Vladimir Putin sobre futuro das Forças Armadas e segurança nacional

Faltam apenas duas semanas para as eleições presidenciais da Rússia. Esta segunda-feira, um dos jornais russos publicou mais um artigo de Vladimir Putin. Desta vez, o primeiro-ministro e candidato presidencial escreve sobre a segurança nacional e o futuro das Forças Armadas.

O sexto artigo programático de Vladimir Putin é intitulado “Ser Fortes: Garantias de Segurança Nacional para a Rússia”. Dando tom à discussão, Putin destaca que “o mundo está mudando e, em condições de abalos econômicos e outras perturbações mundiais, há sempre a tentação de se resolver os problemas à custa dos outros, através da pressão militar. Tal significa que não devemos induzir ninguém em tentação com a nossa fraqueza”. No seu artigo, Putin responde a numerosas críticas em relação ao vasto programa de  modernização das Forças Armadas e do complexo militar-industrial, no qual está previsto investir cerca de 23 triliões de rublos. Lembre-se que estes planos provocaram discussões acesas e custaram o posto ao ministro das Finanças Aleksei Kudrin. Vladimir Putin tem a certeza de que os objetivos colocados são “adequados às potencialidades e aos recursos do país” e que não se trata, ao mesmo tempo, de militarização do Orçamento da Rússia.

O chefe do gabinete de ministros e candidato presidencial faz lembrar no artigo que as autoridades conseguiram nos doze anos passados superar a crise nas Forças Armadas e começar a reforma militar. Desde 1 de dezembro de 2011, a Rússia passou a ter um novo tipo de tropas – as Tropas de Defesa Aeroespacial. Foi reforçado também o sistema de aviso de ataques de mísseis. Foram postos em exploração sistemas de radares nas regiões de Leninegrado, Kalininegrado e em Armavir. Está a ser testado um sistema análogo em Irkutsk. Foi desdobrado na íntegra o agrupamento espacial do sistema GLONASS.

O diretor-geral do Centro de Informações Políticas, Aleksei Mukhin, destaca que neste artigo Vladimir Putin se dirige tanto ao auditório russo, como estrangeiro:

“Este artigo é o mais importante de entre todos os já publicados. Vladimir Putin dá a entender que também participou na recuperação do potencial defensivo do país. O artigo é dirigido também à comunidade ocidental que acompanhou com grande atenção a reforma militar e, no fim de contas, foi obrigada a reconhecer em conversas privadas que esta reforma foi eficaz. A Rússia conseguiu superar a crise prolongada em que fora lançada pelos anos 90. Especial atenção suscita a parte do artigo que descreve os resultados alcançados e refere os sistemas de armamentos que já existem nas Forças Armadas da Rússia. O artigo não tem por objetivo intimidar a sociedade ocidental, visando apenas mostrar que as iniciativas políticas externas da Rússia se apoiam numa força que deve ser considerada na construção das relações com a Federação Russa”.

Vladimir Putin escreve também sobre a resposta de Moscou aos planos dos Estados Unidos e da OTAN de desenvolver um sistema de DAM. A resposta técnico-militar da Rússia será eficaz e assimétrica. Na opinião do primeiro-ministro, uma variante ótima será “a capacidade de superar qualquer sistema de defesa antimíssil e de proteger o potencial de resposta russo”. Ao mesmo tempo, Vladimir Putin reconhece que na época das tecnologias digitais é necessário alterar a estratégia de segurança nacional. O primeiro-ministro aponta que se tornam especialmente importantes as novas possibilidades dos países no Espaço e na esfera da contraposição informativa, em primeiro lugar no ciberespaço. A longo prazo, trata-se de elaboração de armamentos com base em novos princípios (de raios, geofísicos, ondulares, genéticos). Para resolver estas tarefas, o Estado tenciona aproveitar ao máximo o potencial científico da indústria militar e civil.

Fonte: Voz da Rússia

32 Comentários

  1. Menor economicamente que o Brasil, mas altivo e irresignado com o papel que lhe quizeram impor. Aprendamos com os Russos.



  2. a Russia volta a impor respeito…

    tem País que vai com o pires na mão pedir por repeito… aonde ate “hermanos trairas” gospem (vide conselho de segurança) na cara e negam…

    Fato !!

