Acidente abordo do NAe São Paulo

NOTA À IMPRENSA

Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2012.

A Marinha do Brasil, por meio do Comando da Força de Superfície, informa que, por volta das 03:00 desta quarta-feira (22FEV), ocorreu um incêndio de pequeno vulto a bordo do NAe São Paulo, em um alojamento de Praças, situado na popa do navio.

O incêndio foi controlado e extinto pelo Grupo de Controle de Avarias de bordo. Na ocorrência, dois militares não conseguiram sair do alojamento nos primeiros momentos do incêndio, sendo ambos retirados, posteriormente, do local do sinistro. Infelizmente, um desses militares veio a falecer por volta das 05:00. O outro encontra-se internado na UTI do Hospital Naval Marcílio Dias, com quadro clínico estável.

Foi instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar o ocorrido.

MARINHA DO BRASIL

COMANDO DO 1º DISTRITO NAVAL

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL


ATUALIZAÇÃO DA NOTA

A respeito do incêndio ocorrido a bordo do NAe São Paulo em 22 de Fevereiro de 2012, a Marinha do Brasil informa que foi pontual e totalmente contido na antessala de acesso a um dos alojamentos de bordo, onde se encontravam quatro militares, dos quais, os dois Marinheiros que não conseguiram sair do local foram resgatados pelo Grupo de Controle de Avarias do Navio. Sobre essas vítimas, participa as seguintes informações:

o Marinheiro José de Oliveira Lima Neto, residente no Rio de Janeiro, continua internado na UTI do Hospital Naval Marcílio Dias, com quadro clínico estável; e
o Marinheiro Carlos Alexandre dos Santos Oliveira, cuja família é residente em Salvador (BA), veio a falecer por volta das 05h00, no Hospital do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, onde recebeu os primeiros socorros por uma equipe médica.

As famílias de ambos os militares já foram comunicadas a respeito do fato. A Marinha do Brasil está prestando total apoio a essas famílias neste momento de extrema dor.
Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas do acidente. O local em que ocorreu o incêndio, por ser, exclusivamente, um compartimento habitável, não afetou a parte operativa do Navio.

50 Comentários

  1. Realmente ñ foi teoria da conspiração Brasuca, foi um fato ,o q é lamentável.O Sampa contínua operacional , apesar deste leve incidente..ótimo.Qdo sai p patrulhar n águas? P Ontem.

  2. Condolências à família do militar Carlos Alexandre dos Santos Oliveira.
    Sinceramente, esse navio aérodromo não vale o custo benefício. Uma sucata velha, que já sofreu vários incêndios, e essa morte ocorrida por problemas no navio não é a primeira. Passou a maior parte do tempo, desde que foi comprado à França, em manutenção e reforma. E mesmo depois da última, feita recentemente, ainda apresenta esses problemas. Infelizmente envolvendo o falecimento de mais um bravo militar. Uma simples nota da Marinha não é suficiente para explicar o ocorrido. São muitos incêndios, muito dinheiro gasto em reformas, e mesmo assim, os problemas continuam ocorrendo, com vítimas fatais. Com a palavra, o Ministério Público.

  3. Como comentar isso!!!! Di novo , parece noticia velha!!! Deus salve os homens que servirem nesse “alvo” em caso de conflito e em tempo de paz, Já matou dois se não me engano Triste…

  4. pq que essa cambada insiste em criticar o nae são paulo???..realmente vcs são os tipos de brasileiros do qual o brasil dispensa…sem comentários….

  5. Condolências às famílias!! Sinceramente!! Esta lata velha serviria muito bem como alvo para testes dos nossos EXOCET reformados ou para o novo MAR-1.

  6. Engraçado q tem gente q não aceuta ás críticas ao SP… O pior é q até hj, essa bendita embarcação nunca funcionou ou irá funcionar como deveria…E mais, O pior dos piores mesmo, é q ainda mata pessoas e tal… Fala sério pô !!! sds.

  7. A marinha americana tem um porta-avião tão velho quanto o são paulo, acidentes em navios acontecem em qualquer marinha, inclusive em navios novos. O problema do brasil é pura falta de investimento do governo, não possui nem mesmo uma frota de caças operacionais para o nae são paulo.Tudo muito precário.

