Comissão da ONU acusa autoridades sírias de crime contra a humanidade

Um relatório da Comissão Independente de Inquérito sobre a Síria apresentando nesta quinta-feira à ONU aponta a existência de violações “generalizadas e sistemáticas” aos direitos humanos no país árabe e afirma ter evidências de que militares e “autoridades dos mais altos níveis do governo” sírio têm responsabilidade por crimes contra a humanidade.

O documento da comissão chefiada pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro ainda afirma que uma lista confidencial com nomes de suspeitos de terem cometido tais violações foi entregue à Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay.

Em entrevista à BBC, Pinheiro disse que a “situação se deteriorou muito” na Síria nas últimas semanas, com o cerco à cidade de Homs, principal reduto oposicionista.

“Temos mais evidências do que vem ocorrendo, dessa escalada de conflito armado. Conseguimos encontrar testemunhas e entrevistamos vários desertores (do Exército sírio). Temos agora um importante conjunto de evidências (de violações de direitos humanos)”, afirmou.

O relatório mostra que os abusos ocorrem dos dois lados do conflito. A comissão pondera, no entanto, que a violência de grupos oposicionistas não se compara à repressão do regime de Bashar al-Assad.

A comissão de inquérito, formada em setembro do ano passado, não teve autorização do regime sírio de atuar no país.

Na semana passada, a Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, disse que a organização deixou de contar o número de vítimas no conflito, dada a escalada de violência.

A Comissão de Direitos Humanos havia divulgado no último mês de dezembro que mais de 5 mil oposicionistas haviam sido mortos. Ativistas falam agora em mais de 7 mil. O governo, por sua vez, fala em 2 mil soldados mortos.

Cerco a Homs

Principal reduto da oposição, Homs enfrenta mais um dia de forte bombardeio das forças de Assad, um dia após a morte de dois jornalistas ocidentais.

Ativistas relatam ataques de artilharia e mísseis ao distrito de Baba Amr, que chegou a ser tomado pelos oposicionistas.

Tanque abandonado em Homs (Reuters)Base da oposição, cidade de Homs é alvo de bombardeios constantes das forças sírias

Cresce a pressão para que o governo sírio abra um corredor humanitário para Homs, para o envio de comida aos civis isolados no cerco à cidade.

Nesta sexta-feira, representantes de países árabes, europeus e dos Estados Unidos irão se reunir na Tunísia para discutir a crise na Síria. É esperado um ultimato a Assad na reunião.

Segundo o Itamaraty, o Brasil não foi convidado para o encontro.

A reunião, no entanto, acabou esvaziada pelo anúncio de que China e Rússia não participarão do debate. Os dois países, que são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, também vetaram resoluções contra o regime de Assad nos últimos dias.

Jornalista quer deixar a Síria

A jornalista francesa Edith Bouvier, ferida em um ataque à cidade de Homs na quarta-feira, fez nesta quinta-feira um apelo ao regime, para deixar a Síria e ser levada ao Líbano.

No vídeo postado por ativistas da oposição, Edith diz que teve o fêmur quebrado e precisa urgentemente de uma cirurgia.

Marie Colvin (Getty)Colvin tinha 30 anos de experiência como correspondente estrangeira

Edith se feriu no mesmo ataque que matou a veterana jornalista de guerra Marie Colvin, repórter do jornal britânico The Sunday Times e o premiado fotógrafo francês Remi Ochlik.

Em seu último artigo, publicado no domingo, Marie Colvin, disse que “a magnitude da tragédia humana na cidade (de Homs) é imensa. Os moradores vivem aterrorizados. Quase todas as famílias têm um morto ou um ferido entre seus integrantes”.

Fonte: BBC Brasil

21 Comentários

  1. o prédio dos kornalistas foi bombardeado após a jornalista falar das condições de Hons em uma tv americana ao vivo . Ela falou q tinha atiradores (sniper) e lançadores de rojões (granada). Famoso toque de recolhger , meteu a cara na rua , corre se o risco de ser alvo de quem não quer agrumerações em público.

  2. A ONU está a serviço dos EUA e da Otan. Apontam crime de guerra quando querem. Principalmente contra os seus desafetos. Isso virou uma tática que os EUA usam contra seus inimigos. Para quem sabe depois, conseguir um mandado de prisão do AIA contra seu inimigo.
    Alguém lembrou em 2002 quando os EUA bombardeiaram o hotel propostalmente onde estavam hospedados os Jornalistas da TV Aljazeera? Só porque porque estavam mostrando o outro lado da história que os EUA não queriam. Nessa Època, a ONU fez de conta que não aconteceu nada.