  3. Como era de se esperar, o folhetim do FSB, digo, da livre imprensa russa (ehahehaehahea) não deu a real dimensão do que Putin disse.
    .
    Peço licença a adm. do PB para compartilhar com os colegas o seguinte link: http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/4860/Guerra-Fria-II–Putin-promete-rearmamento-da-Russia–sem-precedentes-
    .
    Nesta matéria, o contexto do que Putin diz esta mais claro, e ele o diz pq todo ser pensante sabe que as FA´s das antiga URSS morrerão faz tempo, mas aqui no Brasil as viúvas insistem em acreditar no Cap. Hooker (ver Mad Max, no caso deveria se chamar Cap. Gorshkov).
    .
    Putin deixa claro o que todos sabem, as forças armadas russas precisam ser reconstruídas, e para isso, sabe que vai ter que botar grana.
    .
    Certo ele, mas é claro, a VOZ DA KGB, digo, VOZ DA RUSSIA, não deixaria passar para as pobres viúvas qualquer indicação de que algo precise ser reconstruído.
    .
    .
    PERGUNTO ENTÃO AS VIÚVAS?? SE PRECISAM RECONSTRUIR É PQ ALGO FOI DESTRUÍDO???
    .
    Me solidarizo com os FRASCOS e COMPRIMIDOS.
    .
    .
    .
    .
    OBS: para os adm´s do PB, segue um link com boas matérias, bem melhores que muitos folhetins.
    .
    http://www.mises.org.br/
    .
    .
    Um grande abraço.

  4. Wilton Cavalheiro
    nosso amigo direto da disneylandia para o plano brasil.
    viúvas não, apenas grandes admiradores.

    É certo que em um país onde não há tanto dinheiro, a que se planejar os invetimentos. eles não podem ter força para um grande ataque, mas tem uma capacidade defensiva muito forte.

    há outras matérias sobre aos avanços tecnológico russo como: caças de 5 geração, os melhores sistema de defesa anti-aérea. mas, é claro que voce não leu (pra escrever tanta besteira). ENFIM a russia possui uma grande e eficiente industria militar, oque pode faltar é dinheiro.
    se nós tivéssemos umas 5 empresas russas já seria ótimo

    PARABÉNS AO PLANO BRASIL PELAS EXCELENTÍSSIMAS MATÉRIAS

  5. a russia ta morrendo do escudo antimisseis dos eua e otan …chega de possesões russas nas antigas repúblicas soviéticas.
    a europa oriental quer se ver livre de moscou só eles e alguns desse site não estao entendendo isso .

  6. As viuvas do muro não se aguentam… agora são “cheerleaders” do Putin… admiradoras… o homi disse que estavam mais quebrados que a Grecia depois de decadas perdidas na mentira comunista… mas não importa… o que importa é que é a mãe russia… a mãe que não quer nem mais ouvir falar do filho ingrato que gerou… o comunismo de estado… rsrsrsrsrsr…

  7. Osório, se eles possuem essa GRANDE INDUSTRIA MILITAR, pq compram navios da França? pq nas palavras de seu novo Csar precisam RECONSTRUIR SUA INDUSTRIA?? Não sou eu quem estou dizendo que algo precisa ser reconstruído, É O PRÓPRIO VLADMIR PUTIN, ídolo das viúvas, o Elvis Presley dos Gulags que as viúvas tanto amam com gritinhos frenéticos de amor.
    .
    Resumindo o que vc escreveu: mimimi mimimi mimimi, blem blem blem, blem blem blem.
    .
    .
    obs: avião do 5g o caramba, aquilo ali é um su-27 cabritado, como o F-15 SE: http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=1169
    .
    obs2: Para alegrar já que esta sempre na mente de vcs: http://www.youtube.com/watch?v=pQ0fLQvVCiw
    .
    .
    .
    UM GRANDE ABRAÇO.

  8. Lucena, nesse quesito (industria do entreterimento); a industria das viúvas tb morreu faz tempo.
    .
    Só sobrou o que as viúvas gostam mesmo: O CIRCO.

  9. Sres…
    Como qualquer lider, o Sr. Putin está jogando para a platéia, compra quem quer !
    Para manter a massa ( gado ) distraido, vc sempre tem que mostrar que ainda existe a uma grandeza.
    Veja a Cristina Kirchner, usando as Malvinas como distração para desviar os estúpidos platinos da falência social e econômica q. ela levou a Arg.
    Voltando a Russia….
    Ela só está trocando sucata por equip. novo, é o mesmo que será feito por aqui e não a irritante e constante MENTIRA dita pela turma do ” PÃO E CIRCO ” q. diz q. farão do BR de potencia militar
    hahahahahahahah !