  8. Kalchikov é o tipo de pessoa que se preocupa mais com armamento militar do que com vidas humanas. Para ele, desde que se mantenha um Nae com quase cinquenta anos, não importa quantas vidas preciosas de militares brasileiros se percam. Para ele, a morte de bravos militares da MB é apenas um detalhe, que não importa em nada. O que não pode é criticar o Nae. Para ele isso é o que importa. O resto, para ele, dane-se, lasque-se. Ele não deve ter parentes militares que trabalham no Nae São Paulo. Se tivesse, sua opinião seria diferente. Não foi ele que perdeu parentes mortos no Nae São Paulo. Pimenta no olhos dos outros é refresco.

  9. A nossa Marinha é tão velha e ultrapassada como bem lembra a caravela sobre o seu brasão.
    Se um acidente considerado de “pequeno vulto” matou um homem e feriu três, imagine o estrago que um acidente de grandes proporções irá causar.
    O fato é que a compra dessa sucata pela Marinha foi um grande erro. Já é o segundo acidente, nunca foi utilizado e alguns especulam a sua substituição.

  10. Carlos Argus disse “O Sampa contínua operacional , apesar deste leve incidente” . Leve incidente?!!! Um militar ficou ferido e outro, Carlos Alexandre dos Santos Oliveira, um xará seu, morreu, e você chama isso de leve incidente?! Ah, sim, eles não eram seus amigos, ou conhecidos, não é mesmo? Fosse um deles seu pai, irmão ou parente, será que você iria considerar o que aconteceu um LEVE INCIDENTE?
    Eu não sou contra que a Marinha brasileira tenha um Nae. Nada disso. Sou contra o fato de permitir que um Nae sucateado continue a por em risco a vida de militares da Marinha de nosso país. Se é para a MB ter um Nae, que se compre um novo, que se construa um novo equipamento, confiável, seguro, decente. Como a China está fazendo, como a Rússia está fazendo. Se vocês fossem verdadeiros patriotas que se preocupam de verdade com a segurança do país e com o estado das Forças Armadas, se preocupariam em, primeiro lugar, com a segurança de nossos militares. E fariam campanha por isso. E não como o Kalchicov, que ficou ofendido por que se questionou aqui a segurança do Nae São Paulo. Ele não ficou ofendido porque se perdeu a vida de um militar. Ficou se lamentando por que se criticou o Nae. Até que ponto chegamos. A sensibilidade pelo sofrimento do semelhante está cada vez mais rara. O que importa é ter a sensação de que somos uma potência militar, quando de fato não somos.
    O fato é que os equipamentos de nossas FA estão sucateados. Isso muito poucos querem ver, com exceção de nossos bravos militares que sofrem diretamente na pele o problema, e tem que tirar leite de pedra todos os dias, operando equipamentos obsoletos, com poucos recursos. Para os que não são militares, e estão de fora, agem como se fossem grandes especialistas em assuntos bélicos. Para ter uma idéia de como está a situação das nossas FA basta visitar os sites de cada uma das forças ou então ver esse link aqui http://www1.folha.uol.com.br/poder/887906-metade-dos-equipamentos-das-forcas-armadas-esta-indisponivel.shtml

    Não adianta tapar o sol com a peneira.

  11. A função primordial do Nae São Paulo no momento é manter a doutrina e realizar treinamentos, e isso é importantíssimo, a marinha Argentina vem com seus aviões treinar aqui e a China também fez um acordo com o Brasil com esse intuito.Abcs.

  12. Metade dos equipamentos das nossas FA está indisponivel para uso. METADE! Mas isso não é importante, não é mesmo? O importante é manter as aparências e varrer a sujeira para debaixo do tapete, fingindo que está tudo bem no reino da Dinamarca… Que está tudo às mil maravilhas, embora as FA estejam sucateadas, com metade do equipamento indisponível para uso, com poucos recursos para investimento e reaparelhamento, e militares estejam morrendo por causa disso. Não, isso é apenas um mero detalhe.

  13. Meu amado Brasil. Desiste dessa sucata! Venda ele e construa uns 10 subs e fragatas rápidas. Dissuasão é isso! Não delírios de Armadas Imperiais…

  14. kalchicov disse:
    23/02/2012 às 09:56

    pq que essa cambada insiste em criticar o nae são paulo???..realmente vcs são os tipos de brasileiros do qual o brasil dispensa…sem comentários….

