Israel mobilizará bateria antimísseis próximo a Tel Aviv na segunda

O Exército israelense mobilizará nesta segunda-feira pela primeira vez uma bateria de interceptação de foguetes do tipo Iron Dome (Cúpula de ferro) na região de Tel Aviv, informou domingo à noite um porta-voz militar.

“A (vídeo) Iron Dome está sendo incorporada ao coração das forças israelenses. No âmbito desse processo, este sistema foi mobilizado em diferentes lugares em Israel e será instalado na região de Gush Dan (próximo a Tel Aviv) nos próximos dias”, afirmou o porta-voz em um comunicado, explicando que a instalação começará na segunda-feira.

A decisão de mobilizar uma bateria na região de Tel Aviv acontece em um momento de tensão alimentado pelos rumores sobre possíveis ataques israelenses contra instalações nucleares no Irã.

Destinada a interceptar foguetes com um alcance entre 4 e 70 quilômetros, a Iron Dome faz parte de um amplo programa de defesa antimísseis e antifoguetes em que Israel investirá 1 bilhão de dólares.

Israel mobilizou sua primeira bateria no 27 de março de 2011, próximo a Bersheeva (sul), depois de esta localidade ter sido alvo de um foguete disparado da Faixa de Gaza. No dia 4 de abril uma segunda bateria foi mobilizada próxima de Ashkelon (sul).

Fonte: AFP

Nota: O Iron Dome (Domo de Ferro) é uma solução inovadora e efetiva de defesa para combater os mísseis de curto alcance (155 milímetros de diâmetro) das ameaças de artilharia, com um alcance de até 70 km em todas as condições meteorológicas, incluindo nuvens baixas, chuva, tempestades de poeira ou neblina.

O sistema de defesa utiliza um interceptor com uma ogiva única especial que detona qualquer alvo no ar em poucos segundos. O Iron Dome é um sistema de baixo custo que pode lidar com ameaças múltiplas simultaneamente e de forma eficiente.

25 Comentários

  1. A bateria de Israel E interceptação de foguetes do tipo Iron Dome
    .
    .A MELHOR
    Bateria DO BLA BLA BLASIL EA VILA ISABEL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    .
    ACORDA BLA BLA BLASIL

  2. ISRAEL é um ESTADO TERRORISTA e GENOCIDA, que comete CRIMES CONTRA a HUMANIDADE. Que se cumpra a Profecia de EZEQUIEL: Que ISRAEL se transforme numa IMENSA FOGUEIRA de FUMO, FOGO e RANGER de DENTE. Quero ver os SIONISTAS torradinhos!!

  3. sera mesmo que tem toda essa capacidade tomara que nao seja um outro SISTEMA PATRIOT DOS EUA QUE FOI USADO NO IRAQUE E NAO DEU OS RESULTADOS ESPERADOS CONTRA VELHOS MISSEIS SOVIETICOS DO IRAQUE

  4. Israel esta numa encruzilhada, se atacar o Irã corre o risco de entrar numa guerra e levar o conflito para toda a região, numa escalada que pode assumir dimensões imprevisíveis. Se não fizer nada, perderá sua superioridade militar na região, permitindo que outro país vizinho atinja a condição de representar uma séria ameaça a sua própria existência, fato que ficará marcado como a maior derrota, no campo político e militar, de toda sua história.

  5. Hoje há uma série de ameaças que os sistemas antiaéreos devem dar conta.
    Somando às ameaças convencionais, como aviões de asa fixa, helicópteros, mísseis cruise (subsônicos e supersônicos), UAVs e mísseis balísticos, os sistemas antiaéreos puxaram para si a responsabilidade de neutralizar também outras, tais como mísseis e bombas ar-sup.
    Uma outra ameaça que ficou por muito tempo esquecida foram os projéteis lançados por canhões, obuseiros, morteiros e lançadores de foguetes sup-sup.
    De alguns anos para cá os projetistas se empenharam em se contrapor também a essas ameaças, e arregaçaram as mangas no sentido de desenvolver armas que se contrapõe a elas, desenvolvendo o que se convencionou chamar de C-RAM (counter rocket, artilhery and mortar).
    Hoje já existe uma série de sistemas de armas com a função de proteger uma determinada área do ataque dessas ameaças. Os americanos adotaram o sistema Centurian, baseado no canhão Vulcan/Phalanx. Os alemães o sistema MANTIS, também baseado em canhão, só que de 35 mm.
    A abordagem israelense para o problema foi diferente e eles preferiram adotar um míssil dado que a finalidade de seu sistema é defender grandes áreas civis e não bases militares.
    O míssil adotado é novo, chamado de Tamir, tendo sido feito especialmente para o sistema. Seu alcance é de cerca de 20 km, pesando 90 kg e guiado por um sistema eletroóptico (provavelmente por formação de imagem IR), sendo sua trajetória ajustada via data link por um radar de varredura eletrônica.
    O sistema é altamente eficiente (desconsidera falsas ameaças), com auto grau de automatismo e de reação extremamente rápida, além de ser altamente móvel.
    E melhor de tudo é que conseguiram tudo isso mantendo os custos muito baixos.
    É de estranhar que o míssil não usa o conceito hit-to-kill, não se chocando contra o alvo, tendo sido adotada uma ogiva de fragmentação com espoleta de proximidade, mas fato é que funciona.

