Texto: Plano Brasil
E.M.Pinto
Segundo algumas fontes iternacionais de notícia, Zvi Ashkalov, o nº 2 do Mossad, o departamento de inteligência israelense, foi assassinado em Barcelona, Espanha, após a explosão do seu carro em uma rua da cidade catalã.
As causas e a autoria do atentatdo ainda estão sendo investigadas, a suspeita maior decai sobre o grupo Hisbulahh.
Configurando-se assim, este atentado levantaria muitos questionamentos e protestos por parte de vários governos. Operações de execuções indiscriminadas em territórios extrangeiros além de ilegais são classificadas como atentados terroristas, por diversas nações.
Ao se confirmar a autoria do atentado este evento seria uma ação declarada do grupo e contrariaria a descrição comum neste tipo de ações.
Segundo o jornal kuwaitiano Al Watan o ataque teria sido umaa resposta de vingança do grupo à operação israelenese que eliminou o arc terrorista Imad Mughniyed, bem como ao assassinato de 5 cientistas iranianos ligados ao programa nuclear iraniano.
O assassinato do nº 2 do Mossad é um duro golpe emplementado pelos opositores do estado israelense e ocorre num momento de agravamento de tensões entre o estado de Israel e seus vizinhos, especilamente com o Irã, sendo este declaradamente o “patrocinador” do Grupo Hisbulahh.
30 Comments