    .
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pra vc a NAe São Paulo esta otimo ne, pra mim não ,tem que afunda isto esta sucata mesmo
    .

  15. LUIZ OLIVEIRA disse:
    23/02/2012 às 11:00

    Kalchicov deveria aprender a escrever português corretamente antes de se considerar um brasileiro indispensável.
    .
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  16. Se o Brasil se envolver numa guerra o lugar mais seguro sera servir a bordo do Sao paulo, pela simples razao que nao vai estar no oceano mas atracado no Rio, com muitas prais, mulheres e cachaca a vontade.
    parece que ele nao precisa de guerra pra matar marujos..

  17. Calma gente, não vamos também afunda-lo, podemos vende-lo pra argentina quando o nosso novo entrar no processo de fabricação(daqui a 1 década mais ou menos) kkkkkkk.
    até porqe hoje em dia porta aviões já não valem tanto a pena…. estamos vivendo na era dos mísseis ICMBS e etc…. sem contar os subs, que sempre serão um terror para os inimigos…
    .
    Outra coisa, pra detectar o NAE São Paulo não precisa de radar, Aquele TUFO de fumaça que nosso porta aviões solta pode ser visto a centenas de kms de distância, ele na verdade acaba sendo um ponto de referencia para um eventual inimigo… Mas pensando assim, podemos utiliza-los como um comunicador único e impossivel de se interceptar, lembram dos índios americanos que utilizavam sinais de fumaça pra se comunicar á distancia?

  18. Os atuais cassiques da MB tem uma visão do que vem a ser END que até dá arrepio na espinha, que preza a projeção de força e não a negação do Atlântico Sul.
    Isso é um equivoco perigosíssimo para o futuro na nossa soberania.
    Essa visão de “defesa” consiste que para as prox. décadas usemos tecnologias que hoje já estão sendo substituídas por novos conceitos.
    A guerra marítima que virá, será repleta de veículos robóticos ( aéreos e marítimos ), C³ de alto nível com capacidade de abater um invasor quase que instantaneamente com misseis com velocidade hiper-sônica.
    Um exemplo do que estou dizendo e o MAN-1 que “deverá ” ter um desempenho prox. do Exocet Block II, que em 2012 já é um míssil ultrapassado, enquanto que temos institutos de pesquisa aqui no Br. que tem a capacidade de fazer algo prox. ao Brahmos, então por que não fazemos ???
    Conhece a história da fabrica de torpedo brasileira ???

    Estive no NA SP a pouco tempo, e me assustei com as condições em que se encontrava, com locais aonde o ferrugem brotava e o A-4 que estava exposto tinha fita adesiva prendendo alguns compartimentos de manutenção dos seus sistemas internos, entre outras coisas que não irei expor para não me estender muito.

    Mas temos que engolir, porque os marujos estão bem mais infrunhados no Palácio do Planalto do que os Brigadeiros e/ou os Generais.

  19. Resta saber a causa do acidente, pois não parece ter sido nada com relação a idade da embarcação, mas os peritos do contra do blog atacam sem antes conhecer os fatos. É um absurdo,um nada ver, quinta coluna quem faz isso, é vergonhoso ter de ler tanto ataque ao Brasil por parte destes que se consideram brasileiros. Tenho receio que se houver um ataque ao Brasil de não levar um tiro pelas costas por parte deste vendilhões da pátria.

  20. Gustavo G disse:
    23/02/2012 às 13:19
    Outra coisa, pra detectar o NAE São Paulo não precisa de radar, Aquele TUFO de fumaça que nosso porta aviões solta pode ser visto a centenas de kms de distância, ele na verdade acaba sendo um ponto de referencia para um eventual inimigo… Mas pensando assim, podemos utiliza-los como um comunicador único e impossivel de se interceptar, lembram dos índios americanos que utilizavam sinais de fumaça pra se comunicar á distancia?
    .
    kkkkkkkkkkk, mas agora falando sério, ele só solta aquela fumaceira toda quando o motor é exigido ao máximo, e todo navio a diesel produz o rastro de fumaça, porém os maiores produzem um rastro maior. Para mim a maior aos NAe nem são torpedos ou misseis(mesmo porque ele anda com uma porrada de navios capazes de o defende-lo de misseis) mas os torpedos supercavitantes. Silenciosos, rápidos e letais. A vantagem de ter um NAe é ter uma base de aviões moveis para levar para TO distantes. Se o Brasil pretende entrar no CS isso é fundamental, pois é necessário para todos os membros estarem preparados para agir em todos os TOs do mundo. E no momento temos outras prioridades, mas se for para não perder doutrina, vale apena comprar 1 zero, e reequipar a marinha com outros navios necessários a defesa do país. E quando tivermos feito isso ai sim vamos comprar outros NAes e NAeL.

