Sugestão de leitura:A Guerra Antes da Civilização

Sugestão: Gérsio Mutti
Em “A Guerra Antes da Civilização”, Lawrence H. Keeley, professor de antropologia da Universidade de Ilinois, nos EUA, contesta a visão pacifista do passado ao narrar guerras ocorridas na pré-história. Segundo o autor, esses conflitos não eram raros nem inofensivos.

A teoria do bom selvagem tem sua origem no Iluminismo. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), grosso modo, imaginava que o homem era bom por natureza. Embates sangrentos e opressão eram frutos da civilização.

Em oposição ao filósofo francês, o britânico Thomas Hobbes (1588-1679) defendia que, antes da sociedade, os homens viviam em eterno combate. Para ele, a civilização controlaria parte dessa selvageria. “O homem é o lobo do homem” se tornou o resumo dos fundamentos postulados em “Leviatã” .

Porém, o autor norte-americano afirma que nenhum deles está correto. O que se desenvolveu foi a técnica de matar. Guerras sempre existiram. “Não é, portanto, de se surpreender que as primeiras histórias documentadas, os primeiros relatos escritos, sejam de teor militar”, conta.

A pesquisa para a produção do livro inicia com a investigação de uma fortificação datada do período neolítico que foi encontrada recentemente a nordeste da Bélgica. Em escavações, o arqueólogo Daniel Cahen descobriu um fosso com quase três metros de profundidade apoiado por uma paliçada. Desastres naturais e animais selvagens não são evitados pelo artifício. A construção era destinada a impedir investidas bélicas de outros grupos humanos.

Parte da coleção “Abertura Cultural”, publicada pela editora É, o volume também aborda questões morais e filosóficas decorrentes desse trabalho antropológico. Para interessados em história militar, a edição vale cada centavo.

Fonte: Livraria Folha

7 Comentários

  1. Não sei se guerra, mas briga existiu sempre, acho que hoje o que grande parte da humanidade está questionando não é a guerra, vamos ver.
    .
    Vamos pôr algum exemplo de guerra, a Bolívia pode fazer a guerra ao Chile para recuperar os 400km de litoral oceánico, talvez o Chile com ajuda dos angloamericanos pode dar o troco invadindo e ficando com toda a Bolívia.
    .
    Hitler invadiu Rússia porque precisava de recursos naturais.
    Israel faz a guerra permanente contra os habitantes da Palestina, porque quer mais território.(e treinar seu mercenários)
    Inglaterra invadiu muitos países porque precisava obter os recursos naturais a preço de banana, colocar no poder governos que impedissem o desenvolvimento de indústria nativa (para os que falam que toda a culpa é dos brasileiros) e comprassem seus têxteis.
    Muitas tribos na história, invadiram muitas cidades para roubar.
    .
    Existiram muitas guerras, onde quem invadia era homem, e não ocultava seu desejo, conquistar, vingar, roubar.
    Mas igual podemos ver nos exemplos, como a guerra foi sendo cada vez mais difícil de compreender enquanto aos seus motivos.
    .
    Até que chegamos as guerras dos EUA de hoje onde essa tendência virou regra, o que acontece é algo que está revoltando a grande parte da humanidade, acontece a tentativa de ocultamento dos reais motivos duma invasão, o que acontece é a mentira.
    .
    Agora a pseudo-democracia angloamericana e seus lacaios europeus e sionistas querem invadir como parte duma suposta ajuda humanitária.
    .
    Parece pouco né? uma mentira… o que é uma mentira? não é nada, o cara, Bush ou Rumsfeld por exemplo, pode ir e confessar o delito na igreja e o pecado ser perdoado. Rumsfeld foi mais longe ele se arrependeu publicamente.
    .
    Mas parece que existe uma reserva de ética na humanidade, parece que a mentira não é aceita facilmente.
    .
    Acho que não é a guerra que revolta os povos, mas as PsyOps feitas por marketeiros estagiarios no pentágono, que tudo mundo pode ver que estão tentando enganá-los como a crianças. (1)
    .
    É A MENTIRA que revolta os povos, porque a guerra, bem, a guerra é a guerra, você sabe que tem que se preparar, e se não se prepara arca com as consequências.
    Mas a mentira é outra coisa, acho é algo que está relacionado com a existência mesmo, talvez algum especialista possa entender.
    .
    Isso pode-se ver em qualquer lado, até aqui nos comentários, entra um sionista ou um pro-americano, um Waak, um Guterman, falando besteiras(mentiras), e obviamente não demora em revoltar a tribo toda.
    .
    OS BANQUEIROS
    Enquanto aos banqueiros, bem, os banqueiros apoiam quanto thinktank ou escritor independente que fale que a guerra sempre existiu etcetc como para que tudo mundo ache normal os EUA invadir e deixar em guerra civil quanto país existe neste mundo.
    Os banqueiros cujo principal negócio é a guerra, precisam que a humanidade ache normal eles invadirem algum país todos os anos sob a escusa de “guerras sempre existiram”.
    ————————————
    .
    (1)Acho que o Bush e os sionistas com aquilo de repetir uma mentira mil vezes conseguiram pôr todo mundo contra seus planos.
    Magina, tu é muçulmano, eu mato tua mulher e teus filhos, collateral damage, ok, é uma guerra tu podes pensar eles agora estão no céu com Alá etc, mas agora eu falo pela mídia mundial que todo foi culpa tua, que tu es terrorista que tu es “déspota”(Jojó dixit) etc etc e até mereces muito mais. E que eu na verdade o que estou fazendo é te libertando e enviando uma ‘ajuda humanitária’, acho aí é onde o cara vira um daqueles “fundamentalista” muçulmano que falam os telejornais.
    .
    Os marxistas com o seu ênfase no materialismo, o que foi algo parcial mas interessante, fizeram com que muita gente esquecera da ética, pensara que tudo é materialismo, mas a ética sempre esteve aí, nunca foi embora.
    .
    O humano é um ser espiritual(2), seja muçulmano cristão ateu umbandista ou budista, o cara tem valores espirituais, tem ideais, e aquele que não tem vida espiritual, tipo muitos dos americanos, os sionistas, os Waaks, os trairas, aqueles que não têm ideais, eles são só lixo, eles são a escória da humanidade.
    ————————-
    (2)não no sentido da existência de algo sobrenatural, mas espíritu como aquilo que algum dia nos diferenciará dos animais, aqueles sentimentos como solidariedade amor compaixão, aquelas condutas como generosidade, humildade, altruísmo, paixão pela verdade e o conhecimento por cima dos dogmas.

  2. Eu tbm acredito q ocorreu um guerra de conquista,tribos x tribos, e foi imposta a paz , e subsequêntemente surgiu a civilização, como conhecemos hoje…antes mt morreram, ..posso estar mt errado ; o q seria mt bom. Sds.

  3. Esse livro é muito bom e interessantíssimo recomendo que leia-o. Já li inclusive foi indicado pelo meu amigo Maurício que trabalha na editora que o traduziu aqui no Brasil.

  4. Nada como um comentario do Milton Brás Cabral seguido por um do Carlos Argus… rsrsrsrsrsrsr… comparação inevitavel… rsrsrsrsrsrs…

  5. Somo das famílias de primatas não se esqueçam disto. E mesmo sendo Primatas Superiores, o que nóis somos, é da natureza dos primatas serem extremamente politizados e fazerem guerras.
    Vejam qualquer documentário sobre os chipanzés, comodos, micos, gorilas etc… Todos fazem políticas e guerras como nóis, ou nóis como eles.

Comentários não permitidos.