Defesa & Geopolítica

Israel mobilizará bateria antimísseis próximo a Tel Aviv na segunda

Posted by

O Exército israelense mobilizará nesta segunda-feira pela primeira vez uma bateria de interceptação de foguetes do tipo Iron Dome (Cúpula de ferro) na região de Tel Aviv, informou domingo à noite um porta-voz militar.

“A (vídeo) Iron Dome está sendo incorporada ao coração das forças israelenses. No âmbito desse processo, este sistema foi mobilizado em diferentes lugares em Israel e será instalado na região de Gush Dan (próximo a Tel Aviv) nos próximos dias”, afirmou o porta-voz em um comunicado, explicando que a instalação começará na segunda-feira.

A decisão de mobilizar uma bateria na região de Tel Aviv acontece em um momento de tensão alimentado pelos rumores sobre possíveis ataques israelenses contra instalações nucleares no Irã.

Destinada a interceptar foguetes com um alcance entre 4 e 70 quilômetros, a Iron Dome faz parte de um amplo programa de defesa antimísseis e antifoguetes em que Israel investirá 1 bilhão de dólares.

Israel mobilizou sua primeira bateria no 27 de março de 2011, próximo a Bersheeva (sul), depois de esta localidade ter sido alvo de um foguete disparado da Faixa de Gaza. No dia 4 de abril uma segunda bateria foi mobilizada próxima de Ashkelon (sul).

Fonte: AFP

Nota: O Iron Dome (Domo de Ferro) é uma solução inovadora e efetiva de defesa para combater os mísseis de curto alcance (155 milímetros de diâmetro) das ameaças de artilharia, com um alcance de até 70 km em todas as condições meteorológicas, incluindo nuvens baixas, chuva, tempestades de poeira ou neblina.

O sistema de defesa utiliza um interceptor com uma ogiva única especial que detona qualquer alvo no ar em poucos segundos. O Iron Dome é um sistema de baixo custo que pode lidar com ameaças múltiplas simultaneamente e de forma eficiente.

25 Comments

shared on wplocker.com