoraria se soubese que não temos um exelente projeto desenvolvidao, que agora vai para a coleção de exelentes projetos nacionais que não vão passar da faze de prototipos, SUCURI, OSSORIO, CHARRUA, OS BLINDADOS LEVES DA AVIBRAS ETC.. a imbradiltro e a avibraqs inverstiram pessado no gladiador, e se não vende um unico parafuso de priojeto nacional dentro do seu pais de origem, não tera confiança para vender fora, ou seja indempendencia necas, o que prevalece são emçpresas de fora que vem aqui, pagam um lobby gigantesco para politicos e comandantes vendidos das faas, e levam o contrato, lamentavel !!!

  4. .
    Notícias
    .
    .
    .
    Polícia do Rio receberá novo
    tipo de caveirão da África do Sul
    .
    Novos blindados são mais compactos, ágeis e velozes, segundo secretaria

    .

    caveirão – rio – africa do sul – 24.02.2012
    Após testes, policiais escolheram o blindado Maverick

    Uma comitiva da Seseg (Secretaria de Segurança do Estado do Rio), que inclui o secretário José Mariano Beltrame, viajará no próximo sábado (25) à África do Sul, para fazer a última análise antes de comprar os novos blindados para as polícias Militar e Civil. É a nova geração de caveirões, mais compactos, ágeis e velozes, para substituir os atuais que são uma evolução de carros-fortes adaptados.

    De acordo com a secretaria, após análises e testes, o veículo blindado favorito dos policiais é o Maverick, da empresa sul-africana Paramount. Há uma licitação em curso, da Secretaria de Segurança (Seseg), ainda sem resultado anunciado.

    No dia 6 de fevereiro, a Seseg publicou o aviso de início do processo de aquisição de veículo blindado. Os fabricantes interessados deveriam apresentar a proposta até a última terça-feira (21).

    Além de Beltrame, vão à África para acertar os últimos detalhes e especificações técnicas os comandantes do Bope, tenente-coronel Renê Alonso, e do Choque, tenente-coronel Fábio Souza, e uma equipe da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), unidade de elite da Polícia Civil.

  5. .Notícias

    .
    Acidente com caça Mirage 2000 da Força Aérea da Índia

    . Acidentes Aeronáuticos, Militar

    Um caça Mirage 2000TH da Força Aérea da Índia, similar ao que caiu no dia 24 de fevereiro.

    Uma aeronave de caça Mirage 2000TH da Força Aérea da
    .
    Índia caiu nessa sexta-feira, dia 24 de fevereiro,
    .
    próximo a Bhind, Madhya Pradesh, por volta das 12:10hs.
    .
    A aeronave havia decolado da Base Aérea de Gwalior e
    .
    realizava uma missão de treinamento de rotina. O pilotos
    .
    conseguiram ejetar.

  6. Esse jipe kamaz é lixo! Já foi dito aqui num artigo do PlanoBrasil. O Brasil está a tornar-se parte duma união invisivel socialista (URSS invisivel)

  7. É o que sempre imaginei, os russos querem pegar o mercado latinoamericano pelo Brasil.
    O que espero é a Sukhoy vir pra cá rsrsrsrsrs

  8. Já era tempo. Temos que ser auto suficientes na produção de
    todos tipos de armamentos. Temos que seguir o exemplo do
    EUA,China,Rússia, França,Inglaterra,Etc.
    Com isto avançaremos em tecnologia,empregos,balança comercial e outros benefícios.
    O Brasil precisa ficar mais forte,pois o Imperialismo está solto e não respeita nações fracas,destruindo-as.
    E o mesmo poderão fazer com o Brasil,por causa de suas riquezas naturais. Desperta Brasil !!!!

  9. artigo mentiroso! Exército russo continua a comprar veículos militares GAZ TIGRE! Falha IVECO ITALIANA em testes comparativos com Tigrão! PUTIN diz que planeja COMPRA Nós nos recusamos IVECCO! Serão adquiridos apenas 100 unidades outros tigres fantástica será comprado de 6 TOTAL CLASS PARA A PROTEÇÃO DAS ARMAS DO EXÉRCITO progamma A ENTREGAR 2015 GAS CAR 400!
    A polícia russa que luta no Cáucaso com TIGER terroristas árabe diz fornecedor de gás só para 2015 800 carros serão comprados!

    http://www.youtube.com/watch?v=tExVQbsaDFg&feature=player_embedded&noredirect=1

    http://www.youtube.com/watch?v=pPQ68_kjqqU&feature=related

  10. PARA TUDOOOOOOOOOO DE NOVO NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    .
    .

    Incêndio em base do Brasil deixa ferido e 2 desaparecidos na Antártida

    Pesquisadores que estavam na estação serão levados para o Chile.
    Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar causas do acidente.

    .

    .

    Um incêndio atingiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, base da Marinha do Brasil na Antártida, deixando um militar ferido e dois desaparecidos. Segundo a Marinha, o acidente aconteceu no local onde ficam os geradores de energia, por volta das 2h da manhã (horário de Brasília) deste sábado (25). Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas.