  21. Outro acidente???Nao tinham modernizado a tal belonave??? Incendios acontecem, mas ao ponto de matar um e ferir gravemente outro, e pq foi serio. Vamos parar de demagogia. O pais precisa de porta-avioes mas nao tem dinheiro para mante-lo operacional, nem know-how para projetar um por conta propria. Nao existe razao de possuir esse navio velho, pois nunca e usado, nunca esta operacional. A aviacao naval esta sendo modernizada, mas e so tapa-buraco. Os pilotos nem estao qualificados para pouso embarcado mais. Se a desculpa e criar doutrina e qualificar tripulacoes, como isso pode ser feito se nunca opera??? Coisa de pobre mesmo. Nao tem dinheiro para ter uma Ferrari, e fica querendo incrementar o Passat 76 com roda de magnesio, som Pioneer etc. E a velha megalomania do Brasil potencia…..

  22. É inacreditável um pais como Brasil com mais de 8 milhos de costa marítima só ter um porta aviões. Como a gente quer entrar no Conselho de Segurança da ONU com esse tipo de equipamento? Essa embarcação solta tanta fumaça negra que eventual inimigo o localizaria a milhares de quilômetros

  23. Pessoal
    O que vcs acham da idéia de fornecer chicletes aos marinheiros??? Assim eles poderão em poucos segundos tapar qualquer vazamento!!!

  24. Gente, o Brasil so compra lixo para as forças armadas.
    o pais precisaria de pelo menos 2 NAE.
    Mas nao sobra grana, os politicos do Brasil ! que nao sao Brasileiros, se apoderam da grana antes de ser liberada para o bem da naçao.
    Esse bando de corruptos. o BRASIL esta vendido e desprotegido… tambem,,,temos uma presidente MULHER… E UM MINISTRO DA DEFESA UM DIPLOMATA !

  25. Pronto,ja começaram a escrever idiotices,deixemos de ser levianos,a chance do incendio ter sido provocado por burrice humana no dormitorio e´grande,botar a culpa no navio ou na marinha prova o desconhecimento visceral que alguns possuem sobre assuntos militares,voces se lembram quando um mane´fez uma cagada que acabou afundando um sub de treino ancorado no porto ?os caras tavam fazendo festinhano sub, entao baixemos a bolinha macacada,manes fazedores de ecas existem nas melhores familias !

  26. O senhor luiz oliveira suas observaçoes repletas de preconceitos e vazias na utilidade ,lembra papinho de pacifista alienado,toda atividade militar e´de risco,o cara quando se propoe a ser militar sabe disso,alem de existir o descuido pessoal,mas isto pra vc nao importa,se alguem contraria sua opiniao e´passivo de ser humilhaçao,atitude mesquinha Sr luis catedratico !

  27. Uma coisa o Dandolo tem razão :

    Essa banheira gigante não passa de um grande alvo para testar as bombas de um possível invasor estrangeiro !

    Esse porta-aviões é uma porcaria !

    O Brasil deveria investir pesado era em uma frota de ataque rápido e ficaz com os seguintes meios:

    Corveta Visby no mínimo 20 unidades !

    FICHA TECNICA

    Tipo: Corveta
    Data do comissionamento: Junho de 2002
    Velocidade: 35 nós
    Alcance: 4259 km
    Deslocamento: 600 toneladas
    Comprimento: 61,50 Mts
    Boca:10 Mts
    Propulsão: 4 turbinas a gas Honeywell TF50 e 2 turbinas MTU 16V 2000 N90.
    Sensores: Radar de busca aérea e de superfície Ericsson Sea giraffe AMB 3 D com 168 km. radar de controle de fogo Ceros 200.
    Armamaneto: Um canhão Bofors SAK MK-3 de 57 mm, 8 misseis antinavio RBS-15MK-2, 8 misseis anti-aéreos RB-23 BAMSE, 4 tubos lançadores de torpedos de 400 mm Type 43/45.
    Tripulação: 43

    barco patrulha lança mísseis Hamina, 50 unidades no mínimo !