  3. “” “a magnitude da tragédia humana na cidade (de Homs) é imensa. Os moradores vivem aterrorizados. Quase todas as famílias têm um morto ou um ferido entre seus integrantes”. “”
    Pergunte pra ela se era assim antes dos ‘revolucionarios’ começarem a explodir água, energia… E também pergunte de que origem parecem ser as armas nas mãos dos ‘terroristas’ ops!… errei, REVOLUCIONÁRIOS! PRÓ -DEMOCRACIA!.. heueheh
    E sra. quer o que? Não sabe que a covardia é tamanha contra o governo sírio que estes tem de tirar 11 raizes da praga porque em seguida nascem mais 10?.. Então É PIPOCO PRA TODO LADO MESMO!..

  4. Os santos Humanitarios Russos e Chineses apoian a carnificina. Os Russos cometeram a mesma coisa em Chechnia portanto nao e surpresa.

    Gustavo G..do que voce fala..”mulher sem um olho”.ela nao tem nada ver. foi jornalista da AP(Associated Press)e nao e martir nenhum. Uma vitima a mais da violencia.
    Google it…

    Assad cai, e so uma questao de tempo.

  5. Em seu último artigo, publicado no domingo, Marie Colvin, disse que “a magnitude da tragédia humana na cidade (de Homs) é imensa. Os moradores vivem aterrorizados. Quase todas as famílias têm um morto ou um ferido entre seus integrantes”.
    ==
    Ah claro, queria o quê? Em meio a uma guerra civil alimentada por armas contrabandeadas e não quer que houvessem baixas?
    Se até em SP se houver manifestação não aprovada pela atual administração é chumbo grosso, queria o que numa zona em que todos sabem que é de guerra e conflito armado?

  6. Nobres colegas, muita gente tá esquecendo que um dos pilares desta investida de Israel/EUA contra Syria é o controle de fontes de agua no Libano. Com a syria fora do caminho Israel vai Cair em cima do Libano. Israel precisa de agua. Como são arrogantes não querem negociar a paz com os arabes em termos justos vão tentar controlar as fontes de agua na força.

  7. O jornal the Times paga muito bem seus prostitutos e prostitutas, quero dizer, seus “jornalistas” para espalhar desinformacao. Morreu fazendo o que gosta, vendo os outros se esplodirem. Estou chorando por ela, como um velho crocodilo.

  8. Crimes contra a humanidade? Com certeza. Mas e a invasão do Iraque, como é que fica? É a barbárie. Excessos devem ser julgados após o conflito. Cada casa é um caso. No telhado de uma casa habitada temos um sniper, o que fazer?
    Lógico que deveria ser formado um corredor humanitário. Mas os ‘insurgentes’ querem isso?
    Por isso eu sempre vou pedir o fuzilamento dos criminosos de guerra.

  9. A sim e na invasão do Iraq a população ficou tranquila e com total segurança, despreocupadas em suas casas e nenhum de seus queridos parentes foram chacinados pelos países donos dos direitos humanos.
    Que interessante um comerciante e ou estudante ter capacidade de enfrentar um exército profissional!!!
    Reporteres porta vozes da liberdade morrendo!!!
    A OTAN e a ONU que tanto oprimiram sob suas botas quase todo o planeta agora defedendo outros povos!!!
    Países cristãos que sempre trataram muçulmanos com a mais absoluta violência tentando protegelos!!!
    EU AMALDIÇO-O A TODOS QUE COSPEM ESSAS MENTIRAS NO MUNDO E A TODOS QUE NELAS ACREDITAM… ESSES IMUNDOS!

  10. Um ditador deve saber a hora de pular fora, massacrar a população só piora as coisas. Vai chegar um momento que nem russia e nem a china vai segurar a barra e aí o tirano corre o risco de virar um kadafi da vida.

  11. SOMOS REFÉM DISSO TUDO,SÓ O SALVADOR TEM O PODER!
    .
    .
    Será que essa comissão fora a mesma que condenou Israel quando este despejou fósforo branco sobre a população palestina e os EUA,este que levanta hipocritamente a bandeira dos direitos humanos na Síria,vetou a condenação?
    .
    Sempre fora assim,a população mais uma vez é espezinhada pelos pária do mundo e são mortas como cordeiros para saciar a sanha dos lobos.
    .
    O ditador Al Assad através da sua enlouquecida fúria,contra os seus adversários políticos(muitos deles vivendo nos arredores dos suntuosos castelos europeus) que estão sendo apoiados por muitos mercenários,(pagos pela realezas de Omã,e da Arábia Saudita;bem como armadas e treinadas pela OTAN e os EUA),estes se misturam no meio da população civil e assim,a lógica dos assassinos mostra toda a sua apoteose.
    .
    Assim como fora na Líbia,a população civil é novamente chamada para participar neste teatro macabro,cujo o roteiro fora bem fabricado pelos “amigos da Síria”,esta população sempre contribuem com os seus sagrado sangue;e a mentira fica mais convivente e de quebra,comove a opinião pública mundial em especial os incautos,como sempre também!(Rsrs…)
    .
    E imaginar que tudo isso é pelo amor ao poder e as riquezas(o petróleo),defender a dignidade dos seres humanos é mais uma desculpa que não convence ninguém; pois a vida e a dignidade humana para estes criminosos,não valem nada!
    .
    Infelizmente a sociedade fica acuada e tem o dever se mobilizar de tomar uma atitude para acabar com este teatro macabro,assim como fora com a Líbia,hoje é com os Sírios e amanhã,qual o país será palco desta pouca vergonha;as minhas fichas será o Irã e depois deste?
    .
    Estamos refém de uma horda que não mede esforços para conseguir o que querem,desde o início da humanidade o mal utiliza a mentira para infligir a humanidade,O ladrão tem só três propósito;“matar,roubar e destruir”,já dizia o rei dos reis