    Abrs.

  10. eu acho o exercito russo mais forte que dos americano o que o americano e bom mesmo e fazer filme tipo o rambo e os acostumados a sentar no colo do pateta acham que é verdade ,exemplo foi a guerra do vietina pelos filmes quem diria que eles os gringos sairam de la correndo e deixando todos os seu simpatizantes para traz para ficar contar com sua propria sorte.na verdade os viuva da direita nao percebem que na america latina o ultimo governo entreguista aliado de gringo esta com as farcs a mais de trinta anos cercados por paises socialistas acorda, para de babar e troca as fraldas geriatricas.eu nao sou direita nem esquerda ate gostaria de um governo verdadeiramente brasileiro que desse importancia a defesa que nao fosse dessas geraçoes de papo furado de direita e esquerda, nao boto fé em russo muito menos nos gringos acorda quem gosta de nós ,somos nós mesmos.

  11. Ta ae um político que não se encontra todo dia, queria que nosso país tivesse pelo menos um desse tipo no nosso governo mais não tem aqui so tem ratazanas é laranjas tanto no senado como nas licitações bilionárias do governo, falta um cara desses para nosso país ter algum tipo de revolução tanto militar como tecnologica, é a hombridade de governa para o povo, é inconcebivel que dentre tantos paises vejam o japão não tem matéria prima é uma potencia economica, fora os outros é nos temos todos os tipos de matéria prima é somos nada a pergunta é ou somos fracos mesmo ou não estamos a altura dos grandes disafios para serem superados ou pior ainda somos subserventes que servem ao império é baixa a continecia dizendo sim senhor sem pestanejar.

  12. O bom do Putin é que não tem hipocrisia meia medidas e meia palavras. Quando ele diz resposta “tecnico-militar… eficaz e assimétrica” é tudo o que deviamos ouvir dos palhaços brasileiros.
    Eu votaria nele se fo-se russo, mas dou graças e antes de nascer pedi pra ser um brasileiro com certeza.
    Espero que ele ganhe e lá o ministro das finanças cai do cavalo, já o daqui manda no governo inteiro e inclusive na segurança nacional, que palhaçada!

  13. Sim, os Russos construíram 3 PA´s nucleares por ano, 1.000 aviões de combate por ano, e vão cancelar desde já suas idéias de comprar navios da França, tanques da Alemanha e armas da Itália.
    .
    E claro, o PAK-FA será o caça mais moderno e imbatível pelas próximas 3 décadas.
    .
    .
    .
    Tudo graças a vontade de seu novo Csar.

  14. Incrivel como filmes americanos influenciam as pessoas, eles dizem: aqueles são maus, inferiores, são inimigos, nós somos os mocinhos e muitos aceitam, quando na verdade os dois são lobos, formadores de opinião, são os que formam seguidores.

  15. É impressionante como as fanzocas do Czar megalomaníaco perdem a noção ao defender esse autocrata déspota para Presidente do Brasil. Se esquecem que o que o Brasil precisa é de mais democracia pois despotismo já temos desde 2003

  16. Incrível, os russos dizem que construíram a estrela da morte em alguns anos, e as viúvas acreditam
    .
    O mais engraçado, é que acusam os outros de delírios hollywoodianos.
    .
    A realidade é bem distante.
    .
    .
    .
    Não se pode dizer que as FA´s Russas sejam galinhas mortas (e eu nunca escrevi algo tão estupido assim), níveis de competitividade durante décadas de guerra fria, fizeram com que mesmo com o fim dos recursos necessários para se manter como SUPER-POTÊNCIA rival, eles ainda tenham disponíveis recursos para se defender e garantir uma boa dissuasão.
    .
    Ocorre que embora com tenham a dissuasão de ataques aos seus domínios garantida; perderam totalmente a capacidade de combate global que tiveram nos tempos de URSS, isso de tão óbvio vem se transformando em meta de restituição das forças russas.
    .
    O nível de suas forças de blindados por exemplo é bem inferior ao da época da guerra fria, quando era óbvio que o papel da OTAN era apenas segurar as ondas de aço dos blindados russos até que o reforço pudesse chegar dos EUA; no meu modo de ver, hoje, em uma batalha convencional entre UE e Russia terminaria em um fragoroso IMPASSE, os russos não tem mais condições de fazer da Europa sua pista de corrida para tanques, e a UE devido a pressões econômicas seria totalmente capaz de se defender mas não teria suficiente força para avançar tb.
    .
    .
    Deste modo, os russos buscam reconstruir suas FA´s convencionais enquanto o seu guarda-chuva dissuasório (armas nucleares) lhe permite reconstruir sua economia e suas forças militares, deste modo, a instalação do escudo anti-míssil obriga que a Russia divida recursos também para suas armas estratégicas, se não me engano a primeira pessoa a me falar sobre isso foi a engenheira aéreo-spacial brasileira Elizabeth Koslova, e desde então, venho concordando com ela a cada notícia que vejo sobre o caso.
    .
    Concluindo, não é vergonha alguma Putin dizer o que todos sabemos, que as forças convencionais russas precisam ser reconstruídas para o novo paradigma do combate moderno, E ISSO, tb não significa que eles são fracos hoje, ou que seriam um saco de pancada.
    .
    Longe das brincadeiras e rivalidades engraçadas que nutrimos aqui, espero ter ficado claro meu ponto de vista sobre o futuro do re-armamento russo (e isso não significa que eles estejam desarmados).