    FICHA TECNICA

    Tipo: Barco patrulha lança misseis.
    Tripulação: 26 tripulantes.
    Data do comissionamento: Agosto de 1998.
    Deslocamento: 250 toneladas (totalmente carregado).
    Comprimento: 51 mts.
    Boca: 8,5 mts.
    Propulsão: 2 MTU16V 538 TB-93 com 4425 hp de potencia cada, 2 jatos de agua Rolls Royce Kamewa 90SII.
    Velocidade máxima: +30 nós (56 km/h).
    Alcance: 925 Km.
    Sensores: 1 radar EADS TRS-3D 16 ES com 158 km de alcance. Sistema Multisensor Ceros 200 com um radar de controle de tiro apoiado por sensores optronicos e telêmetro a laser. Sensor Sagem EOMS infravermelho.
    Armamento: 4 mísseis anti-navio Saab Bofors RBS-15 MK-3, 8 lançadores verticais para mísseis Umkhonto-IR SAM, 1 canhão Bofors 57 mm/70 SAK MK-3, 2 metralhadoras M-2HB em calibre .50 (12,7 mm), Um trilho para lançamento de minas navais e cargas de profundidade.

    Barco patrulha Skjold , 50 unidades no mínimo !

    FICHA TÉCNICA

    Tipo: Barco patrulha.
    Tripulação: 15 tripulantes.
    Data do comissionamento: Abril 2009.
    Deslocamento: 270 toneladas (totalmente carregado).
    Comprimento: 47,5 mts.
    Boca: 13,5 mts.
    Propulsão: 2 turbinas Pratt & Whitney ST-18M com 2417 hp de potencia cada, 2 Pratt & Whitney ST-40M com 5070 kg hp de potencia cada.
    Velocidade máxima: 60 nós (110 km/h).
    Alcance: 1480Km.
    Sensores: 1 radar Thales MRR 3D NG com 180 km de alcance. Sistema Multisensor Ceros 200 com um radar de controle de tiro apoiado por sensores optronicos e telêmetro a laser.
    Armamento: 2 lançadores quádruplos para 8 mísseis antinavio Kongsberg NSM, 1 lançador de mísseis duplos Simbad para mísseis antiaéreos Mistral (8 mísseis), um canhão OTO Melara 76 mm/ 62 super rapid.

    E as lanchas de combate CB-90H 50 unidades no mínimo !

    FICHA TECNICA

    Tipo: Lancha de combate
    Data do comissionamento: 1991
    Velocidade: 40 nós
    Autonomia: 600 km
    Deslocamento: 20500 kg (Maximo)
    Comprimento: 16 Mts
    Boca: 3,8 Mts
    Calado: 0,9 m
    Armamaneto: 2 metralhadoras Browning M-2 calibre 12,7 mm montadas na proa, Lançador de míssil Hellfire, Lançadores de morteiros, Lançadores automáticos de granadas de 40 mm MK-19, Minas navais e cargas de profundidade.
    Propulsão: 2 motores Scania DSI-14 com 625 Hp cada e duas unidades de jato d’ água Rolls Royce.

    E pelo menos 30 submarinos convencionais com capacidade de lançamento de mísseis !

    E 5 submarinos nucleares !

    Aí , pode esquecer essa banheira móvel que só serve pra alvo inimigo pois não tem proteção nenhuma e não duraria 48 horas em uma guerra !

  28. Somos uma naçao que possui mtas riquezas ouro, pétroleo, minerios ,água,a maior taxa tributária do mundo e nao temos dinheiro para ter um porta avioes capaz. Vc servir nas forças armadas é um trabalho de risco devido a falta de qualidade dos nossos equipamentos que sao velhos e defasados. Nós temos que parar com essa mánia de querer tampar o sol com peneira se nao temos capacidade de ter um navio que ofereça capacidade operacional é´preverivel nao ter nenhum sigamos o exemplo dos outros paises sul americanos . Vc entra nessas empressas do governo tem chefe para tudo num so setor e com altos salarios sem produzir nada nossos anjinhos do congresso com a folha de pagamento gorda e uma pessoa morre cumprindo o seu dever de servir a pátria morre pelo descaso das nossas autoridades perante nossas forças armadas.