  12. Acho que o que esta ocorrendo ali é um absurdo, a ONU não deve apoiar NENHUMA DITADURA, apenas governos democráticos e eleitos, mas, também acho que só deve se envolver se um quadro de limpeza étnica (um povo eliminando o outro) for demonstrado.
    .
    Por enquanto o que vemos é um governo ditatorial abafando uma revolta, a ONU pode votar quantas resoluções e gatilhos econômicos quiser, mas enviar tropas, sou contra.
    .
    Querem ver a coisa amansar na Síria, simples, aprovem contra a Síria os mesmos pacotes econômicos que aprovaram contra o Irã.
    .
    Em tempo;
    .
    Vale a pena: http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/4890/Ex-guerrilheira-relata-experiencia-de-uma-decada-nas-Farc

  13. O video no endereço abaixo parece indicar que americanos e israelenses vão de fato bombardear o Irã.
    http://usahitman.com/iran-draftoptions/

    A Inglaterra está movendo 300 tanques e milhares de veículos blindados para a Alemanha

    A desculpa é que não tem como armazena-los na Inglaterra.

    Estão se precavendo contra uma ofensiva Russa e Chinesa?
    http://www.guardian.co.uk/uk/2012/feb/16/british-tanks-sent-germany-storage

    Alguem discorda? Por favor, coloque sua opinião.

  14. A PROPAGANDA É A ALMA O NEGÓCIO
    .
    .
    A informação é fundamental para que a opinião pública se manifeste e além disso,que essa manifestação tenderá.politicamente falando, aos interesses destes ou daquele emissor.
    .
    Pensando assim,a inteligência dos governos, buscam com as informações,produzidas conforme os seus interesses,ganhar mais popularidades(almas) que se enquadre bem as seus planos e assim,ter êxito no seu proposito maior.
    .
    .
    *********(trechos do original)
    .
    .
    Espionagem e propaganda usam redes sociais, Facebook e Twitter como coleção da inteligencia tática.
    .
    .

    “(…)O que o estudo não menciona, no entanto, é o uso de mídias sociais por agências de inteligência para outros fins.
    .
    O estudo nos leva a crer que a mídia social é apenas uma ferramenta de coleta de inteligência, quando na verdade, uma série de relatórios têm mostrado que ela é usada para propaganda e para criar identidades falsas para operações encobertas.
    .
    Essas práticas são discutidas no Exército de Amigos dos Meios de Comunicação Sociais Falsos para Promover a Propaganda, Meios de Comunicação Sociais: a Força Aérea ordenou um software para gerenciar o exército de falsas pessoas virtuais e Pentágono procura manipular a mídia social para fins de propaganda, publicado em Global Research, em 2011.
    .
    O estudo MCIS é parcialmente baseado no “Primavera Árabe” quadro esse que, alegadamente, “levou o governo dos EUA para começar a desenvolver diretrizes para abater a inteligência de redes de mídia social”. (Ibid.) (…)”

    .
    *************************************
    .
    fonte:dinamicaglobal
    .
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2012/02/espionagem-e-propaganda-usam-redes.html.
    .
    .
    Isso explica muita coisa….não é mesmo?
    .
    O que tem gente defendendo fevrosamente o governo americano e as suas idéias aqui….meu Deus do céu!

  15. Assad não cai !! …. nem com interveção militar do ocidente. Vcs deviam se informa um pouquinho mais sobre aliança de 3 países q fazem fronteiras entre si: Líbano , irã e síria . Caso tentei algo contra síria , em poucos segundos o Líbano entra no joogo , abrindo 2 frontes de ataque a israel e o irã abastecendo os. Se conta na estrutura militar de Assad , com Pelotões Químicos ….. Nenhum alto escalão das forças sírias abandonaram Assad e nem vão abandonar.

Comentários não permitidos.