  6. É Bosco, obrigado pela aula. Não tenho conhecimento de todos os sistemas usados por Israel mas aparentemente esse “Iron Dome” veio bem a complementar os Patriot PAC-3 e também provavelmente canhões antiaéreos. Isso daria a Israel no caso de ataque um pouco de fôlego até que sua força aerea neutralizasse as instalações inimigas.
    Será que esse conceito “hit-to-kill” não foi adotado por se tratar de alvos muito pequenos dando uma chance maior de destruir o alvo com a espoleta de aproximação?
    Sds.

  7. Bosco disse:

    “mas fato é que funciona.”

    Como eu desconsidero qualquer propaganda de empresas e governos, eu so acredito vendo.

    Se o Ira for atacado, saberemos se o sistema funciona realmente ou nao.

  8. R-22,
    Israel tem na sua defesa antiaérea os mísseis Stinger, Hawk e o Patriot Pac-2.
    Na defesa contra mísseis balísticos eles contam com o Arrow (várias versões) e com o Patriot.
    Na função C-RAM eles contam com o sistema Iron Dome, que usa o míssil Tamir, que também tem capacidade anti-munição (PGM).
    Contam também com o canhão Vulcan montado num chassi do M-113 (M-163).
    Futuramente irão contar com o sistema David’s Sling (míssil Stunner) que entre outras funções será capaz de interceptar foguetes com alcance de 70 a 200 km.
    Os israelenses ainda não adotaram(e que eu saiba nem têm intenção de fazê-lo) o Barak lançado de terra (Defender) e nem o sistema Spyder (Python V e Derby), sendo itens de exportação somente.
    Quanto aos Patriots, não tenho certeza se Israel opera o Patriot PAC-3. Pelo que eu me lembre eles só operam a versão PAC-2.
    Também eles estão muito evoluídos em armas de energia dirigida e já devem contar com sistemas lasers de alta energia para defesa antiaérea.
    Fato é que eles possuem defesas consistentes em todos os níveis e contra todas as ameaças.
    Um abraço.

  9. prontos para mais um combate !!!
    que venha a siria,russia e irã ….
    que a saedoria e tecnologia israelense (dada por Deus)prevaleça nessa guerra.

    Israel voces tem direito de existir.
    não existe e nem nunca existiu na regiao um povo palestino …

    força israel

  10. Heber,
    O Iron Dome não será usado no caso de um ataque ou um contra-ataque iraniano.
    Ele foi concebido para interceptar projéteis de artilharia, foguetes e morteiros.
    Ele já está sendo usado e tem provado que funciona contra os foguetes lançados pelo Hamas, os Qassans.
    Agora o Hamas está usando foguetes de maior alcance que podem atingir Tel-Aviv, daí baterias do Iron Dome estarem sendo instaladas na região.
    No caso de um ataque contra Israel por parte do Irã, o míssil que ainda não foi usado em combate seria o antibalístico Arrow, capaz de interceptar mísseis balísticos táticos, de curto e de médio alcance.
    O Iron Dome, contra foguetes de curto alcance, é um sucesso total e já não tem que provar nada.
    E faço minhas as suas considerações: Se o Irã for atacado, vamos também poder ver se suas armas funcionam realmente contra os israelenses.

  11. Os israelenses tem grande experiência sobre mísseis e foguetes de curto alcance que caem quase que diariamente sobre suas cabeças disparados por grupos palestinos e fornecidos pelo irã. Com certeza devem possuir um eficiente sistema antimísseis, principalmente se estão pensando em atacar o país dos aiatolás.