  17. Wilton Cavalheiro

    agora sim um comentario a ser respeitado, pois expõe sua opinião ( diferente do primeiro).

    as forças armadas russsas nunca tiverão tanto dinheiro quantos as americanas,então deveria priorizar seus gastos, em razão disso sempre provilegiaram sistema de defesas; misseis anti-navio, sistem de defesa anti-aeria etc. diga-se os MELHORES DO MUNDO.

    A URSS não acreditava na força dissuasora de portas aviões, razão pela qual nunca fez em grande escala. prefiria ter uma força baseada em submarinos nucleares com capassidade para varios misseis nucleares, e da mesma formas era com os seus navios de guerra. ou seja, estava se preparando para ser atacada, não para atacar.

    UMA DICA LER AS MATERIAS DO GRANDE BOSCO, PRINCIPALMENTE AS DE MISSEIS ANTI-NAVIO, SÃO AS MELHORES. ESTÃO NA PAGINA INICIAL ” POST POR AUTOR”

  18. até pouco tempo o pensamneto da guerra fria vigora na russia ( e a queda da URSS crises na russia o dinheiro acabou, e conseuqente mente houve uma serta defasagem) hoje já mudanças. razõe pelas quais a russa tem buscados outros paises para compesarem tal fraquesa exemplo disse são os portas helicopteros franceses (a agum tempo atras a frança tinha otimas relações com a russia), e tendo em vista que começar um projeto nacional é mais caro e demora muito tempo.é como nossos sub, mas lá há urgencia e eles não brinam em serviço, diferente do brasil que demora 20 anos para construir 1.

    tambem mudaram com relação aos portas aviões, hoje já são pessas fundamentais para qualquer país com grandes pretenções, e logico estão correndo para se adequar aos novos modelos de guerras atuais. a mudança ira acontecer aos poucos. mas a russia ainda deve ser respeitada e muito temida

  19. ok vi meus erros de ortografia pesso desculpas foi na empolgação de escrever. a gramatica também não é muito boa, estudei em escola publica. vale um desconto

    agradeço

  20. Eles não precisam ficar super-inchados como os estadunidenses para ser uma super-potência novamente. É só ter uma estratégia eficaz pois capacidades e base eles tem.

  21. “””””o mundo está mudando e, em condições de abalos econômicos e outras perturbações mundiais, há sempre a tentação de se resolver os problemas à custa dos outros, através da pressão militar. Tal significa que não devemos induzir ninguém em tentação com a nossa fraqueza”””””……..Inteligente visão estrategica que deveria ser lida no Congresso Brasileiro para ver se os tapados e topeiras daqui enchergam as nuances e metamorfoses que a Geopolitica vem atravessando.Hoje pouco importa a ideologia e sim comuns interesses e circunstancias reais do momento economico.O Brasil Putinha que não cuida de seus filhos e dá doce a bastardos coitadinhos e sente saudades do antigo Cafetão e para este sempre esta solicito a empinar seu rabinho pedindo “Me entonhe,me bata me cuspa,me xingue e me chame de sua putinha”.

  22. HMS TIRELESS Deixe de ser hipocrita meu caro DÉSPOTAS neste pais surgiram com a Proclamação da Republica e de la pra ca se fantasiam de todos os trajes inclusive uniformes.