  29. MINEIRINHO Uai..a Margareth Thatcher boto no rabo da Argentina e era uma dama..kkk.Neste dia de hoje esse argumento nao e valido. O que falta e projeto de investimento e tambem nao temos nenhum inimigo querendo nos ferrar portanto o pais cresce complacente, mole e diplomatico, querendo solucionar tudo na conversinha fiada, mesmo com ditador nobres, como ahmadinejad.

  30. Gustavo G disse
    …NAE São Paulo não precisa de radar, Aquele TUFO de fumaça pode ser visto a centenas de kms de distância… kkkk verdade e recentemente vi em um site de defesa que os radares do Nae SP tem alcance curto em relação aos potenciais inimigos, ou seja será visto antes de ver o inimigo,

  31. Mineirinho, não ha problema nenhum do nosso ministro da defesa ser diplomata, pelo contrario pois os militares e diplomatas apesar das diferenças toscas mais usadas como forma de piada de um para o com o outro eles são parecidos e em teoria tem o mesmo objetivo. São os dois braços do pais, um é a espada o outro a caneta, e país nenhum tem futuro sem ambos. O problema nem é culpa do Amorim, poderia ser qualquer um que dificilmente mudaria muita coisa, o problema são sim as pessoas no poder, não sua origem ou gênero.

  32. 100% com você Ferreira Júnior. Só tenho lido criticas ao Nae de pessoas que pelo jeito nem lêem a matéria, só vêem o título e já pulam pros comentários Pra falar besteira. Pelo que entendi o incendio foi no alojamento e NÃO SE SABE as causas, podendo muito bem ter sido causado por falhas humanas também. Lamento a morte dos praças mas AINDA não temos motivo para criticar tanto nosso Nae. Vamos esperar o resultado das investigações.

  33. A possivelmente a India irá comprear o f35 americano para seu NA. O NA indiano não possui catapulta, utiliza os sistema jump jet. O Brasil possui tecnológia para fabricar um NA jump jet, o unico país que fabrica catapulta para NA é os EUA. A catapulta do NA São Paulo (Foch 1957) é americana, bem como do NA frances Charle de Gaule é americana, a França não fabrica catapulta nem a Russia e Inglaterra. O Brasil poderia fazer um NA 100% nacional com rampa jump jet, e comprar uns 40 f35 .

  34. 1maluquinho, que forte explosão? Isto pode só ser boato! Como alguém inconformado com a morte de um colega de profissão exagera os fatos para que seja solucionado o mais breve possível. E a MB sabe que aquilo alí não está servindo mais nada!.. Com uma sociedade dessa do Brasil totalmente manipulada e ‘ignorantizada’ nesta ‘democracia’ fica fácil para as elites fazerem o que bem entender, digo as elites manipuladoras, que não são todas! a sociedade chora de tristeza pela a Síria do ‘DiTaDôu’ quando vê o jornalista fazendo ‘biquinho’ =} sério.. e de alegria por umas casas populares ganhas.. o tiro ter passado de raspão no pescoço.. e curtir as datas festivas com suas migalhas.. mesmo o Brasil já sendo 6ª ECONOMIA DO MUNDO.

  35. Pelo amor de deus ! nem o antigo A-11 Minas Gerais , deu tanto problema como o São Paulo .
    Seria melhor , a MB usar o A-12 como museu , pois ele está matando mais marinheiros Brasileiros , do que qualquer guerra enfrentada pela MB.
    Quem está feliz com isso são os Franceses , pois se livraram de uma bomba ambulante .
    Agora entendo porque o A-12 custou tão pouco para a MB , temos que começar o mais rápido possível o projeto de um novo NAe , ou morrerá mais marinheiros nessa bomba flutuante , chamada São Paulo .
    Que o santo , São Paulo ajude nossos marinheiros !!

  36. assim como roschard disse, a formação da pessoa é o que menos importa, o que vale é o amor ao brasil…
    e sabemos que uma corja de nossas forças ainda se derrete com as promessas das forças armadas americanas, que sempre fizeram pouco caso de nossa defesa.

