Japoneses criam chip que revoluciona transmissão de dados sem fio

Anahi Aradas

da BBC

Um dos desafios da eletrônica moderna é desenvolver sistemas que permitam a transmissão rápida de grandes quantidades de dados por meios sem fio.

Isso é necessário para que diversos aparelhos de uso profissional e pessoal consigam se conectar entre si.

As redes atuais deste tipo, como a Wi-Fi, têm uma capacidade determinada, e seus limites ficam evidentes quando se tenta transmitir vídeos, áudios e fotos com qualidade cada vez maior.

Mas nesta semana, o Instituto de Tecnologia de Tóquio e a empresa Sony apresentaram um novo chip que surpreendeu alguns especialistas em tecnologia.

O mais rápido do mudo

Os técnicos que trabalharam no chip afirmam que o dispositivo é o mais rápido do mundo na transmissão de dados, capaz de enviar 6,3 gigabytes por segundo.

Isso significa que em apenas um minuto é possível transmitir 50 gigabytes de informação, o equivalente a um disco inteiro de Blu-ray.

O chip usa frequências de rádio de 60GHz em um nível de eficiência muito elevado. Outra vantagem é o baixo consumo de energia no processo.

Segundo a Sony, o consumo total de 74 miliwatts de energia faz com que o chip possa ser usado em aparelhos portáteis sem grande perda de bateria.

Até o momento, a transmissão de grandes quantidades de dados com baixo consumo de energia era um desafio para cientistas, que não conseguiam desenvolver uma tecnologia do tipo que pudesse funcionar com uma bateria comum.

“Isso é muito novo e relevante”, disse à BBC Álvaro Araújo, o professor de eletrônica da Universidade Politécnica de Madri.

Segundo ele, uma tecnologia como esta fará com que “todos os equipamentos portáteis usem este tipo de chip em vez de funcionar com WiFi”.

Araújo afirma que resultados semelhantes já foram obtidos na transmissão via cabos, mas nunca em meios sem fio.

Este tipo de tecnologia poderá ter um impacto na forma como se transmite vídeos de alta definição (HD).

Atualmente, não é possível transmitir vídeos HD em tempo real sem fio, só que o novo chip abre esta possibilidade.

Apesar dos avanços tecnológicos, o chip ainda é um protótipo e não tem previsão de chegar ao mercado.

Fonte: BBC Brasil

9 Comentários

  1. Cara, quando você acha que os japoneses já contribuiram tudo o que poderiam contribuir para humanidade nessa área tecnologica vem uma noticia dessa….
    esse povo sempre me surpreende… conheço muitos japoneses e de uma coisa eu sei, eles estão sempre em busca de se superar, e assim naturalmente sempre acabam superando os outros…
    Imaginem se a sua indústria bélica não tivesse sido podada depois de Hiroshima e Nagazaqui?
    Pelo que me recordo, posso estar enganado, os navios japoneses por exemplo(o seu grande orgulho) carregavam praticamente o dobro de armas que qualquer destroier americano… o unico erro que cometeram na sua historia foi subestimar o poderio dos yanks….

  2. Acabei de ver essa noticia na minha mente: hackers chineses roubam tecnologia revolucionaria desenvolvida por empresa japonesa, o governo japones esta investigando da onde partiu o ataque.

    Eles nao entendem que a falha esta em nao conseguir proteger as proprias tecnologias.

  3. Japoneses não são fracos não,povo determinado e esforçado,portanto não me surpreende que eles avancem muito ainda na área tecnologica…o Brasil dá pena perto do Japão,aqui o ensino medio é uma droga e o governo não consegue fazer nem um Enem direito sem que isso termine na policia!..Vergonha pra nós!!!

  4. Gustave G. Nunca substimar o inimigo, principalmente os USA, que mesmo destabilizaddos como estão ainda dão cabo de qualquer um!

  5. Mais uma tecnologia que sera usurpada pelos chinas… antigamente se dizia que os EUA inventavam, os alemães melhoravam e os japonezes copiavam… mudou-se os polos…

Comentários não permitidos.