  23. Na verdade, o super-inchaço Americano e Soviético da guerra fria teve como objetivo garantir a destruição mutua assegurada (MAD) e desta forma a dissuasão da uma da outra.
    .
    Quando da derrocada da URSS e final da guerra fria, os EUA diminuíram em muito o seu poderio, se não me engano em Tucson existem pelo menos uma centena de B-52 estacionados, 1 B-52 já causa um senhor estrago; de longe os EUA diminuíram seu poderio militar que continuou inchado, mas não é hoje nem sombra do que foi.
    .
    Os Russos para voltar a um quadro de disputa hegemônica teria que fazer um investimento ainda maior do que na época da URSS visto que na época a China não era tb nem sombra do que é hoje, ISSO É UMA COISA, e para alcançar ela terá em algum momento que “inchar” suas forças convencionais e estratégicas em algum nível.
    .
    MAS, outra coisa é GARANTIR DISSUASÃO, para isto, a Russia precisa de bem menos, ainda que ela diminua seus estoques de armas e mísseis nucleares, continua com um bom guarda-chuva estratégico, visto que se seus subs são barulhentos, os mísseis que podem lançar são praticamente impossíveis de serem detidos como um todo, pelo menos alguns vão atingir seus alvos com certeza.
    .
    O conflito na Geórgia deixou claro para os Russos que seus problemas se encontram em suas tropas regulares, o velho modo de combate russo de mandar primeiro as forças menos treinadas poupando seus melhores efetivos pode ter funcionado bem durante a segunda guerra, mas já tinha fracassado no Afeganistão e agora na Geórgia chegou ao absurdo de aeronaves terem sido destruídas pelo próprio fogo, ou seja, falha total dos 3C´s.
    .
    Os russos não são tolos, e longe dos cachaceiros bebedores de vodka (buchas de canhão) das bases militares que ainda choram pela morte da URSS, os planejadores da nova cúpula dominante da Russia (toda ex-KGB) tem muito o que perder hoje, ao contrário do que ocorrera na década de 90, esta nova elite dominante destruiu o velho paradigma de poder russo onde 3 forças lutavam entre si para dominar o poder (KGB-FA´s-Partido), com a derrocada do PCUS (acho que escreve assim) e das forças armadas soviéticas; a unica que manteve poder, “informação estratégica” e dinheiro (bilhares de dolares, ações de empresas e direitos de comodities investidos no mundo ocidental durante a guerra fria) para conseguir o poder foi o KGB.
    .
    Hoje é mais fácil entender esse quadro, durante a década de 90, a impressão que se tinha era apenas de um pais degringolando de uma ponta a outra, mas hoje como eu disse, ficou claro que a nova elite russa esperou, perseverou e trabalhou duro durante muito tempo em seu projeto de poder.
    .
    Podemos dizer que essa nova elite, agora vem reconstruindo o pais, por uma razão simples, eles mesmos possuem as empresas russas em associação com ocidentais (tal qual na China), possuem um partido (algumas pessoas se enganam achando que Putin é do antigo partidão) e por tanto agora, estão reconstruindo as forças armadas conforme seus objetivos.
    .
    Em seus objetivos, essa nova elite é bem objetiva e se para ela, obter navios da França, tanques da Alemanha ou outras armas do Brasil lhe ajudarão, podem apostar, essa nova elite dominante russa compraria até ogivas nucleares americanas se assim julgar melhor.
    .
    Tudo isso precisa ser exposto para se analisar o que os russos querem realmente dizer com: “REARMAMENTO”, duvido que eles estejam planejando um inchaço desnecessário de suas forças, mas também duvido que acreditem nas próprias propagandas, eles sabem que precisam (e já botaram a mão na massa) re-estruturar muita coisa para deter o esvaziamento de sua influência mundial.

  24. Interessante ver como este senhor, 12 anos depois, apresenta a mesma receita do passado – aquele com que ganhou o poder: nacionalismo e o fantasma da Guerra Fria.

    A poucos meses das eleições, e cada vez mais contestado, embora sólido nas sondagens, volta a levantar a bandeira nacionalista. Uma bandeira que, juntamente com a xenófoba, marca muitos poucos por aqueles lados.

    “Lorotas” à parte, só ainda não conseguiu justificar, como é que 12 anos de poder depois, falhou por completo a modernização da Rússia, e a Economia Russa continua basicamente assente na exportação de recursos naturais.

Comentários não permitidos.