  37. TODOS OS ANOS, politicos desviam e roubam cerca de 40 BILHÕES de dolares dos cofres publicos. Se a cada ano fosse investido 40 Bilhões divididos entre a defesa, saude, infraestrutura, educação e tecnologia, isso sim seria amor ao Brasil e ao seu povo. Mas é claro que os politicos e aqueles que se beneficiam do dinheiro da corrupção preferem culpar o imperialismo, por nosso atraso e baixos indices de IDH, tecnologia e etc….

  38. Antonio, não é jump jet e sim sky jump, um criativo sistema criado pelos Ucranianos para o NAe Russo. Jump Jet é o apelido dado ao Harrier e que se refere ao fato de poder levantar e pousar na vertical. E o Brasil pode muito bem estudar e desenvolver sua própria catapulta, porém acho que o sky jump vale mais apena por ser uma solução simples, barata e passiva(não consome energia).

  39. Troodonte, você que é mesquinho e alienado! Seus comentários é que são vazios de utilidade! Leia direito, se souber, os meus comentários antes de falar besteira, antes de falar parvoices sem sentido, antes de fazer suas catilinárias esdrúxulas e desarrazoadas. Além disso, aprenda a escrever o português corretamente. E obrigado pelo catedrático. Se quiser prestar adoração ao Nae São Paulo isso é um problema seu. Fique à vontade. Se você ficou ofendido porque pensou que eu sou contrário à MB ter um porta aviões ou coisa que o valha, deveria ter lido os meus comentários com mais atenção, porque não foi isso que eu escrevi. Tem pessoas que acham porque o Brasil possui um Nae já é uma superpotência. Se o nosso país se preocupasse de fato com defesa e segurança nacional,não teria comprado um Nae com mais de cinquenta anos de uso, mas teria encomendado uns dois ou três novos e modernos, como a China, como a Rússia estão fazendo. Não é com um equipamento antigo como este que o Brasil estará em condições de se defender com eficiência e eficácia. São necessários muito mais investimentos e você deveria saber disso. Você é tão mesquinho que não mostrou preocupação por um minuto sequer com a segurança de nossos militares. Um militar morreu e você não está nem aí. Pudera, não foi seu pai, não foi seu irmão , não foi seu tio , não foi seu parente, não foi seu amigo, não foi seu conhecido. Para este bravo militar morto, você não prestou nenhuma homenagem, não teve nenhuma consideração, você não dirigiu nenhuma palavra de consolo à família. Não estou nem aí para o que você acha dos meus comentários. Os seus eu simplesmente descarto como lixo imprestável. Por favor, não dirija mais sua palavra a mim, porque não irei responder ou dirigir palavra a uma pessoa que se preocupa mais com um navio do que com a vida humana! Quando você começar a mudar de opinião, colocando a segurança e a vida de nossos militares em primeiro lugar, deixando de lado esse seu deslumbramento infantil com o Nae São Paulo a todo custo, se importando com a perda de vidas humanas, aí voltaremos a conversar!

  40. Obrigado pela correção Rorschach. Vi anos atrás sobre o sistema sky jump, utilizado em porta aviões russos, indianos, espanhois e ingleses. Acredito que foi um erro do Brasil comprar a sucata NA Foch (NA São Paulo) lançado em 1957 !. Um NA que não esta operacional na marinha, cujo Rafale pode decolar levando apenas a metade da capacidade de combustivel e armamento, por este motivo a França o vendeu para o Brasil, e não o mandou para a sucata. O NA São Paulo esta matando mais marinheiros estando na doca, do que estivesse em guerra. O Brasil tem a capacidade para construir um NA Sky Jump com tecnologia propia. Operando o F35 Lightning II . Seriam umas 48 aeronaves. Sou contra o Brasil comprar material belico usado, o qual será utilizara por 20 a 30 anos, acaba saindo mais caro que comprar novo, devido as reformas e o usado é de prateleira .
    Dinheiro o Brasil tem e muito para a defesa.
    http://www.youtube.com/watch?v=rOTsKsXDHGY&feature=related
    Basta coibir a corrupção de politicos que roubam cerca de 40 BILHÕES de DOLARES por ANO.

  41. Se o governo está tão preocupado em gastar dinheiro para
    as forças armadas deve lembrar que a verba aplicada daria
    emprego, nova tecnologia e estimulava a economia em muitas áreas do país.

    Pessoalmente acho um absurdo gastar uma fábula em dinherio em programas sociais apenas para ganhar votos,
    e esquecer da defesa do nosso país!!

Comentários não permitidos.