    O militar ferido já não corre risco de morte. Ele recebeu os primeiros socorros na estação polonesa de Arctowski e depois foi levado para a base chilena Eduardo Frei.

    Ao todo, 30 pesquisadores e um alpinista que auxilia nos estudos estão na estação chilena. Eles serão levados para Punta Arenas, no Chile, por um avião da Força Aérea Argentina. De lá, um avião disponibilizado pela Força Aérea Brasileira os trará de volta para o Brasil.

    Os 15 integrantes do chamado “Grupo-Base”, militares da Marinha que fazem a manutenção da estação, ainda estão trabalhando no combate ao incêndio. Além deles, outros 12 funcionários da Marinha vão permanecer na base brasileira na Antártida.

    Dois navios argentinos, dois botes poloneses e três helicópteros chilenos prestam apoio no controle. Um navio-polar da Marinha do Brasil, que estava estacionado no sul do Chile. está se dirigindo à Antártida para auxiliar a ação.

  11. A falta de patriotismo de algumas pessoas é algo que me deixa espantado. Bastou acontecer um erro ou um acidente que algumas pessoas colocam todos os projetos nacionais no lixo.
    Os falsos patriotas são piores que qualquer inimigo externo, eles estão presentes dentro de nosso território e sempre torcendo ou agindo contra o país. Como brasileiro e patriota eu não me imagino atacando projetos de enorme importância para o país com o objetivo único de afetar determinados partidos e defender outros.
    Que tipo de cidadão critica, ataca, torce, e age contra determinados projetos e contra o seu país apenas pelo seu posicionamento político. Esse tipo de patriotismo tem menos valor de que lixo. Se ainda existe problemas no Brasil isso se deve unicamente aos falsos patriotas, porque os verdadeiro patriotas não atacam, torcem e agem contra a sua nação, eles defendem e torcem a favor.
    Nos comentários aqui presentes temos muitas pessoas verdadeiramente patriotas, mas também temos muitos falsos patriotas capazes de ser contra determinados projetos de fundamental importância para nação.
    Algumas pessoas aqui só faltaram comemorar o acidente na base da Antártida. Ridiculo!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Luiz, não teria dito melhor, perfeito.
    ========
    Sinceramente? Em matéria de blindados não precisamos de ninguém, temos projetos demais que eram exelentes e foram jogados fora ou estão prestes. Temos que comprar os que desenvolvemos e gerar empregos em empresas brasileiras, não gerar divisas russas. Equipamento russo que acho bom são as da área aeroespacial.

  13. Por mim só se instalam no Brasil em uma parceria de 50% com uma empresa Brasileira, de preferência a Agrale. E de preferência com transferência de tecnologia.

  14. ANTHONY ainda bem que a maioria do nosso povo e a maioria dos nossos militares não teem uma mente reacionaria e xenofobica como voce tem que pensa que se tivermos fabricas de material belico Russos seriamos uma nação comunista mas com certesa na tua naturesa capaxo voce deve estar achando lindinho as nossas industrias belicas terem sido dezimadas e o que sobrou esta sendo absorvido por ganaciosas empresas privadas nacionais que sem know how estão abrindo as pernas a Corsarios Ocidentais que so vizam lucros em nosso mercado e que jamais nos repassarão sensiveis e tecnologia completa não é mesmo rsrs rsrs GALERINHA A Russia so passara a exportar o S400 apos 2014 e para concluirmos muitos acordos e parcerias imprescindiveis para os grandes eventos e o PND muita coisa envolvendo a tecnologia Russa e material belico Russo ja vem a tempos sendo tratado em segredo.Hoje a Russia é nação amiga do Brasil.Lembrem,quando da eminente invasão a Libia o MRE Patriota foi correndo a Moscow pedir SEGURO DE TONHO aos Russos pois aqui se cagavam de medo da possibilidade da Coalisão Humanitaria Libertadora vir nos abocanharem rsrs rsrs “RASPUTIM PROTEJA MEU VIRGEM E APERTADINHO TOINZINHU” rsrs rsrs Se ele soubessem o tamanho da Verga do Rasputim (35cm) rsrs rsrs teria ido perdir seguro de Tonho aos Chineses rsrs rsrs rsrs rsrs

  15. Depois da criação do BRICS, Brasil e Rússia cada vez mais próximos, ainda bem. Há vários fóruns específicos desse grupo… Como um colega disse, daqui a pouco vão criar seu próprio FMI… Tomara que criem também sua própria OTAN = OTS (Organização do Tratado do Sul) = Brasil, ìndia, China, África do Sul + Rússia.

  16. Aldo disse:
    28/02/2012 às 13:56 Tomara que criem também sua própria OTAN = OTS (Organização do Tratado do Sul) = Brasil, ìndia, China, África do Sul + Rússia.


    deculpe aldo, mas o que que a russia, india e china tem a ver com o atlantico sul ?? não estariamos somente trocando de senhores ??

Comentários não permitidos.