Navios de guerra iranianos chegam à Síria

Sugestão: Lucena

China acusa Ocidente por instigar guerra civil no país e aumenta tensão entre regime de Assad e comunidade internacional.

A China acusou ontem o Ocidente de instigar a guerra civil na Síria e dois navios de guerra iranianos chegaram sábado a uma base naval síria, aumentando a tensão internacional com a crise que já dura quase um ano. Ainda ontem, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha iniciou negociações para tentar obter um cessar-fogo para levar ajuda humanitária às cidades sitiadas pelas forças do presidente Bashar Assad.

Apesar de ter prometido a realização de um referendo no domingo sobre um projeto de Constituição para a Síria e de eleições parlamentares 90 dias após a consulta popular, Assad ampliou a repressão contra as forças de oposição em todo o país e a situação humanitária na Síria é tão grave que o CICV considera o acesso às áreas de conflito imprescindível.

Um enviado chinês reuniu-se no sábado com Assad e manifestou apoio ao plano de realizar o referendo. Em um artigo publicado ontem, o jornal People’s Daily, visto como um porta-voz do Partido Comunista Chinês, disse que “se os países do Ocidente continuarem a dar total apoio à oposição síria será desatada uma guerra civil em larga escala e não haverá nenhum meio de evitar uma intervenção armada estrangeira”.

O governo Assad enviou reforços ontem para a cidade de Homs (centro), que foi bombardeada pelo 16.º dia consecutivo. Militantes pediram que fosse permitida a retirada de mulheres e crianças de Baba Amr, o bairro mais atacado da cidade.

Pelo menos 18 pessoas morreram ontem nos combates – 13 delas em Homs -, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. Mais de 6 mil pessoas foram mortas desde o início do levante contra Assad, em março. Em Damasco, que nos últimos dias foi cenário de manifestações sem precedentes, as forças de segurança permaneciam em estado de alerta.

Segundo a TV estatal, os dois navios de guerra iranianos que chegaram sábado ao porto de Tartous darão treinamento às forças navais sírias com base em um acordo assinado há um ano. No entanto, países da região manifestaram o temor de que os navios, na verdade, estejam levando mais armas às forças de Assad. O vice-primeiro-ministro israelense, Dan Meridor, disse que Assad recebe apoio do Irã e do Hezbollah e Rússia e China – ao vetarem uma resolução no Conselho de Segurança da ONU contra a Síria – deram ao líder sírio “licença para matar”. “O Irã investe muito para tentar salvar o regime sírio, ao assessorá-lo, enviar equipamentos, pessoal e até mesmo esses navios pelo Canal de Suez, disse.

O chefe da Liga Árabe, Nabil Elaraby, afirmou ontem que havia sinais de que China e Rússia podem estar mudando sua postura em relação à Síria, após terem vetado um plano árabe para encerrar a violência no país. “Há indicações vindo da China, e até certo ponto da Rússia, de que pode haver mudança na posição.”

Na sexta-feira, será realizado na Tunísia um encontro do chamado grupo “Amigos da Síria”, que reunirá as potências do Ocidente e do mundo árabe para discutir meios de conter a violenta repressão à oposição e ampliar a pressão sobre a Síria. / REUTERS

Fonte: Estadão

29 Comentários

  1. Esse monte de navios de guerra por lá e um mal sinal…a coisa está de mal a pior…sem falar nos drones ianks nio espaço áero Sirio…tem mt gente agindo por lá,mercenários, e ñ só os sirio…isso vai dar em mlerda.Quem viver verá.Trágico.Sds.

  2. O CORNO!
    .
    .

    “O chefe da Liga Árabe, Nabil Elaraby, afirmou ontem que havia sinais de que China e Rússia podem estar mudando sua postura em relação à Síria, após terem vetado um plano árabe para encerrar a violência no país. “Há indicações vindo da China, e até certo ponto da Rússia, de que pode haver mudança na posição.

    .
    .
    Devemos ter em mente que se a China e a Russia mudarem de opinião sobre Al Assad será para se beneficiarem,estes só tomarão uma posição contra o fantoche atual,se houver uma melhor condição para estes países,Russia e China.
    .
    Outra coisa que devemos ter em mente também é,qualquer novidade que as potências envolvidas tomarem com relação a Síria,o povo sírio serão os últimos a saberem;é o mal de todo os enganados…são os últimos da rua a saber do que se passa dentro de casa..Rsrs…
    .
    .
    .
    CHARGE
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/charges.php?id_param_charge=653

  3. Só um demente que não ver que esta situação na síria foi algo planejado por agentes estrangeiros!! a china tem que se for necessário enviar tropas para ajudar o governo a arrancar a cabeça da cobra!!! Os EUA querem o fim do governo assad não questões humanitárias só um idiota acredita nisto e por questões estrategicar tirando a influencia da Russia e china no oriente médio!!

  4. A China e Rússia mudando de opinião seria mais uma oportunidade do Irã ampliar sua influencia do Oriente médio. Porque quem não tem cão caça com gato, a Síria sem o apoio da Russia e da China vai aceitar a ajuda do Irã. A verdade é que pro país da revolução islâmica só falta a bomba atômica pra ser potência regional.

  5. Eu acho que esta foto está equivocada, pelo que se sabe, foram Destroyers iranianos os enviados a Tartus, e a foto supra não é de nenhum Destroyer.

  6. ESSE NAVIO DA FOTO NÃO É EXATAMENTE UM NAVIO DE GUERRA E SIM DE TRANSPORTE,PROVAVELMENTE ABARROTADO DE ARMAS E MUNIÇÃO PARA O ASSAD.UM SATÃ APOIANDO OUTRO.