  12. Obrigado pelas informações Bosco. Aparentemente Israel já adquiriu os Patriot PAC-3 para substituir os PAC-2 que estavam em uso. Quanto a defesa baseada em Lasers seria o sistema “THEL” que esta sendo projetado em conjunto com os EUA? Será que assim como o Arrow vai ser para uso somente de Israel? Pois mesmo sendo feito em conjunto (o Arrows) os EUA não adotaram o sistema. o sistema THAAD americano seria melhor que o Arrows? Sds.

  13. R22,
    É difícil dizer qual sistema é melhor, se o THAAD ou o Arrow. Os dois são indicados para interceptarem mísseis balísticos de curto (até 1000 km) e médio alcance (1000 a 3500 km de alcance).
    Vale ressaltar que o sistema Arrow engloba um conjunto de mísseis para os diversos níveis e não um míssil apenas.
    Versões iniciais do Arrow são aptas a interceptarem mísseis táticos (até 300 km de alcance) e entrando na faixa dos mísseis de curto alcance (de até 1000 km), que no caso americano, ficaria por conta do PAC-3.
    De modo geral parece que o THAAD é mais avançado por ter capacidade hit-to-kill e operar tanto dentro como fora da atmosfera e também ser eficaz contra mísseis de alcance intermediário, mas o Arrow vem sendo desenvolvido gradualmente e espera-se que a versão III seja tão eficaz quanto o THAAD, podendo interceptar mísseis de alcance intermediário também (3500 a 5500 km de alcance), fora da atmosfera, mas salvo engano só estará operacional a partir do ano que vem.
    O peso do Arrow é maior que o do THAAD embora tenha um alcance menor e uma altitude de interceptação também menor.
    O que faz o Arrow ser maior e mais pesado é sua ogiva de fragmentação muito mais pesada que a ogiva integral do THAAD, que usa o método hit-to-kill. O Arrow tem espoleta de proximidade e não impacta contra o alvo.
    Um abraço.

  14. Vejo uma grande inversão de papeis, quem é o propagado e eminente perigo para a “região” ? mas só ouço noticias que Israel vai atacar o irã????
    Afinal quem tem que se defender de quem????
    só não aceito como resposta de que a prevenção é a melhor escolha; pra mim isto é conto. A muito tempo Israel pratica todo tipo de terrorismo mundo afora sob este pretesto, os Ingleses tem memoria curta ou disfarçam bem o quanto foram atacados por israelenses antes da independência deste.
    se achuva de misseis caindo for em propoção consideravel não tem iron dome que de conta

  15. Magno,
    Mas quem disse que se houver uma chuva de foguetes os israelenses ficaram apenas na defensiva?
    Após a primeira onda o contra ataque seria arrasador e não haveria um segunda onda.

  16. ..ou talvez, nem tenha um 2 onda de atake dos judeus…poderá acabr na 1 ..já aventou essa possibilidade?!?!O q seria lamentável, p ambos os povos.E Junior, Deus ñ dá sabedoria “demoníaca” ´tirar a vida de ninguém…Oséias:9:7,1João 4:1 ,Apocalipse/Rev.16:13 Gal.3:6,7 etc,etc,essa e a > mentira q repetida milhares de x vira um verdade, conforme goelbs disse, os judeus o fazem até hoje, uma BRUTAL MENTIRA, logo joão 8:44, uma FALÁCIA, coisa de DIBUKs. Sds.

  17. QUERO VER ESSE IRON DOME NO BATISMO DE FOGO CONTRA OS MISSEIS DE CRUZEIRO E FOGUETES DO IRA ETC
    FOI TODA ESSA PROPAGANDO NO IRAQUE COM PAC
    CHEI DE SI BLA BLA BLA
    CHEGA NA HORA DEU PRA TRAS
    E CONTRA MISSEIS VELHOS DOS SOVIETICOS NAO ERAM MODERMO E COM CAPACIDADE DE SUPERAR DEFESAS INIMIGAS SE BEM QUE OS MISSEIS DO IRA NAO SAO LA ESSAS COISAS TAMBEM
    MAS QUEM VIVA VERA

  18. ***
    Magno e Bosco
    Com certeza o que teremos é apenas uma escalada neste conflito que vai atingir as super-potências, digo Russia China e EUA em um conflito, mas não acho que um ataque de Israel vá impedir o Irã de qualquer coisa.

Comentários não permitidos.