  7. Leandro meu amigo os unicos que financiam a morte do povo Sirio são os americanos ,ingleses ,franceses e judeus mandando mercenarios para causar morte e a desgraça na Siria isso tudo pela cobiça dos recursos naturais ….veja como ficou a libia que esta a beira de uma Guerra civil amigo eles sabem que é mais pratico infiltrar mercenarios para derrubar o governo dos paises e colocar um fantoche e pilhar as riquezas do PAIS ….

  8. acho q ainda não foi publicado no blog , mas a china declarou apoia a Argentina na questão das malvinas. Fonte: Folha.

  9. A China e a Russia deve agir como freio de países ocidentais de qualquer geito, pela segurança do planeta.
    Logo teremos navios chineses no litoral Sírio, assim espero e rápido.
    Não há nada mais perigoso no mundo que esse bloco autodenomunado de “livre e democrático”, mesmo com todos os defeitos sino-eslavo, graças aos Deuses o Dragão e o Urso existem.
    Se Russia, China e Irã manter uma muralha de aço naval moderna na Síria e der uma pressão no ocidente essa matança para e o Assad recua, aí vamos ver progresso.

  10. A CIA e o M1-6 iniciaram em janeiro desse ano a construcao de grandes centros de treinamento de “rebeldes”.

    E da mesma forma que na Libia foram contratados pela inteligencia dos paises ocidentais ate mesmo mercenarios colombianos, na Siria ocorre exatamente o mesmo, com uma diferenca: a maioria dos sirios apoiam Assad, e o exercito sirio e muito mais poderoso do que o patetico exercito libio.

    Isso sem contar o apoio a Siria dos atores ja mencionados.

  11. Concordo com você Roberto. Esses guerrilheiros da Síria estão sendo financiada pelo Ocidente. Com o objetivo de conseguir mandado da ONU não para intervir na Síria. Só que a Russia e a China sabem muito bem a intenção dos EUA do Otan. Que é isolar os aliados da Russia e da China, derrubar Assad com objetivo de enfraquecer o Irã.
    Só os dementes acreditam que assad está massacrando o seu próprio povo , como a imprensa comprada divulga.

  12. Já disse aqui em outra oportunidade que os chineses não são bobos. Eles sabem que controlando a Arábia Saudita + Iraque + Irã e Síria os vampiros vão começar a racionar o petróleo para a China!!! As fadinhas da Disney continuam sonhando..rs.
    .
    NÃO VAI TER INVASÃO NA SÍRIA!! Acordem!!
    .
    NÃO VAI TER ATAQUE AO IRÃ!! Acordem!!
    .
    China e Russia não vão deixar.

  13. Alguem aqui pode explicar por que a Globo não noticia a corrupção no golden Sacks e a interferencia da Cia e irmandade muçulmana neste projeto de intervenção na Siria.

    Por que o Islamismo está sendo divulgado em escolas do Brasi e isso não é divulgado na midia?

  14. Agora complicou para os planos da Federação; as suspeitas se confirmaram, os Romulanos estão apoiando os Klingons…
    .
    E para piorar ao invés de um capitão Kirk e um Spock, eles tem um Obama e um Netanyahu..hhuahauhauahau!! Tá feia a coisa.

  15. impossivel o irã ser potencia no oriente medio.arabia saudita e turquia nunca permitiriam isso.outra observaçao :será que o oocidente é totalmente culpado pelo que acontce na siria ou realmente a populaçao esta cansada dessa ditaduras arabes ???

  16. Nobres colegas sei que não tem muito haver com o post mas tem a haver com o futuro do Brasil.
    Ta na hora de uma investigação dos interesses por tras das relações de Ongs europeias com os indios do Brasil
    http://www.noruega.org.br/News_and_events/Noruega-e-Brasil/Programa-de-apoio-aos-povos-indigenas/O-Apoio-Noruegues-aos-Povos-Indigenas/

    A noruega passou o ano de 2011 acelerando seu projeto de abrigos nucleares com a desculpa de que são abrigos para catastofre climatica outros acreditam que é para enfrentar as consequencias de um tal planeta Nibiru e se for para a guerra nuclear que judeus, europeus e americanos estão planejando? Alguem tem informções sobre estes abrigos ?

  17. Que tal um Post sobre as consequencias para o Brasil de uma guerra nuclear no hemisfério norte?
    Como o Brasil vai reagir às centenas de milhares de pessoas fugindo da Europa e Oriente médio tentando se refugiar no Brasil?
    Existe um plano do governo e exercito para lidar com este cenário?

  18. Pouco é divulgado , mas a síria tem peletões com armas químicas e biológicas .
    .
    .
    “O Ministério de Assuntos Exteriores da Rússia desmentiu nesta quarta-feira, 15, a notícia de que os técnicos russos controlaram o uso de gás nervoso contra os adversários do governo sírio em Homs. Alguns meios de comunicação haviam informado que o exército da Síria usara a arma química durante choques armados, sob o controle de técnicos russos, segundo uma nota publicada no site do Ministério das Relações Exteriores…… http://www.diariodarussia.com.br/internacional/noticias/2012/02/15/russia-nega-controle-de-armas-quimicas-sirias/

  19. Hoje até o jornal da globo com o (spi) Willian wack , mostrando a tensão em israel , soldados treinando como ocupar cidades sírias , pq eles acham q o irã vai usar o Líbano e a Síria p/ atacar israel. (me deixou surpreso q o comandante das operações não tinha + de 27 anos , ele q descreveu a operaçãoi ao reporter da globo)

  20. Esta peleja na siria so tem um motivo:querem garantir caminho livre ate o Ira,com a siria de quatro ate o hesbola vai levar preju,como a russia nao quer ser cercada por paises influenciados por ocidentais ,eles rejeitam a possibilidade de uma guerra proximo ao seu quintal !

Comentários não permitidos.